Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 08/10/2011



Sábado, 08 de outubro de 2011

"A alegria que deves ter não é aquela a que poderíamos chamar fisiológica, de animal sadio, mas uma outra, sobrenatural, que procede de abandonar tudo e de te abandonares a ti mesmo nos braços carinhosos do nosso Deus-Pai." ( Josemaría Escrivá )





EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,27-28

 

Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Ele respondeu: "Bem-aventurados, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática".





MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus.
Este Evangelho narra a cena da mulher elogiando a mãe de Jesus, e ele aproveitando para dizer que quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática é mais feliz ainda.
Ser mãe de Jesus não nos é possível, evidentemente; mas ouvir a Palavra de Deus e praticá-la nos é possível e fácil. Por isso, nós queremos atender ao apelo de Jesus e valorizar mais a sua Palavra, acreditando nela e seguindo-a de todo o coração.
"Quem tiver sede, venha a mim e eu lhe darei de beber da fonte de água viva" (Ap 21,6). Essa fonte de água viva é a Eucaristia, são os sacramentos e é também a Sagrada Escritura, na qual Deus nos fala pessoalmente.
"A Palavra de Deus é viva e eficaz. É mais penetrante que uma espada de dois gumes" (Hb 4,12). Ela é viva porque, quando a lemos ou ouvimos, na verdade é o Espírito Santo que nos fala naquele momento. Fala-nos às vezes até através das entrelinhas do que lemos. É eficaz porque é acompanhada da força de graça de Deus. Ela é penetrante porque traz em si a força de Deus, que penetra até o nosso coração e nos transforma, se nós a deixarmos agir em nós.
Veja a força da Palavra de Deus, em Gn 1. Bastava Deus dizer, por exemplo, "faça-se a luz" e na hora a luz era feita.
Na Missa, quando o padre fala: "Isto é o meu corpo... Isto é o meu sangue", na hora o pão se torna o corpo de Cristo e o vinho se torna o seu sangue.
Aí está a explicação da transformação que acontece nas pessoas que começam a ler a Bíblia todos os dias e de coração aberto a ela. Elas se tornam uma nova criatura.
O mundo seria bem mais feliz se as pessoas amassem mais a Palavra de Deus.
"Duplo crime cometeu o meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e para si preferiu cavar cisternas, cisternas rachadas que não podem reter água" (Jr 2,13). As pessoas ficam cavando cisternas profundas, isto é, fazem um esforço enorme para aprender a palavra dos homens, que muitas vezes são cisternas rachadas. Esse aprendizado nos é necessário. O problema é que não fazemos o mesmo esforço para aprender a Palavra de Deus, que é como uma fonte cristalina, correndo ao nosso lado.
Sobre a Bíblia, há algo muito importante que não podemos esquecer: O Novo Testamento foi todinho escrito pela Santa Igreja Católica. Jesus não deixou nem uma palavra escrita. Deus é o primeiro autor, mas a Igreja é a autora humana do Novo Testamento. E se foi ela que escreveu, ela tem o direito de interpretar.
A Bíblia e a Tradição legítima de Igreja são para nós como duas rodas de uma bicicleta. Uma não tem consistência sem a outra. O capeta é esperto e leva muita gente para ele nesse ponto!
Jesus não negou o que a mulher disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. A Bíblia deve ser entendida no seu conjunto, e Isabel disse a Maria: “feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). “O que lhe foi dito da parte do Senhor” é a Palavra de Deus, que Maria ouviu e pôs em prática. Santo Agostinho dizia: Não sei qual dessas duas glórias de Maria é maior: ser a mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé.
Certa vez, uma senhora, que era muito respeitada na cidade, foi reclamar junto ao subgerente de uma empresa, de algumas injustiças que a empresa estava praticando.
O subgerente, que era jovem, a ouviu com atenção e depois disse: “Eu concordo com a senhora, mas não tenho nenhuma voz ativa na empresa!”
A distinta mulher perguntou a ele: “Quantos kg você pesa?” “60”, respondeu o moço com prontidão.
“Por favor” – continuou ela – “vou lhe pedir uma coisa muito simples”: “Fique em pé”. Na hora o jovem se levantou. Ela então disse: “Está vendo como a palavra tem força? Ela é capaz de levantar 60 kg em um segundo! A sua palavra também tem muita força junto à direção da empresa. É só saber usá-la”.
Se a palavra do homem ter força, quanto mais a de Deus! Vamos aproveitar a força da nossa palavra, usando-a para o bem, e principalmente aproveitar a força da Palavra de Deus.
Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus.






CASA, LAR E FAMÍLIA

O que observar na hora da compra - Frutas

              
As frutas são fontes de vitaminas e minerais que regulam o funcionamento do nosso corpo, protegendo-o contra as doenças. Além disso, a maioria das frutas é rica em fibras, ou seja, em componentes que não são absorvidos pelo organismo humano e que auxiliam nos movimentos peristálticos para eliminação do bolo fecal.
Assim sendo, o consumo de frutas é fundamental na dieta humana; porém, alguns cuidados importantes devem ser observados:

• escolha frutas frescas, de boa aparência e sem sinais de deterioração;
• observe a cor das frutas: ela deve ser coerente com o grau de maturidade;
• se você for consumir as frutas de imediato, dê preferência às mais maduras; do contrário, escolha as mais firmes (aquelas que reagem a uma leve pressão dos dedos);
• ao comprar abacaxi, observe que as folhas da "coroa" devem estar firmes;
• ao comrar mangas, a casca deve estar alaranjada ou avermelhada; manchas escuras indicam que a polpa está machucada;
• a crença de que manga com leite faz mal, provém da época colonial, quando os senhores tentavam impedir o "roubo" de leite e de manga pelos escravos;
• bananas maduras não devem ter manchas verdes na ponta;

• o suco de limão, que é um antioxidante natural, pode ser usado para evitar que algumas frutas, tais como maçã, pêra ou banana, escureçam após cortadas;
• em algumas receitas, o suco de limão é utilizado como tempero, ajudando, inclusive, a "disfarçar" a escassez de sal; assim, pode ser uma ótima opção para quem sofre de pressão alta;


O que observar na hora da compra - Hortaliças

              
A saúde do ser humano está diretamente relacionada a sua alimentação. Neste contexto, estão inseridas as hortaliças, que são muito importantes para o organismo como fontes de vitaminas e minerais. As hortaliças fornecem principalmente pró-vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina C e minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras necessárias ao bom funcionamento dos intestinos.
Ao escolher as hortaliças que você irá consumir:


• procure comprar as que estiverem frescas; a textura deve ser resistente ao toque dos dedos;
• fique atento à época de safra;
• observe se há manchas escuras, larvas, ou fungos;
• evite comprar os produtos que estiverem cobertos por uma camada fina de pó branco: podem ser resíduos de defensivos agrícolas e, portanto, nocivos à saúde;
• observe que os produtos que apresentam coloração alterada são impróprios para o consumo;
• verifique se todas as unidades que já estiverem embaladas estão em condições adequadas;






MOMENTO DE REFLEXÃO

Muitas vezes escrevemos não por nós, mas pelo que sabemos de outros.
Pelo sim, pelo não, o que escrevo aqui, que sirva de alguma forma de alento às pessoas que estão a sofrer de mal semelhante.
Quando a tristeza nos abater, qualquer que seja o motivo, devemos nos esforçar em reagir.
A natureza nos ensina - a chuva vem e logo se vai.
Não podemos nos esquecer que temos capacidades que muitas vezes desconhecemos. A vida é um quadro que estamos continuamente a pintar, ora incluímos novas cores, ora novos motivos. Modificamos alguns, apagamos outros.
Devemos fazer da busca pela nossa paz interior, o nosso maior objetivo, não permitindo que a nossa mente nos engane ou que ela nos manipule, às vezes, inconscientemente, a ponto de nos machucar e nos deixar cicatrizes que jamais serão apagadas.
Nossa vida depende do comando que tenhamos sobre ela. Somos constantemente atingidos por uma serie de fatores externos e se não estivermos bem equilibrados emocionalmente, ficaremos sempre à mercê do sofrimento, da tristeza e da melancolia.
Conscientes disto, conseguiremos criar mecanismos de defesa que nos permitirão, com sabedoria, identificar o que nos faz bem a alma ou nos faz mal.

(*) Sergio L. M. Rocha é Administrador de empresas e Consultor.




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário