Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/02/2017


Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017


“A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre.” (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 7,14-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem falávamos da quantidade de justificativas que damos ao invés de ouvirmos ou assumirmos nossas falhas e esse evangelho de hoje trás uma dura e profunda conclusão do que começamos a conversar ontem: reconhecer nossa covardia!
Sugiro a releitura da sagrada escritura para podermos conceber a natureza e o poder da exortação de suas palavras. Notaremos que elas resumem aquilo que mais tentamos ocultar: QUE TEMOS MUITA “CULPA NO CARTÓRIO” SOBRE NOSSOS ATOS. “(…) Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências”.
A vontade de prevalecer sobre as situações que provocamos ou que não temos domínio coloca-nos de frente com um profundo dilema: AMADURECER E RECONHECER OU JUSTIFICAR E PROCURAR ALGUÉM QUE RECEBA A CULPA. É dessa covardia que falo
Nenhum de nós têm tratamento diferente perante o Pai e tão pouco, são marcadas por ele por seus erros, mas sim pela vontade insistente que querer entender sua vontade. Preocupamos-nos demais com coisas que às vezes são tão passageiras nos esquecendo assim daquilo que pode durar para sempre como os gestos. Rezamos, louvamos, fazemos novenas e preces, mas de fato pedimos nessas preces a coisa certa?
Muitas vezes nossos louvores e suplicas conseguem tocar ao céu e ai de fato somos agraciados por Ele com um milagre, uma cura, uma benção (…), mas o que muda em mim como pessoa após tão profundo contato com o Senhor? Sentamos, ajoelhamos, nos prostramos obstinados a trazer o Senhor a nossa causa, mas não o convidamos a ficar em nossa companhia. Como estava escrito ontem: “(…) Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus.”
Ano passado discutíamos numa reunião de liturgia o quanto as pessoas perderam ou abandonaram pelo caminho a essência da quaresma, do santo, do sagrado. Valorizamos o quanto conseguimos ficar sem comer carne, mas não o quanto estou disposto a mudar. As pessoas cada vez menos se entregam a compromissos (principalmente de mudança pessoal) e sim a realizações de objetivos pessoais, que geralmente não passam de necessidades pequenas.
Vejo e acompanho pessoas indo em “igrejas” que prometem a salvação e milagres extraordinários pagando valores que variam de R$ 50 a R$ 100 Reais para que alguém reze por ele e consiga pagar uma dívida impagável no banco; pagam para ver “milagres” sem compromisso e sem fé; buscam um deus comercial de realizações de quimera e que “ama” fazer suas ações ao vivo pela TV. E o mais chato é que muitos desejam copiar esses modelos em seus grupos, movimentos e em suas vidas…
Milagres extraordinários custam a acontecer talvez por nos tornamos iguais aos fariseus e aos discípulos: justificativas e covardias
Padre Joãozinho muito sabiamente afirma sobre algumas situações não dá para “lutar com as mesmas armas”; nosso trabalho de evangelizador não é comercio ou uma lojinha de shopping que “vence” a “concorrência” por promoções melhores e longos pagamentos. Jesus nunca disse que seria fácil a vida dos seus seguidores; o convite era ser pescador de homens e não comerciantes da graça.
Mas para que tudo isso mude eu preciso mudar minha concepção sobre as pessoas. Preciso assumir meus erros e de fato corrigi-los. Preciso buscar a santidade de pensamentos principalmente quanto aos pré-julgamentos que afastam meu irmão da graça de Deus
“(…) Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas, mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo. Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos” (Atos 10, 34-36)
Um imenso abraço fraterno.








CURIOSIDADES

Fatos que você desconhecia


1-Por incrível que pareça, o ator que interpreta o Stifler em “American Pie” (Seann William Scott) é extremamente tímido e sempre fica nervoso perto de mulheres. Ele teve a sua primeira namorada somente aos 30 anos.


2- Segundo um estudo genético, pessoas com olhos azuis tendem a ter uma tolerância maior ao álcool.


3- A Tailândia quer fazer os motoristas bêbados pararem de dirigir através do trauma. Os infratores constantes serão obrigados a trabalhar em um necrotério para verem o destino das vítimas de trânsito.


4- 3 dias após a morte, as enzimas que estavam digerindo sua comida, agora digerem você.


5- Um garoto de 10 anos chamado Willie Myrick foi salvo pela música gospel. Após ser sequestrado, ele passou 3 horas cantando a música “Every Praise” sem parar até o sequestrador o expulsar do carro. Mais tarde, ele acabou se encontrando com a cantora Hezekiah Walker e eles fizeram um dueto na mesma canção que poupou sua vida.


6- O centro da Via Láctea tem gosto de framboesa e cheira a rum. Os astrônomos que pesquisaram a grande nuvem de poeira no meio da galáxia descobriram isso a partir da fórmula química do objeto estudado.


7- Quando escutamos a nossa música favorita, o nosso corpo libera dopamina, resultando em arrepios e calafrios. Quanto mais apego tivermos à canção, mais dopamina será liberada.


8- William Thomas Stead era um escritor de histórias sobrenaturais que escreveu um conto sobre um navio que afundaria tragicamente. Ele foi uma das vítimas do Titanic.


9- Em termos botânicos, na verdade, a banana é uma erva gigante e o tomate é um fruto.


10- Um estudo, feito pela Psychological Science, mostrou que o Tylenol pode inibir as suas emoções. Apesar de ser algo bem sutil, o medicamento pode sim deixar você um pouco indiferente.







MOMENTO DE REFLEXÃO


A mente e o corpo são inter-relacionados e dependentes um do outro. Portanto, quando uma pessoa está enferma, também está mentalmente abaixo do normal.
A pessoa que atravessa a fase depressiva de seu ciclo de humor deve guardar segredo desse fato, pois se comentar seus sentimentos, apenas o intensifica.
Foi o que aconteceu com minha amiga, que - por não saber controlar seus ciúmes - acabou envenenando o seu relacionamento amoroso!
Ela era casada pela primeira vez, porém ele já vinha de outro casamento.
Eles amavam-se como adolescentes e, embora já tivessem filhos, ainda se comportavam como os casais de namorados, especialmente quando iam ao cinema; aliás, nem sei por que iam, pois não assistiam ao filme, ficavam naquele amasso o tempo todo; digo não o que me contaram, mas o que vi com meus próprios olhos.
Um dia, sua irmã apareceu em sua casa, para passar alguns dias.
Tudo ia bem, até que minha amiga achou de acusar o marido de ficar olhando para as pernas da irmã dela, quando estavam na sala vendo TV.
Ele estava inocente, portanto, defendeu-se; contudo, ela não acreditou e ainda salientou o fato de que só porque a irmã, tinha pernas bonitas, ele não tinha olhos para mais nada a não ser para as belas pernas da irmã!
Resumindo: até a primeira acusação, o marido era inocente. Porém, a esposa bateu tanto naquela tecla, que ele acabou prestando atenção realmente nas pernas da outra... E não deu outra! Acabou tendo um caso com a cunhada.
Observem como tudo começou!
Do nada! Pois não havia nada ainda até as crises de ciúmes.
Alguém observou, com muita propriedade, que cada indivíduo é como um pequeno imã que atrai o ponteiro de uma bússola.
Pode-se mover a bússola ao redor do imã em qualquer direção e sempre o ponteiro indicará o imã.
Como um dia de primavera pode nublar-se a qualquer momento, fiquemos atentos às reações dos nossos sentimentos, especialmente se o que está imperando for o ciúme, porque, sem dúvida alguma, esse veneno é    . . .um veneno que mata.

Irani Genaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário