Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 14/01/2011



Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Começar já é metade de toda ação. (Provérbio grego)





EVANGELHO DE HOJE


 

Mc 2,1-12

Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!"
No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo:
- Nunca vimos uma coisa assim!






MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Queiroz



O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.
Este Evangelho narra a cura do paralítico descido pelo telhado. Nele Jesus nos dá um grande ensinamento: a cura da alma é mais importante que a cura do corpo, e ele pode fazer as duas coisas. Outro ensinamento é que a cura do corpo dá credibilidade à cura da alma.
Ao ver a fé daqueles homens, manifestada no esforço de colocar o paralítico perto dele, Jesus deu ao doente o melhor presente: perdoou-lhe os pecados. “Filho, teus pecados estão perdoados”.
Em seguida, devido à incredulidade dos mestres da Lei, e para provar que tem poder de perdoar pecados, Jesus curou também o corpo do paralítico.
Hoje, a presença de Jesus na terra está multiplicada. Ele está em todas as Comunidades cristãs e em todos os sacrários que tem as hóstias consagradas. E ele está aí presente com a mesma força e poder que manifestava em sua vida pública na Palestina.
Por isso que a Igreja, Corpo Místico de Cristo, continua realizando esses dois milagres de Jesus: a cura da alma e a cura do corpo. A cura da alma supera tanto a cura do corpo quanto a vida eterna supera esta nossa breve vida material.
Na multiplicação dos pães foi a mesma coisa. O que ele queria era mostrar que tem poder de nos dar o pão do céu, que é o seu corpo.
“É bom para vós que eu vá” (Jo 16,7), disse Jesus aos Apóstolos que estavam tristes ao saber que ele ia voltar logo para o céu. De fato, neste sentido foi bom mesmo, porque agora ele está presente, não só na Palestina, mas em todos os lugares. Não precisamos subir em telhados nem viajar muito, para nos encontrarmos com ele.
Quem ama cria sempre um jeito de estar perto da pessoa amada. A Eucaristia e as Comunidades foram criadas por Jesus para isso; são frutos do seu amor a nós, seres humanos de todos os tempos e lugares. Pena que não temos o mesmo amor por ele, aquele amor e aquela fé que levaram aqueles homens a subir no telhado.
Nosso tempo livre é gasto de mil formas, às vezes até em coisas não muito santas, e Jesus fica sozinho nas igrejas. Se o procurássemos com mais freqüência e empenho, certamente receberíamos muito mais graças suas, tanto para a nossa alma como para o nosso corpo.
“E louvavam a Deus.” Era isso que Jesus queria, e é isso que nós também queremos, quando nos propomos a ser seus discípulos e missionários no mundo. O projeto do Reino de Deus, vivido e testemunhado, atrai as pessoas para Deus.
Portanto, duas lições nós aprendemos desta cena do Evangelho: ter fé em Jesus e nos aproximarmos dele, já que está tão pertinho de nós, na Eucaristia e na Comunidade cristã, e presente com a mesma força e dons que ele tinha naquele tempo.
Continuar a presença dele na terra, procurando prestar os dois serviços que ele prestava: à alma e ao corpo, sabendo que é o nosso serviço ao corpo do nosso próximo que dá credibilidade ao serviço à alma.
E aprendemos com os quatro homens que carregaram ao paralítico a amar mais os doentes e ajudá-los, unindo-nos em Comunidade para isso. Para quem tem fé, não existem obstáculos intransponíveis, mesmo que tenha de subir no telhado.
Na prática, que as nossas Comunidades, como o Corpo Místico de Cristo, dediquem-se à catequese, às equipes de liturgia, aos grupos de evangelização espalhados pelos bairros e quarteirões... e também às pastorais sociais: vicentinos, pastoral da criança, dos enfermos, da moradia, da terra e outras, conforme as necessidades de cada lugar.
No tempo de Santo Tomás de Aquino, havia um senhor que gostava muito dos livros dele. Um dia este senhor fez uma longa viagem, para conhecê-lo pessoalmente.
Quando chegou à casa do Pe. Tomás, este o recebeu muito bem e, após um lanche, foi mostrar-lhe a casa.
Depois que percorreram a casa toda, o homem ficou intrigado e perguntou: “Pe. Tomás, de onde é que o senhor tira tantos conhecimentos? Onde está a sua biblioteca?”
O Pe. Tomás o levou até a capela, apontou para o sacrário e disse: “Aí está a minha biblioteca”.
Além de curar o corpo e a alma de quem se aproxima dele, Jesus partilha os seus próprios dons, entre os quais se destaca a sabedoria.
S. Paulo diz a mesma coisa, com outras palavras: “Os judeus pedem sinais, os gregos buscam sabedoria; nós, porém, buscamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,22-24).
Peçamos a Maria Santíssima, aquela que pisou a cabeça da serpente, que nos ensine a amar mais o seu Filho e a nos aproximar dele, para que cure a nossa alma e o nosso corpo, e para que sejamos continuadores dele no mundo.
O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.






DICAS DE SAÚDE




Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.





O que é micose?


As micoses (ou dermatomicoses) são infecções provocadas por fungos. Assim, nada têm a ver com outras infecções que são provocadas por bactérias ou vírus. Podem se manifestar na pele, couro cabeludo e unhas. Isso porque essas regiões são ricas em queratina, o alimento desses fungos.

É fácil "pegar" um fungo?
Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que uma micose se desenvolva. Alguns fatores são necessários:

a) A pele deve estar, de preferência, úmida. Dessa forma o fungo encontrará queratina macia e água suficiente para se desenvolver rapidamente.
b) Existem indivíduos cuja pele propicia uma maior adesão dos fungos.
c) Períodos de baixa imunidade, estresse, depressão, AIDS ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.

Tratar a infecção por fungos requer paciência
O tratamento das micoses é simples, mas exige persistência, porque às vezes parece que o fungo está eliminado e na verdade não está. Lembre-se que a infecção por fungos é profunda e que eles continuam ativos nas camadas inferiores da pele, mesmo depois das lesões superficiais desaparecerem.

Portanto, você não deve descontinuar o tratamento quando se sentir melhor. Siga as orientações do seu médico, pois disso depende o sucesso permanente do tratamento, com a total erradicação dos fungos.
O seu médico está prescrevendo para você um medicamento moderno e eficaz, que simplificou bastante o tratamento. Mas não se esqueça de seguir as outras recomendações que ele lhe fez

Você pode evitar a propagação das micoses
As pessoas se contaminam quando entram em contato com o ambiente, porém cada pessoa que apresenta uma micose está contaminando o ambiente, sendo então uma fonte de disseminação da doença. Abaixo, estão relacionadas as micoses mais comuns; caso você conheça alguém com um desses sintomas, oriente-o a procurar um médico.

1) Tinha interdigital dos pés, pé-de-atleta ou frieira
Ela se instala entre os dedos, causando coceira e escamação da pele esbranquiçada.

2) Tinha do pé ou pé-de-mocassim
Causa coceira, espessamento e escamação na planta do pé.

3) Tinha do corpo
Afeta tronco, braços e pernas em formas de erupções que coçam, liberam líquidos e podem até inflamar.

4) Tinha crural
Apresenta os mesmos sintomas que a tinha do corpo, mas afeta apenas a virilha, em volta dos órgãos genitais e ânus. As bordas das lesões são mais críticas, com coloração rosada no centro da região afetada. Esse tipo de tinha é mais comum entre os homens.

5) Tinha das mãos
Causa espessamento da pele e escamação. Atinge principalmente pessoas cuja atividade expõe as mãos a lugares úmidos, de higiene duvidosa.

6) Tinha do couro cabeludo
É mais comum em crianças, causando às vezes epidemias. Esse tipo de micose pode alastrar-se do couro cabeludo para os cílios, sobrancelhas e pálpebras.

7) Tinha das unhas ou onicomicose, também conhecida como "unheiro"
Altera a cor e a consistência da unha, sendo uma das mais difíceis de serem tratada. É mais freqüente nas mulheres.

8) Pitiríase versicolor
Manifesta-se em forma de manchas contrastantes pelo corpo, com maior presença nas costas e peito.

O que fazer para evitar contaminação por fungos
A higiene é o princípio fundamental tanto para prevenção como para cura das micoses.

Veja a seguir algumas dicas:
a) Seque-se bem após o banho, principalmente virilhas e dedos dos pés.
b) Use talco entre os dedos depois que a pele estiver seca.

c) Evite meias de lã, roupas apertadas ou sintéticas (incluindo as íntimas), pois a transpiração mais o calor propiciam um ótimo ambiente para o fungo se desenvolver; dê preferência a roupas de algodão.

d) Alguns corantes podem provocar irritações. Por isso, prefira meias e roupas íntimas brancas.

e) Não compartilhe com estranhos objetos pessoais como: toalhas, sapatos e chinelos. f) Para arejar os pés use sandálias.

g) Nos vestiários evite o contato direto do corpo com bancos e não ande descalço

h) Certifique-se que os objetos de manicure são esterilizados

i) O contato prolongado com detergentes reduz a imunidade das unhas, por isso use luvas e enxágüe as mãos toda vez que usar a esponja.


Fonte: Libbs Farmacêutica





MOMENTO DE REFLEXÃO


Ganhei de um amigo, há dois meses, uns quebra-cabeça de 1.500 peças.
Eu não montava um quebra-cabeça desde que era criança.
É engraçado como nós deixamos de fazer certas coisas quando crescemos: quebra-cabeças, colorir, brincar com bonecas, pular corda, pique de esconder...
Coisas que nos trouxeram tanta alegria quando criança, nós paramos de fazer quando alcançamos certa idade - é uma vergonha, não é?
Devo admitir, eu realmente aproveitei o quebra-cabeça.
Embora muito frustrante às vezes, era um bom desafio.
Cada vez que eu achava uma peça que se encaixava, era extremamente recompensador.
Bom, e daí?
Você já percebeu quantas semelhanças existem entre um quebra-cabeça e a vida?
Num quebra-cabeça, cada peça é parte muito importante no grande quadro.
Na vida, são as pessoas e os acontecimentos as partes importantes.
Como peças de um quebra-cabeça, cada um de nós é único, especial em seu próprio jeito.
Embora semelhantes, não há dois iguais.
Ironicamente, são nossas diferenças que nos fazem "encaixar".
Enquanto eu trabalhava no quebra-cabeça, havia uma peça que eu estava certa de pertencer à um ponto em particular.
Mas não encaixava.
Acabava voltando a ela tentando encaixá-la, me esquecendo que já havia tentado.
Eu tinha meu pensamento focado no fato de que eu sentia que a peça era daquele espaço.
Penso em quantas vezes eu fiz a mesma coisa em minha vida.
Tentando fazer acontecer coisas que simplesmente não era pra ser.
Tentava várias vezes, chegava ao ponto de forçar, mas não era pra ser... e nada do que eu fiz mudou isso.
Se você já montou quebra-cabeças, sabe como é perder tempo procurando um pedaço específico. De repente parece tão obvio... mas eu não conseguia achar.
Consegui foi embaralhar ainda mais as peças.
Fiquei frustrada e decidi deixar pra lá e ficar longe dele.
Quando voltei mais tarde, eu achei a peça imediatamente.
Estava bem na minha frente desde o começo.
Minha vida foi assim muitas vezes.
Tentava entender por que certas coisas aconteciam e do jeito que aconteciam.
Procurava as respostas por todos os lados e às vezes as respostas estavam bem na minha frente.
Era só dar uma paradinha, um pequeno passo atrás, respirar e acalmar que as respostas me encontravam.
Olhando as peças deste quebra-cabeça, eu penso nas "peças" de minha vida: minha família, meus amigos, acontecimentos, marcos e celebrações.
Uma mistura de bom e ruim, alegria e lágrima, felicidade e tristeza.
Penso em todas as peças que imaginei sem importância e sem propósito.
Reflito em todas as peças que em minha vida me fizeram perguntar... "Por que, meu Deus?"... "Por que isto?"
E repentinamente percebi que por causa dessas peças, outras peças se encaixaram tão bem.
Tudo em nossa vida acontece por uma razão.
Cada acontecimento, bom ou mau, como uma peça do quebra-cabeça.
Deixe uma peça de fora e se quebra a harmonia inteira do produto final.
Talvez ainda não possamos entender o papel importante de cada peça em nossa vida, ainda existem muitos buracos e o quadro ainda não está claro.
Mas sei que quando minha viagem nesta vida estiver concluída, e a peça final estiver em seu lugar, eu entenderei.
E serei capaz de ver o quadro completo e a beleza de cada peça.
Até lá, eu continuarei a viver com fé.
Sabendo e confiando que todas as peças que eu precise estão aí e que é só uma questão de tempo até que se encaixem bem.
Lembrarei de que há um grande quadro, um plano para mim, e que sou incapaz de ver agora.
Acreditarei que cada peça em minha vida, mesmo as dolorosas, têm propósito e cumprem papel importante.
E quando estiver fraca, procurarei força pela oração.
Farei isto até que a obra-prima de Deus em mim estiver finalmente completa, e Ele então cochichará...
"Muito bom! Está feito!".









Clique aqui para inscrever-se e receber
nossos Diários em sua caixa de e-mail.








Nenhum comentário:

Postar um comentário