Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 11/07/2015


Sábado, 11 de julho de 2015


"A confiança que temos em nós mesmos, reflete-se em grande parte, na confiança que temos nos outros." (François de La Rochefoucauld)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,24-33

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24"O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Teste sua Coragem
Baseado no Evangelho de hoje, vou propor algumas situações e gostaria que você pensasse em como você se sentiria em cada uma.

1ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus em uma reunião do seu grupo da igreja, com 10 a 15 pessoas que participam das missas, do seu grupo de oração, e que você só encontra na igreja.

2ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus para pessoas que você não conhece, em uma escola de ensino médio, com adolescentes de 11 a 16 anos, dos quais a maioria nunca teve contato com a igreja, e além disso ironizam e escarnecem de quem toca nesse assunto, entre os seus próprios colegas.

3ª Situação: Você percebe que o seu ambiente de trabalho precisa melhorar o clima, a relação inter-pessoal, e sente falta de Deus nas pessoas. Você sabe o que está faltando, tem a solução, mas sabe que vai encontrar resistência de um lado, e apoio de outro. E no desenrolar do assunto, a sua própria posição pode ser ameaçada e a sua imagem denegrida.

4ª Situação: Você está sendo convidado a falar sobre Jesus na sua casa, com a sua família. Sabendo que, dependendo da forma que abordar o assunto, poderá passar por ridículo (e receber o deboche ou a indiferença), ou poderá encontrar abertura (e começar um tempo de graça no seu lar).

Você já passou por quantas situações assim? Eu sei... Muitas, muitas, muuuitas!!! E quantas vezes você sentiu receio em situações assim? Eu posso responder por você... QUASE TODAS AS VEZES. Talvez a primeira situação seja muito fácil. É muito fácil falar de Jesus na igreja. Mas as outras situações são bastante desafiadoras! Entre os amigos de colégio, ninguém quer ser excluído dos grupinhos, e para isso têm que se adequar às regras do grupo que quer integrar. No trabalho, quem não tem medo de ser estereotipado? A regra que vale na maior parte do mundo dos negócios é não misturar trabalho com religião. E em casa, para muitos, é ainda mais difícil... No ambiente de casa, cada um se julga profundo conhecedor da vida do outro (principalmente os mais velhos em relação aos mais novos). Em casa, cada um se mostra como é de verdade, e defeitos como o orgulho, a competição e a impaciência são capazes de criar uma casca dura em torno de um frágil coração.
É sabendo disso que Jesus diz no Evangelho de hoje: "Não tenhais medo!" Na época dEle, os discípulos poderiam ser condenados à morte só por falar em Jesus. Hoje, não chegamos a ser ameaçados de morte, mas somos ameaçados de exclusão. E é pelo medo de exclusão que tantas vezes evitamos falar de Deus. Repare se não é isso o máximo que pode acontecer: você ser excluído de um grupo. Até mesmo da própria família! Jesus já dizia: "Filhos vão se voltar contra os pais, e pais vão se voltar contra os filhos, por causa de mim!" E diante dessa possibilidade, o que você prefere? Ficar do lado de Jesus e correr todos os riscos? Ou omitir Jesus para poder continuar fazendo parte do grupo?
"Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32-33)

jailsonfisio@hotmail.com     www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com






CASA, LAR E FAMÍLIA


Manchas de limão na pele

Um dia de sol é sempre um convite à prática de atividades ao ar livre, não é mesmo? E as opções são variadas: você pode escolher passar uma tarde na praia ou na piscina, dar uma caminhada no parque ou um passeio de bicicleta, entre outras. Mas, seja qual for sua escolha, uma coisa é certa: a sede! E na hora de se refrescar é preciso tomar cuidado, caso seu pedido tenha sido um suco ou um sorvete de limão. Afinal, o sumo desta fruta, aliado ao sol, poderá provocar indesejadas manchas na sua pele.
Apesar de parecerem inofensivos, alguns simples respingos do sumo do limãosão capazes de provocar manchas de tom amarronzado na pele das pessoas.

Para esse efeito indesejado acontecer, basta que a pele que tenha tido contato com o limão seja, em seguida, exposta ao sol. Esse fenômeno é chamado fitofotomelanose.

E não é apenas o limão que pode provocar manchas de pele quando associado ao sol. Outras frutas ácidas (como a laranja e a tangerina) também têm a possibilidade de desencadearem a fitofotomelanose, que, na realidade, é uma manifestação alérgica.

Nos meses mais quentes do ano é quando aumenta a incidência da fitofotomelanose, pelo simples fato de ser comum as pessoas tomarem sucos ou sorvetes destas frutas ou até mesmo bebericarem a famosa caipirinha enquanto estão tomando sol.

Geralmente, as áreas mais afetadas pelas manchas são as mãos, o colo e os lábios (por serem exatamente estas áreas do corpo que têm contato com o suco das frutas).

A coloração, o formato e o tamanho das manchas variam de acordo com a exposição da pele ao sumo do limão (ou das outras frutas que provocam a reação alérgica).

Em casos mais severos, podem ocorrer fotodermatites, com o surgimento demanchas de tom avermelhado, bolhas, ardência e coceiras.

É preciso tomar cuidado!

Uma vez tendo adquirido as manchas por fitofotomelanose, não há muito o que fazer: elas somente desaparecerão de forma espontânea e gradativa.

Nos casos mais graves, porém, o dermatologista deve ser consultado para prescrever um tratamento específico.

www.jnjbrasil.com.br







MOMENTO DE REFLEXÃO

Certa vez, uma jovem foi ter com o bom homem, São Filipe Neri, para confessar seus pecados. Ele já conhecia muito bem uma de suas falhas: não que ela fosse má, mas costumava falar dos vizinhos, deduzindo histórias sobre eles. Essas histórias passavam de boca em boca e acabavam fazendo mal – sem nenhum proveito para ninguém.
São Filipe lhe disse:
– Minha filha, você age mal falando dos outros; tenho que lhe passar uma penitência. Você deverá comprar um saco de penas no mercado e depois caminhar para fora da cidade. Enquanto for andando, deverá pegar as penas e ir espalhando-as. Não pare até ter jogado todas as penas. Quando tiver feito isso, volte e me conte.
Ela pensou com seus botões que era mesmo uma penitência muito singular! Mas não objetou. Comprou o saco de penas, saiu caminhando e jogando as penas, como ele lhe dissera. Depois, voltou e reportou a São Filipe.

– Minha filha – disse o Santo –, você completou a primeira parte da penitência. Agora vem o resto.
– Sim, o que é, padre?
– Você deverá voltar pelo mesmo caminho e catar todas as penas.
– Mas, padre, é impossível! A esta hora, o vento já as espalhou em todas as direções. Posso até conseguir algumas, mas não todas!
– É verdade, minha filha. E não é isso mesmo que acontece com as palavras tolas que você deixa sair da sua boca? Não é verdade que você inventa histórias que vão sendo espalhadas por aí, de boca em boca, até ficarem fora do seu alcance? Será que você conseguiria segui-las e cancelá-las, se desejasse?
– Não, padre.
– Então, minha filha, quando você sentir vontade de dizer coisas indelicadas sobre as pessoas, feche os lábios. Não espalhe essas penas maldosas pelo seu caminho pois nunca mais poderá recolhe-las.

Do livro: O Livro das Virtudes II - O Compasso Moral

 William J. Bennet - Ed.Nova Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário