Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 18/10/2014


Sábado, 18 de outubro de 2014
Dia de São Lucas Evangelista e Dia do Médico


"Os erros dos cozinheiros se cobre com salsas, dos arquitetos com flores e do médico...com terra."



EVANGELHO DE HOJE
Lc 10, 1-9


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cum­primenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Per­ma­necei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não pas­seis de casa em casa. 8Quando entrar­des numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Enviou-os dois a dois.
Hoje celebramos a memória de dois bispos da Igreja primitiva: S. Timóteo e S. Tito. Eles eram companheiros do Apóstolo S. Paulo. Os nomes deles aparecem freqüentemente no livro dos Atos dos Apóstolos. Inclusive, S. Paulo escreveu duas cartas a Timóteo e uma a Tito.
O Evangelho, próprio da memória, narra o envio dos setenta e dois discípulos. Todos os líderes cristãos são os continuadores daqueles setenta e dois, inclusive S. Timóteo e S. Tito. Jesus os enviou dois a dois, não um por um. Isso porque “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18,20). Portanto, é Cristo que vai agir através dos seus discípulos.
S. Tito é provavelmente natural de Antioquia. Foi fiel colaborador de S. Paulo em suas viagens apostólicas, e recebeu dele algumas missões importantes, como levar uma coleta para os cristãos de Jerusalém (2Cor 8,6) e ir a Corinto pacificar a Comunidade que estava em briga. Um dia, ele foi com S. Paulo à ilha de Creta, e acabou sendo nomeado bispo de lá, onde ficou até a morte.
Quanto a Timóteo, o chamado dele está narrado em At 16,1-5: “Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia que abraçara a fé, e de pai grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego. Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo... As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número.” Está aí um exemplo bonito de como que Deus chama as pessoas.
Daí para frente, Timóteo tornou-se, não só companheiro de Paulo, mas amigo.
Nos Atos dos Apóstolos e nas cartas de S. Paulo há inúmeros elogios de Paulo a Timóteo. É interessante o que Paulo escreve a ele na 2Tm 1,3-5: “Dou graças a Deus – a quem sirvo de consciência pura, como aprendi de meus pais – quando, sem cessar, noite e dia, faço menção de ti em minhas orações. Lembro-me de tuas lágrimas. Sinto grande desejo de rever-te e, assim, encher-me de alegria. Recordo-me da fé sincera que há em ti, fé que habitou, primeiro, em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, que certamente habita também em ti”.
Esse texto mostra como que a fé passa de geração em geração, de pais para filhos. Dona Loide tinha muita fé, por isso a sua filha Eunice também tinha. E Timóteo tinha muita fé, porque herdou da sua mãe Eunice. A fé e os bons costumes vão passando de geração em geração. É interessante que S. Paulo, antes de se referir aos antepassados de Timóteo, lembra-se dos próprios pais: “...como aprendi de meus pais”. Em outras palavras, Paulo está dizendo que deve a seus pais a fé que tem. Nós sabemos que os pais de S. Paulo eram judeus fiéis e sinceros. Por isso, Paulo deu cabeçadas, mas acabou acertando o passo. Assim acontece hoje com os filhos de famílias boas. Alguns tropeçam, têm altos e baixos, mas o que acaba prevalecendo é a fé recebida dos pais.
Por outro lado, infelizmente o mesmo acontece com a falta de fé e a vida de pecado. Vão passando de geração em geração. É o que diz o provérbio: “Tal pai tal filho”. Nós herdamos de nossos pais, não só as características físicas e de temperamento, mas também as virtudes ou os defeitos. A família é a formadora das pessoas. É dentro dela que nasce o homem e a mulher de amanhã.
Para que os pais possam ter filhos que se tornem bons cidadãos e bons cristãos, e assim lhes dêem alegria no futuro, é necessário ter tempo para eles!
Quando Paulo estava velhinho, nomeou Timóteo bispo de Éfeso, cargo que exerceu até a morte.
Certa vez, houve uma mudança de governo em um país muito pobre, e o novo presidente era ateu e detestava a Igreja Católica. Pouco tempo depois de eleito, ele publicou um decreto expulsando do país todos os religiosos e religiosas. Só os párocos foram poupados.
Logo que os religiosos saíram, aconteceu um problema no qual o presidente não havia pensado: fecharam-se diversos hospitais, asilos, creches e outras instituições de caridade que eram diretamente servidas pelos religiosos. Envergonhado, o governador correu atrás e chamou de volta os religiosos.
Em toda a história da Igreja, os religiosos e cristãos em geral se dedicam não só à parte espiritual, mas à material também. A fé católica nos dá alegria de viver, de amar e de se dedicar aos necessitados. Felizes aqueles e aquelas continuam na Igreja o trabalho dos setenta e dois discípulos, como fizeram S. Timóteo e S. Tido!
Maria Santíssima e S. José foram modelos de pais e de educadores. Que eles, e também os santos Timóteo, Tito e Paulo, ajudem os pais e mães a cumprirem bem a sua missão.
Enviou-os dois a dois.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida.


1-Como controlar os mosquitos e moscas de sua casa?
Corte limões ao meio, espete vários cravos e coloque em vários locais ambiente.


2-Para que o detergente seja mais eficiente dissolva algumas gotas de vinagre no recipiente. As panelas brilharão e ficarão sem gordura.


3-Afugentando as formigas:
Coloque pedaços de limão murchos pela casa, elas desaparecerão.


4-Ao encerar o assoalho passe uma solução de água e inseticida no assoalho antes de encerar. Esta solução ajudará a absorver a poeira e impedirá que baratas e pulgas proliferem. Ela evita também que a madeira manche.


5-Limpando os sapatos de camurça: Esfregue miolo de pão para limpar sapatos de camurça.


6-Manchas de tinta de caneta esferográfica:
Use spray de cabelo para tirar as manchas de tinta esferográfica de roupas.


7-Não deixe seu bolo quebrar:
Você deverá untar muito bem a forma. Deixe esfriar quando o bolo estiver pronto e só depois retire da forma.


8-Para retirar a umidade de armários:
Colocar cal até a metade de um vidro de boca larga dentro de um armário, mas é necessário trocar o cal a cada dois ou três meses.


9-Para retirar mau cheiro do interior do veículo use duas maçã cortadas ao meio. Coloque duas metades nos assentos dos bancos dianteiros e duas no banco traseiro. Deixe o carro fechado por uma noite e retire as metades no dia seguinte.


10-Limpe seu micro-ondas:
Pegue o suco de um limão e coloque na potência alta do micro-ondas por um minuto depois é só limpar com um pano seco.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Tive duas conversas esta semana com pessoas que pareciam estar em dois lugares diferentes em suas vidas.
Um encarava o êxito e o outro encarava o fracasso.
Ambos estavam infelizes.
O primeiro homem tinha finalmente alcançado um objetivo na vida e que lhe tomara vários anos de esforço.
- Era tudo o que eu não queria. Ele disse.
O outro homem tinha recentemente experimentado grande perda na sua vida.
- Era tudo o que eu não queria. Ele disse.
O bem sucedido ficara triste e deprimido porque sentia que a vida acabara para ele.
- Não há nada mais que eu possa fazer! Contou-me.
O homem que enfrentava a grande perda estava triste e deprimido porque sentia que a vida acabara para ele.
Ele também disse,
- Não há nada mais que eu possa fazer!
Estão certos? Nenhum deles. Estão ambos nos lugares exatos.
Há tanto adiante de você depois de um ganho como há depois de uma perda.
É como jogar seu esporte favorito. Se perde o jogo, você deve avaliar as razões, planejar melhor as suas possibilidades e continuar lutando.
Se ganha, deve avaliar as razões, planejar melhor suas possibilidades e continuar lutando para permanecer um vencedor.
Ambos colocaram muito valor e importância nas coisas que eles tinham, ao invés de em quem eles eram.
O homem bem sucedido não ganhou nada se a viagem até aquele êxito não o inspirou para nada mais. Que lições aprendeu? O que pode ensinar aos outros?
O homem que encarava a perda, verdadeiramente fracassara porque ele não achou nada de valor ao perder. Que lições aprendeu? O que pode ensinar aos outros?
O homem bem sucedido ficou sobre o topo de montanha e não ganhou a vista.
O homem que nunca alcançou o topo ficou parado olhando para cima.
Ambas viagens são o que eu chamo de "inspiração de Deus".
Nada do que fazemos, nada do que acontece, simplesmente termina. Continuará em outra forma. É como arremessar uma pedra num tanque imóvel. O impacto inicial criará ondulações através da água que eventualmente param. Mas a presença agora da pedra na água mudou tudo. Aquela pedra deslocou água.
O sucesso do primeiro homem enviou ondulações ao mundo. Sua viagem ao sucesso e sua chegada mudou tudo.
A tentativa fracassada do outro também enviou ondulações pelo mundo. Seu fracasso mudou tudo.
Depois de contar a história da pedra, aos dois eu perguntei,
- Para onde você vai a partir daqui?
Em ambos os casos houve silêncio.
- Deus criou você e a pedra. A pedra não tem nenhuma escolha, permanecerá ali.
Infelicidade é inspiração esperando acordar para a vida. É um sinal da existência da "Inspiração de Deus"
Se você está mergulhado em infelicidade, descubra a inspiração dentro dela.
Pergunte-se,
- Para onde ir a partir daqui?
E escute. Deus falará com você.


Tradução de SergioBarros do texto de Bob Perks

Nenhum comentário:

Postar um comentário