Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 15/10/2011




Sábado, 15 de outubro de 2011

"A simplicidade costuma ser uma característica das melhores obras; em contrapartida, as grandes obras costumam perder sua grandeza, quando as complicamos."




EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,8-12


Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer".




MEDITANDO O EVANGELHO

Sal

Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
Aquele que me reconhecer fazendo o sinal da cruz quando passar em frente a uma igreja, Aquele que defender os sacerdotes quando caluniados e criticados, na rodinha de conversa, aquele que defender a Igreja quando alguém estiver falando mal dela, aquele que não tiver vergonha de dizer que é católico, aquele que não medir esforços para evangelizar, aquele que anunciar Jesus para as pessoas, aquele que catequizar, aquele que se prepara para cada vez mais para evangelizar pelo testemunho, pelo exemplo ou pela palavra, este está reconhecendo Deus diante dos homens e das mulheres, está apresentando Deus para as pessoas. Por isso, eu, Jesus, prometo que vou apresentá-lo também para o meu Pai.
Prezados, irmãos, perceberam que é uma questão de plantar para depois poder colher? Colher tesouros no céu. Semeando bons frutos aqui na Terra, colheremos tesouros na Vida Eterna.
Somos escolhidos para uma missão aqui na Terra. A missão de reconhecer, assimilar, se entregar a Deus e a Jesus, e em seguida, levá-los às pessoas. Mais é importante não nos esquecermos de que não podemos dar o que não temos. Por isso é preciso primeiro ter Jesus em nós, para em seguida poder levá-lo aos outros.
E para ter Jesus em nós, é preciso ter em mente o que o próprio Jesus disse, que foi resumido por Ele mesmo em: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo.
É preciso estar sintonizado com Deus através de Jesus, 24 horas por meio de pensamentos, palavras e atos. Meditando, rezando, evitando tudo que nos afasta Dele, estudando sua palavra, prestando atenção no que Deus vai nos dizer, suportando os incômodos que não podemos mudar, e oferecendo-os pelo perdão dos nossos pecados.
Apresentamos Jesus ao próximo quando evangelizamos, e quando damos bons exemplos: perdoando, ajudando, suportando, não criticando, não falando mal dos outros, corrigindo, aconselhando, não incentivando suas atitudes incorretas, não ignorando, não prejudicando, não ofendendo, não humilhando, não excluindo, etc.







CASA, LAR E FAMÍLIA

O que observar na hora da compra - Leite

O leite é um dos alimentos mais completos e tem sido considerado como o alimento humano "mais próximo da perfeição". Seu excepcional valor nutritivo deve-se a seus principais constituintes, entre eles: proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e água. No entanto, o leite constitui também um excelente meio nutritivo para o crescimento de microrganismos, muito dos quais podem ser patogênicos, e assim prejudiciais à saúde. Assim:

• dê preferência ao leite pasteurizado, ou ao leite longavida;
• se não for possível comprar o leite pasteurizado, o produto "in natura" deve ser bem fervido, antes do consumo;
• se você optar pelo leite em "saquinho", por exemplo, o qual sofreu processo de pasteurização, deixe para pegá-lo ao final de suas compras, a fim de evitar sua deterioração; em casa, mantenha-o sob temperatura de refrigeração.
 Saiba mais...
 • Pasteurização: é um tipo de processamento no qual o leite é submetido a temperaturas de 72ºC a 76ºC, durante 15 a 20 segundos; em seguida, é resfriado, resultando em um leite sem bactérias causadoras de doenças. Para manter sua qualidade, no entanto, é preciso transportá-lo e armazená-lo em baixa temperatura. A pasteurização foi desenvolvida em meados do século XIX pelo cientista francês Louis Pasteur.
Leites de "saquinhos" e alguns de garrafas plásticas sofrem esse tipo de processamento.

• Ultrapasteurização (UHT): nesse processamento, o leite é tratado a temperaturas mais altas que as da pasteurização, chegando até 145ºC, porém, por um tempo muito mais curto: de dois a quatro segundos. Em seguida, é resfriado, resultando em um leite totalmente isento de bactérias. Quando associado à embalagem asséptica, dá origem ao chamado leite longavida, que pode ser conservado por até seis meses. São os leites de "caixinha" e alguns de garrafas plásticas.

 O que observar na hora da compra - Ovos

Como animal onívoro e, portanto de hábitos alimentares diversificados, o homem evoluiu tendo o ovo incluído em sua dieta.
A qualidade do ovo é conhecida e descrita há muito tempo. Em Portugal, por exemplo, o ovo começou a ser usado em doces por freiras que usavam a clara para engomar chapéus e que aproveitavam a gema na cozinha.
Mas o fato é que o ovo é um alimento rico em nutrientes, proteínas e ácidos graxos, mas que, no entanto, necessita de alguns cuidados na sua escolha:

• ao comprar ovos, verifique sempre o interior das caixas para certificar-se de que não existe nenhum quebrado;
• não compre ovos sujos ou machados, pois pode ocorrer penetração da sujeira para o interior de casca e uma provável contaminação;
• procure comprar ovos frescos, pois eles têm maior valor protéico; ovos frescos têm a casca porosa, fosca e afundam quando colocados em uma vasilha com água;
• fique atento ao prazo de validade;
• lave os ovos que, por ventura estiverem sujos, em água corrente, antes de guardá-los na geladeira;






MOMENTO DE REFLEXÃO

Não sei se a vida se recicla. Não, talvez não. Mesmo se após um tempo de reflexão decidimos mudar nossa vida, seremos sempre nós mesmos no fim. Mudados, mas nós. Com todas as marcas e cicatrizes  para que não nos esqueçamos do que fomos.
 Sabemos que jamais poderemos recolar os pedaços das coisas vividas e construir novas. Colchas de retalhos são muito bonitas, mas não passam de colchas de retalhos. Remenda-se panos, recola-se papel ou vidro, mas não se remenda vidas, não se recola momentos passados, coisas que deixamos pra trás.
Recomeçar? Sim. Recomeçar é possível, mesmo (e felizmente!) se já não somos os mesmos. Aprendemos, à custa de dor, mas aprendemos. Não cometeremos duas vezes os mesmos erros, não beberemos a mesma água.
Durante anos vivemos como se não tivéssemos outras alternativas. A vida é assim, é o destino. Mas nosso destino, nós fazemos. Nossas prioridades, escolhemos e aprendemos a viver com elas. E só depois, mais tarde, é que nos questionamos sobre o fundamento das nossas escolhas. Há pessoas que acham que é tarde demais para mudar e continuam na mesma linha, mesmo se conscientes de que talvez esse não tenha sido o melhor caminho. Homens e mulheres que se mataram a vida toda para ganhar dinheiro terminam muitas vezes a vida sozinhos, cheios de dinheiro, vazios de amor.
E felizes há aqueles que descobrem que ainda é tempo para fazer alguma coisa. E que podem redefinir as próprias prioridades e assumi-las. Vai doer, mas vai valer a pena, porque no fim das contas vamos ter a consciência tranqüila de que tentamos. Um dos piores sentimentos que existem é o de não poder recapturar um momento que gostaríamos que tivesse sido diferente. O eu de hoje não teria feito isso ou aquilo, mas o que eu era ontem não sabia o que sei agora. Se soubesse, teria cometido menos erros. Mas temos um Deus tão bom e tão grande que Ele está sempre nos oferecendo a opotunidade de nos redimir e fazer novas escolhas.
E agora? Agora sabemos. Não vamos pegar atalhos. Eles podem ser atraentes, mas nos impedirão talvez de aproveitar as belezas da jornada. O caminho da vida é bonito, apesar de ser mais difícil para uns que para outros. Mas é bonito se sabemos tirar o máximo do que é bom. Noites escuras podem nos fazer ver mais claramente as estrelas. Só veremos o nascer do sol se acordarmos cedo.  Coisas simples que a natureza nos ensina.
Reciclagem de vida? Talvez sim. Talvez sejamos, no fim das contas, uma colcha de retalhos da vida. Mas que sejamos então uma bela colcha nova enfeitando um quarto, um coração, talvez mesmo muitos corações e muitas vidas, a começar por nós mesmos.

© Letícia Thompson




Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.










Nenhum comentário:

Postar um comentário