Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 17/10/2011




Segunda-feira, 17 de outubro de 2011


"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas."( Séneca)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,13-21


Naquele momento alguns fariseus chegaram perto de Jesus e disseram:
- Vá embora daqui, porque Herodes quer matá-lo.
Jesus respondeu:
- Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: "Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho."
E Jesus continuou:
- Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã; pois um profeta não deve ser morto fora de Jerusalém.
- Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: "Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!"





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


E para quem ficará o que acumulaste?
Este Evangelho começa com o pedido de um homem a Jesus para que dissesse ao seu irmão que repartisse com ele a herança. Jesus não atende o pedido e explica que essa não é função dele. Em seguida, conta a parábola do homem rico que teve uma grande colheita.
“Tomai cuidado contra todo tipo de ganância.” Ganância é sinônimo de ambição. É o desejo exagerado de possuir bens materiais. Ela cega a pessoa; quanto mais tem, mais quer. A sede de possuir bens é insaciável. A ganância endurece o coração, tornando a pessoa insensível diante do sofrimento alheio. Ela tira o sentimento de compaixão. Ela divide a família. Veja o homem que pediu a Jesus que mandasse seu irmão dividir com ele a herança. Sinal que os dois não chegaram a um acordo.
“A vida de um homem não consiste na abundância de bens.” A riqueza traz uma felicidade ilusória. A felicidade não depende do acúmulo de bens materiais, mas depende, em primeiro lugar, de Deus. É ele que nos dá a paz, a saúde do corpo, da alma e do espírito. É Deus que nos dá o amor fraterno que une a família, os amigos, os namorados e casais... A nossa felicidade depende, portanto, da graça de Deus.
O pior problema do ganancioso é que, do domínio dos bens materiais, ela leva ao domínio das pessoas quebrando a fraternidade. E vai aos poucos colocando tudo a seu serviço, inclusive Deus. O ganancioso ou gananciosa quer colocar Deus como seu empregado.
Já o pobre é diferente; ele não se basta a si mesmo e está acostumado a depender dos outros em muitas coisas. Por isso não tem nada a exigir. O pobre não domina as pessoas.
Na parábola do rico que teve a grande colheita, Jesus o chama de louco, e explica: “Ainda nesta noite pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?” De fato, o ganancioso é louco. E quantos caem nessa loucura! Por causa dos bens materiais, ele perde os amigos, sacrifica a saúde, a família e principalmente a vida eterna. Sendo que não precisava nada disso, porque Deus cuida dos seus filhos e filhas mais que das flores do campo e das aves do céu, às quais não falta nada.
Quanta injustiça se comete, quanta dor, quanta lágrima, quanto sangue é derramado por causa da ganância!
S. Jerônimo dizia: “Todo rico é injusto ou herdeiro de um injusto. Porque ninguém ajuntaria fortuna, se outros não tivessem sido espoliados”.
E Sto. Ambrósio dizia: “Ao ajudares os pobres, não dás do que é teu, mas do que é deles”. De fato, Deus criou o mundo, com todos os bens que nele existem, para todos os seus filhos e filhas. Quando um tem de sobra, o que lhe está sobrando pertence a quem não tem o necessário para viver.
E Jesus termina o Evangelho de hoje pedindo para sermos ricos diante de Deus, isto é, sermos ricos dos valores que Deus aprecia: o amor, a sabedoria, a justiça, a verdade, a fé...
Ser rico diante de Deus é fazer como aquele homem da parábola do tesouro. Ele vendeu tudo o que possuía para adquirir o tesouro. Depois que adquiriu o tesouro, ele recuperou tudo o que antes possuía, e muito mais. Na verdade, os filhos de Deus são herdeiros do mundo, pois o mundo é de Deus. Tornar-se rico diante de Deus é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer.
Certa vez, um jovem casal estava hospedado em um hotel numa cidade turística, fazendo sua lua de mel. Numa noite, eles resolveram jantar em um restaurante. Era simples mas parecia muito acolhedor. Gostaram da comida e do ambiente.
Quando terminaram a refeição, dirigiram-se ao caixa para o pagamento. A senhora responsável, de alguma forma percebeu que eram recém casados e perguntou-lhes se aceitariam um presente. Eles responderam que sim e ela abaixou no balcão, pegou uma pequena casa de porcelana. Ao lhes entregar o presente, ela disse: “Façam de sua casa um lar sempre aquecido pelo amor”.
Quantos casais brigam por questões financeiras! O amor está acima de todos os bens materiais. Mesmo que seja para morar debaixo de uma ponte, o casal não deve desunir-se por causa de dinheiro.
A maior riqueza de Maria Santíssima era o seu Filho Jesus. Que o amor a ele seja para nós também a maior riqueza.
E para quem ficará o que acumulaste?








MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Sobre as turbulências

Ontem os mercados mundiais, e por consequência o nosso, tiveram um dia de enorme turbulência. E sempre que uma nova ou mesmo antiga dificuldade reaparece e ameaça a estabilidade, ressurgem os que só sabem reclamar contra a crise, sem adotar nenhuma postura proativa.
Se ouve de tudo, desde aqueles eternos defensores dos subsídios, financiamentos e outras formas de ajuda governamental até alguns “nacionalistas” com soluções mágicas, como a intervenção do Estado na economia, o que já estamos cansados de saber que desorganiza ainda mais a área econômica, com reflexo no social do País. Há ainda os que, a pretexto de não correr risco e culpando a instabilidade, deslocam seus investimentos para os paraísos fiscais, mesmo sabendo o que isso compromete o País. E são esses mesmos que vão bater nas portas do governo em busca de socorro, ou outras formas escandalosas de "ajuda".
Na verdade, em qualquer situação adversa e principalmente nos momentos de “crise”, há inúmeras oportunidades para o crescimento. “Crise” traz sempre o recado da mudança, mesmo que para alguns seja para pior. O que mata uma empresa não são os fatores externos, mas a incapacidade de preparar-se internamente para se adaptar às mudanças.
Para os que conhecem melhor o seu negócio, aprendem a reduzir custos, renegociam margens de lucros, aumenta a produtividade para ganhar no giro, reanalisam o perfil do consumidor, esses se não prosperarem, sobreviverão.... e muito bem. Eu presto assessoria para uma empresa, que graças a visão de futuro e a capacidade de administrar crises, evolui sempre mais quando os concorrentes estão sofrendo com o momento econômico.

Não há segredos ou soluções mágicas para se conseguir isso. O fundamental é estar o tempo todo ajustado a qualquer situação da economia, conhecer profundamente o seu negócio, ter reserva técnica e não ficar esperando que as coisas melhorem ou piorem para tomar as decisões necessárias. Estar o tempo todo ajustado à realidade do mercado é o tratamento contra desastres administrativos, normalmente causados por decisões gerenciais erradas.
Vamos a algumas regras gerais aplicáveis em situação, tanto de crescimento estruturado quanto de sobrevivência:-
1) Adequar os produtos e serviços à capacidade financeira dos clientes ou consumidores. Após um encolhimento do poder aquisitivo e maior concentração de rendas, fica reduzida a capacidade de pagamento do consumidor, e se você tem um portfólio de clientes em determinado nicho, maior atenção ainda. Analise as previsões de dificuldades nos segmentos que atua.
2) Aumente a capacitação técnica e a motivação dos funcionários, sistemas precisos de informações gerenciais, planejamento flexível e dinâmico para acompanhar a velocidade das mudanças. Elimine os gargalos, ou qualquer coisa que interrompa o fluxo natural da instituição.
3) Empresas, as vezes crescem e se esquecem do seu principal patrimônio: os funcionários. Valorizá-los é fundamental. Santo de casa faz milagre sim! Valorizar expectativas, mostrar o que é visão de futuro, transparência na comunicação dos objetivos e metas, treinamento em tempo integral para capacitação técnica e comportamental.
4) Criar cada vez mais a aproximação com o cliente, ele é sempre um de nossos principais fornecedores de feed backs. Empresa inteligente é empresa alinhada com as mudanças dos consumidores. A arma principal para se livrar do endividamento é ouvir o recado do mercado através dos consumidores.
No entanto nestas épocas o inimigo do empresário não é o concorrente externo, mas sim o apego às formas ultrapassadas de administrar, de produzir, de distribuir e comercializar, e principalmente de saber diferenciar custo de investimento. Capaz de trabalhar com o novo mercado que surge a cada turbulência, conhecendo principalmente as limitações e os potenciais.
Me perguntaram porque no Brasil é tão dificil ser empresário sem levar um susto de vez em quando. Respondo com uma pergunta para você pensar: é possível viver num País de terceiro mundo como se estivesse no primeiro mundo?

Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH







MOMENTO DE REFLEXÃO

- Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa.
Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês tem a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não ha hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta.
Toda ajuda a mais é bem vinda.
Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa.
A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos.
Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair  e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã. Não deixem que o passado tome conta de si mesmos.
O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente, não esmoreçam, a seara do Pai e algo indescritível. E bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda.
O caminho  é o de perseverança e dedicação.
Cada gota d 'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo.
A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever.
O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só em casa mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos Energia Pura. . .
Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida,  pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução!...





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.





Nenhum comentário:

Postar um comentário