Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 19/04/2017


Quarta-feira, 19 de abril de 2017


“Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor“


EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,13-35


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Co­mo sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Tudo indica que um dos discípulos de Emaús (Cleófas) era o pai de Judas Tadeu e Tiago, ambos apóstolos. O que impedia, segundo estudos recentes, o próprio tio de Jesus de reconhecê-lo pelo caminho? E a nós? O que nos impede ainda de ver a Jesus ressuscitado?
Tristeza, a falta de fé, a descrença, o orgulho, a vaidade, o desamor, a perca da esperança, a decepção, a ansiedade, a urgência, (…) nos cobrem os olhos a graça da presença de Jesus em nosso meio. “(…) Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, MAS ALGUMA COISA NÃO DEIXOU QUE ELES O RECONHECESSEM”. Em virtude disso, e de outros fatores, deixamos de ver Deus a nos cercar e também de vê-lo no irmão ao nosso lado.
Algo brotou nessa reflexão: O quanto sou igreja? Consigo ver no irmão de outra pastoral ou movimento a face de Jesus? Consigo ver no irmão que perambula pela rua a imagem do seu Senhor? Sou igreja ou uma identidade? Parecem perguntas desconexas, mas tem muito haver com a reflexão.
Alguns movimentos e pastorais sucumbem ou sofrem por falta de humildade ou de apoio. Muitos, como os discípulos de Emaus, andam com o Senhor, mas não o reconhecem, pois esquecem que são igreja quando se apegam a uma identidade pastoral para justificar suas faltas com a igreja como um todo. “Batem no peito” o nome do seu grupo ou movimento, esquecendo o principal: VER JESUS, A PRÓPRIA CABEÇA DA IGREJA.
Essa cegueira (ou seria miopia) que fez sucumbir a teologia da libertação, que apesar de ser muito preciosa e bem fundamentada, agarrou-se ao partidarismo político abandonando a oração e consequentemente a Jesus. Essa cegueira, como dos discípulos de Emaús, tem sinais bem clássicos:
Marcam reuniões nos horários de missas e celebrações, não participam e tão pouco ajudam nas festas comunitárias; não acatam ou aceitam regras de horários; nas missas esquecem da liturgia, não ajudam na campanha da fraternidade, no natal, no advento; não fazem ações sociais; mas no quesito “CRÍTICA”, são imbatíveis! (risos).
Quando limito propositalmente meu olhar esqueço paulatinamente os propósitos de Cristo. Quando vejo que precisam do meu serviço, da minha ajuda, da minha atenção, mas limito a ajudar os meus, grandemente me equivoco.
Veja na primeira leitura. Se Pedro fingisse não ver o problema do coxo, não teria compreendido o quanto Deus habitava em seu coração
“(…) Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: ‘Olha para nós!’ 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse:’Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,levanta-te e anda!’”. (Atos 3, 3-6)
Esse evangelho nos apresenta um alerta: MESMO CAMINHANDO COM JESUS, SENDO SEU PRÓXIMO, ESTUDANDO SUA PALAVRA, SEM A DIVINA SENSIBILIDADE E A DOCILIDADE EM OUVIR, NÃO CONSEGUIREMOS RECONHECÊ-LO.
Preciso rever minhas falas e meus conceitos sobre ser igreja. Será que ficar só numa sala rezando é ser igreja? Será que fazer uma ação social sem rezar é ser igreja? Em ambos os casos, é e não é! Frei Faustino Paludo (referencia em liturgia da CNBB) certa vez disse que receber a eucaristia sem meditar a consequência do nosso pecado “como” e “na” comunidade torna nossa comunhão incompleta. “Sou santo”, mas não me misturo; vou à igreja todos os dias, mas não mudo minha forma de lidar com as pessoas… É preciso rever isso!
Ainda estamos vivendo a páscoa, a espera de Pentecostes, mas não podemos esquecer nossos dons, o que aprendemos, por medo ou preciosismo.
Sim, parece utopia, mas busquemos completar o gesto eucarístico de cada dia com ações, a começar enxergando o que minha comunidade igreja precisa.
Para terminar deixo a reflexão proposta pela CNBB
“(…) Este trecho nos mostra todas as etapas do trabalho evangelizador. Inicialmente, as pessoas estão caminhando em comunidade. NINGUÉM CAMINHA VERDADEIRAMENTE QUANDO ESTÁ SOZINHO. Jesus é o verdadeiro evangelizador, que entra na caminhada das pessoas, caminha com elas. DURANTE A CAMINHADA, FAZ SEUS CORAÇÕES ARDEREM, PORQUE DESPERTA NELES O AMOR, PERMANECE COM ELES, FORMANDO UMA NOVA COMUNIDADE, E SE DÁ VERDADEIRAMENTE A CONHECER QUANDO AS PESSOAS DÃO RESPOSTAS CONCRETAS AOS APELOS DO AMOR, fazendo com que elas sejam novas testemunhas da ressurreição”. (CNBB)
Um imenso abraço fraterno.






CURIOSIDADES


Como os 13 piores ditadores do mundo morreram?


Ditador era o título de um magistrado da Roma Antiga apontado pelo senado romano para governar o estado em tempo de emergências. No sentido moderno, refere-se a um governante absolutista ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado. Todo mundo conhece alguns ditadores cruéis da história, certo? Mas pouca gente sabe como foi a morte dos maiores ditadores da história. Falando em ditadores, vocês já viram a nossa matéria que mostra os ditadores mais cruéis que Hitler?

Tendo isso em mente, nós resolvemos ir atrás de como morreram os ditadores mais cruéis da história, alguns morreram de uma forma tranquila, outros morreram de uma forma tão cruel como eles foram. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria que mostra como morreram os 13 maiores ditadores do mundo:

1 – Joseph Stalin, Rússia (1878-1953)

No dia 5 de março de 1953, Josef Vissarionovitch Djugashvíli, ou simplesmente Stalin, morreu em sua datcha (casa de campo) aos arredores de Moscou, vítima de uma hemorragia cerebral.

2 – Benito Mussolini, Itália (1883-1945)

O ex-todo-poderoso Benito Mussolini morreu fuzilado pelos próprios italianos no dia 28 de abril de 1945, e teve seu corpo pendurado de cabeça para baixo para exibição pública e confirmação de sua morte.

3 – Adolf Hitler, Alemanha (1889-1945)

No dia 30 de abril de 1945, Adolf Hitler e Eva Braun cometeram suicídio em Berlim – ele com um tiro na cabeça e ela com uma cápsula de cianureto. Depois, seus corpos foram queimados com gasolina. É claro que existem boatos de que Hitler fugiu e foi viver em outros lugares, mas isso nunca foi confirmado.

4 – Francisco Franco, Espanha (1892-1975)

No dia 20 de novembro de 1975, aos 82 anos, morreu em Madri Francisco Franco Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco. O ditador morreu por declínio de saúde e mal de Parkinson.

5 – Mao Zedong, China (1893-1976)

Mao Zedong morrem no ano de 1975 de declínio da saúde e possível esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig).


6 – Francois “Papa Doc” Duvalier, Haiti (1907-1971)

François Duvalier, conhecido como Papa Doc, foi médico, etnólogo e ex-ditador do Haiti. O ditador morreu em 1971 e diabetes e doenças cardíacas.

7 – Kim Il-Sung, Coreia do Norte (1912-1994)

Kim Il Sung, dirigente comunista da Coreia do Norte desde 1948, faleceu em 8 de julho de 1994, vítima de um ataque cardíaco.

8 – Augusto Pinochet, Chile (1915-2006)

O ex-ditador chileno entre 1973 e 1990, Augusto Pinochet, morreu aos 91 anos, no Hospital Militar de Santiago. Pinochet havia sido internado às pressas após sofrer um ataque cardíaco, e morreu de insuficiência cardíaca e edema pulmonar.

9 – Nicolae Ceausescu, Romênia (1918-1989)

Nicolae Ceauşescu, foi um líder comunista, presidente da Romênia socialista de 1965 até à sua execução em 1989, na sequência da Revolução Romena. Nicolae foi executado por um pelotão de fuzilamento.

10 – Idi Amin, Uganda (1925-2003)

Idi Amin Dada, considerado um dos dirigente mais sanguinários da história da África, morreu com 78 anos no hospital do reu Faysal em Jeddah, na Arábia Saudita, de falência múltipla de órgãos.

11 – Saddam Hussein, Iraque (1937-2006)

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, de 69 anos, foi enforcado, considerado culpado de crimes contra a humanidade.

12 – Moammar Gaddhafi, Líbia (1942-2011)

Muammar Abu Minyar al-Gaddafi foi um militar, político, ideólogo e ditador líbio, sendo o chefe de estado do seu país entre 1969 e 2011. Ele foi capturado, espancado e morto por rebeldes.

13 – Kim Jong-Il, Coreia do Norte (1941 ou 1942-2011)

O ditador, que na época tinha 69 anos, já tinha sofrido um derrame em 2008, e morreu no ano de 2011 vítima de um ataque cardíaco.
E aí, caros amigos, já sabiam como todos esses ditadores tinham morrido? Faltou algum? Comentem!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Já parou para pensar e analisar seus sentidos?
O que é que realmente te move?
Você caminha para algum lugar, ou é empurrado pela "massa" que vai pegar o trem?
Você realmente tem sonhos e desejos, ou simplesmente repete uma velha fórmula.
Aquela que você jura que é a melhor para você.
Por exemplo, tem gente que acredita piamente, que só será feliz quando encontrar o "amor da sua vida", e esse amor, é uma pessoa idealizada, pintada em 7 cores celestiais, tudo perfeito.
Mas nada na vida é perfeito...
Esses sonhos lembram aqueles apartamentos decorados, aqueles que você vai ver no estande de vendas.
Tudo arrumadinho, sem pó, sem gordura...
Não tem criança, não tem cachorro...
Não tem um bife na chapa soltando gordura pra todo lado...
Não tem gente usando o banheiro, soltando pum... (Jesus!)
Tudo é "fake", falso, como esse amor que muitos sonham.
A realidade é bem diferente.
Por isso, siga o seu instinto...ele aponta caminhos.
Ele revela que nem tudo e nem todos são confiáveis.
Quantas vezes seu instinto disse não e você, na cara de pau, disse sim e quebrou a cara.
Quantas vezes ouviu aquela vozinha dizendo vá por aqui, e você, que as vezes é uma mula teimosa, foi por ali, e ali estava o seu "problema".
E lá dentro, o instinto, a sua consciência dizia:
- Não te avisei!
Pare de dar murros em pontas de facas afiadas!
Chega de fazer besteiras e mais besteiras.
De querer cuidar de quem não se cuida.
De querer beijar quem não quer os seus beijos.
De trabalhar onde não te valorizam.
De entregar o corpo e alma pelo que não vale nem a roupa.
Ouça o seu instinto que diz que você não é "os outros", não dá para se comparar, não dá para inventar.
O instinto é o seu amigo que diz, que você precisa se amar, acreditar em você.
Seguir pela estrada de pedras espalhando sementes de girassóis, assim, na volta, tudo será belo e florido.
Fruto do seu trabalho, da sua maneira de ver o mundo.
O mundo é belo e você também!


Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário