Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 05/04/2017


Quarta-feira, 05 de abril de 2017


"Você quer ser feliz por um instante: vingue-se. Você quer ser feliz para sempre: perdoe."(Tertuliano)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 8,31-42


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Repare que dentro desse evangelho esta um dos versículos mais conhecidos pelas pessoas: “(…) CONHECERÃO A VERDADE, E A VERDADE OS LIBERTARÁ.
Esse evangelho deixa evidente a convicção de Jesus em realizar até o fim sua missão. Mesmo já sabendo do plano dos fariseus em mate-lo não perde o foco. A VERDADE o motiva a continuar. Qual é a verdade que buscamos ou queremos ouvir?
Trazemos nesse trecho do evangelho a situação do imediatismo a qual estamos acostumados. Quantos de nós buscamos apenas a verdade quando a água bate nas canelas (canelas, foi legal!)? Buscamos geralmente a Deus quando temos em mão ou no pensamento um pedido urgente para “amanhã”. O pedido, a pressa, a urgência e a o hábito de pedir nos faz deixar de ler o que antecede o versículo: “(…) SE VOCÊS CONTINUAREM A OBEDECER AOS MEUS ENSINAMENTOS, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Deus nos atende pelo amor que tem a sua criatura e também pela misericórdia em relação as nossas falhas e fragilidades, mas não podemos omitir o fato O buscarmos quando a coisa aperta!
Como no exemplo citado também nos esquecemos de buscar os “porquês” que levaram ao fato acontecer e se voltarmos para “lê-los”, descobriremos que Deus provavelmente já havia nos alertado, seja por sinais, pessoas ou por anjos! Anjos?
Sim, talvez não como o narrado na primeira leitura ou como o próprio Jesus tentando alertar os fariseus da grande besteira que estavam pensando em fazer,. É um fato: nós dificilmente ouvimos a verdade quando estamos cegos ou surdos pelo pecado.
“(…) O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, SENDO QUE AS PIORES SÃO AS NOSSAS TENDÊNCIAS AO MAL, AS NOSSAS IMATURIDADES E AS NOSSAS FRAQUEZAS, E SÃO PIORES PORQUE BROTAM NO NOSSO INTERIOR, NOS ENGANANDO, PORQUE PENSAMOS QUE ESTAMOS FAZENDO A NOSSA VONTADE QUANDO NA VERDADE ESTAMOS CEDENDO AOS NOSSOS DESEJOS, QUE NÃO NOS DEIXAM SER LIVRES. Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres“ (Reflexão proposta do site da CNBB)
Será que quero ouvir essa verdade?
Volte um pouco no tempo… Qual foi a ultima vez que perdeu a cabeça ou realmente se arrependeu de algo que não deveria ter feito? Volte um pouco mais… Deus já havia alertado? Se hoje estou prestes a largar tudo, fugir, abandonar tudo que construí, (…), por que não ouvir a verdade que Deus sussurra no seu ouvido pedindo justamente ao contrario?
O vento sopra forte e Deus lhe pede uma brisa; o mundo lhe sugere a fuga, mas Deus torce para que tomemos o caminho mais correto… Não esmoreça ou fuja da verdade que Deus lhe quer apresentar. Resistir talvez seja mais nobre e difícil que acreditar. Saiba que, se ouço e fico de pé, outros ganham coragem em também ouvir e tentar.
“(…) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! SEJA CONHECIDA DE TODOS OS HOMENS A VOSSA BONDADE. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É NOBRE, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, TUDO O QUE É VIRTUOSO E LOUVÁVEL, EIS O QUE DEVE OCUPAR VOSSOS PENSAMENTOS. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco”. (Filipenses 4, 4-9)
Talvez as frases “você não pode fazer nada”, “nada vai mudar”, “jogue a toalha”, “eu não agüento mais”, (…), tenham sido construídas por pessoas, filhos de Deus, que fecharam seus ouvidos e os olhos ao CONSELHO e desistido…
A verdade nos faz ser fortes e focados.
Mude esse paradigma! Acredite! Aceite! Procure! Mantenha o foco!
Um imenso abraço fraterno.







CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia.


1-Por incrível que pareça, apenas 15% das pessoas se arrependem das tatuagens que fazem.


2- Os hospitais psiquiátricos da Indonésia são os mais cruéis e precários do mundo.


3- Cerca de 2 pessoas registradas já foram mortas apenas porque desfizeram a amizade com alguém no Facebook.


4- O nosso Sol é apenas uma das 100.000.000.000 de estrelas que estão na Via Láctea.


5- Existem mais pessoas no mundo sofrendo de obesidade do que fome.


6- Pessoas de pele escura são menos propensas a ter câncer de pele.


7- Sempre que você estiver achando que dirige mal, lembre-se: em Ohio (1895), havia apenas 2 carros no estado inteiro e eles bateram.


8- Um grupo de chineses solteiros comprou todos os lugares ímpares de uma sala de cinema, no Dia dos Namorados, para não ver casais se sentando juntos.


9- Em Boston (EUA), se você ver um buraco no asfalto, tirar foto dele e enviar para a prefeitura, você receberá uma foto da equipe tapando o buraco.


10- Dentro de um iPhone, existem cerca de 75 elementos químicos, ou seja, ⅔ da tabela periódica.







MOMENTO DE REFLEXÃO


No começo do século 20, durante um congresso na Universidade de Berlin, um professor lançou um desafio ao auditório com a seguinte pergunta:
Criou Deus tudo o que existe?
Um aluno Respondeu, Convictamente:
Sim, ele criou...
Deus Criou realmente tudo o que existe?
Perguntou novamente o professor.
Sim Senhor, respondeu o Jovem.
O Professor contrapôs: Se Deus criou tudo que existe, então Deus criou o mal, Já que o mal existe! E se concordarmos que as nossas obras são o reflexo de nós próprios, então Deus é mal.
O jovem calou-se perante o argumento do mestre que, feliz, regozijava-se por ter provado, uma vez mais, que a fé era um mito.
Outro estudante levanta a mão e diz:
Posso fazer uma pergunta, Professor?
Claro que sim, respondeu ele.
O jovem fez uma curta pausa e perguntou:
Professor, o frio existe?
Mas que raio de pergunta é essa?...Lógico que existe, ou acaso nunca sentiste frio?
Responde o aluno: Na realidade, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio, na verdade é a ausência de calor. Todos os corpos ou objetos são passiveis de estudo quando possuem ou transmitem energia, o calor é o que faz os corpos tenham e transmitam energia.
O zero absoluto é a ausência total de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagirem, mas o frio não existe. Nós criamos esta definição para descrever de que maneira nos sentimos quando não temos calor.
E a escuridão, existe? Continuou o estudante.
O professor respondeu:
Existe
O estudante respondeu:
A escuridão tão pouco existe.
A escuridão, na realidade, é a ausência de luz.
A Luz podemo-la estudar,
A escuridão, não!
Através do prisma de Nichols, pode decompor-se a luz branca nas suas várias cores, com os diferentes comprimentos de onda.
A escuridão, não!
Como se pode saber quanto escuro está em determinado espaço?
Com base na quantidade de luz presente neste espaço.
A escuridão é uma definição utilizada pelo homem para descrever o que ocorre na ausência de luz.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
Professor, o mal existe?
E este respondeu: Como afirmei no inicio, vemos crimes e violência em todo o mundo.
Isto é o mal.
O aluno Respondeu:
O mal não existe, senhor, ou pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem. Em conformidade com os casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.


Deus não criou o mal.
... O mal é o resultado da ausência de Deus no coração dos seres humanos.
Tal e qual como acontece com o frio quando não há calor, ou com a escuridão quando não há luz.
O jovem foi aplaudido de pé, e o mestre, abanando a cabeça, permaneceu em silêncio...
O reitor da Universidade dirigiu-se ao jovem e perguntou-lhe:
Como te chamas?
Eu me chamo Albert Einstein...


Nenhum comentário:

Postar um comentário