Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 22/01/2011



Sábado, 22 de janeiro de 2011

“Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade.” (Pearl S. Buck)





EVANGELHO DE HOJE


Mc 3,20-21

Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco.





MEDITANDO SOBRE O EVANGELHO (1)
Padre Queiroz

Os parentes de Jesus diziam que ele estava fora de si.
Este Evangelho narra a incompreensão dos próprios parentes de Jesus a respeito dele. “Nem os seus irmãos (primos e parentes) acreditavam nele” (Jo 7,5). A expressão “fora de si” significa o que dizemos hoje: “perdeu a cabeça”.
Jesus não perdeu a cabeça, mas que suas idéias eram muito diferentes da mentalidade do seu povo eram. Basta ver o discurso das bem-aventuranças, em que ele chama de felizes os pobres e os perseguidos por causa do Reino de Deus; o pedido para darmos a outra face para quem nos esbofeteia; o pedido de perdoarmos os nossos inimigos; o sentido que dá para a autoridade: é serviço e não poder; o pedido para darmos também a túnica a quem nos roupa ou toma a capa... Tudo isso, frente à mentalidade do mundo, não só daquele tempo, mas também de hoje, é loucura.
A incompreensão de que Jesus foi vítima, até por parte de seus discípulos, ilumina-nos sobre a situação dos cristãos e da Igreja hoje. Muitos não a chamam de “louca”, mas quase.
Logo no versículo seguinte, Marcos fala: “Os escribas vindos de Jerusalém, diziam que Jesus estava endemoninhado”.
Na História da Igreja, todos os cristãos e cristãs que levaram a sério o Evangelho foram taxados de loucos. Por exemplo, S. Francisco, que foi chamado de louco por seu próprio pai, rico comerciante.
Como os parentes de Jesus, também nós queremos reduzir aos limites do “razoável” a chama abrasadora do Evangelho e o escândalo da cruz. Se os santos tivessem pensado em termos “razoáveis”, não teriam sido canonizados. Se nós não arriscarmos as nossas seguranças “razoáveis”, não iremos longe no seguimento de Jesus. Porque o “razoável”, aquilo que todo mundo faz, não passa de mesquinha mediocridade.
Para seguirmos bem a Cristo, precisamos nos deixar conduzir pelo amor, o qual é criativo, é livre, “desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13,7-8). Conhecer ou desconhecer Cristo é questão de fé ou incredulidade, de amor ou desamor. A fé e o amor são dons de Deus que ultrapassam o mundo.
“A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes” (1Cor 1,18-19).
Certa vez, numa comunidade religiosa masculina, um irmão ficou com dó do padre superior que estava com uma gripe muito forte. Então resolveu fazer um chá para o padre, que era bastante nervoso.
Ele terminou de preparar o chá às 21h30min horas. Colocou numa bandeja o bule com o chá e uma xícara, subiu a escada e bateu na porta do quarto do superior. Este já veio super nervoso. Abriu a porta e o irmão lhe disse: “Eu vi que o senhor não estava bem de saúde e preparei um chá. Está aqui”.
Mas o superior naquele momento descarregou todo o seu nervosismo: “Eu já estava dormindo e você vem me acordar! Bem agora que estou doente. Onde já se viu!...” Quando ele fez uma pausa, o irmão perguntou: “Então o senhor não vai querer o chá?”
Batendo o pé, o padre respondeu: “Não quero saber de chá não...” Calmamente, o irmão lhe disse: “Então, padre, por favor, segure a bandeja para que eu possa tomar o chá!”
O superior não teve outra saída senão segurar a bandeja, enquanto o irmão, com um sorriso, tomava o chá na frente dele.
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3). O cristão às vezes toma atitudes que parecem loucura diante do mundo pecador, mas não são nada mais que vivência do Evangelho.
Maria Santíssima tomou uma atitude bastante corajosa e incomum, ficando ao pé da cruz junto do Filho. Que ela nos ajude, quando estivermos sendo atacados e criticados por seguir o Evangelho.
Os parentes de Jesus diziam que ele estava fora de si.






MEDITANDO SOBRE O EVANGELHO (2)
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR


Olá gente querida!

O evangelho que refletimos hoje nos faz pensar sobre como é o nosso relacionamento com Jesus. Nesses curtos versículos percebemos que os familiares de Jesus o rejeitaram dizendo que Ele “estava fora de si”. Então, a grande pergunta para nossa reflexão é: COMO É O MEU RELACIONANTO COM JESUS? Ou ainda: COMO QUERO ME RELACIONAR COM ELE?
Só uma coisa nós devemos lembrar: DEUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO!
Pontanto, NÃO DEVEMOS TER MEDO. A ESPERANÇA e a PERSEVERANÇA devem andar sempre conosco, em nossa mente e coração!
O nosso relacionamento com Jesus só depende de nós!
Peçamos a Maria, nossa Medianeira, que ela nos ajude a confiar sempre em Deus e a melhorar o nosso relacionamento com Ele e, consequentemente, melhorar também o nosso relacionamento com todas as pessoas. Amém.







UTILIDADE PÚBLICA

Como criar uma senha realmente segura





Você diariamente utiliza senhas para autenticar vários serviços como seus e-mails, seus perfis em redes sociais como Orkut, programas de bate-papo como msn e até mesmo sua conta bancária. Algumas pessoas inclusive ainda utilizam senhas como “password” ou “123456″, é certo que não preciso nem mencionar o risco que elas estão correndo. Um hacker de posse de alguma senha sua poderá lhe trazer certamente um bocado de dor de cabeça, por isso mesmo você deve tomar um cuidado especial quando criar sua senha.
Se você não sabe como criar uma senha segura, abaixo teremos algumas dicas para ajudá-lo a criar uma senha complexa e ao mesmo tempo fácil de ser recordada.

CARACTERÍSTICAS DE UMA SENHA SEGURA
Não pode ser encontrada em dicionário.
Deve conter caracteres especiais e números.
Mesclar letras maiúsculas e minúsculas
Ter no mínimo 10 caracteres.
Não pode ser identificada facilmente com base em informações do usuário como datas de nascimento, telefone, etc.

CRIANDO UMA SENHA FÁCIL DE SER RELEMBRADA
Você pode usar várias técnicas para criar uma boa senha que você não vai esquecer. Aqui estão algumas sugestões:
Substituir letras por números, por exemplo, marcelo se torna m4rce10.
Escolha uma frase, utilize apenas a primeira letra de cada palavra, por exemplo, “Atirei o pau no gato” se torna AOPNG.
Inverter uma palavra, por exemplo, minhasenha torna-se ahnesahnim.
Estes exemplos ainda não são totalmente seguros. Embora nenhuma das palavras possa ser encontradas em um dicionário, elas ainda não possuem outras características de uma senha segura. Tente encontrar uma combinação que permite incorporar todas as características.
Utilizando como base a senha “ahnesahnim” criada anteriormente poderemos aplicar os outros conceitos e criar uma senha mais segura como “4HnEs_4Hn1M:)“. Substituí algumas letras por números, separei as palavras “minha senha” pelo traço, inseri maiúsculas e minúsculas e concluí com um emoticon, pode ser difícil digitar, mas com certeza impossível de se descobrir.
Aqui estão mais algumas idéias de como você pode tornar ainda mais difícil para um hacker quebrar sua senha:
Não use substituições comuns como por exemplo @ para a ou A.
Quando você tiver letras repetidas em sua senha, misture substituindo por exemplo a segunda por um número: 8 para B/b repetidos. TESTE A SUA SENHA





CASA, LAR E FAMÍLIA







Dicas da Dra Shirley Campos



Para retirar o cheiro de alho das mãos não as esfregue nunca; ponha-as debaixo de uma torneira com água corrente e espere um ou dois minutos.
(Maria Helena Fonseca - Açores)




Para retirar o cheiro do alho a minha sugestão colocar a água da torneira a correr e com a faca que cortou os alhos colocada no fio da água pôr as mãos, uma de cada vez por baixo da faca e esfregar na água. Entretanto movimentar a faca na longitudinal e virá-la uma ou duas vezes. O resultado ótimo.
(Luís Manuel Ferreira Roseiro - Coimbra)




Uma sugestão, que resulta sempre comigo, para tirar o cheiro do alho das mos: corte um limo ao meio e esfregue as mos no limo durante uns minutos. Depois lave com sabonete, sólido ou líqüido, e todo o cheiro desaparecer.
(Fernando Dias - Portugal)



Separe os dentes de alho um a um, depois com a faca tire os dois lados do dente, com um martelinho de carne d um toque em cima, ver que a casca se desprende com facilidade .
(Ida Guilhermina Bormann Navarro. Sorocaba São Paulo Brasil)



Para tirar o cheiro do alho, passe um pouco de polpa de batata ralada nas mãos e depois lave-as normalmente.
(Mário Ferreira)



Nunca use o alho para temperar peixes, pois eles tiram todo o seu sabor.
A carne do peixe muito sensível e se você usar o alho, no mais distinguir qual peixe estão comendo.
 Se não acredita, fará uma experiência cozinhando um peixe com alho e outro sem alho.
(Jorge Peanha - Rio de Janeiro - Brasil)



Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta esmagar esfregar um pézinho de salsa com os dedos e por fim passar por água, infalível!
(Sandra Costa do Porto)





MOMENTO DE REFLEXÃO

Há uma pequena e antiga história a respeito de um porquinho que é muito interessante. 
Certo fazendeiro decidiu que iria adotar um porquinho como seu animal de estimação.
Afinal, por que apenas os cães e os gatos são considerados como tais?!
Assim levou para casa o suíno, deu-lhe um banho demorado com bastante xampu, lustrou-lhe as unhas, perfumou-o com bom extrato estrangeiro e lhe adornou o pescoço com um laço de fita.
Na sala, ele foi colocado sobre uma fina almofada de cetim.
O porquinho estava indiscutivelmente simpático e até se comportando como um autêntico animal de estimação.
Os visitantes ficaram impressionados com a transformação do suíno--um animal tão pouco afeito à boa aparência e sobretudo aos preceitos de higiene.
Tudo parecia ir muito bem, até que alguém, abrindo a porta da frente, saiu e se esqueceu de fechá-la de novo.
O porquinho saltou da almofada e deixando a sala saiu numa desabalada carreira, indo jogar-se em cheio numa poça de lama, ao lado da horta da fazenda.
Por quê?
Porque na verdade, apesar do banho, dos adornos e de todos os recursos usados em favor da boa aparência do animal, no fundo ele continuava sendo porquinho.
Sua natureza, seus interesses e preferências não mudaram.
Apenas o lado externo fora transformado, mas interiormente ele se mantinha o mesmo--um suíno.
Coisa semelhante acontece com o ser humano. 
A pessoa sabe que precisa de uma mudança em sua vida!
E porque não consegue mudar?
Porque essa tal felicidade parece cada dia mais distante?
Por quê?
Porque, na realidade, o seu interior, o coração com todos os desejos e interesses não foi mudado.
Não se operou na pessoa o que Cristo chamou de novo nascimento.
Não houve nenhuma mudança de atitude; nenhuma transformação de sentimentos que a fizesse consciente da sua nova natureza.
Você quer mudar?
Comece mudando o seu interior.

(Paulo Roberto Barbosa)










Clique aqui para inscrever-se e receber
nossos Diários em sua caixa de e-mail.


Nenhum comentário:

Postar um comentário