Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 21/05/2015


Quinta-feira, 21 de maio de 2015


“Deixo que o mundo viva como quer e permito a mim mesmo de viver como desejo.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 17,20-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo:
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho me fez refletir diversos pontos:
1) Dedico algum tempo da minha oração por aqueles que não conhecem a Deus? “(…) Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles”.
São Lucas trás em seus escritos uma particularidade que nenhum dos outros três narrou: O olhar de Jesus para Pedro durante a via sacra.
“(…) VOLTANDO-SE O SENHOR, OLHOU PARA PEDRO. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. Saiu dali e chorou amargamente“. (Lucas 22, 61-62)
Quando narra esse fato Lucas não esconde o quanto aquele olhar representou para Pedro. Um olhar penetrante que talvez o lembrasse que de tudo que Jesus havia dito e premeditado a seu respeito na santa ceia, mas aquele olhar talvez dissesse a Pedro: MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ!
2)           Apesar das diferenças de opinião e de compreensões, consigo buscar um denominador comum? “(…) E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo”
Esses dias atrás discuti com um amigo de longa data, e após meditar as conseqüências da briga, noto que quem saiu perdendo foi eu, ele e a comunidade que pertencemos. Talvez, nas ocasiões como esta, que se repetem dia-a-dia conosco, que não cheguam a essa mesma reflexão, continuarão a condenar a comunidade. Não dá pra ser amigo de Deus sem querer ouvi-LO.
3)           Tenho compreensão que minha maior missão esta no próximo e não em mim? “(…) Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles”.
O que adianta chegar ao céu sozinho?
A oração torna nosso caminho menos turbulento. Ela não nos afastará dos problemas, mas nos ajudará em muito a superá-los. Mas muitos dos que nos cercam precisam aprender a rezar conosco. Se sou cristão apenas na igreja significa que não aprendi nada e Jesus volta novamente seu olhar a dizer: MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ!
Queremos estar cercados de pessoas perfeitas que aturem a minha própria imperfeição. Sou imperfeito e minha perfeição só será completada na lida com as pessoas. Talvez seja isso que Tiago quisesse dizer com “a fé sem obras é morta”!
Nascemos para ser competitivos. Disputamos com outros tantos espermatozóides um único óvulo. Queremos ser os melhores, passar no vestibular, num concurso, (…); mas para o céu não há limite de vagas, não é concurso, então porque competição?
Creio que a preocupação de preparar moradas não foi para que somente eu chegasse lá.
“(…) Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou“. (João 14, 1-4)
Vamos avançar!
Um Imenso abraço fraterno.






MUNDO ANIMAL


Você que está pensando em adquirir um animal?

Nunca compre um animal por impulso por que ele é para a vida toda!
Antes de adquirir um animal para companhia pense nas seguintes questões.
Futuros proprietários
Como são as pessoas que irão conviver com ele?
Crianças?
Idosos?
Gestantes?
Alergias, fobias?
Capacidade física?
Rotina e disponibilidade de tempo para cuidar, adestrar, passear e estar junto
Estilo de vida
O que fazer com o animal quando sair de ferias
Experiência anterior na posse – positiva ou negativa?
Perda e luto
Tem alguém da casa que não gosta ou não quer um animal?
O ambiente
 Apartamento ou casa ?
Área disponível - Distribuição do espaço
Vizinhança
Ambiente da vizinhança- áreas verdes, praças, poluição, transito.
Leis e restrições do condomínio
Custos
 Aquisição: adoção ou compra - Já pensou em adotar um?
Ração
Casinha e cama
Acessórios e Brinquedos
Vacinas
Veterinário
Medicamentos
Higiene : banho e tosa
Expectativas com relação ao animal que se vai adquirir
 Qual é a função esperada
Qual o comportamento esperado
Padrão da Raça x Idealização da raça
Tamanho
Necessidades próprias da raça
Necessidade de cuidados
Ciclo de vida familiar e ciclo vital humano x animal adquirido
Sexo
Pelagem - pelo longo x pelo curto
tamanho e peso – capacidade física
comportamento – capacidades cognitivas – facilidade em ensinar
Relacionamento com crianças
necessidades particulares
Longevidade

Responsabilidades do proprietário



Condições de vida que propiciem bem estar ao animal
local para dormir
alimentação adequada
higiene ambiental - higiene do animal
Conhecer os períodos de desenvolvimento do animal e características comportamentais como socialização, reprodução, defesa de território.
Conhecer e se informar das características sociais caninas. Cães são animais de matilha e necessitam de um líder – Lembre-se de quem é o chefe!

Socializar seu animal com os da mesma espécie, ou outros animais com quem ele possivelmente irá conviver.
Socializar com amigos e parentes
Educar e adestrar
Companhia - amor
Passeios diários - Usar coleira e guia mesmo se o cão não for agressivo. Existem pessoas que tem medo. Podem ocorrer acidentes com outros cães.
Basta um cão se comportar mal para convencer as pessoas que todos os cães são inconvenientes.
Garantir a segurança de outras pessoas ou animais quando a raça for potencialmente agressiva – coleira, guia e focinheira
Não estimular a agressividade canina -
Não deixar o cão dentro do carro por longos períodos
Recolher os dejetos de vias públicas
Vacinação e prevenção de doenças -Vermifugação
Atendimento veterinário quando necessário
Considerar aspectos físicos e perfil comportamental dos parceiros


Reprodução

a) Somente colocar o animal em reprodução se
Houver recursos financeiros para propiciar alimentação, cuidados gerais e assistência veterinária
Ter consciência do tamanho da ninhada
Saber o que fazer com os filhotes
Consultar um veterinário que avalie as condições físicas e problemas genéticos (displasia, distúrbios de comportamentais, seborréia, catarata, etc.)
Selecionar o parceiro mais adequado
b) considerações sobre a esterilização
Evita prenhes acidental e indesejada
Restrição da população canina prevenindo o abandono, mau trato, crueldade, zoonoses,
A esterilização não torna o animal obeso a menos que se ofereça mais comida que ele precisa.
Não há nenhuma razão médica para que uma fêmea deva Ter uma cria antes de ser esterilizada
A esterilização precoce reduz a ocorrência de alguns tipos de câncer

Dr. Mauro Lantzman- Médico Veterinário - Homeopata e Etólogo - São Paulo - SP








MOMENTO DE REFLEXÃO

Havia mais terrenos baldios. E menos canais de televisão.
E mais cachorros vadios. E menos carros na rua.
Havia carroças na rua. E carroceiros fazendo o pregão dos legumes.
E mascates batendo de porta em porta.
E mendigos pedindo pão velho. Por que os mendigos não pedem mais pão velho?
 A Velha do Saco assustava as crianças. O saco era de estopa.
Não havia sacos plásticos, levávamos sacolas de palha para o supermercado.
E cascos vazios para trocar por garrafas cheias.
Refrigerante era caro. Só tomávamos no fim de semana.
As latas de cerveja eram de lata mesmo, não eram de alumínio.
Leite vinha num saco. Ou então o leiteiro entregava em casa, em garrafas de vidro.
Cozinhava-se com banha de porco. Toda dona-de-casa tinha uma lata de banha debaixo da pia.
 O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a lâmina.
As camas tinham suporte para mosquiteiro.
As casas tinham quintais. Os quintais tinham sempre uma laranjeira, ou uma pereira, ou um pessegueiro.
Comíamos fruta no pé.
Minha vó tinha fogão a lenha. E compotas caseiras abarrotando a despensa.
E chimia de abóbora, e uvada, e pão de casa.
 Meu pai tinha um amigo que fumava palheiro.
Era comum fumar palheiro na cidade; tinha-se mais tempo para picar fumo.
Fumo vinha em rolo e cheirava bem.
O café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café. Chaleira apitava.
O que há com as chaleiras de hoje que não apitam?
 As lojas de discos vendiam long plays e fitas K7.
Supimpa era ter um três-em-um: toca-disco, toca-fita e rádio AM (não havia FM).
Dizia-se 'supimpa', que significa 'bacana'. Pois é, dizia-se 'bacana', saca?
Os telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no gancho.
Telefone tinha gancho. E fio.
 Se o seu filho estivesse no quarto dele e você no seu escritório, você dava um berro pra chamar o guri, em vez de mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.
Estou falando de outro milênio, é verdade.
 Mas o século passado foi ontem! Isso tudo acontecia há apenas 20 ou 25 anos, não mais do que o espaço de uma geração.
A vida ficou muito melhor.
Tudo era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.
Então por que engolimos o almoço? Então por que estamos sempre atrasados?
Então por que ninguém mais bota cadeiras na calçada?
 Alguém pode me explicar onde foi parar o tempo que ganhamos?


Marcelo Canellas

Nenhum comentário:

Postar um comentário