Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 24/02/2017


Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


“Nossas escolhas são opcionais, o retorno delas são consequências.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,1-12


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fari­seus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fari­seus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moi­sés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Uma realidade dura e sensível ao toque. Como assim? Falar, comentar, tecer linhas sobre o matrimônio e sobre o divórcio geram apreensão, mas é preciso falar sobre eles.
O casamento ainda é muito procurado, mas devemos investir mais no matrimônio. Não é a mesma coisa? Não! O casamento é o ritual e o matrimônio é o sacramento. Muitos irmãos fazem e investem em grandiosos rituais e muito pouco no sacramento.
O matrimonio é um “contrato” de amor entre duas pessoas cuja amizade e o amor entre eles os elevam a mais que simples amigos ou namorados: “(…) Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”. Uma amizade, que aos poucos se transforma em cumplicidade, parceria, um complemento, um tesouro… Reparemos o que diz a primeira leitura:
“(…) Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar. Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. Quando fores bem sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença. Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo”. (Eclesiástico 6, 7-17)
O parceiro, o cônjuge, vai além da amizade e quando isso acontece buscam selar esse voto através do matrimônio e talvez seja essa o grande “X” da questão: Os casais hoje procuram realmente o matrimônio, a cumplicidade, a amizade ou as fotos da celebração, da festa, da lua de mel, morar juntos? Porque ainda vemos pessoas incentivando jovens de 15 e 16 anos a “casar”? Por que ainda vemos pais “empurrando” suas filhas, escolhendo parceiros (as) que tenham poder aquisitivo em detrimento ao caráter? Por que ainda vemos pessoas “tentando” resolver um assunto casando seus filhos?
Estranho dizer isso, mas o que acabei de citar é passível de nulidade, mas nem tudo que vemos poderá ser desfeito. Um casal que ao tentar todos os meios não viu outra solução a não ser se respeitar vivendo longe um do outro, deve entender que o ritual pode ser apagado ou deletado do HD, mas o sacramento ainda vive.
Um homem longe de sua esposa, uma esposa longe do seu marido: é assim que a igreja os vê, portanto não os vê como pagãos e sim como filhos de Deus, pois acima de tudo são batizados e por Ele muito amados e se mesmo longe preservam cristo como seus nortes, mesmo não alimentando a esperança de uma reconciliação, devem perseverar na fé e pelos frutos que surgiram.
“(…) A respeito dos cristãos que vivem nesta situação E GERALMENTE CONSERVAM A FÉ e desejam educar cristãmente seus filhos, os sacerdotes e toda a comunidade devem dar prova de uma solicitude atenta, a fim de NÃO SE CONSIDERAREM SEPARADOS DA IGREJA, pois, como batizados, podem e devem participar da vida da Igreja: Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a freqüentar o sacrifício da missa, a perseverar na oração, a dar sua contribuição às obras de caridade e às iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorar, dia a dia, a graça de Deus” (CIC  §1652)
Devemos investir mais na formação dos jovens, pois o curso de noivos não vai ajudar a aumentar a amizade e o respeito entre eles; o padre não tem como adivinhar se os motivos que levaram os nubentes ao altar são recheados de amor ou “fogo de palha”
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA

Bolovo de carne


INGREDIENTES

1 ovo levemente batido
50 ml de leite (1/4 xícara de chá)
30 g de farinha de rosca (4 colheres de sopa)
1⁄2 kg de carne moída
Salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
16 ovos de codorna em temperatura ambiente
150 g de farinha de rosca (1+ 2/3 xícara de chá)

 MODO DE PREPARO

Em uma tigela coloque 1 ovos levemente batidos 50 ml de leite, 30 g de farinha de rosca, misture bem e deixe descansar por 15 minutos. Reserve.

Junte à mistura reservada acima ½ kg de carne moída, salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture bem e reserve.

Em uma panela com água fervente coloque 16 ovos de codorna em temperatura ambiente e cozinhe por 2 minutos.
Com cuidado retire os ovos de codorna com ajuda de uma escumadeira e coloque em uma tigela com água gelada.

Com cuidado pegue porções da massa e recheie com 1 ovo de codorna cozido, modele no formato de um bolinho e reserve.

Repita essa operação até acabar toda a massa de carne moída.

Passe os bolovos em 150 g de farinha de rosca e frite em óleo não muito quente (160 ºC). Sirva em seguida.



Costela na Pressão com Flor de Cebola


INGREDIENTES

1 colher (chá) de alho picado
2 colheres (chá) de sal
1⁄2 colher (chá) de pimenta calabresa
Tomilho debulhado a gosto
1 xícara (chá) de suco de laranja (240 ml)
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
1⁄4 xícara (chá) de molho shoyu (60 ml)
1 Kg de costelinha suína limpa e cortada em ripas
2 colheres (sopa) de mel


FLOR DE CEBOLA

2 cebolas roxas descascadas
2 cebolas brancas descascadas
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto



 MODO DE PREPARO

Em um pilão macere 1 colher (chá) de alho, 2 colheres (chá) de sal, ½ colher (chá) de pimenta calabresa, tomilho debulhado a gosto.
Em seguida, transfira para uma tigela, adicione 1 xícara (chá) de suco de laranja, 3 colheres (sopa) de extrato de tomate, ¼ xícara (chá) de molho shoyu e misture.
Regue esta mistura sobre 1 kg de costelinha suína limpa e cortada em ripas e deixe marinar por +/- 4 horas.
Em uma panela de pressão em fogo médio coloque 2 colheres (sopa) de mel, as costelinhas temperadas com a marinada, misture, tampe a panela e após pegar pressão conte 20 minutos.
Depois deste tempo, desligue o fogo, retire a pressão da panela, abra-a, misture e volte ao fogo alto por mais 5 minutos para reduzir o molho. Sirva em seguida com a flor de cebola.
Dica: para fazer na panela comum, cozinhe em fogo médio por 3 horas, adicionando aos poucos 4 xícaras (chá) de água.

FLOR DE CEBOLA

Com uma faca faça 8 cortes transversais em cada cebola sem chegar até o final deixando as pétalas presas pelo bulbo.
Coloque as cebolas num saco plástico com 3 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture e deixe marinando por uns 15 minutos.
Retire as cebolas do saco plástico, coloque num refratário com o bulbo para cima, regue a marinada, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno alto preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos.
Retire do forno e sirva em seguida com o bulbo para baixo.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Aristóteles, o grande filósofo da antiguidade, devido à sua sabedoria e comportamento austero, era muito admirado pela sociedade. Seus alunos procuravam imitá-lo, especialmente no seu desapego dos bens materiais.

Mas Aristóteles tinha um costume que deixava todos perplexos: Gostava de visitar o mercado da sua cidade. Ele ficava andando entre as gôndolas e contemplando os diversos produtos.

Um dia, um aluno seu o viu no mercado, teve coragem, aproximou-se dele e perguntou:
- Por que o senhor vem tanto aqui? Ele respondeu:
- Para ver de quanta coisa o homem não precisa para ser feliz.

Imagine se ele visitasse um dos nossos shoppings! 90% das mercadorias ali expostas são supérfluas. A sede de possuir bens é insaciável. Quanto mais tem mais quer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário