Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 25/02/2017


Sábado, 25 de fevereiro de 2017


“Lembre-se, hoje é o amanhã com que ontem você se preocupava.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,13-16


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Helena Serpa



Tomando a criança como modelo Jesus nos mostra, neste Evangelho, como nós poderemos nos deixar moldar como um vaso nas mãos do oleiro, a fim de fazer com que o reino de Deus aconteça na nossa vida. Assim, sendo, Ele nos revela que a criança deve ser nosso modelo, não na infantilidade, na criancice, mas na entrega, na espera, no abandono e na confiança. Ser como criança é ser pequenino, dependente, confiante, simples, transparente, inocente, espontâneo, dócil e entregue nas mãos daqueles que a conduzem. Quando nós temos a experiência de nos deixarmos à disposição da vontade do Pai a qual se expressa através da Sua Palavra, nós acolhemos todos os atributos que são próprios de uma criança. O reino de Deus é um estado de espírito, é um modo de viver em harmonia com o pensamento de Deus. Por essa razão, a nossa intelectualidade e o nosso querer ser muito esperto (a ) e inteligente aos olhos do mundo, barram a nossa disposição de acolher a grande graça de pertencer ao reino dos céus. Portanto, o reino de Deus é dos que se fazem como crianças, por isso, se deixam tocar e ser conduzidos por Jesus e não duvidam, não desconfiam, mas dependem da Sua condução. Entrar no reino de Deus é deixar-se tocar e ser conduzido por Jesus como uma criancinha que não duvida, mas confia e depende totalmente Dele e não precisa mais fazer perguntas, porque já o experimenta. – Você já conseguiu experimentar esse “estado de espírito”? - Como você definiria o reino de Deus que acontece em você? – Você aceita tornar-se como criança para possuir o reino dos céus? – Você se acha muito maduro (a) para isso?

Helena Serpa







CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida



01. Limpar arranjo de flores: arranjos de flores secas podem não precisar serem regados, mas ainda precisam de cuidados! Com a exposição, é comum que os arranjos acumulem poeira. Para limpá-los, ferva água o suficiente para cobrir as flores e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água usado. Deixe as flores de molho por até 15 minutos e depois deixe-as secar ao ar livre.

02. Lavar paredes: o truque aqui está em como começar. Lavar paredes se torna mais fácil começando de baixo para cima do que o contrário – afinal, a bagunça ao limpar os pingos na superfície que já está limpa é bem menor.

03. Remover mancha de caneta do sofá: até o menos desastrado dos seres humanos pode acabar manchando com a caneta o que não deveria ser riscado. Para remover riscos de tinta de um estofado de tecido, basta aplicar vinagre branco de álcool em uma esponja e esfregar até sair.

04. Higienizar esponja de louça: o processo de higienização das esponjas é importante para eliminar bactérias e germes que se acumulam com o uso. Coloque uma colher de água sanitária em um litro d’água e deixe a esponja de molho por três minutos. Depois, é só enxaguar e deixá-la secar.


05. Hidratar o couro: começou a fazer frio e você vai tirar a jaqueta de couro do armário? Depois de muito tempo guardada, você pode hidratar o couro para que a peça fique renovada. Em um pano úmido, pingue gotas de vaselina líquida ou óleo de amêndoas doces e esfregue na peça toda. Após dez minutos, termine o processo passando um pano branco seco.

06. Acelerar a secagem da roupa: essa é uma boa dica para quem deseja ainda mais rapidez na hora de centrifugar as roupas. Coloque na centrífuga, junto com as peças molhadas, uma toalha seca. A toalha absorverá um pouco da água e as roupas sairão da máquina bem mais secas.

07. Remover manchas de desodorante: ah, a pressa! Nada mais comum que vestir a blusa antes do desodorante secar e ganhar de brinde uma mancha esbranquiçada na peça. Para se livrar dela rapidamente, basta esfregar uma esponja seca na mancha.

08. Passar roupas de couro: embora tenha um visual mais pesado, as peças de couro são bastante delicadas na hora de passar. É importante não usar ferro a vapor e ajustar a temperatura para menos de 80°. Para proteger a peça, coloque um pano claro sobre o couro e só passe o ferro com o pano servindo como intermediário.

09. Secar roupas de linha no varal: já ficou sem saber o que fazer para secar uma blusa de linha sem esticar toda a peça? Retire o excesso de água com uma toalha e, em seguida, passe uma meia-calça pelas mangas da blusa. Prendendo as meias ao invés das mangas no varal, sua blusa está segura de deformações!

10. Remover o odor das meias: se você já lavou meias e elas continuaram com um cheirinho desagradável, está na hora de exterminar as bactérias do tecido. Para isso, deixe-as de molho em uma mistura de água e vodka (sim, vodka!) por cerca de 30 minutos.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Escondida entre as montanhas, existia uma aldeia. A dois km dela havia um entroncamento de três estradas. Na primeira, estava uma placa com a palavra: “Vila” e uma flecha. Na segunda também havia uma placa com a flecha e a palavra: “Mar”. Na terceira estrada, a placa trazia apenas as palavras: “Para lugar nenhum”.

As pessoas só viajavam pelas duas primeiras estradas. Ninguém ousava seguir aquela que levava a “lugar nenhum”.

Jane, uma menina da aldeia, não se cansava de perguntar para onde ia aquela estrada, mas recebia sempre a mesma resposta: “A lugar nenhum”. Jane pensava com seus botões: Se há uma estrada, ela deve levar a um lugar onde moram pessoas.

Um dia, a menina fugiu da aldeia e pegou aquela estrava. Andou várias horas. Atravessou colinas, vales, riachos e belas cachoeiras. E continuava em frente.

Até que avistou um cão e disse a si mesma: Se há um cachorro, deve haver uma casa ou pelo menos alguém por perto. Com um misto de medo e curiosidade, pôs-se a seguir o cachorro. Ele a conduziu por um caminho que dava numa casa escondida no meio de um bosque frondoso. Uma senhora idosa morava na casa. Ela disse a Jane:

“Entre na minha casa. Ela é bonita e cheia de tesouros. Esperei durante muitos anos para que alguém viesse visitar-me.” Mostrou a Jane a sua casa repleta de tesouros e disse:
- Você pode levar o que quiser. É o agradecimento por ter me visitado.

Carregada de ouro e joias, Jane se despediu da boa senhora. O cachorro a conduziu de volta à estrada e ela voltou à aldeia.

Nesse meio tempo, os aldeões ficaram preocupados com Jane, convencidos de que algo terrível lhe teria acontecido. Por isso ficaram surpresos ao vê-la carregando aqueles tesouros. A menina contou-lhes o que acontecera.

Ávidos de ganhar algum tesouro, os aldeões viajaram pela estrada “que não leva a lugar nenhum”. Caminharam durante dias e noites, mas não chegaram a lugar nenhum. Não encontraram o cachorro, nem a casa, nem a velhinha. E voltaram desapontados.

Acusaram Jane de tê-los enganado. Ela balançou a cabeça e disse calmamente:
- Eu não fui em busca de tesouros mas de pessoas. Por isso que ganhei este tesouro.

Quem vai ao encontro do próximo, sempre encontra um tesouro, pois o ser humano trás uma riqueza quase infinita. “Que coisa é o homem, para dele te lembrares, que é o ser humano, para o visitares? Tu o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e honra o coroaste” (Sm 8,5-6).

(Fonte: Peter Ribes, sj)




Nenhum comentário:

Postar um comentário