Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 30/04/2017


Domingo, 30 de abril de 2017


“O destino não é uma questão de sorte; é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar.” Willian Jennings Bryan. (1860-1925)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,13-35


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Co­mo sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
 Site Reflexões Bíblicas- Liturgia da Palavra


“FICA CONOSCO SENHOR, POIS JÁ É TARDE E A NOITE VEM CHEGANDO"!
 
Quantas vezes,  caminhamos  sem rumo, sem  motivação e  no declinar do dia, sentimos cansados, desanimados, sem nenhuma perspectiva de dias melhores. 
Quando o desanimo insiste em se apossar de nós, quando nossos  passos  não nos levam a  lugar nenhum, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença de Jesus junto de nós, de que está nos faltando algo imprescindível, o  alimento vital para a  nossa vida que é a fé!  A fé  nos motiva, nos  dá energia, vitalidade, nos devolve a esperança, nos mantém de pé nos vendavais da vida!
O evangelho de hoje, narra a história de dois discípulos, que não vendo mais razões para permanecerem em Jerusalém,  após a morte de Jesus,  decidem voltar para Emaús.
  Desiludidos,  amedrontados com tudo que acontecera com Jesus, a quem  eles  haviam depositado o destino de suas vidas, estes dois discípulos tomam o caminho de volta  ao povoado de Emaús, carregando  consigo, um Jesus morto. A falta de fé, ofuscaram os seus olhos diante  o Jesus vivo que caminhava junto deles! Eles haviam perdido a esperança muito rápido, um sinal de falta de fé, de  que não haviam  confiado no que Jesus lhes dissera  pouco antes de sua morte:“O filho do homem  vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.” Mt 17,22-23.
Nós também, às vezes  somos assim, nem sempre confiamos  no que Jesus nos diz.
Os  discípulos só  reconheceram   Jesus, no  momento em que Ele parte o pão. Foi a  partir deste momento, que  os seus olhos se abriram  e eles  puderam vivenciarem  a alegria da ressurreição De Jesus,  tornando em seguida,  mensageiros da Boa Nova! Nesta  mesma hora, eles  fazem  o caminho de volta à comunidade  deles, contando a todos a bela experiência do encontro com o Cristo  Ressuscitado!
Estes dois  discípulos que demoraram tanto para reconhecer Jesus caminhando com eles, representam todos  os que   ainda não tem  uma fé  consistente, àquele  que  perdem a  esperança diante o primeiro  fracasso.
Que esta lentidão dos discípulos de Emaús,  não se repita conosco, que não sejamos cegos, lentos, para perceber a presença de Jesus em nossas vidas!
Busquemos sempre nos alimentar na fé, pois  é pela fé que enxergamos a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós!
A narrativa  do evangelho, nos desperta também, para a importância de buscarmos sempre um jeito novo de viver a fé, chama a nossa atenção para algo que hoje quase não praticamos nas nossas relações humanas: o ouvir o outro,  o caminhar com ele, o conhecer a sua história, seus sonhos, o reconhecer nele, a presença do próprio Cristo! Foi isto que Jesus fez ao caminhar com os discípulos de Emaús, Ele falou, ouviu...
Muitas vezes somos indiferentes ao outro, até mesmos dentro de nossas próprias casas, quantos filhos mal se falam com seus pais, quantos pais não reservam tempo para os filhos. Estamos sempre apressados e com isso, muitas vezes, não temos tempo para perceber no outro a presença do  Cristo Ressuscitado.
 A nossa missão nasce a partir do nosso encontro pessoal com o Cristo Vivo e cresce à medida do nosso envolvimento com Ele!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!





VÍDEO DA SEMANA

Conflitos que unem - Pe. Fábio de Melo




https://www.youtube.com/watch?v=WnI_YqsSULw&feature=em-subscription-upload





MOMENTO DE REFLEXÃO


Avestruz enterra a cabeça

Avestruz é uma ave, de origem africana, famosa por seu tamanho grande, pela sua velocidade ao correr e também por uma lenda que existe em torno dela.

Diz a lenda que, quando a avestruz vê o caçador, ou vê os cachorros correndo atrás dela, ela corre o máximo que pode. Se percebe que mesmo assim será apanhada, simplesmente enterra a cabeça na areia, ou esconde a cabeça em arbustos, a fim de não ver o perigo. Assim, o caçador pode chegar e pegá-la com as mãos, pois ela não o está vendo.

Há muitas pessoas que, consciente ou inconscientemente, têm esse comportando diante dos grandes problemas. É um mecanismo de defesa chamado fuga da realidade. Quando o perigo é muito grande, em vez de enfrentá-lo, a pessoa esconde-se dele, ou finge que se esconde. Deus nos dá graça, luz e forças para vencermos todos os perigos e obstáculos. O melhor, portanto, é encará-los de frente, e explorar as possibilidades de superá-los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário