Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 11/01/2011





Terça-feira, 11 de janeiro de 2011


“Feliz a pessoa que percorre os mais diversos ambientes sem perder a si mesma.” (Júlio Moran)





EVANGELHO DE HOJE


Mc 1,21b-28

No sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou:
- O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao espírito mau:
- Cale a boca e saia desse homem!
Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia.





COMENTANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz



Ensinava como quem tem autoridade.
Este Evangelho narra a cura de um possesso. O fato aconteceu durante uma reunião do povo na sinagoga. Estamos no comecinho da vida pública de Jesus e, como pouca gente o conhecia, ele aproveitava as reuniões nas sinagogas para anunciar a realizar a Boa Nova.
O povo ficava admirado, porque Jesus falava com autoridade, não como os chefes religiosos, que eram inseguros e falavam sem muita convicção, repetindo opiniões de vários autores, de forma enfadonha. Jesus, ao contrário, transmitia segurança. Para falarmos com autoridade, precisamos ter fé e viver a fé que temos. Assim temos autoridade sobre o mal que está em nós ou nos outros.
Jesus curava os doentes que pediam; curava também os que não pediam; e curava até os que o atacavam, como este caso.
O homem era “possuído por um espírito mau”, isto é, ele se deixava levar pelas forças do mal. Essas pessoas, ou são medíocres, ou praticavam ações más. Essas forças do mal vêm do demônio, ou do mundo pecador, ou de dentro de nós mesmos, devido às consequências do pecado original que carregamos. Quanta gente hoje vive possuída por espírito mau!
Ao ouvir Jesus, e perceber que ele podia afastar o mal dos ouvintes, o homem atacou a Jesus, tentando fazer com que ele parasse de falar. Mas deu o contrário, o possesso é que foi curado. Não é o homem mau que Jesus ataca, mas sim o mal que está nele.
Entretanto, o homem se contradisse. Pela forma de atacar, ele acabou confessando que Jesus é realmente o Messias: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. As forças do mal conhecem quem é mais forte que elas, porque agem com a força de Deus, e assim pode destruí-las. Por isso atacam. Mas deu o contrário. Também hoje Deus nos defende, quando somos atacados e até vira ao contrário o ataque, transformando em testemunho a nossa favor e a favor do Reino de Deus.
“Cala-te e sai dele”. Outras vezes, Jesus curou mudos para que falassem. Não é o homem que Jesus ataca. Jesus o amava. Precisamos saber distinguir entre a pessoa e o mal que está na pessoa.
Diariamente nós nos encontramos com as forças que se opõem à verdade e escravizam as pessoas. Essas forças estão reunidas em um só comando: o demônio. Aparentemente cada um faz o mal por sua própria conta. Mas, na realidade, todos os que praticam o mal estão a disposição de um só comando, que é o demônio. Eles procuram dissimular, e gostam quando as pessoas não acreditam na existência deles. Ele age ou diretamente ou através daqueles que ele já conquistou e que criaram as organizações e estruturas do mal. Muitas vezes, ele age também dentro de nós, usando as raízes do pecado original que ficaram em nós. O homem era “possuído por um espírito mau”, isto é, ele se deixava levar pelas forças do mal e praticava ações más.
Na maioria das vezes o demônio procura dissimular a sua presença e ação e, enquanto ninguém ameaça as suas posições, ele vai tomando conta da sociedade, levando-a à corrupção, à injustiça, à violência e a outros pecado. Quanta gente é possuída pelo espírito mau e não percebe!
Esse nosso inimigo não dorme, e vê com antecedência quais as pessoas que podem debilitar o seu império. Assim, essas pessoas começam a agir, o demônio já se levanta e ataca. Por isso que, mal Jesus começava a falar, algum “possesso” já se levantava contra ele, mesmo dentro da casa de oração.
Este foi apenas o primeiro enfrentamento de Jesus com o espírito mau. Houve muitos outros, até o dia em que toda a sociedade judaica se levantou e matou o Filho de Deus.
Jesus é “o Santo”; ele está acima de todas as forças do mal, as visíveis e as invisíveis. Nós cristãos precisamos desmascarar as maldades escondidas e disfarçadas da sociedade pecadora. Seremos atacados, mas compensa; afinal, Deus estará conosco e a vitória é certa.
Mas para isso precisamos ter fé convicta e não ficar inseguros diante das estruturas de pecado e dos homens e mulheres pecadores. Nós apenas emprestamos a nossa voz ao Espírito Santo.
“Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu.” O mal não sai das pessoas de graça. Ele dá o troco, fazendo a sua última maldade para a pobre pessoa que, até pouco, era possuída por ele.
Quem tem mais pré-disposição a ser conquistado pelo espírito mau é o medíocre. Este ou esta, quando está em dificuldade, facilmente deixam de lado valores absolutos e que envolvem a vida eterna, como a obediência aos mandamentos. Alguns deixam até a Igreja de Jesus.
A nossa missão é desmascarar o mal o mal que está nas pessoas. “Livrai-nos do mal”.
Certa vez, a rainha de Sabá recebeu uma importante visita em seu palácio: o rei Salomão, considerado na época o homem mais sábio do mundo. A rainha lhe propôs uma espécie de enigma: conduziu-o até um dos aposentos de seu palácio, onde artesãos admiráveis haviam enchido o espaço com flores artificiais. Era como se, num prado maravilhoso, flores das mais variadas espécies e dos mais diferentes aromas oscilassem suavemente ao sabor de uma brisa.
A rainha lhe disse: “Uma dessas flores, e apenas uma, é verdadeira. Pode me dizer qual delas?”
Salomão olhou atentamente, lançou mão de todos os recursos de sua sensibilidade, mas não conseguiu apontar a flor natural. Então disse à rainha: “Posso abrir uma janela?” Com a permissão, ele abriu, e eis que uma abelha entrou e pousou na única flor que era verdadeira.
Frequentemente acontece de o tentador nos colocar em um dilema, a fim de nos pegar para si. Nessa hora, é só nós rezarmos que Deus entra e encontramos a solução, como Salomão encontrou.
Maria Santíssima pisou a cabeça da serpente. Que ela nos ajude, primeiro a não nos deixar levar pelos espíritos maus, depois, a termos uma fé convicta, a fim de sermos um instrumento de Deus na libertação dos que são possuídos pelas forças do mal.
Ensinava como quem tem autoridade.





VIDA SAUDÁVEL

Dicas para uma Boa Alimentação
Dra. Shirley Campos

1. Dividir a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que o indivíduo fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.


2. Deve-se mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Esta ação proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com o indivíduo se sinta saciado.


3. Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.


4. O açúcar deve ser diminuído ou substituído por algum outro adoçante. É muito calórico e não traz benefícios à saúde.


5. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol e câncer de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.
 6. O exercício físico, quando praticado de forma correta e orientado por profissional especializado, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.


7. Fazer as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca se deve comer andando, vendo televisão ou discutindo com alguém. O ambiente deve ser calmo para que as frustrações não sejam descontadas no prato de comida. Com pressa, o indivíduo come exageradamente sem perceber, pois demora mais tempo para sentir saciedade.


8. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.
Consultório de Qualidade de Vida





MOMENTO PARA REFLETIR


Uma noite, um homem estava dormindo em sua cabana quando de repente, o quarto ficou iluminado e Deus lhe apareceu.
O Senhor disse ao homem o trabalho que deveria fazer a ele, e mostrou-lhe uma grande rocha na frente da cabana.
O Senhor explicou que ele deveria empurrar aquela rocha com toda sua força.
O homem então o fez, dia após dia.
Por muitos e muitos anos pelejou de sol a sol, com os ombros escorados na fria e maciça superfície da rocha imóvel, empurrando-a com toda a força que possuía.
A cada noite ele retornava à sua cabana aborrecido, sentindo que havia gasto todo o seu dia em vão.
Desde que se mostrou desencorajado, seu adversário, o inimigo, decidiu entrar em cena, colocando maus pensamentos em sua mente desgastada.
Você tem empurrado a rocha por tanto tempo e ela ainda nem se moveu!
Isso dava ao homem, a impressão de que sua tarefa era impossível e que ele era um fracasso. Esses pensamentos o desencorajavam ainda mais.
Por que vou me matar tentando fazer isso?
Farei apenas o possível, colocando um esforço mínimo. Isso será suficiente.
E era o que ele planejava fazer...
Até que um dia decidiu fazer disso, um alvo de Oração e levar os seus pensamentos atribulados, ao Senhor.
Senhor, tenho trabalhado duro e por muito tempo em teu serviço, colocando toda minha força para fazer aquilo que o Senhor mandou...
Entretanto, após todo esse tempo eu não consegui mover essa rocha, nem por um milímetro. O que está errado?
Porque tenho falhado?
E o Senhor respondeu com compaixão:
Meu filho, quando lhe disse para me servir e você o aceitou, eu disse que sua tarefa seria empurrar a rocha com toda a sua  força, e é o que você tem feito.
Eu nunca, jamais, mencionei que eu esperava que você a movesse...
Sua tarefa era empurrá-la. E agora você vem a mim, após todo o seu esforço, pensando que você falhou.
Será que isso é realmente verdade?
Olhe para si mesmo, meu filho!
Seus braços estão fortes e musculosos, suas costas estão enrijecidas e bronzeadas, suas mãos estão todas calejadas pela constante pressão e as suas pernas se tornaram musculosas e bem firmes.
Pela oposição você cresceu muito, agora todas as suas habilidades superaram  aquilo que você era antes.
Ainda assim, você não moveu aquela rocha, mas seu chamado foi para ser obediente e empurrar, exercitando sua Fé e sua confiança na minha sabedoria.
E foi exatamente isso que você fez! Portanto meu querido filho, tranqüilize-se, pois agora eu mesmo moverei a rocha para você!
Às vezes, quando ouvimos a palavra de Deus, tentamos usar o nosso próprio intelecto para decifrar o que ele quer, quando na verdade o que ele deseja é apenas a nossa Fé e a nossa obediência.
Em todos os sentidos, exercite a Fé que remove as montanhas, mas saiba que continua sendo Deus quem as move.
Quando tudo parecer dar errado, apenas, EMPURRE
Quando seu trabalho te deixar para baixo, apenas EMPURRE






até que nos encontremos novamente,
que Deus lhe guarde serenamente na
palma de Suas mãos.






Clique aqui para inscrever-se e receber
nossos Diários em sua caixa de e-mail.








Nenhum comentário:

Postar um comentário