Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 12/10/2011



Quarta-feira, 12 de outubro de 2011


“Que tamanho tem o universo? O universo tem o tamanho do seu mundo. Que tamanho tem o meu mundo? Tem o tamanho dos seus sonhos.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,1-9


Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita”.
Esses dias conversando com amigo via MSN, nos perguntávamos o porquê tantas pessoas, servos de Deus esfriaram no trabalho. Partilhava a esse irmão o sentimento de qual era a direção que Deus parecia estar dando para essas primeiras reflexões de 2010. Apresentei minha angústia pessoal quanto a dureza nas palavras e em especial aos servos que por ventura desanimaram, que fazem suas próprias direções e aqueles que eventualmente, abandonaram a caminhada. Passados mais de dois mil anos e a colheita ainda é grande e os operários ainda são poucos.
Procurando uma resposta para essa angústia humana, acabei passando pelo site da RCC e lá estava estampada a moção (direcionamento) “(…) Hoje vemos tantas pessoas desanimadas. O que nos cansa e desanima é ver as coisas erradas na nossa vida e entrar numa espécie de fatalismo. E porque vemos as coisas erradas, começamos a reclamar e falamos mal de nossa própria vida e as nossas palavras de murmuração caem como maldição sobre nós mesmos e sobre aqueles que amamos”.
Sim! Murmurações. Ao invés de nos empenharmos ainda mais nas dificuldades que enfrentamos, preferimos fugir.
Passamos por um momento em que as pessoas, por falta de vigilância e novas conversões pessoais, não querem ser questionadas, corrigidas. O trabalho que fazem pra Deus por ser “de graça” não pode receber críticas sob murmúrios de abandono. Não conseguimos ver que pequenas pedras estão nos derrubando, pedras que tenho, mas não quero reconhecer.
“(…) O Papa Bento XVI em várias circunstâncias já se referiu a uma coisa muito pesada que caracteriza o nosso mundo: ‘não tem nada ver, todo mundo faz, todo mundo rouba, todo mundo fala bobagens, mentiras, eu não vou fazer? Se você rouba um centavo ou um milhão tem o estrago que vem dentro do coração das pessoas e a gente se ajeita, vamos ajeitando a nossa consciência. Eu gosto de usar uma expressão ‘Nivelando a sua vida pelo rodapé’ e fica faltando gente que eleva os seus olhos e começa a buscar as coisas do alto. VOCÊ FICA NO CHÃO E ACHA QUE O CHÃO É O SUFICIENTE”. (Dom Alberto Taveira)
Creio que seja isso mesmo; Ficamos no chão e já achamos que é suficiente! Essa nossa oração já me basta; o jeito que vivo já basta; o que já fiz já basta; Já conheço o que Deus quer de mim, (…). Isso são sinais de quem perdeu ou esqueceu-se dos seus sonhos e dos sonhos de Deus para nós. Como diz a mesma monção “(…) Somos convidados a sonhar junto com o Espírito Santo sobre as nossas vidas, pois é Ele que nos dá esperança. A esperança nos salva, nos dá forças para recomeçar, para crer cada vez que essa é a ocasião boa de mudar”.
Caramba! “Que a paz esteja nesta casa”! Paremos de lamuriar e comecemos a crescer.
Padre Joãozinho citou que o novo Paulo escreveu mais amadurecido a 2ª carta aos Coríntios e que ela seja o desfecho dessas nossas preocupações e nos motivem a continuar na messe.
“(…) Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida. Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: Eu cri, por isto falei (Sl 115,1), também nós cremos, e por isso falamos. Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também a nós com Jesus e nos fará comparecer diante dele convosco “. (II Coríntios 4, 7-14)
Um Imenso abraço fraterno!






CURIOSIDADES

Você sabia?

O que é a coceira?

Há receptores sensoriais logo abaixo da superfície da pele que enviam mensagens ao cérebro. A sensação de coceira parece fluir pelos mesmos caminhos do sistema nervoso que a sensação de dor flui. A grande maioria dos receptores sensoriais são terminais nervosos "livres", que levam tanto as sensações de dor quanto de coceira ao cérebro. Esses receptores de dor são os mais comuns em nosso sistema nervoso.
Quando trabalham com baixo nível de atividade parecem mais sinalizadores de coceiras do que de dor. Não se sabe exatamente porque nos coçamos, pois muitas coceiras não têm causa óbvia e não estão associadas a doença alguma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acreditam que a coceira nos avisa de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja tomada. Outros especulam que a finalidade era avisar ao homem primitivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A coceira também pode ser sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como diabetes, por exemplo.

O que é bruxismo?

Não é nenhum tipo de feitiçaria, não. Bruxismo é aquele ranger de dentes que acontece durante o sono.
Crianças e adultos apertam as mandíbulas e movimentam a arcada, fazendo barulho e desgastando os dentes. A força do ranger é trinta vezes maior do que a realizada para mastigar alimentos. A palavra vem do grego "bruxus", que significa atrito.

O que é coma?

É a completa falta de consciência, a perda de reações nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

O que é o medo?

O medo está ligado à preservação da vida e se manifesta diante de situações de ameaça. Ele é decorrente de uma reação física e mental que acontece quando o equilíbrio do organismo fica abalado. O cérebro manda sinais para todo o corpo quando sentimos medo. Acontece uma descarga de adrenalina – hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Ela entra diretamente na corrente sangüínea e provoca a aceleração dos batimentos cardíacos. O corpo fica frio e os olhos arregalados. O sangue se concentra nos músculos, preparando o corpo para a fuga.

O que é o soluço?

É uma contração involuntária do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. A causa mais comum são os distúrbios gastrointestinais passageiros, que podem ser provocados pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos ou de substâncias que irritem o aparelho digestivo, onde existem receptores que informam o sistema nervoso sobre a qualidade do que foi ingerido. O sistema nervoso manda um reflexo para o diafragma, provocando uma inspiração abrupta que termina com o fechamento repentino da glote, região que liga a faringe com a laringe.

O que é ressaca e como se deve trata-la?

A ressaca é um mal-estar generalizado provocado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Alguns de seus sintomas são dor de cabeça, olhos sensíveis à luz, enjôo e gosto amargo na boca. Depois de uma bebedeira, o organismo está estressado e não se deve exigir muito dele. O ideal é a pessoa ficar em um ambiente silencioso, com pouca luz e descansar bastante. Beber bastante líquido, como água, chás e sucos de frutas, é importante para repor as vitaminas e sais minerais perdidos. A alimentação deve ser bem leve, de preferência sopas.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Tive duas conversas esta semana com pessoas que pareciam estar em dois lugares diferentes em suas vidas.
Um encarava o êxito e o outro encarava o fracasso.
Ambos estavam infelizes.
O primeiro homem tinha finalmente alcançado um objetivo na vida e que lhe tomara vários anos de esforço.
- Era tudo o que eu não queria. Ele disse.
O outro homem tinha recentemente experimentado grande perda na sua vida.
- Era tudo o que eu não queria. Ele disse.
O bem sucedido ficara triste e deprimido porque sentia que a vida acabara para ele.
- Não há nada mais que eu possa fazer! Contou-me.
O homem que enfrentava a grande perda estava triste e deprimido porque sentia que a vida acabara para ele.
Ele também disse,
- Não há nada mais que eu possa fazer!
Estão certos? Nenhum deles. Estão ambos nos lugares exatos.
Há tanto adiante de você depois de um ganho como há depois de uma perda.
É como jogar seu esporte favorito. Se perde o jogo, você deve avaliar as razões, planejar melhor as suas possibilidades e continuar lutando.
Se ganha, deve avaliar as razões, planejar melhor suas possibilidades e continuar lutando para permanecer um vencedor.
Ambos colocaram muito valor e importância nas coisas que eles tinham, ao invés de em quem eles eram.
O homem bem sucedido não ganhou nada se a viagem até aquele êxito não o inspirou para nada mais. Que lições aprendeu? O que pode ensinar aos outros?
O homem que encarava a perda, verdadeiramente fracassara porque ele não achou nada de valor ao perder. Que lições aprendeu? O que pode ensinar aos outros?
O homem bem sucedido ficou sobre o topo de montanha e não ganhou a vista.
O homem que nunca alcançou o topo ficou parado olhando para cima.
Ambas viagens são o que eu chamo de "inspiração de Deus".
Nada do que fazemos, nada do que acontece, simplesmente termina. Continuará em outra forma. É como arremessar uma pedra num tanque imóvel. O impacto inicial criará ondulações através da água que eventualmente param. Mas a presença agora da pedra na água mudou tudo. Aquela pedra deslocou água.
O sucesso do primeiro homem enviou ondulações ao mundo. Sua viagem ao sucesso e sua chegada mudou tudo.
A tentativa fracassada do outro também enviou ondulações pelo mundo. Seu fracasso mudou tudo.
Depois de contar a história da pedra, aos dois eu perguntei,
- Para onde você vai a partir daqui?
Em ambos os casos houve silêncio.
- Deus criou você e a pedra. A pedra não tem nenhuma escolha, permanecerá ali.
Infelicidade é inspiração esperando acordar para a vida. É um sinal da existência da "Inspiração de Deus"
Se você está mergulhado em infelicidade, descubra a inspiração dentro dela.
Pergunte-se,
- Para onde ir a partir daqui?
E escute. Deus falará com você.


Tradução de SergioBarros do texto de Bob Perks




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário