Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 18/02/2017


Sábado, 18 de fevereiro de 2017


“Viva em paz com a própria consciência e deixe que os companheiros vivam a existência deles próprios.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,2-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro, Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar. A sua roupa ficou muito branca e brilhante, mais do que qualquer lavadeira seria capaz de deixar. E os três discípulos viram Elias e Moisés conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus:
- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Pedro não sabia o que deveria dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados. Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!
Aí os discípulos olharam em volta e viram somente Jesus com eles.
Quando estavam descendo do monte, Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse. Eles obedeceram à ordem, mas discutiram entre si sobre o que queria dizer essa ressurreição. Então perguntaram a Jesus:
- Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?
Ele respondeu:
- É verdade que Elias vem primeiro para preparar tudo. Mas por que é que as Escrituras Sagradas afirmam que o Filho do Homem vai sofrer muito e ser rejeitado? Eu afirmo a vocês que Elias já veio, e o maltrataram como quiseram, conforme as Escrituras dizem a respeito dele.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


O que significa a Transfiguração de Jesus?
O Evangelho de hoje nos traz a reflexão sobre o episódio da transfiguração de Jesus. E a pergunta que poderíamos pensar hoje é: o que há de tão importante na transfiguração de Jesus?
A primeira e maior lição que devemos tirar dessa passagem é a divindade e a intimidade de Jesus com o Pai e os profetas do Antigo Testamento. Só um Homem-Deus poderia fazer o que Ele fez, e aquilo serviu para os 3 discípulos deixarem para trás qualquer dúvida que ainda pudesse haver quanto a divindade de Jesus. E mesmo assim, Jesus ainda pediu que eles guardassem segredo sobre o que eles viram, até que acontecesse a ressurreição.
Quando perguntado sobre Elias, o que deveria vir antes do Filho do Homem, Jesus afirmou que o Elias prometido já havia vindo, e que os homens fizeram dele o que quiseram... mataram. Esse Elias era o próprio João Batista, que veio para endireitar os caminhos, para a chegada de Jesus... Ele fez o que pôde para cumprir sua missão, e foi isso que garantiu seguidores fiéis a Jesus desde os primeiros dias de sua missão.
E eu? Será que Jesus precisa se transfigurar na minha frente para que eu acredite nEle? Será que eu estou esperando algo extraordinário acontecer, para me decidir a seguir Jesus incondicionalmente? Ele mesmo não nos engana dizendo que vai ser fácil... "Quem quiser me seguir, tome a sua cruz e me acompanhe." Não é fácil... Mas o fardo se torna leve, porque Ele nos ajuda a levar... assim como o cirineu o ajudou.
Que saibamos reconhecer as transfigurações de Jesus nas pessoas que nos rodeiam, e que também deixemos Jesus se transfigurar em nós para as pessoas, para que Ele alcance cada vez mais pessoas através de nós...

jailsonfisio@hotmail.com








CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida


01. Deixar o sal soltinho: com o tempo, o sal vai ficando mais encorpado e pode ser uma aventura conseguir um saleiro. Para mantê-lo soltinho, leve uma panela ao fogo e, depois de aquecida, coloque o sal e mexa por dois ou três minutos. Para isso, procure evitar panelas de alumínio e use o fogo baixo.


02. Desenformar gelatina sem quebrar: para uma gelatina inteira e perfeita depois de desenformada, conte com o auxílio de altas temperaturas! Mergulhe a forma na água quente ou envolva-a com uma toalha molhada com água quente. Depois de alguns minutos, é só desenformar dando batidinhas no recipiente.


03. Preparar bacon no micro-ondas: quer preparar um bacon saboroso, sequinho e com pouca gordura em pouco tempo? Forre um prato com duas ou três folhas de papel toalha e coloque o bacon cortado em tiras. Por cima, coloque mais algumas folhas. Leve ao micro-ondas por um minuto em potência alta e, se for preciso, coloque por mais 30 segundos depois.


04. Limpar estofados de tecido: para remover odores, mofo, umidade e desinfetar estofados de tecido, comece escolhendo um dia ensolarado para fazer a limpeza. Polvilhe bicarbonato de sódio pelo estofado e aspire para remover o excesso. Depois, borrife vinagre branco e deixe secar ao sol.


05. Desentupir ralos: essa dica é ideal para desentupir ralos da pia da cozinha e do banheiro. Coloque no ralo uma xícara de bicarbonato de sódio e depois acrescente duas xícaras de vinagre branco de álcool. Quando a mistura não estiver mais efervescente, despeje água fervente e evite abrir a torneira por cerca de 30 minutos.


06. Remover os cabelos do ralo: cabelo cai e vai se acumulando no ralo – é inevitável. Para evitar a desagradável sensação do cabelo molhados nas mãos, use uma agulha de crochê para remover os fios.


07. Limpar mancha de fumaça da parede de tijolo: lareiras e churrasqueiras podem ser as grandes vilãs das manchas na parede. Para livrar-se delas, é só esfregar uma pedra de sapólio na parede umedecida e depois enxaguar com água.


08. Prolongar a limpeza do box do banheiro: lavar o banheiro é uma das atividades mais temidas do cotidiano. Mas, é possível prolongar um pouco mais o efeito da faxina, impedindo o crescimento de fungos nos rejuntes e evitando manchas por mais tempo. Para isso, basta borrifar vinagre branco de álcool na área a cada dois dias.


09. Limpar liquidificador: por causa das lâminas, o liquidificador pode ser um objeto complicado de limpar. Para remover a sujeira rapidamente, bata em alta velocidade alguns cubos de gelo, água morna e detergente. Em um ou dois minutos você tem copo e lâminas limpinhos!


10. Limpar forno queimado: resquícios de comida queimados podem resistentes rebeldes na hora da limpeza. Para facilitar, coloque um pano umedecido com amônia líquida no forno quente e deixe agir por algumas horas. Depois disso, os pedaços queimados terão se soltado e você pode fazer a limpeza normal no forno.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Não conheço o amor abstrato. Conheço o amor pelo outro, pela pátria, pelo futuro, pela vida, pela obra.
Defender a dignidade do homem é, no mínimo, uma conexão ideológica, uma posição ecológica, uma convicção.
Não entendo humanidade e civilização sem o homem como princípio, como ator e objeto, como sujeito e razão.
Tocar a harpa do tempo a muitos dedos.
Vencer o mito da impotência (há muitos medos)
Sei que não se pode mudar os começos: os meninos escravos, as meninas prostituídas, as famílias exploradas nos campos e nas cidades.
As formas diversas de ditadura que golpearam seguidas vezes o estômago do pensamento livre do meu país, a produção da miséria e desigualdade em todo o canto, a toda hora ...
Ora, não se pode mudar o começo.
A História não dá ré, é natural.
Mas se pode mudar o final.
Por isso, gosto de agir no meio.
Por meio disso, encontro um meio genial de provocar mudança nesses destinos, oferecendo meios ao meu igual.
Se um se multiplica, o vento sopra sobre as sementes e a chuva realiza sua benção, será trigo a ação da gente, será mesa farta de pão, será eterno o milharal!
Penso em você, na capacidade que tem de ler se eu ensinar.
Na vocação que tem de transformar, se eu informar.
Que os mares da generosidade jamais desabasteçam meus caminhos.
Que sejam sustentáveis os desenvolvimentos não esporádicos, não bambos, não endividados, não ilusões ocas desse tempo.
Filantropia para mim não é exibição.
Nem é um negócio para Deus me dar em dobro depois.
Tampouco dar feijão com arroz. Falo de instrumentar o plantador, viabilizar-lhe a enxada do seu sujeito, a bússola do seu trajeto, o trator infinitamente potente pra que seja sempre a sua lavoura.
Sei que na ponta do fato está a arma, no berço está o medo.
Aí quero atuar - antes do desespero, imobilizando-o, inviabilizando-o, retirando-lhe o cenário, a probabilidade.
Ao invés de cobrar do Estado única paternidade, é ele o meu parceiro porque meu recurso privado, em algum momento do seu ser, no percurso do seu estado, já foi público alguma vez.
Tu és público e ao público tornará!
Vivo sobre esta clara ética tenho comigo múltiplas personalidades todas elas querem dar a mão à ciranda da história responsável dessa vida que chamamos sociedade, cidadania.
O amor é a nossa unidade e nossa alegria.
Vou me apresentar: não sou herói, não sou rei tampouco sou metade e não sou um só sou um permanente congresso de mãos, cheio de diversas forças e de boas vontades.
Que mania que têm todos de achar, há muitos anos, que o mundo está terminado!
Pois para mim, todos os dias, em cada ação de um dos meus muitos seres, o mundo está apenas começando!

Elisa Lucinda


Nenhum comentário:

Postar um comentário