Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado, 08/01/2011




Sábado, 08 de janeiro de 2011

As almas viris podem vergar por um momento, mas não quebram. (Rebelo da Silva)





EVANGELHO DE HOJE

 

Jo 3,22-30

Depois disso, Jesus e os seus discípulos foram para a região da Judéia. Ele ficou algum tempo com eles ali e batizava as pessoas. João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque lá havia muita água. (João ainda não tinha sido preso.)
Alguns discípulos de João tiveram uma discussão com um judeu sobre a cerimônia de purificação. Eles foram dizer a João:
- Mestre, aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. O senhor falou sobre ele, lembra? E todos estão indo atrás dele.
João respondeu:
- Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus. Vocês são testemunhas de que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele." Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.





MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Padre Queiroz

É o noivo que recebe a noiva. O amigo do noivo enche-se de alegria.
Este último dia do tempo litúrgico do Natal trás o último testemunho de João Batista a respeito de Jesus, antes de ser encarcerado por Herodes. Estamos no comecinho da vida pública de Jesus, tempo em que João Batista já era muito conhecido e querido do povo do que Jesus.
A missão do precursor era dar testemunho da Luz, que é Jesus. Mas ele não era a Luz (Cf Jo 1). Isto João Batista fez em toda a sua vida. Aqui, ele rebate logo a possível inveja entre seus discípulos e o crescimento da popularidade de Jesus.
Usando uma bela comparação, João define Jesus como o noivo que se casa com a humanidade, e ele é o amigo do noivo, que ajudou a preparar o casamento, e agora se alegra ao vê-lo realizado.
Como se não bastasse a belíssima comparação, João ainda fala: “Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”. Que modelo de profeta! Enquanto Cristo cresce no meio do povo, o profeta vai diminuindo, mas súper feliz. A Liturgia expressou bem estas palavras de João Batista, colocando o seu nascimento no dia em que a terra está mais distante do sol – 24 de junho – e o nascimento de Jesus no dia em que a terra está mais próxima: 25 de dezembro.
Frequentemente a Bíblia compara a Nova Aliança de Deus com a humanidade com um casamento. O Senhor foi traído pelos homens, quebrando o amor comprometido que tinham com ele. Mas ele busca a reconciliação da esposa infiel, que si prostituiu buscando outros “deuses”. “Eu te desposarei em matrimônio perpétuo” (Os 2,21).
Jesus usa esta mesma imagem várias vezes. Na parábola do banquete, Jesus é o filho do rei, o noivo da festa de casamento (Mt 22,1ss). Ao explicar por que os seus discípulos não jejuavam, Jesus fala: “Acaso os convidados do casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles?” (Mc 2,19).
Nós cristãos, quando exercemos a nossa missão profética, somos esse amigo do noivo, que prepara o casamento do povo com Deus. Quando o casamento acontece, nós ficamos de lado, mas muito felizes por ver as pessoas unidas com Deus. Nós nem queremos que as pessoas fiquem agarradas a nós. “É necessário que ele cresça e eu diminua”.
Quantos “casamentos” acontecem, preparados e articulados pelos amigos de Cristo! Os cristãos líderes não querem o povo em torno deles, mas unidos a Cristo através da sua Igreja. Que aprendamos de João Batista a ser bons líderes cristãos!
O capítulo seguinte (Jo 4) trás um caso parecido. A samaritana encontra-se com Jesus no Poço de Jacó, fica entusiasmada por ele, vai até a cidade e conta para o povo que lá no Poço está um homem maravilhoso que, na opinião dela, é o Messias. Os habitantes da cidade vão até o Poço e confirmam o que ela disse. Convidam Jesus para ficar na cidade e passar a noite. Jesus aceita. No outro dia, eles falam para a samaritana: “Já não é por causa daquilo que contaste que cremos nele, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvados do mundo” (Jo 4,42). Isto significa que eles deixam a samaritana de lado e se reúnem diretamente em torno de Jesus.
Havia, certa vez, uma linda jovem índia chamada Zulu. Naquela aldeia, todas as moças usavam colares. Mas o colar da Zulu era diferente, muito mais bonito que os colares das outras meninas. Por isso, as outras tinham ciúme dela.
Um dia, quando Zulu passeava na beiro do rio, encontrou-se com o grupo de moças, e estas lhe disseram que haviam jogado os seus colares no rio, como oferta a Deus. E pediram que ela também fizesse o mesmo. Ela atendeu, e jogou o seu colar no rio. Então as outras começaram a rir, tirando seus colares dos bolsos, e foram embora contentes.
A jovem caminhava triste pela margem do rio, quando ouviu uma voz dentro de si mesma que lhe dizia: “Atira-te à água!” No mesmo instante, ela se jogou no rio. No fundo do rio, encontrou uma gruta, dentro da qual havia uma velhinha cheia de feridas de aspecto repugnante.
“Beije minhas feridas”, disse a velha. Zulu hesitou um pouco, mas acabou beijando as feridas da velhinha, que logo ficou completamente curada. A mulher disse: “Em retribuição à minha cura, farei com que você se torne invisível às feras”.
Na mesma hora, a jovem escutou a voz de um dragão que gritava: “Quero carne! Quero carne!” Passou ao lado de Zulu e, como não a viu, foi-se embora. Então a mulher deu à jovem um novo colar, muito mais bonito que aquele que ela havia jogado no rio.
Zulu voltou à aldeia. Quando as outras moças a viram, ficaram surpresas e lhe perguntaram onde havia encontrado aquele colar tão bonito. Ela contou que foi uma velhinha que vivia numa gruta no fundo do rio, que lhe dera. As jovens foram correndo ao rio e mergulharam. Encontraram a gruta e dentro dela a velhinha cheia de feridas, que lhes disse: “Beijem minhas feridas!” As moças sentiram repulsa e se recusaram a satisfazer o desejo da velhinha.
Nesse momento, ouviram a voz de um dragão, gritando: “Quero carne! Quero carne!” E como o dragão podia enxergá-las, devorou-as.
Foi a humildade de Zulu, beijando as feridas da velhinha, que salvou a sua vida. Como profetas de Cristo, queremos ser humildes e nunca nos promover a nós mesmos.
Maria Santíssima, através do seu hino Magníficat, mostrou-se uma humilde profetiza. Que ela e João Batista nos ajudem a cumprir bem a nossa missão profética.
É o noivo que recebe a noiva. O amigo do noivo enche-se de alegria.



MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR

LIÇÃO DE AMIZADE!
Olá gente querida!
O evangelho de hoje nos ensina algo muito importante para a vida e é na pessoa de João Batista que iremos aprender uma lição de amizade!
Os discípulos de João lhe disseram: “Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, de quem tu deste testemunho, ei-lo que está batizando e todos vão ter com ele...” (v. 26).
A preocupação dos discípulos poderia ter causado em João Batista aquela INVEJA HUMANA que todos nós conhecemos, mas não... João responde aos seus discípulos: “Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. Importa que ele cresça e que eu diminua”. (v.27-30).
Vejam: “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA”. Que LIÇÃO DE AMIZADE E RECONHECIMENTO! Infelizmente esse não é o pensamento de todos nós! Muitas vezes nos esquecemos do OUTRO e pensamos somente em NÓS MESMOS. Porém, o importante é que reconheçamos nossas limitações e nos esforcemos para sermos pessoas melhores! DEUS ESTÁ CONOSCO, DEIXEMOS QUE ELE TRANSFORME NOSSAS VIDAS E NOSSAS ATITUDES.
Que Maria nos ensine a humildade, o valor da amizade e o reconhecimento pelo outro! Amém.

lc_viola@yahoo.com.br   





CASA, LAR E FAMÍLIA
Dicas interessantes da Dra. Shirley Campos


1- Cabelos oleosos pedem água morna. A quente estimula as glândulas sebáceas e pode aumentar o problema. Use xampus que contenham substâncias reguladoras das funções sebáceas e anti-sépticas (para evitar a multiplicação de microorganismos que se desenvolvem nesse tipo de cabelo).

2- Para acabar com as formigas na cozinha principalmente na pia é só deixar uma vasilha pequena com pó de café: elas não gostam do cheiro...

3- Mantenha a couve bem verdinha adicionando uma colher das de café de bicarbonato de sódio em água e mergulhe a couve. Ela ficará bem verdinha.

4- Para deixar as coxinhas de frango fiquem sequinhas, passe-as em leite misturado com um pouco de sal, e depois na farinha de rosca.

5- Limpe seu microndas de modo bem simples: Coloque dentro uma metade de um limão e ligue na potência média por 1 minuto. Abrir e limpar com um pano seco.

6- Para acabar com os cheiros de sua geladeira, adicione bicarbonato em uma vasilha pequena e coloque-a dentro da geladeira.





VÍDEO DA SEMANA

Uma pequena palestra do presidente de um grande Banco.
Ele não fala sobre finanças e sim de responsabilidade, integridade, valores.
Vale a pena investir alguns minutos assistindo esta aula.










MOMENTO PARA REFLETIR

Às vezes, fico me perguntando por que, pra algumas pessoas, é tão difícil ser transparente? E quando digo ser transparente, falo da transparência no real sentido da palavra... Não falo em uma pseudo-transparência que certas pessoas somente fingem ter diante dos outros. Ser transparente não é ter falsas atitudes decentes.
Ser transparente não é ter argumentos pra justificar situações ridículas e inaceitáveis. Ser transparente não é vestir a máscara de pessoa correta e tentar enganar os outros.
Ser transparente é muito mais do que isso.
Ser transparente e sincero é, antes de tudo, não enganar a si mesmo. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que realmente sente...
Ser transparente é não vulgarizar os sentimentos puros, como o amor... Ser transparente é não dizer "Eu te amo" da boca pra fora. Ser transparente é não dizer "eu te odeio", quando na verdade se quer dizer "você me magoou"...
Ser transparente é não fazer promessas que nunca vai poder cumprir... Ser transparente é não se fazer de vítima das situações e, sim, assumir cada palavra dita, admitir cada gesto (por menor que seja) e cada pensamento.
Ser transparente é respeitar, acima de tudo, os sentimentos alheios.
Ser transparente é também assumir sua parcela de culpa em cada sofrimento vivido. Ser transparente é desnudar a alma, deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos os muros que nos empenhamos tanto para levantar...
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura e nossa real essência aflore e transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.
Preferimos a falsa segurança de uma mentira escondida ao temor da verdade exposta.
Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos, assim, manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção; uma imagem de pessoa decente, correta, digna e completamente confiável... E, na realidade, nem todos somos...
E assim, nos afogamos mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsas promessas, em falsos sentimentos. Acabamos nos perdendo de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa franqueza, nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.
Com o tempo, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar: amor, doçura, compaixão, compreensão, confiança, respeito...
Então sofremos, ficamos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudade desesperada de nós mesmos e, principalmente, das pessoas especiais que perdemos por causa da nossa falta de atitude sincera...
Isso porque, infelizmente, achamos que é melhor fugir, se esconder, mentir, acusar, magoar, criticar, desrespeitar e julgar do que simplesmente "dizer a verdade"!! Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro, é se expor demais...
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração e com total sinceridade, poderíamos evitar tanta dor, tanto sofrimento, tanta decepção e tantas perdas...
Por isso, sugiro que deixemos explodir toda nossa transparência!
Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível, não impor nossas falsas verdades.
Que consigamos falar a verdade mesmo (doa a quem doer), que consigamos admitir nossos erros, que consigamos pedir desculpas pelas nossas faltas.
E que consigamos falar somente o que sentimos de verdade: amor ou ódio, tristeza ou alegria, decepção, orgulho...
Que consigamos docemente viver, sentir, ser o que somos, amar... e se deixar ser amado!! Que sendo transparentes, possamos ser plenamente felizes...
Espero, sinceramente, que um dia VOCÊ CONSIGA SER TRANSPARENTE E FELIZ, apesar de todo o risco e dor que isso possa significar.


até que nos encontremos novamente,
que Deus lhe guarde serenamente na
palma de Suas mãos.






Clique aqui para inscrever-se e receber

nossos Diários em sua caixa de e-mail.




Nenhum comentário:

Postar um comentário