Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 21/10/2014


Terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados.


EVANGELHO DE HOJE
Lc 12, 35-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.
Neste Evangelho, Jesus nos faz um apelo à vigilância. “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”. Os orientais usam roupas largas, precisando então, para o trabalho, amarrá-las à cintura. Portanto, o sentido é a espera atenta e já preparado para trabalhar. Lâmpadas acesas é a graça de Deus, na qual precisamos sempre andar, pois não sabemos o dia nem a hora da chegada do Reino de Deus.
A redenção é comparada com uma festa de casamento, na qual Jesus, como Deus, é o noivo e nós a noiva. Mas este casamento (a redenção) só acontece concretamente para nós se estivermos atentos e sempre preparados.
Na parábola, quando o senhor bate na porta, não dá mais tempo de se preparar. O mesmo acontece conosco: quando o Senhor Deus bater à nossa porta, não haverá mais tempo de nos prepararmos. Daí a necessidade da vigilância constante, nas vinte e quatro horas do dia, nos sete dias da semana, nos 365 dias do ano, sempre.
Isso não é fácil, mas compensa, porque, se o Senhor nos encontrar preparados, a situação vai se inverter: nós seremos os “senhores” e ele o servo nosso. “Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”. Que coisa bonita! Mostra que Jesus não está interessado em nada, a não ser na nossa salvação. Como ele mesmo disse: “Quem é maior, o que está à mesa, ou aquele que serve? Não é o que está à mesa? Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).
Existem até religiões que dizem saber quando o Senhor virá, ou quando será o fim do mundo. Mas Jesus disse várias vezes que ninguém tem condições de saber isso. O que precisamos é atender ao seu apelo e viver sempre preparados.
Não podemos ficar nem um minuto com a nossa lâmpada apagada, pois a qualquer momento poderá acontecer a chegada do Reino de Deus. O nosso encontro com Deus acontece não só na nossa morte, mas de muitas outras formas. A vida é cheia de momentos altos, em que devemos dar um forte testemunho. E isso acontece de repente. Por isso que os santos diziam: “Eu temo o Senhor que passa”. Ou “Quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar”.
A nossa vida futura é muito mais importante que esta, por isso precisamos pensar um pouco nela e viver sempre preparados.
A vigilância é também atitude própria de quem ama. É a lâmpada acesa do amor que nunca se apaga. Quantas mães, esposos e namorados passam o dia e a noite olhando pela janela para ver se seu amado ou a sua amada está chegando! O nosso amor a Deus vai nessa linha, e muito mais.
Havia, certa vez, uma casa bonita, mas o quintal deixava muito a desejar. Era um terreno abandonado, maltratado, oferecendo um aspecto desolador.
Numa manhã de feriado, o marido, sem ter o que fazer, pensou: Já que minha esposa foi visitar seus pais, eu vou melhorar esse quintal. Pegou a enxada, cavou fundo, revirou a terra, quebrou os torrões, misturou com adubo... No dia seguinte, ao voltar do trabalho, traria sementes de verduras e estaria pronta a horta.
A esposa voltou à noite e nada viu. Mas no outro dia cedo, ao ver o terreno preparado, teve uma idéia: plantar flores. Correu ao mercado, plantou sementes e as plantou. O marido, por sua vez, plantou as sementes de verduras. Sem saber os planos um do outro, ficaram esperando os resultados.
Quando as verduras começaram a pintar de verde a terra, apareceram os pesinhos de flor. O marido pensou ser uma praga, por isso arrancou tudo. Com igual raciocínio, a mulher arrancou as verduras. E continuaram esperando... mas nada!
No lar em que o casal não tem diálogo acontece isso de muitas formas diferentes, principalmente na educação dos filhos. O que um faz o outro tira, dando tudo errado. E o prejuízo é muito maior que perder umas sementes.
O amor matrimonial é como uma plantinha, que deve ser regada todos os dias pela oração e pelo diálogo. Que o Senhor não nos pegue de surpresa!
Maria Santíssima era vigilante; ela tinha a atenção amorosa de quem se prepara para o encontro com um grande amor. Por isso, no fim de sua vida terrena nem precisou morrer e já passou direto para a convivência com a Santíssima Trindade, já que ela é filha de Deus Pai, esposa de Deus Espírito Santo e mãe de Deus Filho. Vamos pedir a Maria que nos ajude a ser vigilantes.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


É serotonina


A Serotonina é um neurotransmissor que tem influencia direta em várias funções humana e seu estudo é de grande interesse por que suas atividades possuem grande correlação com o sono, humor, atividade sexual, apetite, entre outras.
Sabe-se que quando a produção deste neurotransmissor está deficiente no organismo, podemos desenvolver doenças como depressão e transtornos de ansiedade, entre outros mais específicos.
Sua produção pode ser aumentada com o consumo de alimentos ricos em triptofano, um aminoácido, e carboidratos. É por isso que quando alguém está chateado e como um doce tem a sensação de que melhorou.
Na Inglaterra, o estudo Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor) revelou que mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Cerca de 200 pessoas fizeram uma dieta recomendada e avaliaram o impacto da mudança nutricional no seu humor. A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Os indivíduos estudados diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate e aumentaram o de frutas, peixes e líquidos.
Uma observação importante: ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal é alimentar-se seis vezes ao dia: café-da-manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

E para começar bem o dia ou para um lanche da tarde refrescante, tome note da receita do Suco Verde, feito com ingredientes que irão elevar sua produção de serotonina.
Ingredientes:
250ml de água de coco
2 rodelas de abacaxi ou 1 laranja ou 1 maçã
1 folha de couve
3 rodelas de gengibre
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de salsa
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
gelo a gosto
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.
Principais Alimentos-fonte: cacau em pó, banana, aveia, folhas verde-escuras, semente de girassol e abóbora, oleaginosas, peixes e frutos do mar, laranja/maracujá e jabuticaba, brócolis, leite, ovos, pimenta, alface.
http://melhorcomsaude.com
http://www.sitemedico.com.br/site/boa-forma/nutricao



MOMENTO DE REFLEXÃO

Receita de felicidade eu já vi. Ponto por ponto. Conselhos. Mas existe mesmo uma receita, se consideramos que felicidade é uma coisa individual? Se levamos em conta que o que é bom pra mim não é necessariamente bom para o meu próximo?
Existe, certo, pontos onde podemos definir que podem ser a base para a felicidade de uma maneira geral, mas isso mesmo não é a felicidade em si. Costumamos fazer projetos para os nossos filhos, às vezes irmãos mais novos e até amigos próximos. Jogamos sobre eles nosso próprio desejo de conseguir alguma coisa e colocamos sobre isso a nossa própria expectativa de felicidade sem nos darmos realmente conta se aquilo será realmente o que aquele pessoa deseja para a sua realização pessoal e se aquilo está dentro do padrão do que aquela pessoa deseja para si mesma. Queremos que as pessoas vivam segundo nossos projetos e não segundo eles próprios.
E quando essas pessoas dizem não, nos decepcionamos. Às vezes cometemos até o erro de tentar fazê-los mudar de opinião.
Na verdade, ao agirmos assim, não estamos pensando na felicidade do outro, nem mesmo no outro. Estamos pensando em nós, no quanto nos abala saber que as pessoas são diferentes da gente, muitas vezes até no quanto elas são capazes em coisas que nós mesmos nunca tivemos a coragem de assumir.
Mas minha felicidade ou infelicidade, não é a felicidade ou infelicidade de ninguém. A do outro também não é minha. Eu não sei, mesmo se o conheço profundamente, quantas noites ele ficou sem dormir porque se sentia infeliz ou o quanto sonhou acordado com coisas que eu nem posso supor.
É errado sofrer sofrimento dos outros. E injusto também. Isso pelos dois lados.
É importante deixar a cada um o direito de ser feliz como ele sente ou aspira. Se sentir feliz por alguém e ser feliz por esse mesmo alguém são duas coisas distintas. Amamos e nos preocupamos com alguém e isso é muito natural e mesmo sadio, mas é importante saber se liberar do peso de se sentir feliz ou infeliz por outra pessoa, mesmo se a amamos muito!


Letícia Thompson
contact@leticiathompson.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário