Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 01/07/2015


Quarta-feira, 01 de julho de 2015


"A esperança inquebrantável é força. A esperança mesclada de dúvida é covardia. A esperança mesclada de temor é fraqueza." (Gurdjieff)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 8,28-34

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar:
- Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência:
- Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos! - Pois vão! - disse Jesus.
Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Não nos enganemos: o mundo ainda se incomoda com a presença de Jesus. Talvez não por alguns serem cristãos, outros muçulmanos, outros hindus, (…), o que de fato incomoda é a mensagem que Ele deixou.
Na concepção daquele povo, Jesus não conhecia a situação dos dois rapazes, esse pensamento entra em conflito, quando ao chegar no local, demonstra autoridade e segurança sobre o que acontecia.
É comum ver no nosso dia-a-dia pessoas atormentadas ou que sofrem de distúrbios mentais, como também é comum ver pessoas que ao beber ou drogar-se perdem a noção de coerência passando a ficar “aos berros” para que todos as ouçam. Quem nunca viu um bêbado contado ou partilhando a vida com alguém?
Tanto os distúrbios de sanidade quanto os de sobriedade (bebida e drogas) tendem a revelar uma face de verdade por mais que esteja oculta. Seria então um breve momento de lucidez em meio à loucura? Quantas pessoas por influencia desses agentes (psíquicos ou químicos) ao invés da loucura acabam por revelar a verdade que ninguém quer ouvir?
Para aquele tempo, toda moléstia psiquiátrica era vista como ação de demônios ou espíritos. Essa também poderia ser vista assim, pois não temos dados concretos, no entanto é diferenciada pela presença de um diálogo que acontece entre o mal e Jesus. É preciso reparar que no meio de toda aquela confusão que viviam, há um momento de lucidez que se revela “(…) Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?”.
Será que cremos em Deus e em seu poder mais que a crença que o próprio mal tem NEle? Os espíritos retirados dos dois homens conheciam a natureza divina de Jesus. Esse fato por si só já colocaria a prova a teoria dos céticos.
“(…) Apesar de toda evidência do amor de Jesus, existem pessoas que não o aceitam, e fazem isso porque consideram a aceitação de Cristo e de suas exigências como perda de algo a que estão apegados como uma verdadeira idolatria. Para os gadarenos, parece que é melhor ficar com os porcos, mesmo que seja com o diabo junto, do que aceitar um irmão resgatado e reconhecer a manifestação do amor salvífico de Deus. De fato, rejeitar Jesus em vista de algum bem material constitui-se em uma atitude diabólica, uma verdadeira idolatria”. (Reflexão site da CNBB)
Sim! A mensagem de Jesus ainda incomoda os descrentes, pois temem que ela gere a mudança de pensamento e terem que enfrentar o que não podem entender, o que não conseguem ver. A maior dificuldade de um cético é reconhecer que não tem explicação racional para algo ou uma resposta “a altura” de um questionamento. Como é difícil desmentir um bêbado!??
Consegue imaginar se Jesus voltasse seu olhar, embebido do Espírito Santo, para aqueles que pediram que fosse embora e começasse a revelar a verdade em suas vidas? Estamos preparados para que Jesus também mude as nossas vidas? Quantas vezes ao sermos visitados também pedimos que parta?
Sim! O mundo tem medo dessa mensagem, pois em alguns momentos são análogos a água e óleo. Parecem que não vão existir juntos.
“(…) Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão “. (Filipenses 2, 13-16)
Acredito que o maior dos descrentes tenha feito um dia a opção de trocar a fé pela razão. Se então, não acredita totalmente, por que teme ouvir? Por que evita ver? Qual é o problema de se colocar um crucifixo numa repartição pública? Por que a educação religiosa precisou ser retirada da grade escolar? “(…) Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles”.
Deixo aqui um ponto de interrogação. Como diria padre Zezinho: o mundo ainda tem medo de Jesus.
Um imenso abraço fraterno!







CURIOSIDADES

Você sabia?


1-O Baiacu tem uma capacidade incrível para fazer desenhos em forma de círculos no fundo do mar, para atrair as fêmeas.


2- Se vivessemos em Netuno nunca faríamos um ano de idade, pois este planeta leva precisamente 163 anos terrestres para completar o seu movimento de translação em volta do Sol!


3- Nas Filipinas existe uma ilha com um lago no seu interior que possui uma ilha e essa ilha possui outro lago e nesse lago existe outra ilha.


4- Claudius foi o único dos 15 primeiros imperadores romanos que não teve um homem como amante. As pessoas achavam estranho ele gostar apenas de mulheres.


5- Mastim Tibetano : O cão mais caro do mundo
A raça é símbolo de status entre os ricos da china, os cães são vendidos por aproximadamente U$ 750 mil.


6- O último estado feudal entrou em colapso em 2008. Era uma pequena ilha chamada Sark onde carros, postes de rua e divórcio eram ilegais.


7- Kurt Cobain se casou de pijama.


8- Cerca de 160 anos atrás, um francês e um russo atiraram um contra o outro na Guerra da Criméia e as balas colidiram no ar.


9- Há uma pista de pouso num país sul-Africano de Lesoto onde você joga o avião de um penhasco para que ele caia em queda livre até ter velocidade suficiente para voar.


10- O cilindro existente na maioria dos cabos carregadores de notebook é um dispositivo elétrico que ajuda a isolar o dispositivo do ruído eletromagnético.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.
Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina.

APRENDAMOS A COZINHAR OS NOSSOS FEIJÕES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário