Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 16/08/2016


Terça-feira, 16 de agosto de 2016


É muito importante a participação de todos para alcançarmos nossos objetivos.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,23-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

www.paulinas.org.br/diafeliz



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Três momentos ficaram na minha cabeça nestes últimos 3 dias, e me ajudaram a refletir nesse Evangelho de hoje. Primeiro, quando meu sogro e amigo, Dr. Bira, disse em palestra para os crismandos, no sábado, algo muito óbvio, mas que eu nunca tinha pensado: as expressões usadas pelos escritores da Bíblia são de acordo com a cultura de cada povo e época. O exemplo que ele deu foi dizendo que quando ele era jovem, usavam a expressão "entrar pelo cano" para dizer que alguém "se deu mal". Se alguém escrevesse uma história que tivesse essa expressão, e alguém lesse essa história uns mil anos após, ou em outro lugar onde ninguém conhecesse essa expressão "entrar pelo cano", iriam pensar que o escritor da história deve ter enlouquecido: "Onde já se viu, a pessoa fez algo errado e entrou pelo cano???"

O segundo momento que me ajudou nessa reflexão foi a expressão misericordiosa no rosto de uma pessoa que eu nem conheço muito bem. Durante a missa do domingo à noite no Pio X, o Ministro da Eucaristia André estava à esquerda do Monsenhor Catão, e durante boa parte da missa eu percebi um sorriso sereno na sua face. E esse sorriso ficou ainda mais expressivo no momento em que o Monsenhor, ao final da missa, foi se explicar dizendo que apesar de parecer, não estava chateado no momento da sua pregação em que reclamou que as pessoas estavam chegando atrasadas à missa.O olhar e o sorriso de André para Monsenhor Catão era como o de quem estava pensando: "Poxa, Monsenhor, o senhor teria toda a autoridade e razão para reclamar e até ficar chateado com quem chega atrasado na missa, mas está aqui, preocupado que ninguém pense que o senhor está chateado... Hoje eu passei a admirá-lo ainda mais..." Dizem que o momento que uma criança é mais sincera, é o momento em que ela brinca sozinha, pois quando ela sabe que estão observando, ela "representa". André me passou a impressão de transbordar o que o seu coração estava cheio, naquele momento, e sem perceber, estava evangelizando.

O terceiro fato aconteceu na reunião desta segunda à noite, na preparação para a reunião do sábado com os crismandos. Raoni falou da dificuldade que todos nós estamos enfrentando devido a falta de tempo. Mas apesar disso, ainda arrumou tempo no final de semana para dar palestras em 2 lugares, deixando mulher e filho em casa. E isso é algo que todos nós vemos acontecer na vida dele todas as semanas. Nosso querido papa João Paulo II dizia que o mundo precisa de mais santos que usem calças jeans, e que trabalhem, vão ao cinema, à escola, às festas, e que levem aos outros jovens que é possível ser feliz em todos os ambientes, sendo de Jesus.

O primeiro fato me ajudou a compreender que a expressão usada por Jesus ("passar pelo buraco de uma agulha") foi certamente um termo para expressar algo muito difícil de acontecer, mas que os discípulos devem ter tentado imaginar aqueeele camelo passando por dentro do buraco da agulha... Devem ter se olhado com espanto real!!! Eles levaram à sério o que Jesus falou... A narração continua dizendo que "Jesus olhou para eles e disse: para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível." É aí que entra o segundo momento que eu falei... Jesus OLHOU PARA ELES... e deve ter sido um olhar de misericórdia, como o de André lá na missa... Só que Jesus deve ter pensado: "Meus filhinhos... será que eu tenho que explicar tudo beeem explicadinho todas as vezes???" Ele poderia ter dito que usou uma metáfora, que foi apenas força de expressão, mas imagine a confusão que ia ser na cabeça daqueles discípulos... Foi mais didático dizer que Deus faz o impossível, inclusive passar um camelo pelo buraco de uma agulha!!! Chega a ser engraçado!

O terceiro fato ajuda a entender os versículos finais do Evangelho. Jesus diz que a recompensa para quem deixar pai, mãe, irmãos, filhos, trabalho, por causa dEle, é receber 100 vezes mais,  e ter, como herança, a vida eterna. De fato, quem parte em missão merece uma grande recompensa no Reino. No entanto, o papa João Paulo II nos deixa a possibilidade de viver neste mundo em harmonia com a vontade de Deus, levando o Evangelho a todos os lugares, conciliando com trabalho, casa, família e amigos, dando exemplo de que é possível começar o céu aqui na terra.

jailsonfisio@hotmail.com










COMPORTAMENTO


Respeito Não Se Pede



No livro “Como manter a mente sã”, a psicoterapeuta Philippa Perry defende que “nossa sanidade e felicidade terão mais a ver com nossos relacionamentos interpessoais do que com: ‘como está o tempo’, em ‘que trabalhamos’ ou ‘quais são nossos hobby’. Ficamos por aí, ganhamos a vida, conquistando coisas e fazendo alarde de tudo isso (ou não), mas o que mais nos afeta são as pessoas à nossa volta: nossos pais, nossos filhos, nossos amantes, nossos colegas, nossos vizinhos e nossos amigos”.
Quando nos afeiçoamos a alguém, criamos a falsa expectativa de que nossas emoções serão eternas. Nesse caso, quando uma pessoa por quem nutríamos grande consideração nos decepciona, não sabemos como agir. Paralisados pela decepção, temos dificuldade em reordenar os papéis, mudar a configuração de nossos relacionamentos e recomeçar. Para fugirmos da dor da ruptura, aceitamos conviver com a injustiça e o desrespeito.
É preciso aceitarmos que alguém que não oferece respeito por livre iniciativa não é uma pessoa com quem valha a pena conviver. Não se trata de algo negociável: pedir respeito, mendigar por justiça, enfim, implorar pela consideração de uma pessoa a quem sempre tratamos bem parece fora de propósito. Por que prezar pela companhia de alguém que, espontaneamente, não age de maneira correta em relação a nós?
Nem sempre é fácil detectar episódios de falta de respeito, mas há alguns indícios que podem ser considerados nesse cálculo. Gente que desvaloriza suas conquistas, que torce contra, que questiona suas vitórias, que critica seus sonhos, que insiste nos motivos que deveriam lhe causar tristeza. Gente que tenta se destacar inferiorizando quem está à sua volta. Gente de quem a gente gosta e que, de repente, passa a tomar atitudes invejosas, mentirosas, invasivas. Gente cujo comportamento nos insulta.
A boa notícia é que, se houve um tempo em que não havia como escapar do abuso sentimental, eles chegaram ao fim. Sinta-se no direito de ir embora. Sinta-se no direito de dizer adeus sem dar explicações. Ou de colocar para fora as angústias, se preferir. Em toda parte, mundo afora, há gente interessante para se conviver. Não há razões para se acostumar com a jaula social dos desaforos, das puxadas de tapete, dos abusos e ofensas.
Se nosso ressentimento é causado sempre pelos mesmos motivos ou pessoas, por que não levar em conta o que ele está nos dizendo? Nossos mecanismos de defesa estão aí, tentando nos mostrar duas coisas importantes: procurar o que há de melhor para nós mesmos é algo que exige coragem, mas é preciso nos acostumarmos com a inevitabilidade de termos relações transitórias. Não nos deixemos parasitar por quem não nos respeita. Deixar pessoas negativas para trás é permitir que nossa existência prossiga.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho; nós mudamos nos encontros.
Simples, mas profundo, preciso.
É nos relacionamentos que nos transformamos.
Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.
Você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio, e as pedras que estão em sua foz?
As pedras na nascente são toscas, pontiagudas, cheias de arestas.
À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras, ao longo de muitos anos, elas vão sendo polidas, desbastadas.
Assim também agem nossos contatos humanos.
Sem eles, a vida seria monótona, árida.
A observação mais importante é constatar que não existem sentimentos, bons ou ruins, sem a existência do outro, sem o seu contato.
Passar pela vida sem se permitir um relacionamento próximo com o outro, é não crescer, não evoluir, não se transformar.
É começar e terminar a existência com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa.
Quando olho para trás, vejo que hoje carrego em meu ser várias marcas de pessoas extremamente importantes.
Pessoas que, no contato com elas, me permitiram ir dando forma ao que sou, eliminando arestas, transformando-me em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado.
Outras, sem dúvidas, com suas ações e palavras me criaram novas arestas, que precisaram ser desbastadas
Faz parte...
Reveses momentâneos servem para o crescimento.
A isso chamamos experiência.
Penso que existe algo mais profundo, ainda nessa análise.
Começamos a jornada da vida como grandes pedras, cheia de excessos.
Os seres de grande valor, percebem que ao final da vida, foram perdendo todos os excessos que formavam suas arestas, se aproximando cada vez mais de sua essência, e ficando cada vez menores, menores, menores...
Quando finalmente aceitamos que somos pequenos, ínfimos, dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus, é que finalmente nos tornamos grandes em valor.
Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?
Sabemos quanto se tira de excesso para chegar ao seu âmago.
É lá que está o verdadeiro valor...
Pois, Deus fez a cada um de nós com um âmago bem forte e muito parecido com o diamante bruto, constituído de muitos elementos, mas essencialmente de amor.
Deus deu a cada um de nós essa capacidade, a de amar...
Mas temos que aprender como.
Para chegarmos a esse âmago, temos que nos permitir, através dos relacionamentos, ir desbastando todos os excessos que nos impedem de usá-lo, de fazê-lo brilhar
Por muito tempo em minha vida acreditei que amar significava evitar sentimentos ruins.
Não entendia que ferir e ser ferido, ter e provocar raiva, ignorar e ser ignorado faz parte da construção do aprendizado do amor.
Não compreendia que se aprende a amar sentindo todos esses sentimentos contraditórios e...os superando.
Ora, esses sentimentos simplesmente não ocorrem se não houver envolvimento...
E envolvimento gera atrito.
Minha palavra final: ATRITE-SE!
Não existe outra forma de descobrir o amor.
E sem ele a vida não tem significado.

Roberto Crema




Nenhum comentário:

Postar um comentário