Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo, 23/01/2011




Domingo, 23 de janeiro de 2011

“Só quem teve um cão sabe o que é ser amado.” (Friedrich Nietzsche)





EVANGELHO DE HOJE


Mt 4,12-23

Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galiléia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galiléia, nas regiões de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Terra de Zebulom e terra de Naftali,
na direção do mar,
do outro lado do rio Jordão,
Galiléia, onde moram os pagãos!
O povo que vive na escuridão
verá uma forte luz!
E a luz brilhará sobre os que vivem
na região escura da morte!”
Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia:
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.
Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo.





MEDITANDO SOBRE O EVANGELHO
Padre Queiroz

O Evangelho começa com a profecia de Isaías, resumindo a atividade do Messias: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”.
De fato, Jesus veio como luz para nos mostrar o caminho da felicidade e da vida. Se acolhermos essa luz, ela nos levará ao Reino de Deus. Mas para isso precisamos da conversão, da mudança da nossa vida, seguindo a Cristo e não o caminho do pecado.
E Jesus parte logo para chamar os Apóstolos, que serão os portadores da luz que é Cristo. E Deus continua chamando portadores da luz, para que ela chega aos confins da terra.
Jesus mesmo dava o exemplo, andando por toda parte pregando o Evangelho, curando os doentes e ajudando as pessoas a serem felizes.
Como é importante ser portador da luz que é Cristo, levando-o a todos e a todas que pudermos!
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.
Diz a lenda que havia milhões de estrelinhas no céu. Elas eram de todas as cores: Brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas, azuis... Todas bonitas e alegres.
Um dia, um grupo delas procurou o anjo chefe e pediu licença para visitar a terra. Elas eram curiosas e queriam saber como que era a vida dos homens e mulheres aqui na terra.
Ganharam a licença e vieram. Então, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas descendo na terra.
Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças... foi uma festa. A terra ficou maravilhosamente iluminada.
Mas as estrelinhas ficaram muito tristes ao ver a miséria, a violência, as injustiças e tantas maldades na terra.
Depois de um tempo, voltaram para o céu. A terra voltou a ficar escura e sem cores no firmamento.
Mas lá no céu elas foram conferir e perceberam que faltava uma. Era a estrela verde. Será que ela se perdeu no caminho?
Duas delas voltaram para procurar a estrelinha verde.
Quando chegaram à terra, viram que ela estava toda iluminada de estrelinhas verdes. A estrelinha havia se multiplicado e em cada coração humano havia uma estrelinha verde brilhando.
A estrelinha verde contou para as duas que ficou com dó dos homens e mulheres, porque estavam muito desanimados, e resolveu ficar mais um pouco na terra, a fim de ajudá-los.
Verde é a cor da esperança. Nós também queremos a estrelinha da esperança, a fim de nos levantarmos e, com muita alegria, espalhar a luz que é Jesus.
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.
Peçamos a Maria Santíssima, a Mãe da esperança, que nos ajude a acolher o apelo do seu Filho: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.





MUNDO ANIMAL
Xixi do Filhote



Xixi de marcação de território

Quando um cachorro entra na adolescência, por volta dos 8 meses de idade, ele pode começar a desafiar os donos e a infringir as regras, exatamente como fazem alguns adolescentes humanos. E não há forma melhor de se rebelar do que desrespeitar a hierarquia vigente, correto? Para um cão isso significa, dentre outras coisas, marcar território dentro de casa, ou seja, fazer xixi e cocô em cantos estratégicos e bem visíveis. Funciona como aquela pichação do tipo "eu estive aqui".
A adolescência é marcada pelo afloramento dos hormônios e também coincide com a época em que o peludo começa a fazer xixi com a pata levantada. Os cães que marcam território têm a habilidade de guardar uma parcela do xixi no "tanque" reserva. O xixi de necessidade fisiológica é diferente do xixi de marcação de território. O de necessidade fisiológica é liberado de uma vez só, com intervalos grandes entre um e outro. O de marcação de território é liberado muitas vezes, com intervalos curtos entre um e outro, objetivando abranger o maior número de lugares possível. A marcação de território é mais comum nos machos, mas as fêmeas também podem apresentar esse comportamento, algumas até de pata levantada, igualzinho aos machos.
Para resolver esse problema, é preciso antes de tudo que o dono mostre quem é que manda na casa (claro que não é o cachorro!). O peludo precisa entender que só quem tem direito de marcar território dentro de casa é o dono, pois é o território dele. Isso é obtido através de um conjunto de fatores, dentre eles treinar comandos de obediência (senta, deita, fica, junto, etc.), para que o cão possa obedecer sempre antes de ganhar qualquer coisa (comida, carinho, passeio, etc.).
Outro ponto importante é que tudo, absolutamente tudo o que diz respeito aos humanos precisa obedecer às três regrinhas básicas da hierarquia: "Eu ganho primeiro", "Eu vou à frente" e "Eu fico mais alto". Em outras palavras, significa que sempre os humanos comem primeiro, andam na frente, sentam e deitam em posições mais altas. Dividir esses privilégios com o cachorro significa dividir o poder da liderança também, incluindo todas as conseqüências decorrentes disso.
Uma alternativa que pode ajudar bastante no problema da marcação de território é a castração. Ao contrário do que muitos pensam, essa cirurgia traz inúmeros benefícios para a saúde e para o comportamento do cachorro, tanto para o macho quanto para a fêmea. Os animais castrados têm menos chances de desenvolver certos tipos de câncer, costumam ser menos agressivos, brigam menos com outros cães e vivem mais.





VÍDEO DA SEMANA

Confusão em lan house no Bairro Boqueirão, em Curitiba (PR) terminou com a morte do jovem Abraão Camilo, 22. Ele estava no estabelecimento, envolveu-se em uma confusão, fugiu do local e foi perseguido. Ao alcançar o cruzamento da rua Paulo Augusto com Canal Belém foi alvejado com cerca de quatros disparos supostamente por um garoto de 10 anos, por volta das 19h30 de segunda-feira (14 de dezembro de 2.009).

Como Abraão morava próximo ao local do assassinato, seu grande amigo veio prestar-lhe suas últimas homenagens , comovendo populares ao se deitar por cima do lençol que cobria o corpo e ali permanecer horas a fio, ignorando a presença de peritos e até de um policial que estupidamente ameaçou-o para que fosse embora. Veja o vídeo e entenda o que é uma grande amizade...









MOMENTO DE REFLEXÃO


Peça para um publicitário descrever um botão de camisa, você ficará deslumbrado com tantas funcionalidades que ele vai achar para o botão e vai até mudar o seu conceito sobre o "pobre" botãozinho.
Peça para uma pessoa apaixonada descrever a pessoa amada, aquela pessoa bem "feiazinha" que você conhece desde a infância e vai até pensar que ele está falando de outra pessoa.
O apaixonado enche a descrição de delicadezas, doçura e gentilezas, transformando a fera em bela em instantes.
Peça para o poeta descrever o sol e a lua, e você vai se encantar pelos poderes apaixonantes da lua, pela beleza do sol que irradia seus raios como se fossem gotas do milagre divino no arrebalde da tarde quente onde o amor convida os apaixonados para viver a vida intensamente...
Peça para um economista falar da economia mundial e tome uma lição de números e mercados, bolsas e câmbios oscilantes, inflação e mercados emergentes, e se não sair de perto, vai acreditar que em breve teremos a maior recessão da história e que a China é o melhor lugar do mundo para se viver.
Agora, peça para uma pessoa desanimada ou depressiva falar da vida, do sol, da lua, dos botões, das rosas e do amor para você ver. Pegue um banquinho e um lenço e sente-se para chorar. É só reclamação, frustração, dores, misérias e desconfiança geral.
Você sente a energia te contaminando, vai fazendo mal, vai te deixando sem forças, porque os desanimados, os reclamões e depressivos tem o poder "vampiresco" de sugar energias do bem e transformar em medo, e o medo paralisa as pessoas de tal forma que fica difícil até o mais simples pensar.
E você?
Como é que você descreve a sua vida?
Quem é você para você mesmo?
Como seria um comercial da sua vida?
Como você venderia o produto "você"?
Você é barato, tem custo acessível ou é daquelas figuras caras, daquelas que não tem tempo para perder com a tristeza e com o passado?
Você tem 1001 utilidades?
Alias, você vive em que século mesmo?
São os teus olhos que refletem o que vai na sua alma, e o que vai na sua alma se reflete na qualidade de vida que você leva.
É o seu trabalho que representa o seu talento, ou não.
Por isso, não tem outro jeito, seja o melhor divulgador de você mesmo, valorize-se, esteja sempre pronto para dar o seu melhor, com seu melhor sorriso, com sua melhor roupa, com seu melhor sentimento, com suas melhores intenções, com sua gentileza sempre pronta para entrar em ação.
Seja OMO, BRASTEMP, Lux de Luxo, e se for chocolate, que seja logo Godiva, suíço e caro, porque gente especial igual a você não existe em nenhum mercado, e tem que valer sempre mais.
VALORIZE-SE!, não importa o que você faz, importa sim como você faz, isso sim, faz toda a diferença.





Clique aqui para inscrever-se e receber
nossos Diários em sua caixa de e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário