Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 16/02/2016



Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016


“Amor é quando as diferenças não são mais capazes de separar.” (J. de Bourbon Busset)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 6, 7-15


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Vós deveis rezar assim.
Neste Evangelho, Jesus nos dá o grande presente, a oração do Pai Nosso. Terminada a oração, ele retorna à necessidade que temos perdoar os outros, mostrando a importância que tem o perdão ao próximo, na vida cristã.
Jesus começa pedindo-nos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras”. O destaque da frase está nas palavras “por força”. No terço, por exemplo, nós repetimos a Ave Maria, mas não pensamos que é por força da repetição que seremos atendidos. Repetimos para nos interiorizar, para acalmar a nossa fantasia e nos voltarmos para Deus, tendo como modelo e intercessora Maria Santíssima.
A primeira palavra da oração é fundamental: “Pai”. Como é gratificante saber que Deus é nosso Pai! Esse criador de tudo, que mantém na existência cada coisa do mundo, é nosso Pai.
Três vezes Jesus fala que o Pai está “nos céus”. Céu, no singular, significa a nossa morada futura, com Deus, os anjos e os santos. No plural significa o universo: a terra, o Céu, o firmamento e o mundo inteiro, visível e invisível. Deus está em toda parte, portanto está aí ao seu lado, como Pai.
“Santificado seja o teu nome.” O segundo mandamento diz: “Não tomar o nome de Deus em vão”. Quanta gente pronuncia a palavra Deus sem nenhum respeito, até em piadas! A Bíblia toda nos alerta sobre isto: Deus é santo e precisa ser respeitado.
“Venha o teu Reino.” Rezando assim, nós nos comprometemos a colaborar para que o Reino de Deus se consolide e cresça no mundo.
“Seja feita a tua vontade.” Esta é única coisa importante na nossa vida: fazer a vontade de Deus, a cada dia, a cada momento, na alegria e na tristeza.
Ao pedir o pão, Jesus destaca que é para hoje, o que significa que não devemos acumular pão para daqui a dez anos. Algum dia faltou o pão para você? Não! Portanto, não se preocupe exageradamente com isso, e partilhe o que você tem com os necessitados.
“Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos.” O nosso perdão deve ser total, pois é assim que queremos que Deus nos perdoe. Não perdoando alguém, estamos implicitamente, ao rezar o Pai Nosso, pedindo a Deus que não nos perdoe. Cruz credo!
“Não nos deixes cair em tentação.” Tentação sempre vem, pois estamos na Igreja militante, isto é, a Igreja da luta. O importante é não cair nelas. E, como somos mais fracos que os “lobos” que estão ao redor de nós, precisamos buscar a ajuda de Deus. A ovelha não pode afastar-se do pastor. E Cristo hoje está presente na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. Na Comunidade, um apóia o outro, e temos os sacramentos, a Sagrada Escritura, a oração constante e principalmente a caridade, que afasta as tentações.
Certa vez, dois loucos, o João e o Pedro, resolveram fugir do manicômio. Acontece que eles tinham de pular sete muros altos. “Isso nós conseguimos”, disseram um ao outro. E começaram. Quando terminaram de pular o segundo muro, o João disse: “Pedro, você está cansado?” “Não”, respondeu o Pedro. “Então vamos continuar”, falou o João. Pularam o terceiro e o quarto muro. O João perguntou de novo: “Pedro, você está cansado?” “Não.” “então vamos continuar.” Quando terminaram de pular o sexto muro, o João perguntou: “Pedro, você está cansado?” “Estou”, respondeu o Pedro. “Então vamos voltar”, decidiu o João. E pularam de volta os seis muros novamente, ao invés de pular apenas um que faltava!
E assim, por causa de um muro, os dois perderam a oportunidade de alcançar a liberdade e deixar de ser loucos. Quem abandona um curso no último ano, a não ser devido a algo muito especial, comete essa loucura. Quem abandona o casamento, idem. A liberdade e a felicidade exigem perseverança, exige continuar a luta até o fim. “Quem põe a mão no arado e volta para trás, não é digno de mim.”
A oração é uma porta aberta ao infinito, ela nos trás a graça da perseverança, entre tantas outras graças.
“Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus!”
Vós deveis rezar assim.






­­
COMPORTAMENTO

Elimine a Aparência de Cansaço em Cinco Minutos
Eliana Lee


Seja porque você acabou de acordar (e a noite não foi tão bem dormida assim) ou porque está entre um turno e outro entre o trabalho e uma saída inesperada ou até mesmo entre empregos, aquela aparência de sono realmente não combina em nada!

Quando parecer que nem uma bela xícara de café pode “te acordar”, é hora de dar um up no visual de uma forma rápida e bem simples. Confira algumas dicas básicas de como eliminar essa aparência cansada rapidinho!

1. Higienização
Limpeza do Rosto

Lave seu rosto com água fria. Em alguns minutinhos elimine todo o excesso de oleosidade e revigore a sua pele, preparando-a para um make simples. Se não tiver tempo nem lugar, utilize aqueles lenços umedecidos, próprios para a limpeza da pele, para afastar de vez a sujeira e tirar o brilho. Se acabou de acordar e tem um tempinho maior, lave o rosto com bastante calma, limpando bem cada cantinho, fazendo massagens circulares com seu sabonete diário. Uma vez por semana utilize um sabonete esfoliante mais forte. Para peles oleosas a cada três dias.

2. Rímel já!
Rostinho lavado, mas a canseira ainda está estampada na cara? Rímel já! Além de levantar o olhar, vai deixar seus olhos mais destacados e mais “abertos”. Passe uma camada de máscara nos cílios.

3. Delineador
Passe delineador claro na parte inferior interna dos olhos. Depois complemente com um pouquinho de rímel escuro nos cílios inferiores.



4. Disfarce as olheiras
As olheiras são a principal “denúncia” de uma noite mal dormida ou cansaço excessivo durante o dia. Tenha sempre à mão um corretivo suave. Aplique dando levíssimas batidinhas na parte inferior do olho e depois uniformize todo o rosto com seu pó compacto ou mineral.Blush

5. Xô, palidez!
Blush também ajuda. Para não ficar com a aparência pálida, aplique um pouquinho de blush (os tons de marrom para o inverno, os de rosa para o verão) nas bochechas, na “altura do sorriso”: sorria, e aplique o produto na parte em que sua bochecha “levanta”. Mas seja discreta: nada de exagerar na quantidade de produto!

6. Líquido precioso
Nada de viver a base de cafés ou energéticos: se a água ainda não faz parte da sua vida como deveria, comece já! Deixe uma garrafa sempre por perto: no carro, na bolsa, na mesa do escritório. Comece acostumando seu corpo aos poucos: a cada hora, beba um pouquinho, mesmo sem sede.  Aos poucos você vai perceber o bem que isso faz. Com o tempo, você vai gostar e até sentir falta de hidratar-se com frequência, fazendo disso um hábito mais que saudável. Hidratar seu corpo de fora para dentro é uma das principais medidas a serem tomadas para manter o vigor, a disposição e, consequentemente, a boa aparência!









MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando queremos que alguma coisa fique ancorada à nossa vida, fazemos de tudo para mantê-la presa à nós. Criamos laços e os apertamos com todo nosso coração.
 Os nós fazem parte de nós.
Infelizmente, nem tudo o que se apega a nós é bom e útil. Se prezamos ter laços afetivos e pedaços de memórias agarradas definitivamente à nossa pele, há aqueles nós que se apegam sem que nossa permissão seja pedida e sem que tenhamos forças para desatá-los. Esses nos acompanham e nos adoecem.
Viver com nós na garganta, que não descem e nem saem, nos deixa deficientes. Avançamos em algumas outras coisas, mas o não resolvido fica, como um espinho na carne.
Aquilo que não conseguimos engolir é o perdão que não conseguimos oferecer, é o esclarecimento que nunca nos foi dado, são os porquês nunca respondidos.
A gente caminha, mas sente que algo ficou pra trás e muitas das dores de garganta que não conseguimos curar são emoções presas das quais não soubemos nos livrar. O que fica atravessado diante de nós é o peso que carregamos por vezes por anos e anos.
O dia bendito em que conseguimos colocar em palavras e lágrimas aquilo que nos ofendeu, entrou em nós e ficou, o sol desponta no horizonte como se fosse seu primeiro dia.
Ah, Deus, se tivéssemos sempre a coragem de abrir nosso coração e gritar nossa mágoa, quão mais leves e sãos poderíamos viver!
Por que esse medo de expôr o que nos desagrada? Por que temer ferir o outro quando estamos, nós mesmos e inteiramente, sangrando? Por que a felicidade alheia, se felicidade alheia há, é mais importante que a nossa?
Grande parte dos nossos problemas, das nossas doenças até físicas, são falta de comunicação. Por que não dizemos, não passamos ao outro o que sentimos, não falamos do sentimento de injustiça que sentimos e do quanto isso nos abala.
Falar é importante. No bom momento, claro, que com sabedoria deve ser escolhido, mas é muito importante. O que não dizemos, o outro não é obrigado a adivinhar e isso nunca podemos cobrar.
Os nós não resolvidos atam nossa vida a um certo momento. Não crescemos como convém e mesmo nosso riso é sempre manchado por uma pinta de tristeza que traduz nosso olhar.
Quando sentiu que tinha que se revoltar no Templo, Jesus se revoltou, nenhuma palavra poupou; quando a dor e tristeza foram grandes demais no seu seio, Ele chorou; quando o cálice tornou-se por demais amargo, falou com o Pai...
A liberdade só nos chega quando liberamos nosso ser, quando oferecemos ao outro o direito de ouvir, perdoamos o que deve ser perdoado e aceitamos o que deve ser aceitado.
Se criamos a coragem de desatar, devagar, certo, mas desatar, um a um os laços que nos incomodam, liberamos uma a uma as ansiedades, os males que nos doem física e psicologicamente.
Nessas horas nosso coração bate de maneira diferente, respiramos mais ar puro e nossos olhos se abrem para novos horizontes. Só um pequeno passo, um muito de coragem e uma nova vida pode começar.


Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário