Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 07/04/2017


Sexta-feira, 07 de abril de 2017


"A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes."[Albert Einstein]




EVANGELHO DE HOJE
Jo 10,31-42


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Creio que ao final de tudo o que fazemos ou despendíamos em prol da construção do reino de Deus deve se resumir em fazer que outros creiam e também conheçam a verdade que liberta.
Se isso for a síntese do que é ser um discípulo missionário devemos, portanto, ter em mente que se fizermos o que for possível, sem medir esforços para que aconteça, o Espírito Santo que habita em nós e que da testemunho que tudo isso é verdade, se manifestará e fará assim resplandecer Deus de nós para o irmão. Em outras palavras: Somente refletindo Jesus conseguiremos convencer da verdade. “(…) Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo: – ‘João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade’“.
Quando aceitamos o chamado trino (profeta, rei e sacerdote) em prol do irmão estamos cientes que estaremos pondo nossa “cara à tapa” para os julgamentos, acusações e também aos elogios das pessoas. É também um fato que passaremos a ser também tentados no limite das forças para que também o reneguemos três vezes ou mais. Teremos que enfrentar a nossa própria falta de fé, nossos questionamentos e pouca confiança ao não perceber ou receber de volta os testemunhos confirmando tudo o que aconteceu. Mas nada disso deve nos esmorecer. Não é motivo para se perder a fé.
“(…) As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-las”. (I Coríntios 10,13)
Toda essa fala inicial vem de encontro com a mensagem implícita no evangelho de hoje. Jesus sendo Deus e mesmo declarando abertamente essa divindade é ameaçado de apedrejamento. Se com Jesus isso foi possível, por que não acontecia o mesmo conosco? (Repare isso bem na primeira leitura ok?).
Vivemos hoje um tempo em que a falta de fé em alguns segmentos talvez seja ainda maior que no tempo de Jesus. Vemos jovens cada vez mais distantes de Deus e de suas famílias; cada vez mais pais temem exercer a paternidade ou a maternidade responsável e em virtude disso e de outros fatores quantos se voltam contra a igreja, contra a fé, contra Deus.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos convida a fazer “propaganda” do seu amor para que outros também ganhem a vida, mas essa missão como já falamos, só tem efeito se a pedagogia do amor de Jesus conseguir MUDAR A NÓS MESMOS. Não dá pra convencer ninguém se a própria pessoa não conseguir acreditar.
A proposta da CNBB é ter um coração aberto
“(…) Quando a gente não está com o coração aberto, não está disposto a acolher a palavra de Jesus, não querendo de fato assumir um compromisso de fé com Deus e com os irmãos, não buscando novos valores e não querendo uma constante mudança de vida para cada vez mais procurar uma união mais íntima e profunda com Deus, qualquer coisa torna-se motivo para a crítica e para a rejeição de Jesus. Assim aconteceu com os judeus, que não quiseram abandonar antigos valores para viver valores novos e mais plenos, sempre procuraram motivos para dizer que eles estavam certos e Jesus estava errado”.
Equivocamos-nos quando nos apegamos aos milagres e curas como “cabos eleitorais” de Deus, pois como o próprio texto nara, João Batista não operou milagres, mas tudo que falou de Jesus convenceu que era verdade. Lembre-se que leprosos foram curados e quantos voltaram?
Novamente enfatizo: Já que nossa missão é buscar quem se perdeu, ALGO PRIMEIRAMENTE DEVE MUDAR EM MIM. Preciso deixar essa posição cômoda que minha fé se encontra e abraçar o bem por opção. |Essa ação vale apena.
“(…) Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho. lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados”. (Tiago 5, 19-20)
Edifique, construa, cuide, agregue, projete, coordene, levante, (…). Gestos concretos atraem mais que apenas palavras.
Um imenso abraço fraterno.






CULINÁRIA


Baba de Mandioca com coco


INGREDIENTES

500 g de mandioca descascada e em cubos pequenos

500 g de açúcar

200 ml de leite de coco

200 g de coco ralado

 MODO DE PREPARO

1 - Numa panela com água e açúcar, cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Tire do fogo e bata com o mixer até que tome uma consistência de mingau (baba de mandioca). Coloque em um recipiente o leite de coco, salpique o coco ralado para fazer uma "cama".

2 - Coloque a baba de mandioca e finalize com coco ralado fresco.



Guirlanda de Pavlova


INGREDIENTES

3 claras em temperatura ambiente (120g)
1 colher (chá) de vinagre branco
130 g de açúcar de confeiteiro (1 xícara de chá)
1 colher (chá) de amido de milho

CREME DE CONFEITEIRO

3 gemas peneiradas (60 g)
50 g de açúcar (¼ xícara de chá)
15 g de amido de milho (2 colheres de sopa)
15 g de farinha de trigo (1 ½ colher de sopa)
360 ml de leite fervente (1 ¼ xícara de chá) aromatizado com essência de baunilha a gosto
5 g de manteiga sem sal (½ colher de sopa)
Frutas vermelhas e flores comestíveis a gosto



 MODO DE PREPARO

Coloque numa batedeira 3 claras em temperatura ambiente e bata por 2 minutos.
Adicione 1 colher (chá) de vinagre branco, diminua a velocidade e junte 130 g de açúcar de confeiteiro, aos poucos, sem parar de bater.
Em seguida, adicione 1 colher (chá) de amido de milho e bata por mais 1 minuto.
Coloque o creme num saco de confeiteiro e numa assadeira forrada com papel manteiga,
Modele discos um ao lado do outro, formando um circulo ou guirlanda (com +/- 25 cm de diâmetro).
Com as costas de uma colher faça uma pequena depressão em cada disco.
Leve para assar em forno baixo preaquecido a 120°C por +/- 40 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.
Desenforme e preencha cada disco com o creme de confeiteiro.
Decore com frutas frescas (morango, cereja, flores comestíveis) e sirva em seguida.


CREME DE CONFEITEIRO

Numa tigela coloque 3 gemas peneiradas, 50 g de açúcar, 15 g de amido de milho, 15 g de farinha de trigo e com um batedor de arame bata até obter um creme claro. Reserve.
Lentamente despeje 360 ml de leite fervente com essência de baunilha a gosto sobre a mistura de gemas, mexendo sempre.
Transfira o creme para uma panela e deixe no fogo baixo até engrossar (+/- 5 minutos).
Apague o fogo, adicione 5 g de manteiga sem sal, misture até derreter a manteiga.
Despeje o creme num refratário, cubra com um plástico para não formar uma película na superfície e deixe amornar.
Utilize em seguida.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Um jumentinho voltando para sua casa todo contente, fala para sua mãe:
- Fui a uma cidade e quando lá cheguei fui aplaudido, a multidão gritava alegre, estendia seus mantos pelo chão... Todos estavam contentes com minha presença.
Sua mãe questionou se ele estava só e o burrinho disse:
-Não, estava levando um homem com o nome de Jesus.
Então sua mãe falou:
-Filho, volte a essa cidade, mas agora sozinho.
Então o burrinho respondeu:
- Quando eu tiver uma oportunidade, voltarei lá...
Quando retornou a essa cidade sozinho, todos que passavam por ele fizeram o inverso, maltratavam, xingavam e até mesmo batiam nele.
Voltando para sua casa, disse para sua mãe:
- Estou triste, pois nada aconteceu comigo. Nem palmas, nem mantos, nem honra... Só apanhei, fui xingado e maltratado. Eles não me reconheceram, mamãe...
Indignado o burrinho disse a sua mãe:
- Porque isso aconteceu comigo?
Sua mãe respondeu:
- Meu filho querido, você sem JESUS é só um jumento ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário