Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 06/05/2015


Quarta-feira, 06 de maio de 2015


“Deus fecha portas que homem nenhum as pode abrir e Deus abre portas que homem nenhum as pode fechar. Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 15,1-8

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.







CURIOSIDADES



7 filmes incríveis que foram inspirados em fatos reais e você nem imaginava
Conheça alguns filmes que são baseados em fatos reais e você não sabia.

Rafael Miranda



Parece que quando um filme é baseado em fatos reais, mesmo que indiretamente, ele ganha uma relevância maior ou causa um maior impacto no espectador. Apesar de vermos muitos filmes de terror que se dizem “baseados em fatos reais”, isso não é só exclusividade deles.

Muitos filmes de outros gêneros também estão enquadrados nessa categoria. Nós da Fatos Desconhecidos selecionamos alguns filmes fora do gênero terror e que são baseados em fatos reais. Todos os filmes abaixo foram aclamados pela crítica tanto pelo enredo quanto pelas atuações de destaque. Confira:

A troca
Estrelado por Angelina Jolie, a troca conta a história de uma mulher que reencontra um menino que seria seu filho desaparecido, logo percebendo que ele na realidade é um impostor. Ela confronta as autoridades da cidade, que a difamam como doente mental, e mãe incapaz. O filme é inspirado no caso real de sequestro e assassinato chamado “Galinheiro de Wineville”.

O filme explora a impotência feminina, corrupção policial, abuso infantil e as repercussões da violência. A Troca arrecadou pouco mais de 113 milhões de dólares mundialmente, recebendo três indicações ao Oscar e oito ao BAFTA.

Sniper Americano
O filme conta a história de Chris Kyle, um dos soldados mais letais dos EUA. Sniper Americano foi baseado na autobiografia “American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History”, de Chris Kyle. Com 255 mortes, 160 delas confirmadas oficialmente pelo Pentágono, Kyle é o atirador mais letal da história militar dos Estados Unidos.

Sempre ao seu lado
Baseado na história de Hachiko, um cão da raça Akita, o filme fala sobre a lealdade e os laços de amor, que  se formam quase que instantaneamente nos lugares mais improváveis. Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade.

Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta.

Menina de Ouro
Frankie Dunn é uma lenda do boxe. Por ele passaram grandes lutadores e passou a vida nos ringues. Sofrendo com o doloroso distanciamento da filha, Frankie há muito tempo optou por não se aproximar de ninguém. Seu único amigo é Scrap, ex-boxeador que cuida do ginásio de Frankie e sabe que por baixo da aparência rude, encontra-se um homem que freqüenta a missa quase diariamente há 23 anos, em busca de um perdão que nunca consegue alcançar.

E então Maggie Fitzgerald, entra em seu ginásio a fim de se tornar uma lutadora de boxe profissional. Maggie traz consigo um talento não-lapidado, uma determinação inabalável e uma tremenda força de vontade. Mais do que tudo, porém, deseja que alguém acredite nela. Por não desejar – ou por não ser capaz de – desistir do seu objetivo de vida, Maggie se entrega totalmente ao treino diariamente, encorajada apenas por Scrap. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie acaba por aceitar treiná-la.

Revezando momentos em que se agridem ou se inspiram mutuamente, os dois descobrem ter um espírito em comum que transcende as dores e perdas que sofreram no passado, e encontram um no outro a família que há muito perderam.

O Lobo de Wall Street
Baseado na biografia de Jordan Belfort,  O lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) que  trabalhou em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece a Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente.

Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.

Rush
O filme trata da temporada de Fórmula 1 de 1976 e a rivalidade entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda. Eles possuíam características bem distintas: enquanto Lauda era metódico e brilhante, Hunt adotava um estilo mais despojado, típico de um playboy. A disputa entre os dois chegou ao seu auge em 1976, quando ambos correram vários riscos dentro do cockpit para que pudessem se sagrar campeão mundial de Fórmula 1.

A Onda
O filme é baseado na experiência social da Terceira Onda. A história fala de Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder.
Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
 "Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"
 "Gritamos porque perdemos a calma" disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?" Questionou novamente o pensador.
 "Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
 E o mestre volta a perguntar: "Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"
 Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
 Então ele esclareceu:
 "Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?
 O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.
 Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.
 Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
 Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
 Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?
 Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.
 Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
 E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.
 É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas."

Por fim, o pensador conclui, dizendo:
 "Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".
 Quando você for discutir com alguém, lembre-se que o coração não deve tomar parte nisso.
 Se a pessoa com quem discutimos não concorda com nossas idéias, não é motivo para gostar menos dela ou nos distanciar, ainda que por instantes.

 Quando pretendemos encontrar soluções para as desavenças, falemos num tom de voz que nos permita uma aproximação cada vez maior, como a dizer para a outra pessoa: "Eu não concordo com suas idéias ou opiniões, mas isso não me faz gostar menos de você."


Nenhum comentário:

Postar um comentário