Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 15/05/2015


Sexta-feira, 15 de maio de 2015


“Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,20-23ª

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
- Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Comunguemos primeiramente o que diz o site da CNBB:
“(…) Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, EXIGEM DE NÓS UM TESTEMUNHO CORAJOSO de Jesus e do seu Evangelho, O QUE NEM SEMPRE É FÁCIL PORQUE NA VERDADE SOMOS FRACOS NA FÉ. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade”.
Ao se aproximar da festa de pentecostes, somos convidados, após essa leitura a dizer: Senhor! Faz um Pentecostes em minha vida!
Mas como medir a ação viva do Espírito Santo quando estamos tristes, desanimados, convalescentes? Como olhar ao meu redor, minha vida, minha comunidade, que em meio a tantas dificuldades ainda resiste… Como ver na desmotivação que vivem hoje as pessoas que o Espírito Santo ainda age?
Reinaldo Reis, renomado pregador da RCC de São Paulo, num fórum carismático disse: “(…) Por vezes, somos inclinados a medir a qualidade da vida carismática pela abundância de manifestações que a acompanham. Supomos que o crescimento espiritual está em proporção com a profusão de milagres e coisas extraordinárias…”.
Fazemos muitas vezes isso. Enfatizamos as manifestações em vez da vida no Espírito. Credenciamos a quantidade de pessoas a ação do Espírito Santo… Muita gente seria obrigatoriamente ação do Espírito e ao contrário o descontentamento?
Deus conhece o coração daquele que realmente precisa: “(…) Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. VOCÊS FICARÃO TRISTES, MAS ESSA TRISTEZA VIRARÁ ALEGRIA”.
Nesse mesmo contexto esse mesmo pregador exorta a vigilância em “(…) Evitar o perigo de promover, sem o desejar, uma experiência divina exclusivamente a nível emocional, uma busca exagerada do extraordinário e um egoísmo intimista, ou seja, pedir o milagre e não viver o milagre.
Preciso olhar sob os olhos de Deus o que acontece e verificar se isso é verdade. Em muitos grupos, igrejas, comunidades tem-se abusado em momentos como correntes, semanas da graça, missas de cura e libertação, […] para “atrair” pessoas. Esses momentos são importantes, no entanto tais ações atarem as pessoas a conhecer os milagres de Deus e não o Deus dos milagres. Esse é nosso foco?
Precisamos aprender a estimulá-las o desejo de viver num constante estado de contato íntimo com Deus. João Paulo II dizia que não deveríamos privar a ação progressiva, suave e educadora “(…) para aquilo que é, de fato, essencial na vida no Espírito: O amor, que é a essência da vida espiritual (e não a alegria!); a fé, que é seu fundamento (e não a experiência!), a humildade, que é o escudo que a protege (e não o poder espiritual!), e a perseverança nas provações de toda sorte, que é o teste que a prova, aprofunda e confirma”.
“(…) Mas quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.“ (I Coríntios 6 17)
Ao pedir um pentecostes em minha vida é talvez a partir daí tomar uma atitude de viver no Espírito Santo e talvez então, em plenitude, entender as palavras de Cristo: “(…) Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. – Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada”.
Um grupo de oração ou uma reunião de oração não deve ser “medida” por prodígios como milagres, curas, (…) mas pelo empenho dos seus participantes (inclusive os servos) em procurar uma vida mais sadia, em ouvir a palavra, meditá-la e vive-la. Essa busca irá como conseqüência, gerar mudanças em suas vidas afetivas, social e no relacionamento com seus problemas. A Isso chamamos de ação transformadora do Espírito Santo.
Pedir um pentecostes em minha vida é dar um upgrade (levantada, recauchutada,…) na nossa fé e com essa força, que vem do alto, nos atrever a aceitar o convite de Jesus e andar sobre as águas; a olhar os problemas, que sempre surgem, com a cabeça erguida e confiante; a regaçar as mangas e lutar por uma vida melhor; a vencer meus medos, minhas angústias (…) aos invés do comodismo do aguarde de um milagre.
“(…) Quando se aproximar o momento do combate, o sacerdote se adiantará para falar ao povo: Ouve, Israel! lhe dirá ele. Ides hoje combater contra os vossos inimigos: que vossa coragem não desfaleça! Não temais, nem vos perturbeis, nem vos deixeis amedrontar por eles. Porque o Senhor, vosso Deus, marcha convosco para combater contra os vossos inimigos e para vos dar a vitória.“ (Deuteronômio 20, 2-4)
Continue a acreditar! Peça um milagre, mas tenha um pouco mais de coragem! Vá à luta! Ajude! Colabore com a construção do reino.
Um Imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA


Lanche rápido


8 fatias de pão de forma
100 g de presunto fatiado
100 g de queijo prato fatiado
1 lata de creme de leite sem soro
3 ovos
1 tomate fatiado
Orégano
Queijo parmesão ralado para polvilhar




MODO DE PREPARO
Em um recipiente quadrado ou retangular, coloque 4 fatias de pão de forma e sobre o pão coloque o presunto e o queijo
Cubra com as outras 4 fatias de pão
Bata os ovos, junte o creme de leite com 1 pitada de sal e despeje sobre os sanduíches
Decore com o tomate, polvilhe queijo, orégano e leve ao microondas por 8 a 10 minutos em potência alta até o creme firmar.




Torta Surpresa


Bater no liquidificador:
1xícara (chá) de óleo
1ovo inteiro
1pacote de sopa de cebola
100g queijo parmesão ralado
Passar para uma vasilha e acrescentar:
2xícaras (chá) de farinha de trigo e por último
1colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
O que você quiser: atum, presunto ou linguiça em rodelas, etc...
2tomates picados e temperados com azeite e orégano, mozzarella de búfala (em rodelas)
Salsa e cebolinha picadas
Azeitonas
Provolone ou parmesão ralado por cima.
Colocar em forma de abrir untada e enfarinhada (forrar como para empadão),
Colocar o recheio. Levar ao forno pré-aquecido180º por + ou – 35’.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado à conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao  diretor do colégio e humildemente perguntou:
        Professor,   o   que   devo  fazer  para  não cometer esses erros novamente?

Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!

O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e
entregou-o ao jovem, dizendo:
Filho,   ande   com   esse  copo  por todo o colégio, entre  em  todas  as  salas, suba  e  desça todas as escadas, entre  em  todos  os  cantos  e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água.
Impossível - disse o jovem - não vou conseguir!
Se você quiser vai conseguir sim - disse o mestre.
O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água.

O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz:

Não viu as garotas que passeavam  pelo  jardim no horário  de  aulas?

Os  colegas  que  te  convidam para  um  copo  de  bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?
Não - responde o jovem -  eu  estava  com os olhos fixos no copo.

O mestre sorri, e diz:
Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado.

Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário