Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 02/10/2011




Domingo, 02 de outubro de 2011


“A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno...” (Augusto Cury)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,33-43


Jesus disse:
- Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar." Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa."
- Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
Aí Jesus perguntou:
- E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
Eles responderam:
- Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo.
Jesus então perguntou:
- Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
"A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!"
E Jesus terminou:
- Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino.





MEDITANDO O EVANGELHO
Elian



No evangelho, de hoje Jesus se dirige aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. A parábola da vinha é tão clara que eles entenderam que Jesus falava deles e pensaram em prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, que tinham em Jesus um profeta.
Assim como o proprietário deixou a vinha aos cuidados dos vinhateiros e dela tomaram posse, assim agiram os chefes religiosos com o povo Deus, explorando, discriminando, oprimindo a todos para satisfazer as suas vaidades, o seus desejo de domínio e poder. Muitos profetas foram enviados na tentativa de resgatar, de aliviar o sofrimento do povo, mas não foram ouvidos, foram rejeitados e mortos. O Filho do Dono foi enviado, mas Ele era uma ameaça ao poder deles, e essa ameaça tinha que ser eliminada e por eles foi rejeitado e assassinado.
Hoje, somos nós os encarregados de cuidar da vinha de Deus. Será que estamos cuidando bem da vinha que nos foi confiada? Estamos produzindo frutos? Ou estamos oprimindo, explorando, sendo injustos, traindo a confiança de quem deveríamos proteger e cuidar? Deus nos chama, e pede para nos convertermos, senão como poderemos fazer parte do Reino de Deus? Como colaboradores da missão de Jesus, recebemos de Deus talentos para produzirmos os frutos da justiça, da partilha, da fraternidade, do amor, da honestidade, nos libertando de nossas vaidades, ambições e orgulho. Se não produzirmos frutos de bondade, nossos talentos nos serão tomados e entregues a outros. Por nossos pecados, pela nossa falta de conversão, caminhamos em sentido contrário ao do Pai, mas Jesus veio para abrir nossos olhos e ouvidos com seus ensinamentos, com seu amor, com sua vida, e por Ele podemos, se assim quisermos voltar para o Pai. Jesus é a nossa salvação, e ele veio para que todos tenhamos vida.


Oração
Pai, no teu imenso amor, jamais perdes a esperança de ver realizado o teu projeto de salvação. Que eu me deixe tocar por teus apelos e me converta sinceramente para ti. Não permitas jamais que eu me rebele contra o amor do Pai, que quer a minha salvação e espera de mim docilidade a seus apelos de conversão.

Um abraço a todos.







MUNDO ANIMAL

Cães de aluguel, mais um trabalho sem remuneração


Basta clicar no Google que há centenas de empresas que falam em aluguel de cães. Que absurdo! Como alguém pode viver de um serviço tão cruel? Para não pagar impostos? Cidades civilizadas já é proibido este tipo de “serviço”. Há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados buscando classificar como crime ambiental a locação desses animais.  PROIBIÇÃO. URGENTE.
A matéria que saiu no jornal Folha de SP, neste domingo relata o que a foto demonstra:
Durante uma noite inteira, o pit bull mestiço que guardava uma locadora de video em Santos (72 Km de São Paulo) chorou sem parar.Sensibilizados, os vizinhos invadiram o local para socorrer o cachorro, mas ele morreu. O episódio ocorrido em julho deste ano,é um indicativo do tratamento precário  a que são submetidos os cães de guarda.Empresas que fazem o aluguel são proibidas na cidade-mas atuam clandestinamente e são alvos de denúncias por negar comida e abrigo aos animais. Em São Paulo, onde o aluguel é liberado, a ONG PEA, também recebe denúncias de maus-tratos todo mês. Em Curitiba, a delegacia de proteção ao ambiente recebe pelo menos duas denúncias de maus-tratos mensais. “Na maioria dos casos, os cachorros ficam expostos ao tempo e não tem comida nem água” diz o delegado Ivan José de Souza. Em Santos, a Coprovida passou a multar, em julho, os clientes que alugam os animais-em sua maioria construtoras e imobiliárias. Foram sete punições até agora. A reportagem da Folha presenciou o momento em que uma van do Canil Barreto levou um pitt para passar a noite em duas casas desocupadas na cidade. O cão foi deixado no local e passou o começo do seu turno de trabalho brincando com um pote de água vazio. No Paraná, até o canil autorizado, o Feroz Cães de Guarda, possui condenação por maus-tratos. A sentença diz que os cães sofriam “abuso de carga de trabalho” e ficavam dias sem cuidados.
O Canil Barreto admite atuar em Santos mesmo sem estar regularizado (“se é proibido” …) O proprietário diz que está processando a prefeitura por cassar o alvará. (“sem noção”). Sobre o pit que morreu em julho, Barreto diz que faltam exames que atestem a causa da morte. Ele afirma ainda que os cães que trabalham por uma noite são alimentados no canil e tem água em abundância e uma cama para dormir. Já a Coordenadora da Coprovida Leila Abreu, diz que Barreto não apresentou o alvará de funcionamento em Cubatão,cidade para a qual migrou seu canil, como exige a lei. Em Curitiba,a Feroz nega maus-tratos e diz que nenhuma das denúncias resultou em condenação.
Quando acabarão estes tipos de “serviços”? No nordeste é jegue, mula, carregando pessoas, toneladas de pesos, no Sul cães para guardar empresas, rodeios, circos, golfinhos tudo em nome de servir o homem?


Leo Mello-  Defensora da causa animal.
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede








MOMENTO DE REFLEXÃO


O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Gandhi Institute, contou a seguinte história sobre a vida sem violência, na forma da habilidade de seus pais, em uma palestra proferida em junho de 2002 na
Universidade de Porto Rico.
"Eu tinha 16 anos e vivia com meus pais, na instituição que meu avô havia fundado, e que ficava a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul. Vivíamos no interior, em meio aos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por isso minhas irmãs e eu sempre ficávamos entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.
Certo dia meu pai pediu-me que o levasse até a cidade, onde participaria de uma conferência durante odia todo. Eu fiquei radiante com esta oportunidade. Como íamos até a cidade, minha mãe me deu uma lista de coisas que precisava do supermercado e, como passaríamos o dia todo, meu pai me pediu que tratasse de alguns assuntos pendentes, como levar o carro à oficina.
Quando me despedi de meu pai ele me disse:
"Nos vemos aqui, às 17 horas, e voltaremos para casa juntos".
Depois de cumprir todas as tarefas, fui até o cinema mais próximo. Distraí-me tanto com o filme (um filme duplo de John Wayne) que esqueci da hora.
Quando me dei conta eram 17h30. Corri até a oficina, peguei o carro e apressei-me a buscar meu pai. Eram quase 6 horas.
Ele me perguntou ansioso:
"Porque chegou tão tarde?"
Eu me sentia mal pelo ocorrido, e não tive coragem de dizer que estava vendo um filme de John Wayne. Então, lhe disse que o carro não ficara pronto, e que tivera que esperar. O que eu não sabia era que ele já havia telefonado para a oficina. Ao perceber que eu estava mentindo, disse-me:
"Algo não está certo no modo como o tenho criado, porque você não teve a coragem de me dizer a verdade. Vou refletir sobre o que fiz de errado a você. Caminharei as 18 milhas até nossa casa para pensar sobre isso".
Assim, vestido em suas melhores roupas e calçando sapatos elegantes, começou a caminhar para casa pela estrada de terra sem iluminação. Não pude deixá-lo sozinho...Guiei por 5 horas e meia atrás dele...Vendo meu pai sofrer por causa de uma mentira estúpida que eu havia dito.
Decidi ali mesmo que nunca mais mentiria.
Muitas vezes me lembro deste episódio e penso:
"Se ele tivesse me castigado da maneira como nós castigamos nossos filhos, será que teria aprendido a lição?"
Não, não creio. Teria sofrido o castigo e continuaria fazendo o mesmo. Mas esta ação não-violenta foi tão forte que ficou impressa na memória como se fosse ontem.
"Este é o poder da vida sem violência".





Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.








Nenhum comentário:

Postar um comentário