Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 12/10/2014



Domingo, 12 de outubro de 2014








“Arrependo-me muitas vezes de ter falado; nunca de ter silenciado.” (Ciro)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 2, 1-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.


Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.

5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Fazei tudo o que ele vos disser.
Hoje a Igreja do Brasil celebra com alegria a sua Padroeira: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E hoje este site completa dois aninhos! A nossa alegria é grande e também o nosso agradecimento a Deus e a Maria Santíssima pela sua ajuda e intercessão. E pedimos as luzes do Espírito Santo para nós que redigimos as mensagens, que as colocamos no site e que respondemos os e-mails que nos são enviados através do “Contato” do site. E pedimos também por você que lê as mensagens e as historinhas, para que seja muito abençoado e abençoada por Deus.
O tema da festa este ano é: “Pelas mãos da Senhora Aparecida encontramos Jesus”. A cena das Bodas de Caná, narrada no Evangelho de hoje, confirma essa afirmação. Maria está todinha voltada para seu Filho e não quer que paremos nela, o que ele quer é levar-nos a Jesus, a fim de fazermos tudo o que ele nos disse e ensinou.
Quando os reis magos, após uma longa caminhada, chegaram à gruta onde estava o Messias, eles o encontraram nos braços de sua Mãe, que o apresentou a eles. Assim, pelas mãos da Senhora Aparecida, os magos encontraram Jesus.
Na apresentação de Jesus no Templo, os profetas Simeão e Ana exultaram ao ver o Messias, mas o encontramos nos braços de sua Mãe.
E assim continua. Hoje as mãos de Maria continuam levando-nos a Jesus pelos mais diversos caminhos: pela imitação de suas virtudes, pela reza do terço, pela romaria a um santuário mariano, pela imitação das virtudes de Maria...
No início da história de Nossa Senhora Aparecida, aconteceram muitos milagres, todos com um sentido simbólico:
O primeiro foi a pesca abundante. Na Bíblia, a pesca sempre foi símbolo da conquista de pessoas para Deus.
Logo em seguida, o milagre das velas, que estavam apagadas e se acenderam sozinhas, representa recuperação da graça de Deus. A anjo Gabriel saudou Maria como cheia de graça, e disse que ela encontrou graça diante de Deus. A graça é a nossa maior riqueza e o tesouro de Maria. É este tesouro que ela abre e continua distribuindo para todos nós.
O escravo que, com as mãos acorrentadas, entrou na capela de N. Senhora Aparecida e as correntes imediatamente caíram de suas mãos. Na Bíblia, corrente é símbolo do pecado.
Maria continua levando o povo a Jesus, das mais diversas formas. Hoje, na sua festa, nós queremos agradecer. E queremos imitar as virtudes da nossa Mãe do céu. Queremos ser cheios de graça, acolhedores, misericordiosos, educadores, solidários e solícitos em servir, amantes da oração... Assim Maria, pelas suas mãos benditas, certamente nos levará até o Céu, a fim de morarmos eternamente com Deus, com ela e com todos os santos e santas. Que lá do céu ela nos abençoe e continue nos enriquecendo de graças e bênçãos.
Certa vez, um célebre senhor foi convidado a participar de um encontro. Prepararam um lugar especial para ele no auditório, junto com os convidados especiais.
Um pouco antes do encontro ele chegou, trazendo consigo sua mãe. O porteiro não quis deixar a mãe entrar. Disse que era para ela ficar do lado de fora, porque o convite era só para o seu filho.
O filho sentiu-se ofendido e disse ao porteiro: “Está bem. Se minha mãe não pode entrar, eu também não entro”. Virou as costas e voltou para casa.
Nós queremos convidar Maria para todos os nossos encontros, trabalhos e passeios. E se alguém não aceitá-la, nós também não entramos. Já pensou que os noivos das Bodas de Caná tivesse convidado Jesus e os Apóstolos, mas não tivessem convidado a Mãe de Jesus? Com certeza não teria acontecido a transformação da água em vinho.
Por isso, cuidado! Ao convidar Jesus para a sua casa, não se esqueça de convidar Maria também. Senão pode ser que ele vire as costas e vá embora.
Fazei tudo o que ele vos disser.





VÍDEO DA SEMANA

Romper com os vínculos que nos destroem- Padre Fábio de Melo



https://www.youtube.com/watch?v=LXGFE45clVY




MOMENTO DE REFLEXÃO


O mais recente livro de Carlos Moraes, o ótimo "Agora Deus vai te pegar lá fora", há um trecho em que uma mulher ouve a seguinte pergunta de um major: "Por que você não é feliz como todo mundo?" A que ela responde mais ou menos assim: "Como o senhor ousa dizer que não sou feliz? O que o senhor sabe do que eu digo para o meu marido depois do amor? E do que eu sinto quando ouço Vivaldi? E do que eu rio com meu filho? E por que mundos viajo quando leio Murilo Mendes? A sua felicidade, que eu respeito, não é a minha, major."
E assim é. Temos a pretensão de decretar quem é feliz ou infeliz de acordo com nossa ótica particular, como se felicidade fosse algo que pudesse ser visualizado. Somos apresentados a alguém com olheiras profundas e imediatamente passamos a lamentar suas prováveis noites insones causadas por problemas tortuosos. Ou alguém faz uma queixa infantil da esposa e rapidamente decretamos que é um fracassado no amor, que seu casamento deve ser um inferno, pobre sujeito. É nestas horas que junto a ponta dos cinco dedos da mão e sacudo-a no ar, feito uma italiana indignada: mas que sabemos nós da vida dos outros, catzo?
Nossos momentos felizes se dão, quase todos, na intimidade, quando ninguém está nos vendo. 0 barulho da chave da porta, de madrugada, trazendo um adolescente de volta pra casa. O cálice de vinho oferecido por uma amiga com quem acabamos de fazer as pazes. Sentar-se no cinema, sozinho, para assistir ao filme tão esperado. Depois de anos com o coração em marcha lenta, rever um ex-amor e descobrir que ainda é capaz de sentir palpitações. Os acordos secretos que temos com filhos, netos, amigos. A emoção provocada por uma frase de um livro. A felicidade de uma cura. E a infelicidade aceita como parte do jogo — ninguém é tão feliz quanto aquele que lida bem com suas precariedades.
O que sei eu sobre aquele que parece radiante e aquela outra que parece à beira do suicídio? Eles podem parecer o que for e eu seguirei sem saber de nada, sem saber de onde eles extraem prazer e dor, como administram seus azedumes e seus êxtases, e muito menos por quanto anda a cotação de felicidade em suas vidas. Costumamos julgar roupas, comportamento, caráter — juizes indefectíveis que somos da vida alheia — mas é um atrevimento nos outorgar o direito de reconhecer, apenas pelas aparências, quem sofre e quem está em paz.
A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só com a nossa permissão.


Martha Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário