Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 03/02/2016


Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016


“Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é querer que o outro não tenha.” (Zuenir Ventura)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 6,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, Nazaré, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Um profeta só não é estimado em sua pátria.

Jesus foi rejeitado em Nazaré, porque era de lá, e todos o conheciam desde criança, e também a sua família. Nós também frequentemente fazemos esse pecado de rejeitar nossos líderes cristãos locais e valorizar mais os que vêm de fora.
“Jesus se admirou da incredulidade deles, e “ali não pôde fazer milagre algum.” A graça de Deus depende da nossa abertura a ela e da nossa fé.
Os chefes judeus eram divididos em três grupos: fariseus, saduceus e sacerdotes. Os fariseus colocavam sua segurança na Lei. Os saduceus colocavam sua segurança no dinheiro; eram todos latifundiários. E os sacerdotes colocavam a sua segurança no culto. Assim, nenhum deles precisava de profetas. O pior é que essas mesmas tentações estão nos rodeando o tempo todo!
“Esse povo me procura só de palavra, honra-me apenas com a boca, enquanto o coração está longe de mim. Seu temor para comigo é feito de obrigações tradicionais e rotineiras” (Is 29,13). “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15,8).
“Na sua boca, tu (Senhor) estás presente, mas longe do coração” (Jr 12,2).
“Jesus admirou-se com a falta de fé deles.” A rejeição a um líder, só porque é da própria cidade ou bairro, é sinal de falta de fé. Pensando bem, é até preferível um líder cristão local, porque nos conhece, para falar o que precisamos ouvir, e porque nós o conhecemos e unimos às suas palavras o seu exemplo de vida. Também porque possibilita a continuidade na evangelização, já que o líder está sempre presente ali.
Entretanto, na maioria das vezes a rejeição não é ao líder, mas à sua mensagem. Se o profeta falasse o que o povo quer ouvir, ninguém o atacaria. É mais fácil destruir o mensageiro do que acolher a mensagem.
“Eles roubam, matam... e depois se apresentam diante de mim no Templo, dizendo: estamos salvos” (Is 1,11-15).
Se os destinatários do líder fossem santos, não precisariam dele. Por isso, o líder deve continuar firme, confiando em Deus que sempre o protegerá. “Se, quando éramos pecadores, fomos reconciliados com Deus, muito mais agora, redimidos, seremos salvos” (Rm 5,10). Vamos imitar a Deus, amando os pecadores.
O profeta tem o dom de falar a palavra certa, na hora certa, para a pessoa certa e do jeito certo. O profeta tem o dom de tocar na ferida, isto é, falar aquilo que precisamos ouvir, não o que queremos ouvir. Por isso a sua palavra às vezes dói em nossos ouvidos, mas nos liberta e nos faz felizes.
O profeta não se preocupa em agradar os ouvintes, mas em levá-los à conversão e à felicidade plena. Ele tira todas as nossas seguranças e apoios. Ficamos como Pedro andando sobre as águas.
Há muitos modos de perseguir um profeta ou líder: “Gelá-lo”; exagerar os seus pontos fracos; torcer as suas falas, jogando-os contra o povo.
Recebemos no batismo, e principalmente na crisma, a missão de sermos profetas. Nós a exercemos, ou não, todos os dias em nossos relacionamentos, palavras e atitudes.
Certa vez, um professor mandou um aluno conjugar o verbo amar. Ele conjugou direitinho, no presente, no passado e no futuro. Ganhou nota dez.
Na hora do recreio, aquele aluno brigou com um colega sem motivo e o xingou de palavrão. O professor ficou sabendo e, depois do recreio, lhe disse: “Vou diminuir a sua nota. Você conjuga bem o verbo amar, mas não o pratica”.
Quantas vezes nós fazemos isso, falando uma coisa e vivendo outra!
Maria Santíssima é Rainha dos profetas. Ela testemunhou a verdade com atitudes e com palavras, especialmente no hino Magnificat. Que ela ajude a nós, seus filhos e filhas, a cumprir bem a nossa missão de profetas.
Um profeta só não é estimado em sua pátria.







­­
CURIOSIDADES

7 coisas que o modo avião do celular é capaz de fazer e você nem imaginava


O modo avião é um tipo de perfil/configuração para o celular/smartphone criado para quando os usuários forem viajar de avião.
Segundo o site da windowsphone, “o modo Avião é uma configuração no seu telefone que permite desligar a conexão da rede celular, o Wi-Fi, o rádio FM, o Bluetooth e o compartilhamento da comunicação a curta distância (NFC) em seu telefone simultaneamente. Você ainda poderá usar outros aplicativos que não exijam uma conexão da rede celular, incluindo os que permitem ouvir música ou assistir a vídeos.

Enquanto estiver no modo avião, você ainda poderá ligar e desligar o Wi-Fi, o rádio FM, o Bluetooth e o compartilhamento NFC individualmente. A rede de celular permanecerá desligada até você desativar o modo avião.”

E nem só para isso o modo avião tem utilidade. Nossa redação separou para você algumas coisas que o modo avião é capaz de fazer e você nem tinha conhecimento.

Já pode ir ativando o modo avião em seu celular e fazer os testes em seu aparelho:

1 – Recarrega a bateria mais rápido.

O modo avião é uma mão na roda para quem tem pressa para carregar o smartphone. A eficiência dessa configuração é de redução do tempo normal de carregamento (1 hora ou mais, consulte o manual do seu aparelho) em um tempo menor que o habitual.

É colocar o celular em modo avião e ver ele recarregar sua bateria em questão de poucos minutos. Isso acontece porque o modo avião desliga o GPS, Bluetooth e a conexão WI-Fi, utilitários que consomem grande parte da carga da bateria.

2 – Reduz o consumo da bateria

É só a gente sair de casa e ficar alguns momentos sem usar o smartphone que parece que metade da bateria já se foi e isso porque você nem estava com a internet móvel ligada.
O modo avião é um bom auxílio para você reduzir o consumo da bateria enquanto não estiver usando seu celular, por exemplo. Quando você está em um local sem cobertura de área, por exemplo, o seu telefone fica fora de conexão e vai buscar gastar bateria tentando encontrar rede.

3 – Uma opção alternativa de modo silencioso

Você pode usar o modo avião como substituto do modo silencioso do seu celular. Isso vai evitar que seu smartphone fique conectado o tempo todo à rede móvel de internet e permitirá que você continue recebendo emails, mensagens e chamadas.

Isso vai fazer com que você veja fotos em sua galeria, e faça tarefas em seu aparelho sem precisar se preocupar com chamadas, apitos ou sinais luminosos de mensagens.

4 – Evitar que seus filhos usem e gastem seus créditos

Quem tem filhos sabe o quanto é difícil resistir a um pedido dos pequenos para dar uma jogadinha no celular. E nessa levada, muitos deles acabam ligando para contatos aleatórios, gastando saldo de créditos com internet móvel ou mesmo ligações sem que os pais percebam.

O modo avião é uma boa opção para você evitar que eles acessem qualquer um outro aplicativo ou mesmo gaste seus créditos ligando para algum contato da agenda indesejavelmente.

5 – Livra você de spans que aparecem na tela

Alguns aplicativos geram spans repentinos com anúncios incômodos para alguns usuários. E alguns aplicativos de jogos para o celular necessitam que a pessoa se conecte com a internet, já outros nem tanto.

Mas mesmo offlines, alguns ainda geram anúncios inesperados. Ative o modo avião e jogue sem ser atrapalhado por publicidade alguma.

6 – Driblar a função “mensagem lida” do WhatsApp

O WhatsApp possui um recurso que permite que o aplicativo avise ao usuário quando uma mensagem recebida é visualizada. São os famosos recursos das setinhas duplas e azuis na área de conversas do aplicativo.

É claro que hoje já dá para desativar para você se a outra pessoa viu ou não a mensagem, mas existe um meio de fazer isso por meio do modo avião. Ao receber uma mensagem, você desliga sua internet móvel, ativa o modo avião e pode ler a mensagem sem que a pessoa saiba e seja notificada com a setinha azul.

7 – Evitar o Roaming Internacional

O roaming internacional gera gastos astronômicos na conta do seu celular e, ao final, isso vai doer bastante no seu bolso. Para evitar isso, o modo avião pode te ajudar.

Com o celular em modo avião e ativado na conexão wi-fi por meio dos pontos de conexão próximos a você internacionalmente, você pode utilizar os recursos dos aplicativos de e-mail e WhatsApp para se comunicar.

Desse modo você fica impossibilitado de fazer ligações ou enviar mensagens, mas ao menos você não vai sentir o prejuízo no bolso na hora que chegar a conta e vai ter economizado bastante.

Você já utilizou o modo avião alguma vez que seja fora da situação de viajar de avião? Já experimentou alguma de nossas dicas? Mande para gente a sua opinião!







MOMENTO DE REFLEXÃO



A estrada para o céu não é um caminho reto e atapetado. É estreito e cheio de curvas. A viagem da vida não é uma jornada calma e serena, mas uma navegação por mares revoltos e encapelados. O apóstolo Paulo desejou muito ir a Roma e Deus o queria em Roma, mas no dia que partiu para Roma enfrentou um terrível naufrágio. As nuvens escuras se formaram no horizonte e uma tempestade rigorosa, com ventos sibilantes e ondas gigantescas sovaram o barco com desmesurado rigor.


O navio estava à deriva, arremessado de um lado para o outro, à beira de um naufrágio. O pânico tomou conta de todos. A morte parecia inevitável. Um anjo de Deus apareceu a Paulo para lhe trazer encorajamento e promessa de livramento. O navio foi despedaçado, mas todos os passageiros foram salvos. Mesmo nas tempestades mais ameaçadoras da vida, Deus pode nos dar poderoso livramento.
 


Mesmo quando a morte nos encurrala por todos os lados, Deus pode nos salvar milagrosamente. Até mesmo o vento e o mar obedecem o comando do nosso Deus. Nossa paz não vem das circunstâncias, mas vem de Deus, apesar das circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário