Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 01/05/2015


Sexta-feira, 01 de maio de 2015


“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.” (Adam Smith)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Sempre que esse evangelho aparece trago à tona a reflexão do que é para nós ter felicidade. Será que conseguimos enxergar, em meio às dificuldades do dia-a-dia, a felicidade?
Certa vez divagando sobre a teologia da graça, comparei o nosso dia-a-dia a um trapézio voador. Sim, Já acordamos no trapézio e desde cedo já temos o objetivo de cumprir com êxito a acrobacia e acalcar com segurança o bastão. Então vem a reflexão do que seria sucesso.
Veja e reflita: Sucesso é a conquista de algo muito especial que se iniciou com um sonho, virou uma proposta e um objetivo e por fim se concretizou; felicidade é conseguir viver bem com que se tem, naquele momento ou instante e não esta condicionada ao sucesso”.
Ao se levantar e novamente encarar o trapézio temos consciência que talvez não conseguiremos cumprir com êxito aquele objetivo; sabemos que por vezes cairemos e que também por muitas vezes voltaremos para casa, no fim do dia, vitoriosos sabendo e louvando pelo ótimo dia que tivemos, ou seja, acrobacia cumprida e salvos novamente no bastão.
Os que vivem o medo e em especial os que estão em processo de depressão nem sobem no trapézio; os descrentes vão para o trapézio acreditando apenas na sua perícia; já os fieis acreditam e sabem que Deus é a rede de segurança. Tendo sucesso ou não na acrobacia e no retorno ao bastão sabem que Ele sempre estará lá.
“(…) Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: ‘O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. (Lucas 17, 20-21)
Vida e trapézio interagem entre si. Sucesso e insucesso são variáveis. Felicidade e Deus pertencem ao processo, só não os vê quem não quer.
Levantar pela manhã é um simples gesto rotineiro; sabemos ao levantar que a felicidade e Deus estarão à espera no trapézio. Tal entender requer maturidade para aceitar que as situações de fracasso, descrença e medo fazem desse processo. Enfrentar é uma condição de vida e não pode ser feita com desgosto, pois quem assim o vê já levanta mal humorado e possivelmente tentará tornar tudo ao seu redor também sombrio e chato. Quem não conhece pessoas assim, que já levantam de “cueca virada”?
Dizem “você não sabe o que eu estou passando”! Ou tornam suas dores, dívids e sofrimentos sempre maiores que a dos outros…
A busca da felicidade perdida inicia dentro de nós mesmos. Se acordo parecendo que chupei tamarindo ninguém tem culpa disso. O sucesso após cada acrobacia é uma conseqüência natural das tentativas e não é algo obrigatório na vida.
Se condicionarmos nossa felicidade diária ao sucesso, a um novo carro, a casa nona, a promoção no serviço, ao novo salário, deixaremos aos poucos de ver o sucesso e a felicidade dos outros. Não mais perceberemos o dez na prova de matemática que o filho com dificuldade tirou, não nos comemorará o novo emprego da filha, não veremos o cabelo cortado da esposa, não será visto ou notada a felicidade do marido que mesmo sem dinheiro feliz volta pra casa… Pessoas infelizes dificilmente elogiam o sucesso dos outros, Caminham a passos largos para um processo duro chamado INVEJA. A inveja é ir todos os dias para o trapézio não mais pra saltar e sim para derrubar os que tentam ser agarrar a cada nova manobra.
Engraçado que foi para esse irmão e para os descrentes, que parecem que vivem fora mundo, que Jesus veio, morreu e nos envia
“(…) Mas ele disse-lhes: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado“ (Lucas 4, 43)
Olhando bem a situação do trapézio que explanamos, deve ser então por isso que seja mais fácil de encontrá-lo na dor ou no erro ao depararmos com a rede de proteção, pois poucas pessoas após uma acrobacia perfeita se lançam na rede para agradecer ou demonstrar sua felicidade.
Por fim, “(…) Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. Quer sucesso? Jesus é o caminho. Caminhe com Ele; Quer ser feliz? Jesus é a verdade! Ele esta no trapézio!; Esta desanimado, triste, abatido? Ele é a vida! Portanto aceite a vida que vem Dele e enfrente o trapézio!
Minha prece por todos aqueles que estão deprimidos, agoniados e abatidos… Que Deus os dê forças a medida que cada um esboçar, mesmo que timidamente, uma reação.
Um imenso abraço fraterno







CULINÁRIA


Torta marguerita com molho cremoso de manjericão


Ingredientes

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico (15 g)
1 colher (chá) de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1 xícara (chá) de folhas de salsa
2/3 de xícara (chá) de azeite
3 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
500 g de tomate sem pele e sem sementes picado
200 g de mussarela ralada grossa

Modo de preparo

1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, no centro o fermento dissolvido no açúcar, o ovo, o sal, a manteiga em temperatura ambiente e, aos poucos, o leite.

2.Trabalhe a massa até soltar das mãos e formar uma massa lisa.

3. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora.

4. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma.

5. Asse no forno, preaquecido, a 200 °C durante 30 minutos.

6. No liquidificador, bata o manjericão, a salsa, o azeite, o alho e o queijo parmesão até formar uma mistura cremosa e homogênea.

7. Sobre a massa assada, coloque o tomate picado, regue com o molho e cubra com a mussarela.

8. Volte ao forno até o queijo derreter e sirva em seguida.








MOMENTO DE REFLEXÃO


"É fácil falar de mim, difícil é viver a minha vida"

Olha quanta gente sofrendo porque falaram isso, comentaram aquilo e estão planejando mais...
Ah! quanta gente para dar palpite na vida dos outros, quantos sábios conselheiros, quantas comadres, gente de língua solta com veneno terrível, pronta para destilar as "últimas".
Meu amigo, minha amiga, fuja das rodinhas, não perca tempo com fofocas,  corra de quem quer contar a última, evite os "amigos" que vem para contar um "segredo", se é segredo e se é amigo que guarde para si mesmo.
Preocupe-se com o seu pensar, se você está em um caminho que não está gostando,  procure uma nova estrada, novos rumos, se a sua decisão está tomada, vá em frente, faça a sua caminhada, ainda que por espínhos, com a certeza de que a dor é sempre solitária, e a alegria pode ser partilhada com quem amamos.
E se alguém ainda quiser falar de você, que fale, que comente, que se dane, o planeta é redondo e quem tá por cima agora, amanhã estará na parte de baixo, e assim siga a vida,  sem se preocupar com opiniões, o livre arbítrio é o seu guia, e o mundo um quintal enorme para você conquistar...



Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário