Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 25/04/2017


Terça-feira, 25 de abril de 2017


“Três coisas não podem permanecer ocultas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.” (Buda)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 16,15-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre soledade


Bom dia!
Hoje a igreja celebra o dia de são Marcos, evangelista discípulo de Pedro.
A narrativa de hoje convida a todos a uma profunda reflexão sobre nosso ser missionário, uma missão embutida no DNA cristão de todo batizado (a) que vive sua igreja. Para começar essa reflexão, revisemos um trecho do documento de aparecida:
“(…) O caminho de formação do seguidor de Jesus lança suas raízes na natureza dinâmica da pessoa e no convite pessoal de Jesus Cristo, que chama os seus por seu nome e estes o seguem porque conhecem a sua voz. O Senhor despertava as aspirações profundas de seus discípulos e os atraía a si, maravilhados. O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo de realização humana, ao desejo de vida plena. O discípulo é alguém apaixonado por Cristo a quem reconhece como o mestre que o conduz e o acompanha“.
O que havia nos primeiros cristãos, que mesmo perseguidos desbravavam o mundo e que hoje falta e não motiva novas missões e novos missionários? O batismo é diferente? O que encantou esse Marcos que virou são Marcos?
É fácil buscar culpados como a falta de acesso a comunidade igreja, dizer que os padres envelheceram e que perderam aos poucos o carisma dinâmico cristão, que nossos projetos não têm apoio, pelas rusgas internas por preferências por essa ou aquela pastoral ou movimento (…), fatos que não deixam de ser verdade, mas não são motivos para que elas não estejam acontecendo. O fato é que as pessoas não estão buscando…
Após a quaresma e semana santa somos convidados a propor um gesto concreto de vida, conversão e missão aos nossos dias. Ser cristão, comungar e não evangelizar faz pouco sentido.
Pedro narra o que viu e ouviu pelas linhas de Marcos. Poderia ser decisão desse discípulo a contemplação, ou seja, em ouvir as narrações encantadas e cheias de sentimento de seu mestre sobre tudo que Jesus fez e operou, mas decide registrar. Esse projeto ou proposta, por mais que seja simples, permite que hoje conheçamos Jesus pelos olhos daquele que foi tão próximo de Jesus.
Uma missão não pode ser vista apenas como o ato de deixar seu lar e desbravar o mundo, um gesto grandioso ou de dimensões macro. Uma missão pode iniciar com um pequeno propósito de ser exemplo para outros. Catequizamos mais com os gestos concretos do que com as palavras, em especial aqueles que nesse mundo perambulam.
Assumir uma missão faz-nos entender que nossas falhas, pequenos deslizes nada são se nossa fé e vontade de servir ainda nos conseguem mover a ver o irmão que esta ao nosso lado, que de fato tem problemas e que poderiam ser atenuados se eu, você, nós não fossemos tão medrosos e egoístas.
Somos convidados a desbravar um mundo onde o inimigo de Deus ruge em busca dos frágeis, que enfrentam turbulências e sugestionáveis.
“(…) Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém”. (1Pd 5, 8-11)
Um Imenso abraço fraterno!






COMPORTAMENTO

Dicas para se tornar uma pessoa mais calma, madura e produtiva
Conheça alguns hábitos simples que você pode adotar para viver mais leve e ter mais tempo e energia para se dedicar a você mesma



Os anos passam, o metabolismo desacelera, as primeiras marcas de expressão surgem e você se dá conta de que já não é mais uma adolescente.
Se a maturidade traz alguns sinais dos quais não gostamos muito, ela também contribui para que sejamos mais calmas e centradas, pois aprendemos a tomar as rédeas da nossa vida.
Pelo menos, é assim que gostaríamos que fosse, certo? Infelizmente, nós sabemos que alguns dias são verdadeiros desafios para a nossa existência, ainda mais quando tudo e todos parecem querer nos tirar do sério.
Mantenha a calma e respire: é possível se manter equilibrada e agir com sabedoria mesmo quando o mundo parece desabar ao nosso redor. Confira as dicas:

1.Tenha em mente: é você que importa

A gente vive se comparando com as outras pessoas em relação ao corpo mais sarado, ao salário mais gordo, às roupas mais bonitas… Mas, na verdade, o que importa de verdade é o quanto você está satisfeita com você mesma.
Afinal, você é a única pessoa que conhece todas as dores e delícias de ser quem você é, certo?

2. Pare de pensar demais


“O que essa mensagem com um sorrisinho quer dizer? E esse e-mail todo formal? Será que minha sogra foi simpática porque, na verdade, ela está tramando contra mim?”
Esses são exemplos que passam pela nossa cabeça quando pensamos demais e tentamos interpretar cada vírgula ao nosso redor. Da mesma forma que só você conhece você mesma, é impossível decifrar as intenções de outra pessoa sem conversar com ela. Relaxe.

3. Ria de você mesma

Não leve a vida tão a sério e não se leve tão a sério também. Por mais profissional, dedicada e responsável que você seja, as coisas às vezes vão sair do controle e você vai acabar fazendo alguma trapalhada. A dica para essas ocasiões é: ria de você mesma!

4. Primeiro o trabalho, depois a diversão

Se quando criança você precisava primeiro fazer a lição de casa para depois poder brincar, saiba que isso não muda depois que crescemos. O que muda é que, agora, somos nós mesmas que precisamos ter a disciplina para cumprir com as obrigações primeiro.
Se possível, trabalhe com aquilo que você gosta – ou menos tente encontrar uma motivação no seu trabalho – e seus dias se tornarão mais leves. Com o dever cumprido, a diversão será muito melhor.

5. Corte as fofocas

Ficar sabendo de todos os bafões pode ser muito tentador, mas você com certeza ganhará mais em tempo e energia se se mantiver longe do disse-que-disse.
Isso vale para a turma da academia, o grupo de mães e o pessoal do trabalho, ok? Quando você perceber que a maledicência vai começar, reflita se vale mesmo perder tempo com aquela conversa. Se não acrescentar nada na sua vida, corte!

6. Assuma a sua responsabilidade

Seu salário é baixo porque seu chefe não te dá oportunidade de crescer? Você engordou uns quilinhos porque as amigas insistiram para que você comesse um pedaço de bolo? Você chegou atrasada porque o trânsito estava um caos?
Pois chega de colocar a culpa dos outros. Assuma todas as responsabilidades e consequências dos seus atos e tome as rédeas da sua vida.

7. Sorria e acene

Quando alguém estiver te tirando do sério, reflita por alguns momentos: vale mais a pena entrar em uma discussão para provar seu ponto de vista ou apenas relevar e seguir a sua vida?
Muitas vezes, a melhor opção é simplesmente sorrir e acenar, sem se deixar afetar muito por comentários maldosos, palpites não requisitados ou grosserias desnecessárias. Você ganhará tempo e energia para cuidar do que realmente importa.
Não é fácil se manter calma e agir com maturidade em todos os momentos, porém, com um treino diário, se torna mais natural controlar os ímpetos e se incomodar menos com os problemas do dia a dia. Boa sorte!






MOMENTO DE REFLEXÃO


A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.
Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar. Um voo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo voo para uma nova vida. Um voo de vida nova e feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário