Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 03/08/2016


Quarta-feira, 03 de agosto de 2016


"Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos de nao usar as derrotas para cultivá-los.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 15,21-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou:
- Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:
- Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!
Jesus respondeu:
- Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:
- Senhor, me ajude!
Jesus disse:
- Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
- Sim, senhor, - respondeu a mulher - mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
- Mulher, você tem muita fé! - disse Jesus. - Que seja feito o que você quer!
E naquele momento a filha dela ficou curada.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Mulher, grande é a tua fé!
Este Evangelho narra a cena de uma mulher pagã que pede a Jesus a cura de sua filha. De início, Jesus recusa, dizendo que foi enviado para as ovelhas perdidas da casa de Israel. E ele fala uma frase que, à primeira vista, parece dura, mas era um dito popular: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”.
Entretanto, a mulher não se deu por vencida e respondeu de forma criativa. “É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante dessa resposta, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Ter fé é vencer os obstáculos, venham de onde vierem, até da parte de Deus. Exemplos de obstáculos que podem chocar-se com a nossa fé: Aparente recusa de Deus em nos atender, como o caso de uma pessoa doente que reza e, em vez de sarar, fica ainda pior fisicamente. Claro que a cura de Deus é mais para o doente, não tanto para a doença. Mas a pessoa pode não conhecer essa distinção e pensar que Deus não lhe está atendendo.
Jó (Cf seu livro, na Bíblia) é um exemplo nesse ponto, pois, mesmo não sendo atendido, persistiu na oração, na fé e na esperança.
A nossa fé não fica parada. Ela é como uma planta: ou cresce ou morre. E ela cresce na direção da fidelidade, isto é, da firmeza diante dos obstáculos.
Aquela mulher era pagã, não pertencia à descendência de Abraão, que era o povo eleito. Entretanto, ela tinha uma fé correta e bonita. Pagãos, para nós, são os não batizados. É uma situação cuja superação é aberta a todos e é facílima, basta receber o batismo. Já ser pagão no tempo de Jesus era um estigma indelével, uma barreira intransponível, pois dependia da raça, da família em que nasceu, que ninguém pode mudar.
Sabemos que a primeira Aliança, feita com o povo hebreu, era provisória. Ela tinha o objetivo de preparar a vinda do Messias. Com a chegada de Jesus, ela caducou e passou a valer a nova e eterna Aliança, que Deus fez definitivamente com a humanidade toda, em Cristo. Esta não tem distinção de raça, é baseada na fé e na obediência aos mandamentos. Como disse S. Paulo: “Não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28).
Mas, apesar da primeira Aliança já ter caducado, Deus, na sua extrema fidelidade, quis que seu Filho, inicialmente, desse preferência ao povo de Israel. Entretanto, Jesus sempre acolhia bem os pagãos que o procuravam. Inclusive, várias vezes, elogiou a fé dos pagãos, como a do centurião romano: “Nunca encontrei tamanha fé em Israel”.
Este fato da mulher cananéia nos mostra a força que tem a oração perseverante e feita com fé. A oração é mais forte que as estruturas humanas, inclusive as religiosas. Pela oração, nós somos capazes de “transportar montanhas”, como disse Jesus. Contra tudo e contra todos, devemos continuar pedindo a Deus as coisas, mesmo com a impressão de que ele virou as costas para nós; e argumentar com Deus, como fez a mulher: “Os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”
A mesma mensagem vemos em algumas parábolas de Jesus, como a da viúva pedindo para o juiz a solução do seu caso judicial (Cf Lc 18,1-8), a do vizinho que, altas horas da noite, bate na porta do outro
pedindo pães (Cf Lc 11,5-8)...
Havia, certa vez, um pequeno lago que tinha muitos peixes. Por isso faltava comida para eles. Viviam magros e famintos. Um peixinho não se conformou com a situação e queria sair dali. Como havia uma pequena corrente de água que saía do lago, ele arriscou e entrou nessa corrente. Para surpresa sua, chegou a um grande lago, onde havia comida à vontade, pois os peixes ali eram poucos. Que delícia! O peixinho estava exultante de alegria. Quanto espaço para nadar! Isso que é vida! Mas logo se lembrou dos colegas e ficou com dó. Decidiu: Quando der uma chuva grande e aumentar a água dessa corrente, voltarei lá para convidá-los. Assim ele fez. Após uma chuva, com grande esforço e destreza, subiu pela corrente de água e voltou ao pequeno lago onde nascera e vivera. Foi logo contando para os colegas a sua descoberta. Entretanto, teve uma surpresa: ninguém acreditou! Triste, voltou para o lago da fartura que havia descoberto. Dias depois, alguns peixes mais jovens, da sua turminha antiga apareceram. E começou um intercâmbio, que mudou a vida dos peixes dos dois lagos.
Ter fé é ter coragem. Não podemos ficar acomodados ou desanimados, como aquele homem da mão seca que estava marginalizado, em um cantinho da sinagoga (Cf Mc 3,1-5). “Levanta-te e fica de pé no meio”, disse-lhe Jesus. Precisamos arriscar um pouco e enfrentar a correnteza. A vida é bela e cheia da fartura das bênçãos de Deus!
Peçamos a Maria Santíssima: “Ensina teu povo a rezar, Maria Mãe de Jesus, que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz!”
Mulher, grande é a tua fé!









CURIOSIDADES

Fatos curiosos


1-O hinduísmo adora mais de 33 milhões de deuses ou semideuses. É muita coisa!


2- A atmosfera de Urano é a mais fria de todo o sistema solar, com uma temperatura mínima de -224 ºC.


3- Quando Colombo “descobriu” a América, o continente já estava habitado por mais de 90 milhões de pessoas, sendo considerada a maior população do mundo naquela época.


4- Coalas dormem, em média, 20 horas por dia. Enquanto, as preguiças dormem 14.


5- Apenas 144 prisioneiros são conhecidos por escapar do campo de concentração de Auschwitz.


6- O dublê de Daniel Radcliffe nos 6 primeiros filmes da saga Harry Potter ficou paralítico após um acidente no set de filmagens do último capítulo.


7- A Terra é o único planeta do sistema solar onde a água se apresenta em 3 estados: sólido, líquido e gasoso.


8- 350 milhões de pessoas, de todas as idades, ao redor do mundo estão sofrendo de depressão.


9- A palavra “escola” vem do grego e significa “tempo livre”. Contraditório, não?


10- Os homens realizam 95% de todo trabalho perigoso do mundo.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Tese de um pensador russo que no início do século passado já falava em auto-ajuda. Ele dizia que o importante para se ter uma boa vida é saber o que queremos para nós e o que realmente vale a pena.Ele traçou 20 regras de vida . Quem assimilar pelo menos 10 delas, aprendeu a viver com qualidade. São elas:
1) Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho diário.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado. Agradar a todos é um desgaste enorme!
3)Planeje o dias mas seja flexível. Algumas coisas acontecem fora do nosso alcance.
4) Faça uma tarefa de cada vez.
5) Não pense que você é insubstituível. Tudo pode andar mesmo sem a sua atuação.
6) Você não é uma fonte de desejos, então abre mão de ser responsável pelos prazer dos outros.
7) Peça ajuda se necessário.
8) Diferencie problemas reais de imaginários. Nem tudo é realmente gravecomo parece ser.
9) Tenha prazer no cotidiano como dormir, comer, respirar.
10) Espere uma pessoa se acalmar para depois retomar o diálogo e a ação.
11) A sua família não é a sua própria identidade. Aprenda a se ver como indivíduo e não no coletivo. Você pode ser diferente, não precisa ser igual.
12) Entenda que princípios e convicções podem ser mudados. Dê espaço para aprender coisas novas.
13) Procure alguém que esteja perto para desabafar. Um vizinho pode ser de mais ajuda do que um amigo ou parente longe.
14) Saiba quando é hora de sair de cena discretamente.
15) Não queira saber se falar mal de você. Concentre-se no bem que falaram mas sem convencimento.
16) A vida não é uma competição. Assim você perde o melhor.
17) Rigidez e firmeza são duas coisas diferentes. Uma é defeito, a outra, qualidade.
18) Se perder o sono, não se preocupe. 1 hora de prazer substitui 3 horas de sono. Divirta-se.
19) Intenção, inocência e fé são suas melhores amigas.
20) Lembre-se: Você pode ser o que decidir ser.

Guerdjef





Nenhum comentário:

Postar um comentário