Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 08/05/2015


Sexta-feira, 08 de maio de 2015


“Excelência não é um ato, é um hábito.” (Aristóteles)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,12-17

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Amar… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Amar talvez seja às vezes relevar; talvez seja por vezes “deixar prá lá”, passar “uma borracha”; “por uma pedra em cima”, (…); talvez seja por vezes pegar o telefone e ligar; talvez seja mandar um email, uma carta; talvez amar seja lembrar-se do aniversário, da data especial; talvez seja participar mais das alegrias e tristezas; talvez seja levar a boa nova a quem precisa, a quem não a conhece, a quem padece…
“(…) O homem, eternamente idealizado por Deus e eleito em Jesus Cristo, só se realiza plenamente como imagem de Deus, e com imagem de Jesus Cristo se conviver com seus irmãos em verdadeira comunhão fraterna para juntos desenvolver uma atuação que chegue a transformar o mundo.” (Cf. PUEBLA §184)
Amar talvez seja também exortar, chamar a atenção, corrigir, restringir, retirar, dizer não, (…). Amar não é só dizer SIM; amar não é dar tudo que se pede; é ensinar o valor que tem as coisas e também o valor que tem as pessoas. Amar é buscar conhecimento, novas alternativas e soluções, é ser criativo, é chegar cedo no compromisso, é devolver o troco que foi dado errado, é cumprir as leis, inclusive do semáforo…
Amar é dar carona; é se compadecer daquele que precisa; é olhar com bons olhos a força da juventude; é ainda dar chances ao velho que ainda quer trabalhar. Amar é ser justo e também lutar pela justiça. Amar é impregnar o ar ao seu redor e daqueles que nos rodeiam do que Jesus deixou, como aquele perfume forte que usamos quando nos arrumamos para sair, ir a festa, passear…
Amar é romper os muros que nos afastam daqueles que mais precisam; é ir atrás, não esperar, é buscar; é emprestar o talento, o dom, o carisma para a comunidade; é levar a palavra a todos os cantos e a todas as pessoas; é não “eleger” os salvos, é preocupar-se com as ovelhas…
(…) Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2, 4), isto é, de Jesus Cristo. É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que desta forma a Revelação chegue até as extremidades do mundo: Deus dispôs com suma benignidade que aquelas coisas que revelara para a salvação de todos os povos permanecessem sempre íntegras e fossem transmitidas a todas as gerações. (§ 74 Catecismo da Igreja Católica)
Entender o amor é acreditar que não foi em vão que Ele se entregou na cruz; que nenhum dos seus apóstolos deu sua vida por nada; é entender que cada um tem um chamado, uma missão, um projeto… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Entender o amor é respeitar a sua própria dor, mas mesmo assim ter forças para ajudar aquele que sofre, mas que não consegue se reerguer; é parar de comparar e graduar seus sofrimentos com os dos outros; é aceitar a filiação com o Pai e parar de se comportar como escravo…
Amar é de certa forma transcende apenas o sentimento; amar é um gesto concreto.
“(…) Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”. (Mateus 24, 45-47)
Amar vai além do abraço e do beijo. Amar é viver! Portanto viva, se importe, promova a vida!
Bom fim de semana!
Um imenso abraço fraterno







CULINÁRIA



Rosquinha de leite condensado

3 ovos
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
Trigo até dar o ponto

Em uma vasilha média acrescente os ovos e a margarina
Mexa bem
Acrescente o leite condensado e o fermento em pó
Mexa novamente, até que se misture bem
Coloque a farinha de trigo aos poucos, até ficar no ponto de enrolar as rosquinhas
Amasse bem a massa, enrole, e frite em óleo bem quente
Coloque em papel apropriado para absorver a gordura e depois passe no açúcar refinado



Bolinho de arroz assado

Ingredientes:
Sobras de arroz (mais ou menos de 2 à 3 xícaras)
1 cenoura crua ralada
1 cebola picada
presunto picado (3 ou 4 fatias)
mussarela ralada ou picada (se for fatias), pode substituir por parmesão ralado,
2 ovos
4 colheres de leite
farinha de trigo (poca, só para ligar)
Cheiro verde à gosto
uma pitada de noz moscada
uma pitada de páprica
orégano
sal e pimenta à gosto







MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando deixamos que a ingenuidade tome conta de nós, estamos pedindo para ser enganados.
Minha avó costumava dizer que olhos abertos não são pegos na curva.
 Às vezes no calor das emoções, proferimos palavras ásperas e agressivas e estragamos relações que levaram anos para serem construídas.
 Ao longo da história os homens entraram em pânico por muitos motivos e os resultados geralmente foram negativos.
 O pânico é medo súbito e avassalador, e o medo nos faz irracionais e irresponsáveis.
 É impossível pensar claramente quando estamos em estado de pânico.
 O pânico pode ocorrer repentinamente, ou pode crescer lento e destruir gradualmente nosso bom senso,deixando-nos perdidos, com nossa imaginação descontroladas.
Nenhum de nós procura ou quer dificuldades na vida, mas elas podem ser instrumentos úteis para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de um caráter firme e íntegro.
Na verdade, muitas vezes essas dificuldades temporárias ajudam o homem a encontrar Deus e novas razões para viver.
A melhor razão para viver é amar, portanto:
Seja gentil, convide, elogie, reverencie, ame, porque o sol de repente aparece trazendo novamente o sorriso da natureza e assim como num passe de mágica afasta de nós as nuvens de tristeza, curando a nossa ferida.
Podemos crer nisso, podemos enfrentar o medo.
Podemos ser feliz e comemorar a vida.


Irani Gennaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário