Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 22/102014



Quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"O mundo não está ameaçado pelas más pessoas, mas sim por aqueles que permitem a maldade."  (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12, 39-48

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A quem muito foi dado, muito será pedido.
Neste Evangelho, Jesus novamente nos convida à vigilância. Primeiro ele usa a comparação do ladrão que entra numa residência e quando a família menos espera. Assim é a chegada do Reino de Deus na nossa vida, será de surpresa.
Pedro pergunta a Jesus: “É para nós?” Jesus responde que sim. A mesma pergunta podemos fazer a Jesus hoje: “É para nós?” Ele vai responder que sim.
A parábola dos dois administradores um fiel e outro infiel, Jesus a contou para mostrar a Pedro que a advertência é principalmente para eles, os Apóstolos, que serão os futuros líderes e administradores da santa Igreja.
Em se tratando de um administrador ou administradora, o lucro ou o prejuízo para o Reino de Deus é maior, pois para onde eles vão, muita gente irá atrás. Isso vale para os pais, para os professores, para os líderes cristãos, para os religiosos e religiosas, padres, bispos, papa... E vale também para as lideranças políticas ou qualquer cargo de coordenação na sociedade.
O administrador fiel é transparente, não faz nada escondido do patrão. Já o infiel aproveita a ausência do patrão para praticar atos ilícitos e usufruir do cargo em benefício próprio.
Mas Deus nosso Pai, que na parábola está simbolizado no patrão, sabe de tudo; ele recompensará generosamente o administrador fiel, e castigará com rigor o infiel.
São apelos à nossa vigilância. A vida cristã é algo sério e temos de prestar contas a Deus de todos os nossos atos. E essa prestação de contas pode acontecer a qualquer momento. A vida cristã envolve os nossos compromissos na família, no trabalho, na escola, na sociedade, na Comunidade cristã, em tudo.
“Ficai preparados, porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperais.” Quantas vezes falhamos nesses pontos, pensando que ninguém está vendo! Diante de Deus nada passa escondido e tudo será cobrado. Às vezes temos a tentação de fazer coisas erradas, porque ninguém nos conhece naquele lugar, ou ninguém está nos vendo. É justamente nessas horas que mostramos para Deus que tipo de fé é a nossa.
“Aquele empregado que, conhecendo a vontade do patrão, não agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes.” Isso nos toca, pois conhecemos a vontade de Deus a nosso respeito. Portanto, a nossa responsabilidade é maior. Quem conhece os mandamentos e mesmo assim desobedece, peca mais do que aquele que não conhece os mandamentos. “A quem muito foi dado, muito será pedido.”
O que Deus mais quer de nós é que façamos bem aquilo que devemos fazer, cuidando do momento presente, e jogando tudo o mais, o nosso passado e o nosso futuro, nas mãos dele. Precisamos dar o melhor de nós para Deus. Deus merece, e certamente nos retribuirá cem vezes mais.
Certa vez apareceu, na roça de um agricultor, um formigueiro. Eram formigas devoradoras mesmo, que estavam destruindo a plantação. Então o homem não teve outra saída senão colocar na entrada do formigueiro um veneno em forma de grãozinhos, com aparência atraente às formigas.
Julgando que os pequenos grânulos eram comida, as formigas os apanharam e conduziram para dentro do formigueiro. Quando o agricultor voltou, no dia seguinte, todas as formigas estavam mortas.
Mas o agricultor ficou triste, porque outro formigueiro ao lado, cujas formigas não eram agressivas, também levaram a “comida” para dentro de suas casas e morreram.
Somos fracos, podemos nos enganar pelo inimigo. O pecado sempre se apresenta como algo bom e não nocivo. Depois que o praticamos, aí é que ele mostra todo o seu veneno. Por isso Jesus nos alerta: “Ficai atentos!”
Maria Santíssima foi de uma fidelidade admirável. Ela tinha a fidelidade própria de quem ama. A noiva espera a chegada do noivo e se prepara para isso com a maior alegria; assim era Nossa Senhora. Que ela nos ensine a sermos sempre vigilantes.
A quem muito foi dado, muito será pedido.





CURIOSIDADES


Conheça 10 germes que vivem em seu celular


Acha que seu celular é limpinho? Acompanhe a matéria e tente não ficar chocado com a quantidade de porcarias que ele pode apresentar!
Thamyris Fernandes 

Quantas vezes por semana você limpa seu celular? Se assustou com essa pergunta? Isso normalmente costuma acontecer, até porque a gente nunca se lembra que nossos inseparáveis celulares também precisam de uma “faxina” de vez em quando.
Aliás, muito gente – por mais que não vá admitir – nem sabia que uma limpezinha no celular fazia parte da vida. Mas, com toda a certeza, depois de ler a matéria de hoje esse “cenário” vai mudar e muitos vão ser os que vão sair atrás de um paninho por aí.
Isso porque vamos apresentar hoje, 10 das bactérias e fungos mais comuns nos aparelhos celulares, objetos que não saem de nossas mãos e que nos acompanham a qualquer lugar, inclusive ao banheiro. Confira:

1. Coliformes
Por mais que você não acredita, esses germes – que estão no seu celular nesse exato momento – geralmente encontrados nas fezes de todas as espécies animais. Aliás, pesquisas apontam que os coliformes estão em maior quantidade nos smartphones que em acentos de banheiros.

2. Escherichia Coli
Também conhecido como E.coli, essa bactéria também vive em seu aparelho celular. Mas, calma que não é o fim do mundo. Apesar da fama fatal que ela tem por aí, o E.coli não é necessariamente mau. Ele vive em nossos intestinos sem nos causar problemas, sabia? O problema é que, quando combinado a outro tipo bacterianos, ele pode causar infecções urinárias e gastroenterite.

3. Staphylococcus Aureus

Esse tipo de bactéria é o mais comum do ambiente e infecta 15% da população. Normalmente ela fica na pele e pode causar infecções sérias. Elas também são bastante presentes nos celulares, especialmente nos aparelho dos profissionais da saúde.

4. Streptococcus

Essa bactéria, que também é frequente nos celulares de todo mundo, se dividem em duas categorias: A e B. A primeira é mais comum em crianças que apresentam infecções de garganta e pode causar doenças mais graves na pele, como necrose. O tipo B, por outro lado, pode causar pneumonia e infecções, até mesmo no sangue.

5. Staphylococci Coagulase-Negativas

Essas são extremamente resistentes a antibióticos e, normalmente, são encontradas na pele humana e nas partes íntimas femininas. Embora sejam menos agressivas que as bactérias descritas no item anterior, essas aqui também podem causar infecções sanguíneas. Cerca de 15% dos celulares móveis estão contaminados por elas.

6. Corynebacterium

Causadora de difteria, essa bactéria é bastante rara nos países mais desenvolvidos, até mesmo porque há vacinas que atuam no seu combate. Apesar disso, ela ainda persiste em grande parte dos celulares, em uma versão mais branda, conforme apontaram pesquisas realizadas nos Estados Unidos.

7. Clostridium Difficile

São mais suscetíveis a ela as pessoas que precisaram usar antibióticos por períodos prolongados. Essa bactéria, que também está presente nos celulares, causa febre, náusea e diarreia.

8. Pseudomonas Aeruginosa

Uma das bactérias mais comuns nos celulares hoje em dia, essa bactéria causa infecções e é bastante resistente a tratamentos.

9. Mofo

Presente em 10% dos telefones celulares testados na Turquia.

10. Leveduras


Esses fungos estão presentes em muitos celulares por aí. Pelo menos eles estavam estavam comprovadamente em 1,5% dos aparelhos pesquisados.

- Ficou com medo? Então limpe esse celular!

Para limpar seu aparelho não é necessário nada muito sofisticado. Umedeça um pano com álcool 70%, daqueles encontrados em farmácias; e passe por todo o aparelho, exceto na tela. Melhor mesmo é tirar a bateria para fazer isso sem riscos.
A tela pode ser limpa com pano de microfibras ou com camiseta de algodão. Use movimentos leves, de dentro para fora, até que as marcas sumam da tela. No dia a dia, não é preciso utilizar álcool, mas um pano seco ou papel são importantes para retirar resíduos e digitais e evitar que a sujeira – e as bactérias – se acumulem.





MOMENTO DE REFLEXÃO


A felicidade e  infelicidade são o nosso estado de alma, ocasionados geralmente por fatores exteriores, que buscamos ou não. Quantas vezes a gente não se sente triste por causa de uma pessoa que nem sabe que nos ocasionou tristeza? Somos nós quem reagimos de uma maneira ou de outra ante o que nos acontece.

Resolvi hoje falar sobre a ingratidão, não ela em si, pois esse assunto eu gostaria de desenvolver em outro texto, mas sobre o nosso sentimento em relação às pessoas que achamos nos dever gratidão. Aquelas às quais nos dedicamos com amor, sem avaliarmos todas as conseqüências que carregam essa mesma palavra. E, por causa dessa dedicação, dessa entrega, renúncia em muitos casos, começamos a nos sentir injustiçados depois. E então a infelicidade toma conta do peito, da alma e vai nos deixando infelizes exatamente por que quisemos fazer a felicidade de uma outra pessoa. Tudo muito contraditório!...


Amar incondicionalmente é amar de olhos fechados e coração escancarado. É atravessar uma ponte e derrubá-la atrás de si, sem deixar retorno, sem esperar retorno. E se contentar dessa ação. Sentir-se recompensado e feliz simplesmente por ter dado algo de si. Utopia? Não, é uma questão de amor. Simplesmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário