Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 23/05/2015


Sábado, 23 de maio de 2015


“O nosso caminho é feito por nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada, depende daqueles que vão conosco.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 21,20-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo:20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo
que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: 'Senhor, quem é que te vai entregar?'
21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: 'Senhor, o que vai ser deste?'
22Jesus respondeu:
'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso?
Tu, segue-me!'
23Então, correu entre os discípulos a notíciade que aquele discípulo não morreria.
Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas:
'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?'
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Victor Rangel


No Evangelho de hoje dois aspectos despertaram em mim algo novo.

João, ao narrar a conversa de Pedro com Jesus, lembra de que o discípulo a que Pedro se refere era o mesmo que outrora se reclinou sobre o peito de Jesus. É preciso ter intimidade com alguém para ter este gesto de chegar perto, de reclinar sua cabeça sobre o peito de quem é íntimo, de trocar palavras ao pé do ouvido como fez João com seu amigo Jesus. Nos dias de hoje o povo de Deus têm sofrido de uma carência desta intimidade com Deus,decorrente em sua maioria de uma falta de experiência pessoal, da ausência de conhecimento sobre a Pessoa do nosso Deus que se encarnou em Jesus Cristo. Vou além, atualmente nossos irmão têm vivido uma Fé sem fundamento, praticado uma vivência de Fé sem sentido, e por que não encontram sentido nesta vivência? É simples, porque não viveram ainda uma experiência real, concreta, de conhecer o Deus a quem professam vossa Fé. É urgente que nós que busquemos, incessantemente, esta intimidade com Jesus, sim, porque temos durante nossa caminhada buscado conhecê-LO e conhecendo-O nos apaixonamos por ELE, por SUA IGREJA, por seus sagrados preceitos, nos direcionemos a estas pessoas carentes de Jesus e anunciemos com Parresia (palavra grega que significa entusiasmo causado por um apaixonamento por Jesus, por sua Igreja, por sua Palavra) a Palavra de Deus.

Outro aspecto que me chamou a atenção é quando João vai falar no versículo 24: "Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro."

Só dá testemunho verdadeiro de algo ou de alguém, quem verdadeiramente conhece e convive todos os dias com o que se
pretende testemunhar. Mas hoje não é somente Vontade de Deus este anúncio do Seu Amor, esta vivência do seu Evangelho, mas é, incontestavelmente, uma necessidade urgente da humanidade conhecer este maravilhoso Deus, através de quem O conhece, nós precisamos pregar o Evangelho com nossas vidas, com Parresia, precisamos sair das sacristias, das capelas, precisamos evangelizar na Política, na Universidade, na mesa de um bar, na praça de nossa cidade, não com insensatez ,nem com imprudência, não gerando escândalos, mas com a ousadia de quem é cheio do Espírito Santo e dá seu sangue pelo Testemunho da verdade. João Paulo II, nosso Santo Papa que está no céu orando por nós, profeta de nosso tempo, nos convida a sermos ousados, nos convida a viver esta parresia de quem ama a Deus, nos convoca a causa de Jesus, que é amar,
e por amor levar a todos o conhecimento da Verdade que nasce do coração de Deus.

Por isso no dia de hoje te convido e te convoco, meu irmão, a conhecer este Deus que mudou minha vida e que quer
mudar a sua também, que separou os meu erros de quem fez errado, e tem derramado o Seu amor em meu coração, e tem me feito um Homem feliz em todos os aspectos, vivendo hoje o que é devido para mim segundo a Vontade de Deus, Deus que não tira os olhos de mim, nem de você. Deus que não desistirá de você até o último momento de sua vida.

Seja de Deus onde quer que você esteja, porque Deus é seu onde quer que você esteja. Diante de todo esse barulho que nos impede de ouvir a Palavra que nos é anunciada, deixa o silêncio te ensinar todas as lições que ele têm para te dar.
Deus abençoe.

victor_rangel_1@hotmail.com
www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com







CASA, LAR E FAMÍLIA



Cortes na Cozinha Japonesa


Hantsukigiri (corte meia-lua)
Como diz o próprio nome, é uma forma de cortar os legumes em formato de meia-lua. Inicialmente corta-se o legume longitudinalmente (no sentido do seu comprimento), dividindo-o em duas partes. O segundo passo é começar cortando da extremidade em tamanhos regulares e ligeiramente grossos. Entretanto, essa espessura pode variar de acordo com cada receita.Os legumes mais utilizados são o nabo comprido, a cenoura e a beringela.

Butsugiri (cortes irregulares)
Neste tipo de corte não há, em especial, formatos e tamanhos padrões. No entanto, de uma maneira geral, é um procedimento adotado em legumes razoavelmente longos, fazendo-se cortes largos e grossos, sem medir, de forma irregular. É muito utilizado em cebolinhas e bardanas. No caso das cebolinhas, é comum adotar este corte em ensopados, cozidos e nas receitas chinesas.

Hosogiri (corte fino)
É um corte básico para iniciar alguns tipos de corte e utilizado para cortar legumes como nabo, cenoura, batata inglesa, cebola e pepino. Comece cortando pelo canto do legume na espessura de 1-2 mm, e com o auxílio dos dedos regule a espessura afastando as mãos gradativamente de onde está sendo cortado. Hosogiri pode ser cortado na forma arredondada ou no sentido do comprimento. Nesse caso, corte os legumes em pedaços de 5-6 cm.

Nanamegiri (corte diagonal)
É um corte indicado para fazer com que o legume absorva melhor o tempero. Corta-se na diagonal colocando o legume na horizontal e passando a faca inclinadamente.

Sengiri (corte em filetes)
É um corte feito para deixar os legumes em filetes longos e finos. O procedimento deve ser feito inicialmente cortando o legume em uma espessura bem fina, começando pela sua extremidade. Coloca-se então inclinadamente um sobre o outro e corta-se em filetes de 1 a 2mm, a contar da extremidade e a 6cm de comprimento no caso de, por exemplo, nabo comprido, cenoura e pepino. No caso do repolho e do gengibre, esta medida pode variar.







MOMENTO DE REFLEXÃO

CHEGUEI AOS 60 .... Confesso que eu esperava: Com meus 60 anos cumpridos e rodeada de amigos da mesma idade, acreditava que minha vida mudaria radicalmente para pior... Pensei que já era velha para fazer muitas coisas e que não poderia continuar no ritmo de vida que levava, e confesso que estou surpresa...

Minha vida mudou sim, mas não como eu pensava. Essa é minha experiência pós menopausa  Percorro as prateleiras do supermercado e vou até a perfumaria e cosméticos... e já não compro absorventes ! ISSO É ECONOMIA!

O dia que começaram os “ CALORES”, pensei : Ah! Isso se complica…mais rapidamente encontrei uma solução: guardei meus casacos de lã, cachecóis, polainas etc... E comprei vestidos decotados , de alcinhas, camisetas, blusinhas de costas de fora… ISSO SE CHAMA SENSUALIDADE!

Minha família é bonita, meus filhos já são grandes, os mais velhos estão todos casados, e os solteiros tem muita atividade. Já são independentes. Meus netos, eu os mimo e faço todas suas vontades, pois não sou eu que os educo... Mas tenho tempo livre para desfrutar com meus amigos de saídas, sem horários, de caminhar e conversar, de olhar o nosso caminho percorrido e de projetar o que nos falta percorrer. Descubro a cada dia , que esta era a vida que sempre queríamos viver com a união de uma família . ISSO SE CHAMA AMOR !

O ginecologista me falou de dieta, ginástica, osteoporose, anti-oxidantes, etc, etc... E sei que tudo isso é bom para mim... Terças e quintas faço massagen localizada com uma super professora... Quarta, natação, e sexta, PILATES... E quando posso caminho com minhas amigas. Os antioxidantes melhoraram meu cabelo, minhas unhas e minha pele. Me sinto bem melhor de quando tinha 30 anos, emagreci um pouco e me sinto EXPLÊNDIDA! ISSO SE CHAMA SAÚDE!

Quando eu era mais jovem e criava meus filhos , desejava dormir, ler, usar roupa branca, olhar as vitrines, ver filmes de noite... Tudo isso era impossível... Mas chegou a menopausa! E minha vida mudou, durmo pelas manhãs, leio, estudo, passeio, vou para onde eu quero, e até viajei sozinha para o exterior para ver os meus filhos. A menopausa me trouxe descanso e liberdade!. ISSO SE CHAMA PAZ INTERIOR!

Tudo isso para mim hoje significa: ECONOMIA,SEXO,SENSUALIDADE,AMOR, SAÚDE,DESCANSO,PAZ INTERIOR E PROJETOS.. Sinto que passei por muitas etapas na minha vida , que ganhei muita experiência, algumas com muito esforço e trabalho, outras com tristezas e alegrias. E hoje com os meus 60 anos posso olhar para traz com muita serenidade e paz de espírito.

Vejo uma família maravilhosa com filhos lindos que já voam com suas próprias asas, e meu ninho não está vazio. Tenho boas lembranças…a certeza de ter feito o melhor… serenidade, alegrias e projetos…

A vida na menopausa não se mutila, não termina, pelo contrário, começa uma nova etapa, muito rica, profunda e bonita, prazerosa se você se propõe a novos projetos... Estudar, dançar, cantar, viajar, plantar orquídeas, pintar um quadro, caminhar em silêncio, fazer meditação , não importa o que….basta você se propor a fazer o que você gosta…

Sinto que sempre me sentirei jovem porque isso está dentro de mim e devo cultivar a ilusão e os sonhos e os transformar em projetos...


A vida não foi feita para DESPERDIÇAR!... senão simplesmente para: VIVER! DESFRUTE DELA O MÁXIMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário