Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 13/07/2015


Segunda-feira, 13 de julho de 2015


“Os nossos desejos ocupam maior espaço do que as nossas necessidades.”
(Emanuel Wertheimer)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,34-11,1

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. 


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O convite feito aos apóstolos se estendia a todos, e após alertá-los do mundo de lobos que enfrentariam para levar a Boa Nova, Jesus deixa claro o “rastro de graças” a todos que cooperassem com a prática do “caminho”.
Um antigo e conhecido conto narra as idas e vidas de um homem que levava água em potes de barro da fonte até sua casa. O conto narra que um dos potes estava rachado e no transitar a água caía pelo caminho. Após tantas idas e vindas nota que o caminho se tornara florido, lado que correspondia ao lado do pote rachado (…)
Acredito que todos conhecem essa história, mas por que a trouxe para essa reflexão?
Creio que muito mais que água fresca, um local para dormir, um cobertor, uma cesta básica, (…) as pessoas para continuarem no caminho precisam ser ouvidas. Na verdade o grande mal do mundo, que dizem ser a depressão, é a indiferença humana
A indiferença faz brotar no coração a semente do ódio e não estou exagerando nesse argumento. É preciso deixar bem claro que abandoná-la é tão difícil quanto oferecer a outra face a quem nos agrediu
Posso me atrever a dizer que existe a indiferença ativa e a passiva, sendo que a primeira é movida exclusivamente pela raiva, pela dor, pelo rancor, pela falta de perdão, pela auto defesa, e todos os sentimentos que voluntariamente expressamos contra outra pessoa ou situação, mas o que de fato preocupa é a passiva.
A indiferença passiva “mata” a flor que torce para que nosso vaso esteja quebrado e assim receber a água fresca que cairá sem perceber. Percebi, num retiro, o poder que tem quinze minutos de atenção para quem sofre ou esta agoniado. E como não perceber também a falta que faz nossa atenção a muitos outros irmãos e irmãs que desapareceram do nosso olhar e nunca mais foram procurados
“(…) Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo. Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo compreendido na palavra hoje, para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado. Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias“. (Hebreus 3, 12-14)
Todo dia, ao sair para o trabalho, vejo uma jovem senhora que fez seminário de vida. Lembro o quanto ela foi tocada por Deus naquele encontro, mas hoje noto que ao passar por mim ela abaixa a cabeça, meio que se esconde. O que será que ela pensa? Será que ela pensa que eu a esqueci, que tudo que foi pregado ou ensinado foi da boca pra fora? E quantos como ela também estão por ai, abaixando a cabeça ou atravessando a rua para não nos olhar nos olhos?
Sim, às vezes alguns temem nossos pré-julgamentos por voltarem a vida que tinham antes (quem somos nós para julgá-los); outros têm a impressão que os esquecemos (e de fato é meio que verdade); outros porém acreditam que “nos achamos” (as vezes sim, infelizmente); outros que o encanto acabou (a semente encontrou um solo pedregoso), (…), mas independente disso somos convidados a levar á água fresca; somos convidados a não nos importar de fazermos trabalho dobrado por nosso vaso estar quebrado…
Talvez o “nosso pai e nossa mãe” do evangelho de hoje sejam nosso orgulho e nossa vaidade. Talvez seja o medo de atravessar a rua e falar bom dia; a preguiça de pegar o telefone e ligar… Ao irmos às pessoas, abrimos as portas para um segundo encontro com Deus “(…) Quem recebe vocês está recebendo a mim; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou”.
Por fim
“(…) Pode-se pecar de diversas maneiras contra o amor de Deus: a indiferença negligência ou recusa a consideração da caridade divina, menospreza a iniciativa (de Deus em nos amar) e nega sua força. A ingratidão omite ou se recusa a reconhecer a caridade divina e a pagar amor com amor”. (Catecismo da Igreja Católica § 2094)
Um imenso abraço fraterno.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A lição de Anteu
Luiz Marins


Anteu, na mitologia grega e na mitologia berbere, era filho de Posídon ou Poseidon (deus do mar, conhecido como Netuno na mitologia romana) e Gaia (a mãe da terra na mitologia).
Anteu era extremamente forte quando estava em contato com o chão, já que era filho da deusa da terra (Gaia). Desafiava todos os seus possíveis rivais para combates corpo a corpo que terminavam invariavelmente com a morte do seu adversário. Um dos seus objetivos era utilizar os esqueletos dos viajantes que matava para edificar um templo em honra do deus seu pai (Posídon). No entanto, ele ficava extremamente fraco se perdesse o contato com a terra. Hércules descobriu a sua fraqueza. Ele entendeu que nunca conseguiria vencer Anteu atirando-o contra o chão. Hércules conseguiu vencê-lo levantando-o do chão, mantendo-o suspenso até à morte.
Como a palavra “humildade” tem sua origem em “húmus” que quer dizer terra (em latim) e que tem a mesma origem de “humanus”, fico pensando na lição de Anteu.
Quando um líder, um chefe, uma pessoa qualquer deixa de ter contato com a terra, com o chão, o que a faz “humilde”, começa a voar, a se achar, a perder o contato com a terra e se torna soberbo, arrogante, orgulhoso, vaidoso e aí começa o seu fim até a morte, ele perde a força dos humildes, dos que têm os pés no chão.
E no mundo em que vivemos são muitos os que querem nos tirar do chão, da terra. São muitos os bajuladores que querem nos fazer acreditar que somos invencíveis. São muitos os que nos querem destruir nos fazendo sair do chão, da realidade, das lições da humildade.
Igualmente são muitos os que caem na armadilha da vaidade, da soberba e da arrogância sem entender a lição de Anteu que nos ensina a nunca sair do chão, a nunca deixar a terra, pois quem tirar os pés do chão, como um moderno Anteu, com certeza ficará fraco e por certo será vencido.
Pense nesta lição que a mitologia grega nos dá. Veja como ela nos ensina a nunca tirar os pés do chão; a nunca perder a visão de que ninguém chega ao pódio sozinho; a nunca perder de vista a importância da virtude a humildade.
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Nada e ninguém têm o direito de nos fazer parar ou desistir.
Para que parar, se temos a oportunidade de continuar e construir uma nova história?
Quando paramos, estacionamos, não abraçamos nem tomamos posse das graças e promessas de Deus em nossas vidas.
Ao passo que quando caminhamos, crescemos, nos tornamos melhores, fazemos a diferença em nossas vidas e na dos demais, aprendemos a amar mais, a perdoar mais e a sorrir mais.
Dessa maneira, vamos transformando as pessoas e as situações ao nosso redor, e também sendo transformados por elas.
Tendo a graça de corrigir e ser corrigidos, de conhecer os desígnios de Deus e tocar nas promessas DELE. Olhe que lindo!
Quando caminhamos, nós vamos descobrindo qual a melhor direção a seguir e a buscar.
E assim, fazemos a experiência de descobrir os melhores caminhos que Deus tem para nós,
sem correr o risco de errá-los.
E ao abraçar o que Deus tem para nós, somos mais felizes, e dessa forma, também fazemos os outros mais felizes.
Seguir em frente é necessário e fundamental.
O que nós não podemos fazer é parar.
Isso não pode acontecer.
Pois ao fazê-lo, deixamos de viver, de acreditar e de ver as coisas "além" do que conseguimos ver normalmente, e acabamos nos tornando pessoas negativas, desmotivadas, tristes, acomodadas...
Quando paramos, perdemos o gosto e a razão de viver. Por quê?
Justamente porque estamos "estacionados".
E isso não pode acontecer conosco.
Nem comigo nem com você.
Não pode acontecer com ninguém.
Mas, se isso estiver ocorrendo com você, reaja, lute, volte a caminhar de onde você parou!
Acolha isso como uma ordem de Deus:
Ande, caminhe, siga em frente.
Quantas pessoas estão paradas nos seus medos, nos seus complexos de inferioridades, nas suas dores, nas suas preocupações, nas provações, nas revoltas, na depressão, no ódio...
Quantas pararam nos seus relacionamentos.
Muitas pararam de sonhar, de lutar por seus ideais e metas.
Onde você parou?
Para que parar, quando temos a chance de continuar a caminhada todos os dias?
Nada e ninguém têm o direito de nos fazer parar ou desistir.
Por isso, voltemos à estrada, voltemos a trilhar nosso caminho, com fé, coragem, determinação, ousadia, ânimo, força de vontade.
Vamos tocar a vida em frente sem olhar para trás.
Caminhemos sem desanimar, independentemente do que possamos estar vivendo.
Não vamos deixar que o sofrimento, as provações, as pessoas e os acontecimentos nos paralisem.
Caminhemos sempre!
E saiba que a cada novo passo que nós damos, Jesus o dá junto conosco.

Betania Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário