Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 27/08/2016


Sábado, 27 de agosto de 2016


“Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa. Para saber a qualidade deles, fique doente.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 25,14-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


“O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar [...] Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou. O servo que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. [...], o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas o que havia recebido um só, foi cavar um buraco na terra e escondeu o dinheiro [...] Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. O que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor,[...]. Aqui estão mais cinco que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ Chegou o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor,(...]. Aqui estão mais dois que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ Por fim, chegou aquele que havia recebido um só talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. O senhor lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! [...] devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros [...]. Em seguida, o senhor ordenou: [...] ‘Quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!’”

www.paulinas.org.br/diafeliz
  



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR

A Palavra de Deus nos apresenta uma parábola. Jesus sempre contava parábolas quando queria simplificar e fazer entender, em formas metafóricas, a lógica da vivência do amor e da construção do Reino de Deus. Hoje, ele nos fala de TALENTOS!
 O que são TALENTOS? Talentos são dons que recebemos gratuitamente das mãos generosas de Deus. Isso significa que todos temos dons e, por isso, a parábola quer mostrar que não podemos escondê-los. Talento não é para se esconder, talento é serviço a se fazer!
No texto encontramos três exemplos: aquele que recebeu cinco talentos, o que recebeu dois e o que recebeu apenas um. O que havia recebido cinco, conquistou mais cinco; da mesma forma o que tinha dois, conquistou mais dois e aquele que tinha um deixou que o MEDO o “cegasse” e nada fez com o talento que recebeu, apenas o enterrou e nada conquistou.
Quando o patrão retornou, percebeu que os dons foram multiplicados e se alegrou com isso dizendo: “Servo bom e fiel... será lhe confiado muito mais” e disse ainda: “Vem participar da minha alegria”. O patrão se entristeceu apenas com a COVARDIA daquele que enterrou o dom que recebeu não sendo capaz de cultivá-lo.
Perceba que o importante na parábola de Jesus não é, de forma nenhuma, a quantidade de talentos, uma vez que o patrão se alegrou porque viu que eles frutificaram!
Esse patrão é o próprio Deus que, ao nos criar, cumulou-nos de muitos talentos.
Se você ainda não conhece seus dons, não deixe de conhecê-los e desfrute deles fazendo-os multiplicar. Lembre-se: não importa a quantidade de dons, o importante é que você não deixe o MEDO tirá-los de suas mãos. Confie em Deus e em suas próprias capacidades! Você pode ser bem melhor do que você imagina!

ONDE ESTÃO OS SEUS TALENTOS? Não deixe de encontrá-los e colocá-los a serviço, pois o Reino de Deus se constrói a partir de nossos dons que, unidos, são capazes de grandes mudanças.

lc_viola@yahoo.com.br









CASA, LAR E FAMÍLIA

Microondas: utilidades que não conhece


Das invenções  que vieram para só facilitar a nossa vida, o microondas é sem dúvida umas das melhores . Além da rapidez para aquecer, descongelar e até cozinhar pratos inteiros, ele ainda tem a vantagem de ocupar pouco espaço, ser fácil de usar e estar cada vez mais barato. E o melhor: tem usos que muita gente ainda não conhece e que podem facilitar ainda mais o dia-a-dia de quem não tem muito tempo pra perder. Veja essas dicas!

1-Limpar esponjas de louça – para desinfetar e desodorizar uma esponja, coloque um pouco de água com vinagre ou sumo de limão em cima dela e leve ao micro-ondas por um minuto. Na hora de retirar a esponja, use luvas para evitar queimaduras.

2-Desinfectar tábua plástica de carne – depois que a tábua estiver bem limpa, esfregue um pedaço de limão sobre ela e leve ao micro por um minuto.


3-Cozinhar batatas – fure toda a batata com um garfo e leve ao microondas por dois minutos. Depois vire e programe mais dois minutos. Para fazer um purê, aqueça o leite no próprio microondas antes de misturá-lo com as batatas.


4-Descristalizar mel – cubra o pote de mel e coloque no microondas na potência média entre 30 segundos e um minuto.


5-Acelerar fermentação de massas – 15 minutos no micro são capazes de acelerar o processo de fermentação de pães. Coloque a massa em um recipiente grande, cubra , coloque o recipiente sobre um prato com água e abaixe a potência ao mínimo possível. Aqueça três minutos, deixe descansar outros três, aqueça três minutos novamente e descanse mais seis minutos.


6-Aquecer kits de primeiros socorros – o microondas também pode ser usado para aquecer pacotes de gel contra dores de cabeça e bolsas de sementes.


7-Aquecer cosméticos – a cera de depilação e as máscaras faciais, entre outros produtos, podem ser levados ao microondas sem problema.


8-Assar alho – no forno  gastaria 45 minutos, mas no microondas é possível obter o mesmo resultado em oito. Corte a parte de cima da cabeça para expor os dentes, ponha os alhos em um recipiente com sal e pimenta e regue com azeite. Adicione duas colheres de sopa de água no fundo do recipiente, cubra com plástico e leve para cozinhar em potência média por sete minutos e meio.


9-Tirar mais sumo de frutas cítricas –  Limas e limões podem dar mais e mais facilmente sumo. Bastam colocar 20 segundos no microondas antes espremer.


10-Torrar castanhas e coco – vai gastar apenas 1/4 do tempo que usaria no fogão se tiver microondas em casa. Basta programar cerca de dois a três minutos na potência máxima.


11-Cozinhar vegetais – não é preciso usar água fervente para cozinhar vegetais no microondas. Basta colocar os legumes em um prato, de preferência uns sobre os outros, cobrir com uma tampa e cozinhar em alta potência. O tempo varia, por isso é importante ir conferindo a consistência. Cogumelos e espinafre levam 30 segundos, enquanto cenouras, por exemplo, demoram quatro minutos para ficarem prontas.
Para cobrir o que coloca no micro ondas use a tampa especifica para isso.







MOMENTO DE REFLEXÃO

A felicidade é um susto. Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas. Chega sem chegar, insinua mais que propõe... Felicidade é animal arisco. Tem que ser admirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.
Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.
Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.
Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.
Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira... Eu vivo assim... Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas.
O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro vez em quando.
Felicidades pequenas... O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.
A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.
E então sorrio, como quem sabe, que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.
O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes...


Padre Fábio de Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário