Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 23/02/2017


Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


"Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte."



EVANGELHO DE HOJE
Mc 9,41-50


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Certa vez conversando com uma amiga sobre os motivos que levam alguém a cometer algo errado chegamos a conclusão que dentre as várias razões estão A PRÓPRIA VONTADE DE FAZÊ-LO E A CERTEZA DA IMPUNIDADE.
Caminhamos para viver os quarenta dias da quaresma e nela, um novo debate social proposto pela CNBB, este ano, a Fraternidade e a Vida no Planeta.
Nesse contexto tão amplo chamado meio ambiente, o que me vem ao pensamento? Árvores, animais, florestas, mares? E seu meu pensamento for mais apocalíptico, o que pensaria? Tufões, maremotos, tsunamis, furações, vulcões, efeito estufa? Uma coisa é certa: nosso meio ambiente esta aos poucos respondendo a ganância do homem.
Uma ganância que se apega a impunidade, às conseqüências a longo prazo, a corrupção e ao modelo de economia baseado no uso irracional dos meios naturais.
Nosso país não sofre com os grandes flagelos como tremores, tsunamis e furacões, mas vemos o aumento das áreas desérticas, as chuvas torrenciais levando cidades e sonhos embora e a floresta aos poucos acabar. Vemos cidades grandes sem rios de água potável, acúmulo de lixo e contaminação do solo… E o que será que o agressor pensa disso? Esta impune? Não estará mais vivo quando tudo ficar ao avesso? Tem dinheiro para comprar água mineral?
A primeira leitura vem nos dar uma dica:
“(…) Não confies nas tuas riquezas e não digas: ‘Basta-me viver!’ Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. Não digas: ‘Quem terá poder sobre mim?’ ou: ‘Quem me fará prestar contas das minhas ações?’, pois o Senhor, com certeza, te castigará. Não digas: ‘Pequei, e que de mal me aconteceu?’, pois o Altíssimo é paciente. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não digas: ‘A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!’, pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores”. (Eclesiástico 5, 1-7)
Sim! É preciso mudar ou cortar essa mão que esta matando nosso planeta. Uma mão perversa que usa pretextos e justificativas que convencem para continuar a degradar o que levou anos para se criar. Não falo do agricultor que nos alimenta ou do fazendeiro, seu gado, seu povo… Falo do homem que destrói pensando apenas no dinheiro que ira ganhar!
A campanha da fraternidade vem apontar para um fato que ainda temos tempo de corrigi-lo, que é obrigação de todos zelarmos e denunciarmos, pois o animal que mais sofrerá com nossa omissão é o próprio homem.
Agarremos ao que o salmo de hoje nos apresenta e estripemos esse mal que nos assola e nos dará dor de cabeça no futuro, caso não mudemos nosso pensamento.
“(…) Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar“. (Salmo 1, 1-2)
Um imenso abraço fraterno!







MUNDO ANIMAL

Animais também podem doar sangue
Postado por Cão Cidadão em 24/nov/2016 –


Apesar de ser um ato nobre, que ajuda a salvar a vida de muitos pets, a doação de sangue animal ainda é bastante desconhecida. Infelizmente, apesar de necessário, não existem muitos estoques e não há regulamentação do processo por parte do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A falta de informação dificulta na hora de encontrar bichinhos que possam ser doadores, pois, no geral, os donos dos pets não sabem que é possível levar seu amigo para salvar a vida de outro peludo (da mesma espécie).
As transfusões de sangue podem ajudar muitos animais doentes. Gostou dessa notícia, mas não tem ideia de como ajudar? Observe:
Cães
• Os cães doadores devem pesar, pelo menos, 27 quilos.
• Apenas cães com idades entre 1 e 8 anos podem ser doadores.
• Os cachorros devem ter temperamento dócil, pois, assim, não é necessário utilizar sedativos.
• O pet não pode ter nenhuma doença crônica.
• A vermifugação e a vacinação devem estar em dia.
Gatos
No caso dos gatinhos, a maioria dos critérios utilizados com os cães se repete, porém, algumas características são diferentes.
• Os felinos devem pesar, pelo menos, 4 quilos.
• Apenas gatos com idades entre 1 a 6 anos podem doar.
Procedimento
A doação é rápida, fácil e bem tranquila. A agulha é colocada na região do pescoço e o processo de retirada do sangue dura de 10 a 15 minutos. Cada cãozinho pode doar cerca de 20 mililitros de sangue por quilo. Já os gatinhos, podem doar 10 mililitros por quilo, e ambas as espécies só podem realizar doações a cada dois ou três meses.
Mesmo que o seu pet não doe imediatamente, vale a pena realizar o cadastro, pois, caso algum amigo de quatro patas precise de uma transfusão, os hemocentros podem entrar em contato com os doadores em potencial.
Dia Nacional do Doador de Sangue
Em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, aproveite a data para abrir seu coração e sua mente. Cadastre o pet e doe sangue você também. Essa simples atitude salva vidas!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma família estava, à noite, assistindo o noticiário na TV. Era o pai, a mãe e a Luciana, de 10 anos. As notícias eram sobre corrupção, desastres com aviões, assaltos... A menina escutava tudo com muita tristeza.

Os pais olhavam um para o outro, sem saber direito se pediam à filha para ir fazer outra coisa enquanto eles assistiam ao telejornal. Eles sabiam que, apesar de aquela ser a realidade do mundo, era tudo muito triste.

Antes que os pais mandassem sair da sala, Luciana fez uma pergunta preocupante, que foi respondida depois que desligaram a TV. A menina perguntou:
- Deus vê tudo isso acontecendo e não faz nada?

O pai chamou a filha para perto de si, deu-lhe um abraço e disse:
- Faz sim, filha. Deus fez você, fez o papai e a mamãe, fez todas as pessoas para mudarmos este mundo triste.

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). “Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações... Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20).

Fonte: Natal em Família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário