Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 12/08/2016


Sexta-feira, 12 de agosto de 2016


''Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.''(Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,3-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Alguns fariseus chegaram perto dele e, querendo conseguir alguma prova contra ele, perguntaram:
- Será que pela nossa Lei um homem pode, por qualquer motivo, mandar a sua esposa embora?
Jesus respondeu:
- Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: "No começo o Criador os fez homem e mulher"? E Deus disse: "Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.
Os fariseus perguntaram:
- Nesse caso, por que é que Moisés permitiu ao homem mandar a sua esposa embora se der a ela um documento de divórcio?
Jesus respondeu:
- Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim. Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher.
Os discípulos de Jesus disseram:
- Se é esta a situação entre o homem e a sua esposa, então é melhor não casar.
Jesus respondeu:
- Este ensinamento não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus o tem dado. Pois há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim; outros, porque foram castrados; e outros ainda não casam por causa do Reino do Céu. Quem puder, que aceite este ensinamento.

www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Maria Cecília 

Para melhor compreender esta passagem, em que os fariseus interrogam Jesus sobre casamento e divórcio, utilizando a expressão "por qualquer motivo" (v. 3), e preciso conhecer um pouco do Antigo Testamento. O código do Deuteronômio estabelece que ao divorciar-se de sua mulher, o homem deve declará-lo por escrito (24,1), com a seguinte fórmula: "ela não é a minha esposa e eu não sou seu marido" (Os 2,4). No período pós exílio, Malaquias  censura os que abandonam sua mulher na juventude (2,14-15) e o Eclesiástico aconselha o divórcio apenas no caso de mulher má (25,26). Isto fica muito vago e o Deuteronômio não esclarece, pois fala apenas de um comportamento inconveniente da mulher (24,1), para justificar o divórcio. Mas nada deve ser interpretado como adultério, que era considerado na época, como ofensa capital. Provavelmente referem-se a causas legais de uso corrente ou até mesmo prescrições  jurídicas que não chegaram até nós.

Jesus sempre se posiciona contra o divórcio. Mas nessa época, duas escolas rabínicas disputavam a questão não resolvida no Antigo Testamento. Uma escola permitia o divorcio, por qualquer razão que o marido encontrasse na mulher e a outra só permitia o divórcio em caso de adultério. E neste contexto que surge a pergunta dos fariseus, que põe Jesus a prova: "É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?" (v. 3) Tentam fazer com que Jesus se posicione por uma das escolas, mas Ele recorre ao Gênesis 1,27; 2,24 como base bíblica  para sua resposta e afirma que no plano da criação original de Deus, o casamento e indissolúvel e nada pode terminar essa união. Quanto a pergunta sobre a lei de Moisés (v.7),  Jesus diz que no Antigo Testamento o repúdio era permitido apenas como concessão a fraqueza humana, e reafirma que não é a intenção original de Deus.

A seguir, Jesus interpreta a lei, proibindo, de forma absoluta, o repúdio e o novo casamento, exceto no caso de união ilegal, que provavelmente seria um casamento entre pessoas dentro dos graus de parentesco proibidos no Levítico 18,6-18. A natureza radical do ensinamento de Jesus leva os discípulos a questionar, se convém ou não se casar. Jesus afirma que celibato é dom de Deus e não é para todos. O celibato cristão é a resposta à experiência do Reino dos Céus ensinada e vivida por Jesus. Esse celibato não se baseia num conceito marxista contra as mulheres, nem na pureza cultual, nem nas exigências da vida comunitária. É resposta a Deus! "Quem puder compreender, compreenda"












CULINÁRIA

Arroz de Forno Cremoso com Atum

Eu adoro esses pratos únicos porque além de quase não sujar louça não precisa de muitos acompanhamentos, no máximo uma salada. Essa receita fica muito saborosa e pode ser feita com frango desfiado também que fica deliciosa. Se não gostar de comida cremosa (tipo meu pai) pule a  etapa do requeijão.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola pequena picada;
2 dentes de alho picados;
1 lata de atum (usei a versão em água);
1 cenoura pequena sem casca cortada em cubinhos;
1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas;
1 xícara (chá) de 240ml de arroz cru;
500ml de água fervente;
1 pote de requeijão cremoso;
Sal a gosto;
1 xícara (chá) de quejo mozzarella ralado.

Refogue a cebola e alho no azeite, junte o atum, a cenoura e a ervilha e misture bem. Acrescente o arroz e mexa por 1 minutos. Acrescente a água fervente e deixe cozinhar como faz com o arroz branco comum, até secar a água. Assim que cozinhar, junte o requeijão e misture. Acerte o sal e se quiser pode colocar os temperos que gostar.

Coloque o arroz em um refratário, cubra com o queijo e leve ao forno em 200ºC até gratinar.



Galinhada Fácil

Essa receita de Galinhada fácil é das minhas preferidas da vida! Receita de uma panela só é muito amor né gente? Nem suja louça! Hahahaha. Eu usei nesta receita coxinha da asa e peito de frango, mas vocês podem usar as partes que mais gostarem. Também usei frango já temperado conforme ensinei aqui. Mas vocês tb podem temperar como quiserem ok?

Ingredientes:
– 6 unidades de coxinha da asa;
– 300g de peito de frango em cubos;
– ½ cebola picada;
– 3 dentes de alho picados;
– ½ xícara (chá) de milho verde em lata;
– ½ xícara (chá) de ervilhas frescas ou de lata;
– 1/3 de pimentão vermelho picado;
– 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
– 1/2 tablete de caldo de galinha dissolvido em 2/3 xícara de agua quente;
– Salsinha a gosto;
– 4 xícaras (chá) de arroz pronto;
– salsinha a gosto.

Modo de fazer:
Doure as coxinhas de de frango em azeite. Junte o peito de frango e misture, na sequência a cebola e o alho. Mexa até tudo ficar bem douradinho. Acrescente o pimentão, o milho e a ervilha. Junte o extrato de tomate e o caldo de galinha com a água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Por fim, acrescente o arroz pronto e a salsinha, misture bem e é só servir!









MOMENTO DE REFLEXÃO


Um repórter perguntou à CORA CORALINA o que é viver bem?
Ela disse-lhe:
“Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice”.  E digo prá você, não pense.
Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo.
Eu não digo estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco.
É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e  isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.
O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.
O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga prá você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.
Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa.
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica.
Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.
Então silêncio!
Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não. Você acha que eu sou?
Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.
Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos.
Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de  mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço,  com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
“Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”

Cora Coralina





Nenhum comentário:

Postar um comentário