Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 09/08/2016


Terça-feira, 09 de agosto de 2016


“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível.” (Francisco de Assis)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,1-5.10.12-14
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.
- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Não desprezeis nenhum desses pequeninos.
Com este Evangelho, Jesus nos indica como deve ser o relacionamento entre os membros da Comunidade cristã.
O texto começa com a pergunta dos discípulos a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”, isto é, na Comunidade de Deus. Jesus toma uma criança, coloca-a no meio deles e diz: “Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Portanto, quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”.
Portanto, tornar-se como criança não é só condição para alcançar a maior grandeza na Comunidade de Deus, mas inclusive é requisito indispensável para ser admitido nela.
A criança é um ser fraco e humilde que não possui nada nem tem nada que dizer na Comunidade dos adultos. Como o pobre, ela só pode receber com alegria o que lhe é oferecido, porque depende totalmente dos outros. Esta é a situação do homem diante de Deus e, consequentemente, a atitude que Jesus quer dos seus discípulos: acolhimento, simplicidade e humildade.
Evidentemente, não se trata de voltarmos à condição de criança que tivemos no passado, o que é impossível. Significa optar pelo acolhimento, simplicidade, humildade e serviço, como fazem naturalmente as crianças. Além da criança, temos como modelo Jesus, o pobre de Deus, o mais pequeno e o servidor de todos. “Aprendei de mim que sou mando e humilde de coração”. “Quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.”
E no final da parábola da ovelha perdida Jesus fala: “O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Não podemos desprezar as crianças, mas ir atrás delas, cuidar delas e educá-las no caminho de Deus e do bem. Esse cuidado, no contexto do Evangelho, não se restringe às crianças, mas abrange os pobres, os analfabetos, os doentes... isto é, a todos os “pequenos”.
A gente se lembra da fuga de Maria e José para o Egito, a fim de proteger o Menino Jesus. Uma família que se desloca para um País estranho, fazendo os maiores sacrifícios, porque a vida da criança estava ameaçada. Hoje, muitas vezes, não é a vida física mas a vida moral e espiritual das crianças que está ameaçada, pelas drogas, más companhias etc. Elas merecem o mesmo cuidado e sacrifício.
A Bíblia está cheia de exemplos de Deus protegendo crianças. Protegeu Isac (Gn 22,11-14), Ismael (Gn 21,17), Moisés (Ex 1,15-22)...
Na Comunidade de Deus, as crianças não morrerão antes do tempo (Is 65-20), e brincarão na cova das serpentes venenosas, sem serem picadas (Is 11,6).
Três pecados comuns nossos, junto às crianças: falar palavrões perto delas, mimá-las demais e deixá-las sem ocupação. A ociosidade é a mãe de todos os vícios.
O principal que uma criança precisa para crescer de forma saudável, é da união dos pais. Uma criança não precisa tanto que os pais as amem, mas que os pais se amem. Ela nasceu do amor de um homem e de uma mulher, e só cresce de forma integrada, vendo que aquele amor dos pais continua vivo.
Se um dos pais vem a falecer, ou, por um motivo justo, vive longe do filho, isso não o prejudica, porque o filho ou a filha sabe que os pais continuam unidos. Deus é providente e faz com que, na falta de um dos pais, outro ou outra cumprirá o seu papel.
Hoje nós celebramos a memória de Santa Clara. Ela foi contemporânea de S. Francisco de Assis, também conterrânea e amiga dele. Viveram no Séc. XIII.
Quando Clara tinha dezoito anos, ouviu umas pregações de S. Francisco e se entusiasmou pelo ideal da pobreza evangélica. Procurou Francisco e lhe pediu que a ajudasse a viver segundo o Evangelho. O santo propôs a ela abandonar o mundo e tornar-se religiosa. Clara topou. Cortou seus longos e belos cabelos e passou a usar roupas de pano pobre e rústico.
O pai de Clara era falecido. Sua mãe, Dona Ortolana, já havia escolhido um moço para casar-se com a filha. Mas todos aceitaram a decisão dela. Clara ingressou provisoriamente no convento da irmãs Beneditinas. Anos mais tarde, já com várias moças tendo o mesmo ideal de pobreza, elas fundaram uma nova família religiosa, que hoje tem o nome de clarissas.
Uma das normas é que não deviam guardar nada que fosse de comer para o dia seguinte. Tinham de distribuir tudo aos pobres. Com isso, elas queriam por em prática as palavras de Jesus: “Não vivais preocupados com o que comer ou beber... Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,25-33). Clara faleceu dia 11/08/1253. Tinha apenas 59 anos de idade.
Quinhentos anos depois de Clara e Francisco, a Mãe de Jesus apareceu no Brasil, nas águas do Rio Paraíba, e apareceu como negra, para dizer que é Mãe de todos, especialmente dos pequenos. E Maria cuidou muito bem do seu Filho Jesus. Que Maria Santíssima e Clara intercedam junto de Deus por nós, a fim de que aprendamos as virtudes das crianças, e amemos os pequenos.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos.









COMPORTAMENTO



Viver de modo mais leve
Por Josué Ghizoni- Revista Pazes


Uma das tarefas mais difíceis que temos de enfrentar, todos os dias, é viver o AGORA. Como não carregar os acontecimentos do passado que nos causam angústia, e como não deixar que a ansiedade, causada por desejar tanto que o que pertence ao “amanhã” aconteça hoje?

Jesus, na sua sabedoria, já ensinava que para cada dia temos as preocupações suficientes, ou seja, para cada dia nos basta o que compete carregar, sem trazer coisas do passado e nem puxar as do futuro.

Para aquilo do passado que nos causa alguma angústia temos o exercício da compreensão e do perdão, se necessário.

Compreender que naquele momento em que agi eu tinha uma intenção positiva e fiz a melhor escolha que podia ter feito. Fazendo isto vai perceber que não precisa mais do exercício do perdão. Mas se achar necessário ainda, use da força do perdão, que é a chave que nos abre ao amor por nós mesmos.



Em muitos casos de baixa autoestima detecta-se que a pessoa não aprendeu a se perdoar ou se compreender. Não estarmos dispostos a nos compreender ou perdoar é um dos piores danos que podemos causar a nós mesmos.

Para trabalhar a doença do século, a ansiedade ou, como diz Augusto Cury, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), recomendo o que ele mesmo sugere: que 90% das coisas que achamos que vai acontecer, não acontece e os 10% que acontece, acontece diferente do que pensamos. Faça sempre o exercício de parar e respirar cinco vezes profundamente e prestando atenção ao ar que entra e ao ar que sai. Cada vez que expirar relaxe o corpo e em seguida traga-se para o presente, o AGORA. Se pergunte: o que tenho de fazer neste exato momento? Faça.

São pequenas atitudes, mas de um efeito fantástico para tornar a vida mais leve.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma senhora foi ao médico e, depois de realizar alguns exames, o médico lhe perguntou:

A senhora é evangélica?

Ela respondeu: sim!

O médico diz: Eu gosto muitos dos evangélicos, só tem um problema: eles falam muito de Jesus e não falam de Maria.

(Silêncio).

Doutor, posso lhe fazer uma pergunta? - disse a senhora.

Sim. - Respondeu o médico.

Doutor, se quando eu chegasse aqui, sua secretária me dissesse que você não estava, mas sua mãe sim, você acha que eu ia querer ser atendida por sua mãe?

O doutor respondeu: Claro que não! Quem se formou em Medicina fui eu, não minha mãe.

E a senhora continuou: Pois é, doutor. Quem morreu na cruz por mim foi Ele, não ela.

Resposta do médico...

Mas se vc chegar na recepção e encontrar minha PRECIOSA MÃE e não tiver mais vaga ou dinheiro pra pagar e ela me pedir, eu atendo e lhe dou até os REMÉDIOS. Porque foi um pedido de minha mãe.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário