Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 15/02/2016


Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016


"A pior calamidade para a humanidade não é a guerra ou o terremoto. É viver sem Deus. Quando Deus não existe, se admite tudo. Se a lei permite o aborto e a eutanásia, não nos surpreende que se promova a guerra!"  (Madre Tereza)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 25, 31-46­­


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Jesus assentar-se-á em seu trono glorioso, e separará uns dos outros.
Hoje, é com alegria que celebramos a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Com esta festa, encerramos o ano litúrgico; o próximo domingo já será o primeiro domingo do advento. O Evangelho mostra Jesus exercendo a sua realeza, no Juízo Final.
A palavra rei vem de reunir. O rei justo é o centro de unidade do povo do seu reino. Como um bom pastor, ele reúne as ovelhas dispersas e cuida das que estão doentes (primeira leitura).
Às vezes, dá impressão que Jesus é um rei fraco. Mas é justamente o contrário. Ele é tão poderoso que não precisa ficar mostrando a sua força a cada momento; mostra-a na hora certa. Ele deixa o joio crescer no meio do trigo, porque sabe o que fazer mais tarde, sem que os bons se percam e a justiça seja feita.
Jesus é o Rei do Universo. Não existe nada e ninguém mais forte nem mais inteligente do que ele. Nada é capaz de barrar o avanço do Reino de Deus no mundo.
Como nosso rei, Jesus prestou-nos o melhor serviço do mundo: tirou-nos do poder das trevas e nos deu a vida eterna. É o que diz a segunda leitura da Missa de hoje (1Cor 15,20-26).
E o Evangelho de hoje é a descrição do juízo final. Jesus, o Rei, vai dizer aos que cuidaram dos necessitados: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino...” Depois dirá aos egoístas, que foram insensíveis diante do sofrimento do próximo: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno...”
Os condenados tentarão se defender, mas o Rei será inflexível: o que fizeram ao próximo, fizeram ao próprio Jesus.
Na quinta-feira santa, ao lavar os pés dos discípulos, Jesus nos mostrou como Deus quer que exerçamos a autoridade: é cuidando dos súditos e servindo a eles. Ser chefe é cuidar das pessoas a ele confiadas, fazendo justiça com as que são injustiçadas. É para isso que a autoridade tem poder.
E deixar alguém, ao nosso lado, passar fome, ou andar nu ou doente, e não fazer nada por ele, é uma injustiça. Jesus vai cobrar de quem podia ajudar e não o fez.
“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!”(Mc 9,35).
Jesus é nosso Rei, total único. Para a administração política, ou para qualquer cargo de poder e autoridade, escolhemos apenas representantes de Jesus.
Certa vez, o grupo de jovens de uma Comunidade resolveu, num domingo à tarde, visitar o hospital. Eram jovens novinhos, alguns ainda adolescentes.
Visitando as enfermarias, viram um senhor coberto com um lençol, com apenas a cabeça de fora. Ficaram em volta da cama e começaram a rezar, pedindo a saúde para ele. Os jovens diziam: “Senhor, cure este doente! Que ele possa levantar-se desta cama e andar!”
Estava também na enfermaria um senhor visitando outro doente. Ele falou para os jovens: “Não adianta, ele não vai se levantar nem andar!”
Os jovens não deram ouvidos e continuaram rezando. No fim, ao se despedirem, disseram ao doente: “Deus vai ajudar e o senhor vai se levantar desta cama e andar!”
Novamente o homem disse: “Ele não vai andar!!!” Aproximou-se, puxou o lençol e mostrou para os jovens que o doente não tinha as duas pernas. E disse mais uma vez: “Eu não estou falando? Ele não vai andar. Olhem aí!”
Mas o mais interessante aconteceu depois: os jovens contaram para seus pais o acontecido. Um senhor rico da cidade ficou sabendo, foi ao hospital, pegou aquele doente, que era pobre e o levou para um hospital ortopédico especializado em próteses. Colocaram próteses nas duas pernas do homem e ele realmente se levantou e andou!
Jesus é o Rei do universo. Quando ele disse: “Pedi e recebereis”, empenhou nessa frase o seu nome e o seu poder divino. E Deus, como sabemos, pode tudo. Para ele nada é impossível. Inclusive fazer uma pessoa sem pernas andar.
Todo reino tem sua rainha; é a esposa do rei ou, se ele é solteiro, a sua mãe. Maria Santíssima é a nossa Rainha. Que ela interceda por nós junto ao Rei, seu Filho, a fim de que sejamos bons cidadãos do seu Reino.
Jesus assentar-se-á em seu trono glorioso, e separará uns dos outros.







­­
MOTIVAÇÃO  NO TRABALHO

Dê valor ao que você tem

Conheço pessoas que não têm sucesso simplesmente porque não dão valor àquilo que já têm. Vivem pensando no que não tem e muitas vezes esse sentimento é carregado de uma das maiores armadilhas para o sucesso: a inveja.
São pessoas que não valorizam sua saúde, a casa em que moram, os filhos que têm, a esposa ou o marido com quem se casaram, o emprego que possuem, o país em que residem, etc. Nada é realmente bom. Bom é sempre o que os outros possuem. Sentem-se infelizes.
Conheço pessoas que reclamam de coisas absolutamente normais da vida. Outro dia uma delas reclamou que seu patrão era muito exigente. Outra me disse que sua casa sempre estava precisando de reparos. Teve quem dissesse que o trânsito estava muito difícil e que se cansava de dirigir da casa para o trabalho todos os dias. Outra ainda me falou que estava com dores nos joelhos porque estava muito gorda e assim por diante. Pergunto: isso não são coisas normais da vida? Será que essas pessoas pensaram: ainda bem que tenho um emprego e um chefe exigente, graças a Deus tenho uma casa para morar, ainda bem que tenho um carro para ir trabalhar, estou gorda porque tenho fartura de alimento?
 Sei que os leitores me dirão que sou a favor de fazer o jogo do contente da Pollyanna. Que sou uma Alice no País das Maravilhas ou ainda que sou um alienado porque não tenho problemas. Isso tudo não é verdade. A verdade é que temos que aprender a dar valor ao que temos: à saúde, à família, aos filhos, etc. A dar valor ao pouco que temos. Quanto mais dermos valor, mais seremos motivados a cuidar desses verdadeiros presentes, pois nem todos têm o que temos e sempre haverá pessoas em situações muito mais difíceis do que a nossa, em qualquer sentido.
Conheço empresas que não dão valor aos clientes que possuem e reclamam deles o tempo todo. Da mesma forma agem com fornecedores e representantes. Não conseguem ter gratidão pelo que já possuem e não buscam com serenidade melhorar os aspectos positivos daquilo que possuem e daqueles com quem convivem.
 Assim, em vez de reclamar de tudo, faça um bom exame de consciência e veja quantas coisas boas você tem. Aproveite e veja o quanto os outros não têm. Não olhe somente para quem tem mais. Olhe para quem tem menos e agradeça, valorize, preze e cuide de tudo o que você tem e de todos com quem convive.
Pense nisso. Sucesso!








MOMENTO DE REFLEXÃO


- Bom dia, como tá a alegria?, diz Dona Francisca, minha faxineira, rezadeira, que acaba de chegar.
- Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste! e ela me apertou.
Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".
Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".
Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:
- objetos que você não usa;
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano;
- coisas feias;
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas;
- velhas cartas, bilhetes;
- plantas mortas ou doentes;
- recibos/jornais/revistas, antigos;
- remédios vencidos;
- meias velhas, furadas; sapatos estragados...
Ufa, que peso! "O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.
- Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa!, ela diz, enquanto me ajuda a “destralhar”, ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias.
Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...
É comum se sentir:
- cansado, deprimido,
- desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios
invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado;
- fracassado;
- limitado;
- aumento de peso;
- apegado ao passado...
No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
Na entrada, restringem o fluxo da vida;
Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
Acima de nós, são dores de cabeça;
Sob a cama, poluem o sono.
Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?

...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!

 Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos,
- das luzes fortes,
e também...
- libere mágoas,
- pare de fumar,
- diminua o uso da carne,
- termine projetos inacabados.
"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará...
Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá",
"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.
O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado
instante presente.
Dona Francisca me conta que: "as frutas nascem azedas e no pé, vão
ficando docinhas com o tempo"... a gente deveria ser assim, ela diz.
- Destralhar ajuda a adocicar.
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...


Texto: Carlos Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário