Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira, 12/01/2011




Quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

“Fé significa não querer saber o que é a verdade.” (Friedrich Nietzsche)





EVANGELHO DE HOJE


Mc 1,29-39

Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.
À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era.
De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, disseram:
- Todos estão procurando o senhor.
Jesus respondeu:
- Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim.
Jesus andava por toda a Galiléia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios.






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Padre Queiroz



Curou muitas pessoas de diversas doenças.
Este Evangelho descreve dois dias de intensa atividade de Jesus em Cafarnaum: 1) Sai da sinagoga onde estava rezando. 2) Cura a sogra de Pedro. 3) Cura “muitas pessoas de diversas doenças e expulsa muitos demônios”. 4) Refugia-se para a oração. 5) Vai a “outros lugares, às aldeias da redondeza”. E o evangelista resume: Jesus “andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios”. A oração e a união com Deus é a fonte do nosso amor ao próximo.
Jesus só fazia o bem; a sua alegria consistia em fazer o bem às pessoas. Depois que ele curou a sogra de Pedro, o evangelista diz: “Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los”. Aquela senhora, que convivia com Jesus bem de perto, pois ele frequentemente se hospedava na casa dela, havia aprendido com Jesus esta virtude do bom acolhimento. Certamente, lá da cama ela sentia um grande desejo de estar preparando a comida e o pouso dos queridos visitantes. Logo que foi curada, pôde realizar o seu desejo.
“À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes... A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças.” Descubra a felicidade de servir. Quem gosta de servir, faz aquilo que pode pelos outros. Jesus podia curar, curava. Diversas vezes, ele nos pediu: “Curai os doentes”.
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.” O seu amor maior mesmo é a Deus Pai. É este amor que o impulsionava a amar o próximo. Como é importante nós não nos deixarmos levar pelo ativismo, e dar umas fugidas para nos encontrarmos com Deus! O evangelista começa o Evangelho de hoje dizendo: “Jesus saiu da sinagoga...”, portanto ele estava rezando. Só neste curto texto do Evangelho, Jesus aparece duas vezes rezando!
“Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: Todos estão te procurando!” Como quem diz: “Ontem o Senhor conquistou o povo; agora, que, está na hora de colher os frutos, o Senhor foge?” Jesus não buscava “frutos” nem glórias para si; o que ele queria era a glória de Deus Pai e o bem do povo.
“Jesus respondeu: Vamos a outros lugares”. O líder dá a mão, ajuda a pessoa a se levantar, mas quer que ela depois caminhe com as próprias pernas, e não fique dependendo daquele que a ajudou, ou batendo palmas para ele. Afinal, somos todos iguais. Deus é que faz as curas e dá as graças.
O grande modelo na cena, além de Jesus, é a sogra de Pedro que, logo que foi curada, “se levantou e pôs-se a servi-lo”. O trabalho é uma bênção de Deus. Poder trabalhar é poder servir. “Descubra a felicidade de servir”. Jesus trabalhava. Ele era carpinteiro, junto com o pai, S. José. Na vida pública, continuou trabalhando, pois a atividade missionária é trabalho. Quem tem fé gosta de trabalhar, pois a fé sem obras é morta. Nós, que recebemos tanto da família e da sociedade, precisamos ajudá-las também, através do nosso trabalho.
Jesus era um mestre religioso diferente dos outros mestres da época. Estes fundavam escolas para ensinar a interpretar a Sagrada Escritura. Jesus era itinerante, queria que seus discípulos vivenciassem a Sagrada Escritura, e passassem essa vivência para frente. Esse método continua até hoje, na Santa Igreja.
Nós queremos ser “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que os nossos povos tenham vida nele” (Documento de Aparecida). Somos chamados a levar a Boa Nova de Jesus até os confins da terra. A Comunidade cristã não é um grupo de pessoas em torno de um líder, mas são pessoas unidas em torno de Cristo, e organizadas entre si para a construção do Reino de Deus.
Certa vez, um menino da roça foi à cidade com o pai. E lá havia um palhaço na rua, fazendo propagando do circo. O garoto se encantou com aquele palhaço, e começou a acompanhá-lo, junto com as outras crianças.
Quando se deu conta, tinha se separado do pai. O menino começou a chorar, e a andar desesperadamente pelas ruas procurando o pai. Ele atravessava as ruas sem cuidado, correndo o risco de ser atropelado. Até que, por sorte, o pai, que também o procurava, o viu na rua e correu atrás.
Este mundo está cheio de gente andando sem rumo e desesperadamente, como aquele garoto. A sogra de Pedro não andou sem rumo, pois imitava e seguia Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida.
Maria Santíssima passou a vida servindo: dona de casa, esposa, mãe... Que ela nos ajude a servir na humildade, a Deus e aos nossos irmãos e irmãs, e assim acertar o caminho do Céu.
Curou muitas pessoas de diversas doenças.





MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Alex Alves Rabelo



Ajudar os outros a se levantar.
 Amigo (a) internauta em nossos dias muitas são as pessoas atingidas pela febre do desânimo, da falta de fé, da falta de confiança em Deus, da falta de responsabilidade, da falta de fidelidade no matrimônio, da falta em assumir a missão de batizado. E basta olharmos ao nosso redor e encontraremos pessoas assim. Ou talvez eu, você estejamos com algum tipo de febre que está nos desencorajando na vida. Mas, para esse tipo de febre em nenhuma farmácia encontraremos remédio que dê jeito. Para reencontrar o encorajamento na vida é preciso se voltar para Jesus, pois, nele temos a força necessária para nos levantar e espantar os males que nos atingem.
Para levarmos uma vida sadia é necessário mantermos a sintonia com Deus. O próprio Jesus se retirava para o deserto para o encontro com o Pai. Nós também a exemplo de Jesus somos convidados a entrar no deserto do silêncio do nosso coração em oração para conversarmos com Deus Pai.
A Virgem Maria guardava e meditava as palavras de Jesus em seu coração. Que ela nos ajude a ouvir, meditar, guardar e praticar as palavras do santo evangelho.
Senhor inspirai-nos palavras e ações para confortarmos os desanimados e os oprimidos.





CURIOSIDADES

Você sabia que...

... a Usina de Itaipu, a maior do mundo, gera ¼ da eletricidade do Brasil. Foi erguida com a quantidade de 200 Maracanãs e o aço de 350 Torres Eiffel. Sua barragem tem 196 metros de altura, correspondente a um edifício de 63 andares e custou na época de sua construção 18 bilhões de dólares.

... África é uma deusa que carrega um chifre em uma das mãos e um chifre na outra.

... Alexandre, O Grande, ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto, por acreditar que a barba e cabelos longos, poderia facilitar a tentativa de uma degola.

... algumas regiões do deserto de Atacama, no Chile, são tão secas que nelas nunca choveu.

... algumas sequóias são as árvores mais altas do planeta, encontradas no oeste dos Estados Unidos, tendo em média 107 metros de altura.

... alho e cebola são oxidante.

... América foi inspirado no explorador Américo Vespúcio, e para harmonizar com os nomes dos outros continentes, Américo virou América.

... antes de estar associada ao Nazismo, a suástica era um símbolo antigo de boa sorte.

... antes de voltar a Portugal, D.João VI aconselhou o filho que, em caso de rompimento definitivo com Portugal, D.Pedro deveria ficar no Brasil e fundar um novo reino.

... antigamente não havia café na América do Sul; os colonizadores trouxeram os primeiros pés de café em navios, da Europa. Agora, países como a Colômbia e o Brasil, produzem grande parte do café mundial.





MOMENTO PARA REFLETIR




Esta é a história de um círculo no qual faltava um pedaço, pois um grande triângulo fora arrancado.
O círculo queria ser inteiro novamente, sem nada faltando, então foi procurar o pedaço perdido.
Como estava incompleto e só podia rodar lentamente, admirou as flores ao longo do caminho.
Conversou com os insetos. Observou o sol.
Encontrou vários pedaços diferentes, mas nenhum deles servia.
Então, deixou-os todos na estrada e continuou a busca.
Certo dia, o círculo encontrou um pedaço que se encaixava nele perfeitamente.
Ficou tão feliz! Seria inteiro novamente.
Incorporou o pedaço que faltava e começou a rodar.
Agora que era um círculo perfeito, podia rodar muito rápido, rápido demais para notar as flores, o sol e conversar com os insetos.
Quando percebeu como o mundo parecia diferente ao rodar tão depressa, parou, deixou o pedaço na estrada e foi embora rodando lentamente.

Moral da história:

Somos mais inteiros quando sentimos falta de algo.
O homem que tem tudo é, sob certos aspectos, um homem pobre.
Nunca saberá o que é ansiar, esperar, nutrir a alma com o sonho de algo que sempre quis e nunca teve.
Há integridade na pessoa que está resolvida com suas limitações, que foi corajosa o bastante para abandonar os sonhos irreais sem se sentir fracassada ao fazê-lo.
Há integridade em quem aprendeu que é forte o bastante para atravessar uma tragédia e sobreviver, que pode perder alguém e ainda se sentir completo.
Você atravessa o pior e sai intacto.
Quando aceitarmos que a imperfeição é parte do ser humano e pudermos, a exemplo do círculo, continuar a rodar pela vida a apreciá-la, teremos adquirido a integridade que todos desejam.

E, finalmente, se formos corajosos o bastante para amar, fortes o bastante para perdoar, generosos para exultar com a felicidade alheia e sábios para perceber que há amor suficiente para todos, então poderemos atingir a plenitude.

até que nos encontremos novamente,
que Deus lhe guarde serenamente na
palma de Suas mãos.






Clique aqui para inscrever-se e receber
nossos Diários em sua caixa de e-mail.





Nenhum comentário:

Postar um comentário