Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 28/10/2011




Sexta-feira, 28 de outubro de 2011

“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” (Madre Teresa de Calcutá)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,12-19


Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Hoje é dia do Santo Padroeiro do meu irmão Thadeu.
São Judas Tadeu, filho de Cleófas (Alfeu), conhecido também como irmão de Tiago, era primo-irmão de Jesus, ou seja, seu pai era irmão de São José, pai adotivo de Jesus. Sua família parecia ser muito próxima a Jesus, algo, creio eu, muito além do parentesco.
Seu pai, segundo historiadores, provavelmente era um dos discípulos de que caminhavam para Emaús; a mãe dele também provavelmente era uma das “Marias” que acompanhavam de perto Jesus durante o calvário e Simão, seu irmão também foi um dos discípulos.
Gostaria que ressaltar que Jesus era primo de Judas. Alguém do convívio próximo que talvez tenha crescido junto com ele. Alguém que no inicio da sua pregação, questionavam quem era “aquele” ou “não é o filho do carpinteiro”, a família de Judas Tadeu já acreditava e punha assim por terra a idéia que “santo de casa não faz milagres”.
Um dia fui indagado por um colega de trabalho o porquê Jesus fora àquele casamento em Caná da Galileia. Segundo relatos de estudiosos em história judaica, aquele era o próprio casamento de Judas, ou seja, Judas era o noivo que ficaria sem vinho (alguns dizem que poderia ser o de Simão). Caso seja verdade a hipótese, isso denota muito proximidade a alguém que Jesus, mais tarde escolheu para ser seu discípulo.
Muito mais que o “santo das causas impossíveis” ou dos “casos mais desesperados”, São Judas Tadeu representa um laço familiar um tanto que esquecido na nossa sociedade. Como podemos notar, não somente sua pessoa acreditava ou procurava estar perto de Jesus. É muito clara a presença de seus irmãos, pai e mãe também na caminhada, sendo isso pouco comum nos dias de hoje.
São Judas deve ter uma dura lida no seu dia. Imagino o número de pedidos impossíveis e “desesperados” sendo feito hoje (…)
Imagino muitos lares às 19 ou 20 horas… O filho na rua medindo o tamanho do meio fio (pra não dizer que não esta fazendo nada) ou jogando na LAN HOUSE, a filha no Orkut, o pai sentado no sofá assistindo jornal e a mãe na igreja rezando por eles. E nas dificuldades que possam ocorrer, a santa mãe novamente será a “única” culpada, pois não parava em casa… (hunf!)
“(…) Recorda-lhes isto, para que sejam irrepreensíveis. Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”  (I Timóteo 5,7-8).
Imagino em muitos bares… Muitos pais de família enchendo a cara, pondo a culpa no chefe pelo salário que tem, por não ter o carro, a casa, a vida, (…) que merece e que chega em casa tonto, brigando com os filhos, batendo na mulher e procurando pelo filho que esta no grupo de oração, na catequese, na crisma, pedindo a Deus força para libertar seu pai.
“(…) Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira”.  (Hebreus 12, 15)
Imagino nos estádios… Uma porção de homens barbados (risos) pedindo pelo flamengo (padroeiro do time), que consiga conquistar o “caneco”; que ele o defenda da torcida “inimiga” e que ele me perdoe por sair de casa pensando besteira enquanto não tenho o mesmo amor e empenho por minha família, meu trabalho, minha vida…
Vamos apresentar esses “pedidos” acima à machadinha da imagem de São Judas (risos). Vamos pedir sua intercessão e seu exemplo familiar para todos nossos lares, pois talvez seja essas as “causas mais desesperadas” do momento.
São Judas, rogai por nós!
Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.

O problema do mau hálito

O portador do mau hálito acaba sendo discriminado em seu próprio grupo social. Os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. A halitose tem mais de 50 causas que precisam ser bem investigadas e tratadas. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal. Uma das causas mais comuns da halitose é a diminuição da quantidade de saliva, favorecendo a formação de uma placa bacteriana esbranquiçada na parte posterior da língua (saburra lingual). A saburra é formada por restos alimentares e bactérias anaeróbias proteolíticas que se alimentam das células epiteliais descamadas, também presentes na saburra. Neste processo ocorre a liberação de compostos de cheiro desagradável (composto sulfurados voláteis-CSV), produzindo mau hálito.


A halitose se deve a vários possíveis motivos (causas primárias), que podem induzir a formação de saburra por xerostomia (diminuição do fluxo salivar). Se o objetivo é a cura da halitose, a causa primária da cada paciente, individualmente, precisa e deve ser investigada. Tratada a causa primária, a condição secundária (diminuição salivar; saburra lingual e mau hálito) desaparece. São causas primárias: uso de alguns tipos de medicamentos, stress, ansiedade (causam diminuição da quantidade de saliva), má higiene bucal, cárie, problema periodontal, amigdalite, sinusite, cáseos, adenóide, hipoglicemia, prisão de ventre, diabetes, alterações hepáticas, pulmonares, renais, intestinais e outras. A halitose não é somente causada por problemas locais, mas pode também ser um indicador de desordens sistêmicas sérias. Existem 3 tipos de pacientes: 1) O que apresenta hálito e desconhece o fato (o indivíduo não percebe o seu próprio hálito porque está acostumado a ele. Quando o odor é constante, ocorre fadiga olfatória e por esse motivo não é percebido). As pessoas estariam prestando um favor ao portador da halitose em avisá-lo. 2) Paciente apresenta hálito e sabe. 3) Paciente reclama da hálito, mas não tem. Hoje em dia já existe tratamento para o mau hálito e até mesmo um aparelho (Halimeter) que mostra se o paciente é portador de mau hálito e em que quantidade.

Existe também o teste de fluxo salivar, para medir a quantidade de saliva. O importante é diagnosticar o mau hálito, descobrir a causa e fazer o tratamento. Para o sucesso do tratamento, todas as orientações dadas pelo profissional ao paciente devem ser rigorosamente seguidas. O mau hálito é um problema sério que tem solução e deve ser tratado, pois a sua repercussão psicológica e social é devastadora. O portador do mau hálito acaba sendo discriminado em seu grupo social. A halitose agride as pessoas que convivem com o portador, que começam então a se distanciar dele. O parceiro afetivo começa a evitar uma maior aproximação. Quando o portador da halitose sabe do seu problema, ele fica inseguro e frio em seus contatos. Ele passa a ser discriminado em seu trabalho e na suas relações afetivas. paciente com halitose tem maior predisposição a gastrite, amigdalite, pneumonia, periodontite e outras doenças (à medida que a saburra se forma, ela passa a ser um meio propício também à instalação e à proliferação de microorganismos patogênicos cuja porta de entrada é a boca). Posteriormente, estes microrganismos poderão se instalar no sulco gengival (causando doença periodontal), nas amígdalas (causando amigdalite), nos pulmões (causando pneumonia), no estômago (caso do Helicobacter pylori, causando gastrite). Ao se tratar a saburra (e o hálito) estamos prevenindo o possível aparecimento de outras doenças sistêmicas, que têm como porta de entrada a cavidade bucal.

Dra. Jacqueline Chaves Duarte Palhares Cirurgiã-dentista, membro da Associação Brasileira de Odontologia, da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca.








MOMENTO DE REFLEXÃO

Por que será que somos tão acomodados? Em quase todos os acontecimentos, a mudança ocorre por motivo de força-maior, ou seja, em muitas situações da vida, acaba acontecendo algo de ruim, inesperado, para alcançarmos a indispensável transformação... e muitas vezes é mais fácil dar sugestões, resolver problemas alheios, fazer críticas do que pensar em uma possível mudança de nossa parte. Seria menos complicado se, em vez de somente ler e ouvir, tivéssemos a coragem de agir, de dar o primeiro passo na busca pela mudança em todos os setores de nossa vida; seja a mais simples, como por exemplo, sermos sempre mais cautelosos ao julgar, ao proferirmos, em determinados momentos, palavras que podem ferir, evitando magoar consciente ou inconscientemente qualquer pessoa à nossa volta. Seria menos difícil se nos envolvêssemos primeiramente com a nossa própria vida, com o nosso bem-estar, buscando expandir a autoconfiança, a abertura para o novo, para a mudança, sendo capazes de sorrir carinhosamente até para um desconhecido. Confesso que não é tarefa simples, mas qualquer um é absolutamente capaz disso; lembro-me de que, quando éramos crianças, bebês ainda, nossa coragem estava na proporção adequada aos desafios, ou ainda não era influenciada por outros, quando, de deitadinhos no berço, de repente passamos a sentar e depois a realizar a parte mais difícil, quando era necessário dar os primeiros passos, sem que muitas vezes tivesse alguém presente para nos dar apoio, nos amparar... não desistimos, fomos adiante, vencemos.

No entanto, parece que vida vai ofuscando a essência da nossa coragem, e deveria ser o contrário, em vista de todas as conquistas até aqui realizadas; deveríamos olhar para trás e lembrar, ter a certeza de que ela fez e faz parte indispensável de nosso crescimento... sem ela, estaríamos ainda deitados!
Não importa o que aconteceu, não importa se não temos ainda tudo que desejaríamos ter... o importante mesmo é não perder esta ousadia... ter sonhos... fazer planos.... perseverar... é isso que fizemos para atingir este momento de transformação.

O Universo é tão generoso, que a cada dia nos oferece uma nova oportunidade, mais uma possibilidade de mudar, de evoluir em todos os sentidos... infelizmente, vejo muito pouco disso nas pessoas. Conseguir um apartamento, um carro, uma companhia, as limita... e não deveria ser desta forma. Somos todos seres de Luz, absolutamente capazes de realizar nossos verdadeiros anseios e sonhos a qualquer momento. Mas é preciso ação, é preciso querer profunda e completamente... e buscar, correr atrás.

Podemos começar desde já a mudar nossos pensamentos, a transmutar aquele negativismo que insiste em rondar nossas mentes; limpando todas nossas toxinas emocionais, perdoando e deletando de vez o passado... permitindo permanecer única e exclusivamente as belas imagens, episódios felizes e alegria, muita alegria... Podemos também mudar nossa postura para conosco mesmos, deixando de lado toda mágoa, todo rancor, por menor que seja; todo orgulho, toda dor....

Sinta-se livre!!! Abra os braços e gire como se estivesse em um lindo jardim florido, respire fundo e sinta a leveza de estar apenas com você, nem que seja apenas por alguns segundos, solte aquela criança corajosa que existe dentro de você. Existem muitos textos sobre o tema, e em cada um o intuito é o mesmo: proporcionar uma nova oportunidade de mudança, de fazer acontecer... desta vez!

Lidiane de França



Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário