Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 16/10/2014



Quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Matamos o tempo, mas é ele que nos enterra" (Machado de Assis)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 11, 47-54

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.

49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.

53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.
Neste Evangelho, Jesus continua fazendo críticas aos mestres religiosos do seu tempo. Críticas que valem também para nós, pois todos temos de prestar contas a Deus dos nossos atos.
O fato de os fariseus construírem túmulos para os profetas que os antepassados deles mataram, é como que a continuação do gesto criminoso dos antepassados.
Por outro lado, é uma hipocrisia porque agora, que os profetas estão mortos, são exaltados com belos túmulos, sendo que esta geração continuará o crime dos seus antepassados, matando o maior dos profetas, Jesus Cristo. É fácil exaltar um profeta que já morreu, porque não está aqui para nos cutucar e denunciar. Nós hoje continuamos essa pecado que, por exemplo, exaltamos os papas do passado e criticamos o atual; exaltamos os líderes antigos da nossa Comunidade e criticamos os atuais. O fato de construir belos túmulos para os profetas que foram assassinados no passado, mostra que os antepassados no fundo sabiam que o problema não estava nos profetas mas neles mesmos. Tanto que agora seus próprios filhos os exaltam, pintando seus túmulos.
Profetas são todos os que nos ensinam a Palavra de Deus, desde a catequista até o Papa.
O Antigo Testamento tinha grande veneração pelas três principais instituições que dirigiam o Povo de Deus: os profetas, os sacerdotes e os reis. Eles eram ministros de Deus no serviço de ensinar (profetas), de santificar (sacerdotes) e de governar (reis). Trabalhando em conjunto, essas três instituições deviam manter a Aliança com Deus.
A Bíblia enumera 104 profetas, dos quais 49 não são conhecidos pelo seu nome. Dezessete profetas deixaram-nos a sua mensagem por escrito. São os livros proféticos, entre os quais se destacam os livros dos quatro profetas chamados maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
De modo geral, todos os profetas sofreram perseguições e vários foram mortos violentamente. O que os profetas mais denunciavam era a separação entre a fé e a vida. E eles “davam nomes aos bois”, a começar pelos chefes do povo. Isso, é claro, resultava na perseguição a eles.
Jesus pediu, várias vezes, para acolhermos bem os profetas, pois é o próprio Deus que no-los envia. “Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta” (Mt 10,40-41).
“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Eles impediam porque explicavam as Escrituras de forma tão elevada e teórica que acabavam impedindo o povo de entender as Escrituras.
“Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal...” A reação foi negativa. Em vez de refletirem sobre as denúncias de Jesus, partiram logo para o ataque. E ainda um ataque covarde: Armando ciladas para pegar Jesus de surpresa. É sempre assim, as pessoas não ficam neutras diante de Jesus. Quem não está do seu lado, passa a lutar contra ele. E é bom lembrar que Jesus está presente hoje na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica.
Hoje nós celebramos a memória de Santa Teresa D’Ávila. Ela nasceu em Ávila, Espanha, em 1515. A educação que recebeu em casa foi sólida e cristã católica. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, a menina não conhecia maior encanto que a vida dos santos.
Aos vinte anos de idade, ingressou no carmelo de Ávila. Bonita, inteligente e comunicativa, Irmã Teresa se destacava entre as co-irmãs. Entretanto, aquela carmelo vivia em um grande relaxamento. As meninas não obedeciam à superiora e não seguiam o regulamento. Um dia, Irmã Teresa estava olhando para o crucifixo e resolveu mudar de vida. Aquele momento ela chamou, mais tarde, de sua conversão. A partir daí, Teresa deu início a uma obra gigantesca, que envolveu toda a sua vida: a reforma dos carmelos. Juntou-se a ela S. João da Cruz, que fazia o mesmo nos carmelos masculinos.
Apesar da intensa atividade, Teresa escreveu diversos e importantes livros sobre espiritualidade, e nunca se desviou da vida contemplativa. Segundo ela, o caminho da santidade consiste em buscar a união cada vez mais íntima com Deus, formando uma espécie de matrimônio com ele.
Além do árduo trabalho de reforma, Madre Teresa conseguiu fundar mais trinta e dois mosteiros. O Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de doutora da Igreja.
Santa Teresa inspirou-se em Maria Santíssima, no cumprimento de sua vocação profética. Que elas nos ajudem a ser bons profetas e profetizas do Senhor.
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.




MUNDO ANIMAL


Existe momento certo para unir crianças e pets?
Por Rafael Pinto


Se nem os adultos resistem à fofura dos filhotes, o que dizer das crianças? Pets costumam fazer sucesso entre os pequenos, e não raras são as vezes em que pais têm que lidar com pedidos chorosos por um animal em casa. A dúvida, porém, costuma ser a mesma na maioria das famílias: qual é o melhor momento para incluir um integrante de quatro patas à rotina da casa?
Ter um animalzinho pode ser uma excelente companhia para os filhos. Porém, antes de decidirem pela aquisição ou pela adoção de um, é preciso que os adultos tenham em mente a lista de obrigações que vêm junto do pet. Quais tarefas serão dos pais e quais caberão às crianças? Essa divisão é o primeiro passo para a convivência sadia.
Leia também:
Como criar uma relação harmoniosa entre o cão e o novo bebê
Veja linda amizade entre criança e buldogue francês
Cão de três patas ajuda menino a se recuperar de doença rara
“Ter várias conversas com todos os integrantes da família antes de escolher um pet é a melhor atitude. As crianças têm noções diferentes de responsabilidade, e é essencial que elas estejam cientes da mudança de rotina que um animal impõe”, afirma a médica veterinária a médica veterinária Bárbara Nogueira, que atende no bairro da Lapa, em São Paulo.
De acordo com a veterinária, é muito comum que os pais assumam as obrigações inicialmente destinadas às crianças, por falta de disciplina ou desinteresse dos pequenos em relação ao cão. “Se a decisão de ter um cachorro passou pelo pedido dos filhos, para o bem do animal é importante que os pais não desistam do planejamento que antecedeu a chegada do cão na casa”, diz Bárbara.
Ok, mas como manter o interesse e os cuidados dos pequenos? A especialista dá uma série de recomendações. Veja abaixo:
1) Identifique a raça mais adequada ao tipo de vida da sua família. Considere o espaço disponível para o convívio e a personalidade do cão. Para melhor interação com crianças, não esqueça de escolher as raças mais sociáveis.
2) Não crie regras que não serão cumpridas. Pense na idade de seus filhos e em quais responsabilidades eles têm capacidade de assumir.
3) Com a participação de toda a família, faça uma lista de todas as responsabilidades que vêm junto com o animal. Deixe a lista exposta na casa, para que todos possam consultar.
4) Estimule a escolha das tarefas pelas próprias crianças, respeitando suas afinidades e disposição. A chance de os filhos cumprirem seus deveres é maior quando há identificação com a atividade.
5) Tente incluir os pequenos em visitas ao veterinário e à pet shop, para que eles acompanhem o retorno de profissionais sobre a saúde do peludo. Isso ajuda a dar mais seriedade nos cuidados do pet.
Para finalizar, Bábara acrescenta que não há consenso entre especialistas sobre a fase ideal para a criança ter um pet. Com supervisão adequada, segundo ela, qualquer família pode ter um peludo em casa.





MOMENTO DE REFLEXÃO


O indeciso é um indivíduo em duas metades, uma lutando contra a outra. Está sempre agoniado, insatisfeito, amuado, por não saber o que quer.
O pessimista sofre por antecipação. Está sempre esperando o pior da vida. Enxerga através de lentes grossas e veste a camisa do míope. Prefere os títulos falidos, as guerras perdidas, as lutas vencidas. É um eterno agoureiro. Na sua limitada visão, tudo para ele é o pior. Nada dá certo. Vê derrotas onde poderá vencer. Poderia ser vitorioso, mas escolhe por não ser. Confunde o amanhecer com o entardecer. Entre o dia luminoso e as noites turvas, prefere a segunda opção.
Alerta - Se você se identifica com essas características - troque, mude, senão o mundo vai passar e você passará por ele sem o perceber. Não abandone a luta. Não desista. Insista. É divertido exercitar-se. Não perca o rumo da sua identidade. Busque-se na referência com o ilimitado. Viver é sobretudo resolver, solucionar, levantar problemas e enfrentá-los desassombradamente.
 Mudar o pessimismo não é tarefa difícil: basta mudar o hábito de só ver o escuro. Sentimentos negativos desgastam nossas energias, descarregam nossas baterias, diluem nossas reservas.
 Só a mudança de atitude transformará seu viver. Não esqueça: o vazio é nada... Mais nada pode acontecer.
 O mundo não é um paraíso contemplativo, também não é uma fornalha infernal.
IMPLANTE IDÉIAS POSITIVAS
Substitua o modo de pensar sem usar a palavra não.
Por exemplo:
Negativo - positivo.
Escuro - claro.
Tristeza - alegria.
Engordar - emagrecer.
Saiba falar consigo mesmo sem ter medo... de ter medo.
Exercícios:
Deite-se, relaxe. Procure ficar em paz.
Respire - inspirando e expirando.
Deixe a corrente vital que o anima circular pelo seu organismo. Sintonize com a sua concha mental. Verifique como ela está. Conseguiu? Se detectar pensamentos negativos, idéias depressivas, trate de mudar. Como? O de sempre. Centre-se numa imagem que gratifique, coloque luz no seu interior substituindo pensamentos negativos por positivos. Se lhe vier à mente um quadro triste, faça um ritual mítico, queime-o, substituindo-o por imagens gratificantes. Dê vida a este quadro. Vamos lá, força. Crie um ambiente positivo. Instigue o seu consciente a desprogramar o subconsciente de idéias  derrotistas, substituindo as velhas e carcomidas crenças por outras, mas do lado positivo. Sintonize consigo mesmo.
Diga para você: - Eu posso - chegou a minha vez - eu sou capaz - estou no páreo da vida para vencer - meu objetivo é ser vitorioso. Ponha vida e intensidade no seu querer se superar e vencer a adversidade.
E, com esses argumentos, vá-se descobrindo, autovalorizando. Olhe-se no espelho da sua consciência e veja a pessoa "poderosa" que se aloja em você.
Então!?... Ao trabalho.
Relaxe, mentalize, provoque situações prazerosas para vencer a depressão e tudo o que for negativo.
Lembre-se, a vida é sua. Só você é responsável por ela. Não a deixe acovardar-se dentro de você. Qualquer hora, qualquer tempo, qualquer dia é "o agora de mudar". Acredite nas suas infinitas possibilidades, e elas emergirão para torná-lo capaz e feliz.


Sarah Kilimanjaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário