Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo, 09/01/2011




Domingo, 09 de janeiro de 2011

Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria. (Campbell)





EVANGELHO DE HOJE


Mt 3,13-17

Naqueles dias, Jesus foi da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de idéia, dizendo assim:
- Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?
Mas Jesus respondeu:
- Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.
E João concordou.
Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!





MEDITANDO O EVANGELHO
Professor Isaías da Costa



ENTENDENDO O EVANGELHO
Quando Jesus se apresenta para o batismo, João Batista protesta dizendo não ser digno de executar este ritual para alguém maior que ele. Mas Jesus insiste e João cede. A insistência de Jesus parece ser baseada em seu desejo de juntar todos aqueles em Israel, que não são apenas renunciar seus pecados (que Jesus não teria necessidade de fazer), mas também declarar a sua disponibilidade para receber o Senhor de qualquer maneira.. Afinal de contas, o batismo de Jesus não é apenas um episódio na sua vida privada, é o convite de todo um povo a aceitar a iniciativa de Deus para a salvação.
No relato de Mateus sobre o batismo de Jesus, apenas as consequências são, na realidade, descritas. A abertura dos céus abre caminho para Deus para restabelecer o contato com o seu povo escolhido. Assim, os céus estão abertos desde o outro lado como Deus ansiosamente responde à presença de seu Messias nomeado.
"O Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele" é o sinal para uma nova criação. Esse mesmo "Espírito" pairava sobre as águas na criação original (Gênesis 1:2), e um novo começo foi sinalizado novamente a Noé quando a pomba voltou para ele, depois do dilúvio (Gênesis 8:11). Isto significa que a vinda de Jesus também representa um novo começo.
A natureza da nova criação é revelada nas palavras do clímax final do céu. Quando Jesus é chamado de Deus "Filho muito amado", que significa que este novo mundo será preenchido com o amor de Deus, irradiando de seu Filho, que vai se tornar, em certo sentido, a encarnação do amor de Deus entre nós.


VIVENDO O EVANGELHO
Na prática católica de hoje, o significado do batismo é expressa pelos patrocinadores do pressuposto de que a criança será batizada, quando tiver idade suficiente, vir a aceitar em seu próprio nome, os compromissos profundos que constituem a realidade de uma vida cristã.
Deste modo, o reino celestial de Deus está aberto para nós e do espírito criativo nos chama a um novo tipo de vida. As possibilidades desta nova existência estão contidas nas palavras do Pai: "Tu és o meu Filho amado", agora entendida como falou-nos também. Pois em nosso batismo nos tornamos filhos de Deus e, portanto, unir a Jesus na família de Deus.
Este fato tem duas conseqüências importantes. Primeiro de tudo, somos informados por Deus, que somos seus filhos amados e esta afirmação, ouviu toda a nossa vida, nos liberta da escravidão do medo, culpa e dúvida. Talvez a mais perfeita oração para os cristãos é, portanto, pedir a Deus para nos dizer o que precisamos ouvir. Sua resposta para cada um de nós vai ser: "Tu és meu filho amado." Não há palavras nesse mundo que precisamos ouvir mais do que essas palavras!
Sejam simplesmente FELIZES






LINGUA PORTUGUESA
Prof. Pasquale Cipro Neto



"Se não" e "senão"

Qual é a forma correta: "se não" ou "senão"? Essa dúvida foi enviada, por e-mail, pela telespectadora Mirian Keller.
Para explicar isso, vamos observar um trecho da canção "Nos Lençóis desse Reggae", de Zélia Duncan:
Nos lençóis desse reggae
passagem pra Marrakesh
dono do impulso que empurra o coração
e o coração, pra vida.
Não me negue, só me reggae
só me esfregue quando eu pedir
e eu peço sim
senão pode ferir o dia
todo cinza que eu trouxe pra nós dois...

Esse "senão" que Zélia usou na letra deve ser escrito numa palavra só. Ele significa "do contrário" ou "caso contrário".
senão = do contrário / caso contrário

Exemplo:
Faça isso, senão haverá problemas.
Faça isso, do contrário haverá problemas.
Faça isso, caso contrário haverá problemas.

Já a combinação das palavras "se" e "não" tem outro significado. "Se" é uma conjunção condicional, isto é, uma conjunção que indica condição.
Se não chover, irei à sua casa.
Caso não chova, irei à sua casa.
Nesse caso, a dica é simples: substitua mentalmente o "se não" por "caso não". Se for o sentido desejado, escreva "se" e "não" separadamente.



Diferença entre "mal" e "mau"

Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra "mal". Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra "mal".
Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advérbio, como ocorre na frase:
Aquele jogador joga mal
em que "mal" designa o modo como alguém joga.
"Mal" também pode ser substantivo:
Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem.
E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que":

Assim que você saiu
Logo que você saiu
Mal você saiu, ela chegou

Esse "mal" se escreve com "l" e é conjunção.
Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe "mau", com "u". Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: "mau" com "u" se opõe a "bom"; "mal" com "l" se opõe a "bem".
Fulano joga bem.
Fulano joga mal.
Fulano é bom jogador.
Fulano é mau jogador.
Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom". Pronto: está resolvido o assunto.



Partículas de realce

Vou-me embora pra Pasárgada
lá sou amigo do rei...

Todo mundo conhece esses versos de Manuel Bandeira, não é? Será que o pronome "me", de "Vou-me...", pode ser retirado da frase? Vejamos:

Vou embora pra Pasárgada.

Essa frase está perfeitamente correta. na primeira versão, o pronome tem a função de realce, de reforço de uma idéia. Esse tipo de palavra, que se acrescenta a uma frase para dar ênfase, chama-se "partícula expletiva". Ela tem outras denominações: "expressão de realce", "palavra de realce", "palavra expletiva", "expressão expletiva" ou ainda "partícula de realce".
Algumas palavras têm esse papel na língua portuguesa, como o pronome oblíquo "me", combinado a determinados verbos, como "ir":
Vou embora...
Vou-me embora...
A palavra "que" também é muito usada dessa forma. Veja este trecho da letra da canção "Quando", de Roberto e Erasmo Carlos, regravada pelo Barão Vermelho:
Quando você se separou de mim
quase que a minha vida teve fim
sofri, chorei tanto que nem sei
tudo que chorei por você, por você...
Esse "que" em negrito, na letra da canção, pode ser tirado da frase, não é? O verso ficaria "Quase a minha vida teve fim". A palavra foi colocada por motivo de ênfase. Vamos a mais um exemplo, a letra de "Influência do jazz", de Carlos Lyra:
... Cadê o tal gingado que mexe com a gente
coitado do meu samba, mudou de repente
influência do jazz quase que morreu
e acaba morrendo está quase morrendo
não percebeu...

Podemos tirar a palavra "que" do verso "quase que morreu" sem alterar a estrutura ou o sentido da frase. Ela tem aqui função meramente expressiva. Mas é bom observar que esse recurso aparece muito em textos poéticos ou literários mais livres. Alguns gramáticos não apreciam esse tipo de coisa em textos mais formais. No entanto vale saber que a expressão expletiva existe e é um fato da língua portuguesa.





MUNDO ANIMAL
Xixi do Filhote


XIXI DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

Esse é um outro tipo de xixi também causado por estresse. A diferença fundamental é que, nesse caso, o estresse não é uma situação isolada, e sim um fato constante na vida do pobre cachorro. Um peludo que acompanha o dono por todos os cantos da casa, como uma sombra, e que vive querendo colo o tempo todo, sofre muito quando precisa ficar sozinho. Ao contrário do que muita gente pensa, viver grudado nos donos não é nada saudável para o bicho, que pode terminar desenvolvendo Ansiedade de Separação.
Os cachorros que apresentam esse problema sofrem horrores sempre que os donos precisam se ausentar, seja por um dia inteiro ou por apenas alguns minutos (por não terem noção de tempo, eles não percebem a diferença). Os sintomas variam desde pequenos choramingos a verdadeiros escândalos sonoros, por vezes acompanhados de destruição da casa ou de si mesmos (lamber-se sem parar até causar feridas) e de muitos xixis nos lugares errados.
Um peludo com Ansiedade de Separação tem certeza absoluta de que o apocalipse está próximo e que se ele não fizer alguma coisa, e logo, o dono nunca mais vai conseguir resgatá-lo naquele labirinto de cômodos sem fim. Com esse intuito em mente, o coitado procura os lugares que sabe que o dono costuma freqüentar bastante, como o quarto ou a sala, torcendo para encontrar lá um xixi-recado do dono dizendo "volto já". Como não encontra nada, o peludo resolve deixar o seu próprio xixi-recado dizendo "não se esqueça de mim". Então ele segue fazendo xixi no maior número de lugares possível, na esperança de que o dono consiga encontrá-lo assim que voltar.
A maneira de abordar esse problema é ensinando ao cachorro que às vezes ele vai precisar ficar sozinho, e que o mundo não vai se acabar por causa disso. O dono deve começar deixando o peludo sozinho por alguns poucos minutos e ir aumentando gradativamente até chegar em horas, mas sempre disponibilizando muitos brinquedos e ossos para entreter o cachorro. Jogos do tipo "esconder o petisco" são excelentes e o dono pode também guardar alguns brinquedos especiais para entregar somente nessas ocasiões. O treinamento deve ter início com o dono ainda em casa, mas em hipótese alguma o cachorro deve receber atenção se começar a fazer escândalo.





MOMENTO PARA REFLETIR

Pedro e Paulo, entre os apóstolos, são os maiores Os dois eram diferentes.
Pedro era humilde. Paulo era importante. Pedro era ignorante. Paulo era doutor. Pedro era cheio de boa vontade. Paulo era cheio de soberba.
Paulo era da elite. Pedro era dócil. Paulo era indomável. Pedro era tímido. Paulo era perigoso. Pedro era imprevisível. Paulo era decidido. Pedro era pobre.
Fisicamente os dois também eram diferentes. Mas todas essas diferenças não pesaram na balança de Deus. Tudo isso são coisas que até hoje aos olhos de Deus são nada.
Sabemos o que aconteceu com os dois. A graça os tocou e fez com que os dois se tornassem colunas bases das primeiras comunidades dos cristãos.
mas foram os que mais se distinguiram em falar do amor do Pai por toda a humanidade na pessoa de Cristo. Eles não são os únicos,
Pedro passou a ser, de fato pedra e Paulo passou a ser, de fato, apóstolo . Dos Atos dos Apóstolos sabemos que foi só depois de Pentecostes que
O Espírito Santo os transformou e, não obstante as diferenças, os fez ser iguais no amor.
Foi por amar que os dois testemunharam.
Foi por testemunhar que os dois morreram.
De fato, não há nada que Deus não possa mudar. Até os homens mais duros de coração podem tornar-se cordeiros.
Bendito quem se deixa tocar pela graça! Só Deus conhece o que se passa no coração de cada ser humano. Por isso só a Ele cabe julgar.
Nós vemos as maldades que muitos cometem Não sabemos as razões porque Deus age desta forma. Deus vê os esforços e abençoa. O certo é que ele nunca falha. e condenamos.
É Ele que, a seu modo, Ele aguarda o tempo de agir. escolhe, chama e envia.
O Espírito faz com que a palavra não seja vã.
Apaixonar-se significa alguém desejar ter sempre diante dos olhos a figura da pessoa amada e sentir que, quanto mais os olhos a contemplam mais bela ela se torna e mais ardentemente deseja amá-la. É nesse sentido que Pedro e Paulo foram dois apaixonados por Cristo.
Crê em Cristo e o aceita como aquele que veio para confirmar na fé os justos e para salvar os pecadores. Hoje ainda é assim. Deus faz acontecer coisas maravilhosas e coisas que surpreendem quando a pessoa, seja quem for e por pior que tenha sido, faz a vida ser comunhão , partilha e graça de salvação . Crer em Cristo , dá eficácia à palavra ; faz a palavra ser vida .


Pe. Orlando Gambi 






até que nos encontremos novamente,
que Deus lhe guarde serenamente na
palma de Suas mãos.






Clique aqui para inscrever-se e receber

nossos Diários em sua caixa de e-mail.








Nenhum comentário:

Postar um comentário