Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 10/08/2016


Quarta-feira, 10 de agosto de 2016


Guardar ressentimento é como dar uma bofetada em si mesmo e então esperar que a outra pessoa sinta a dor.




EVANGELHO DE HOJE
Jo 12,24-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Hoje nós celebramos a festa de S. Lourenço mártir. Ele viveu em Roma, no Séc. III, tempo do imperador Valeriano, um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Lourenço era diácono e coordenava a assistência aos pobres da diocese de Roma.
O imperador prendeu o papa, Sixto II. Alguns dias após a prisão, o Diácono Lourenço foi visitar o papa. Prevendo seu martírio e coisas piores para a Igreja de Roma, o papa pediu a Lourenço que vendesse todos os cálices e utensílios sagrados, para que não fossem profanados pelos pagãos, e desse o dinheiro aos pobres. Assim fez Lourenço. Dias depois, Sixto II foi decapitado.
Logo em seguida, o imperador ordenou a Lourenço que reunisse todos os tesouros da Igreja e depois o avisasse, para ele fosse pessoalmente buscá-los.
O que Lourenço fez. Reuniu na casa do papa os pobres que a Igreja atendia, e avisou o imperador de que os tesouros da Igreja já estavam reunidos. Sem saber, o imperador veio com suas carruagem, pensando encontrar uma grande fortuna.
Lourenço o recebeu do lado da casa, depois abriu a porta, apontou para os pobres e disse: “Majestade, aqui estão os tesouros da Igreja. Pode levá-los. Aliás, Vossa Majestade os encontra em todas as ruas de Roma, deitados nas calçadas”.
Diante do acinte, o imperador ficou furioso e mandou prender Lourenço. Logo depois foi condenado à morte, e executado com o suplício mais cruel: queimado vivo.
Os soldados fizeram uma grande grelha, tipo churrasqueira, deitaram Lourenço em cima e puseram fogo na lenha.
Lourenço era muito alegre e brincalhão. Movido por uma força especial de Deus, ele disse ao carrasco: “Pode virar-me, deste lado já está assado!” Isso aconteceu dia dez de agosto de ano 258.
Na verdade, quando chamou os pobres de tesouro da Igreja, Lourenço não quis provocar o imperador, mas dizer a verdade. O grande tesouro da Igreja são os pobres. Eles são a maior riqueza das nossas Comunidades, e ao mesmo tempo a sua grande preocupação.
No Evangelho, Jesus nos apresenta a bela comparação do grão de trigo: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto”. E ele mesmo explica a comparação: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna”.
A nossa vida assemelha-se à semente: para produzir frutos, ela precisa morrer na terra úmida. O cristianismo é uma opção radical por Deus e pelo Evangelho, sacrificando até a própria vida, se necessário for, sabendo que ganharemos outra vida melhor, após a nossa ressurreição. Esta era a fé de S. Vicente, diácono.
Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas, inclusive sobre a nossa vida terrena.
Nós pedimos a Maria Santíssima e a S. Vicente que nos ajudem a seguir Jesus, como bons discípulos e discípulas.
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.









CURIOSIDADES

Fatos curiosos


1-A poluição mata mais de 1 milhão de pássaros marinhos e 100 milhões de mamíferos por ano.


2- Estima-se que 25 a 35% dos suicídios são acompanhandos de um bilhete ou carta.


3- Os bororós são um dos poucos povos indígenas onde todos possuem o mesmo tipo de sangue: “O”.


4- Na Austrália, o Burger King leva o nome de “Hungry Jack’s”.


5- Em Victoria, na Austrália, apenas um eletricista licenciado pode fazer a troca de uma lâmpada.


6- Em 2015, o astronauta Chris Hadfield lançou o primeiro CD gravado inteiramente no espaço.


7- A mesquita de Paris dava identidades de muçulmanos para os judeus durante a Segunda Guerra. Assim, eles não eram perseguidos pelos nazistas.


8- Paris era, originalmente, uma cidade romana chamada “Lutetia”.


9- O maior elefante do mundo pesava 10,9 toneladas e tinha 3,96 metros de altura.


10- A maior barra de chocolate do mundo pesava 5.792 kg (5,8 toneladas).









MOMENTO DE REFLEXÃO


Certo dia, um guerreiro muito orgulhoso, veio ver seu Mestre.
Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o guerreiro sentiu-se repentinamente inferior.
Ele então disse ao Mestre:
-Porque estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Porque estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:
-Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o guerreiro estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o guerreiro perguntou novamente:
-Agora você pode me responder porque me sinto inferior?
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte.
Ele disse:
-Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: "Porque me sinto inferior diante de você?" Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O guerreiro então argumentou:
- Isto se dá porque elas não podem se comparar.
E o Mestre replicou:

-Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.
Você é necessário e basta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário