Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 02/10/2014



Quinta-feira, 02 de outubro de 2014

“Quem se omite, indiretamente se associa.” (Benjamim Constant)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 18, 1-5.10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Os seus anjos no céu vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Hoje celebramos os Santos Anjos da Guarda. No Evangelho, próprio da festa, Jesus nos alerta que as crianças, embora fracas e inocentes, têm protetores muitos espertos e competentes, que são seus anjos da guarda.
Os anjos da guarda protegem a todos, mas principalmente aos “pequeninos” que são as crianças, os pobres, os mais fracos e indefesos. Precisamos tomar cuidado em não prejudicar esses pequenos, pois, como disse Jesus, seus anjos “vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Eles podem, portanto, nos acusar diante de Deus.
A Igreja sempre acreditou que cada um de nós tem um anjo protetor. É uma espécie de segurança particular, nas vinte e quatro horas do dia. Nosso Deus não é só poderoso e Pai cheio de amor. Ele é também criativo, usando recursos originais para proteger cada um de seus filhos e filhas.
Pedro, na cadeia, é libertado por seu Anjo (At 12,7-11.15).
Existem os demônios, mas existem também anjos bons que nos protegem. Ninguém tem direito de ser pessimista. Podemos caminhar sem medo pela vida, buscando a felicidade e a construção do Reino de Deus.
“O anjo de Javé foi meu guardião, tanto indo daqui para lá, como vindo de lá até aqui” (Judite). Após a sua vitória sobre Holofernes.
“Vou enviar um anjo que vá à sua frente, que guarde você pelo caminho e o conduza até o lugar que lhe preparei. Respeite-o e ouça a sua voz”
(Ex 23,20-21).
“O Senhor ordenou a seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra” (Sl 91,11-12).
Peregrina sobre a terra, a Igreja associa-se às multidões dos anjos que na Jerusalém celeste cantam a glória de Deus.
Havia, certa vez, um rapaz recém casado que estava desempregado. Depois de muita procura, ele rezou, pedindo a ajuda de Deus. Um dia, apareceu na sua casa um rapaz. Como ele não estava, disse à sua esposa que era para o marido comparecer em tal empresa, que seria admitido como funcionário.
Quando o esposo chegou, ficou admirado, porque nunca tinha ido àquela empresa procurar serviço; nem a conhecia. Mesmo assim, foi imediatamente lá, e foi admitido.
Sua esposa nunca viu, na empresa, um rapaz parecido com aquele que foi à sua casa. E ninguém da empresa havia mandado alguém à casa dele, pois nem tinham o seu nome no departamento pessoal.
Em todo caso, deve haver uma explicação natural para o fato. Mas o certo é que temos um protetor muito sábio e interessado em nos ajudar, que é o nosso Anjo da Guarda.
Maria Santíssima acreditou na mensagem que Deus lhe mandou através do Anjo Gabriel. Que nós também, “conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus, cheguemos por ele à glória da ressurreição”.
“Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”
Os seus anjos no céu vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.




MUNDO ANIMAL


Que calor! Saiba como ajudar seu cão durante o verão
Por Rafael Pinto


Se nós, humanos, já sofremos com as altas temperaturas do verão, imagine a vida dos amigos caninos nessa época do ano. A sensibilidade dos cães é diferente da nossa e depende muito da raça e do tipo de pelagem. No geral, os cachorros sentem mais calor - e mais frio também, principalmente os pets de pelo curto - do que as pessoas.
“Além de causar desconforto, a hipertermia pode provocar convulsões e, nos casos mais extremos, levar o cãozinho à morte”, diz o veterinário Artur Fernandes, que atende no bairro de Perdizes, em São Paulo.
Leia também:
Cãozinho na cama é tão bom… mas pode?
Por que adotar um vira-lata é uma ótima opção?
Cães abandonados são clicados a caminho de suas novas famílias
Artur afirma que a falta de cuidados dos donos é um problema grave, e que, infelizmente, é muito comum no verão. “Medidas básicas, como não deixar o animal no jardim, exposto ao sol, nos dias de calor intenso, muitas vezes, não são tomadas. A hipertermia é extremamente prejudicial à saúde do cão e causa muito sofrimento, pois os cachorros têm um mecanismo diferente do nosso para regular a temperatura do corpo. Eles não transpiram”, afirma.
Os cuidados devem ser ajustados ao tipo de animal que se tem em casa. Raças típicas de regiões mais frias, como Husky Siberiano, Bernese e São Bernardo, têm dificuldades naturais de adaptação ao verão devido à pelagem densa, devendo receber cuidados reforçados. Já pugs e buldogues ingleses, mais propensos à obesidade, também podem sofrer com o calor.
Sete dicas de Artur Fernandes para aliviar o calor do seu cão:
1)Não force passeios: apesar de importantes para liberar a energia do cão e mantê-lo saudável, os exercícios físicos aumentam a temperatura corporal e podem ser um perigo para o cão.

2) Estimule a tranquilidade: essa dica complementa a anterior. Ajude seu pet a se manter calmo, sem atividades que o deixem muito agitado.

3) Crie espaços frescos: é importante que o cão tenha uma área de fácil acesso para se refrescar. Se a casa tiver jardim, uma opção é mudar a casinha do mascote de lugar, para debaixo de uma sombra ou próximo à varanda da casa.

4) Água em abundância: espalhe potes de água pelo ambiente ocupado pelos peludos, para que eles sempre tenham como se hidratar facilmente. Lembre de trocar a água várias vezes ao dia, mantendo o líquido sempre fresquinho.

5) Dê banhos frios: naquelas dias de calor mais intenso, se o seu cachorro parecer muito debilitado e ofegante, dar um banho frio ajuda a aliviar o mal estar.

6) Ar condicionado: nos passeios de carro, principalmente nos mais longos, deixe o ar condicionado ligado. Ao sair do veículo, nunca deixe o bicho sozinho, mesmo que as janelas estejam abertas.

7) E, por último: mantenha a tosa em dia! No entanto, jamais aumente a frequência do corte sem consultar o veterinário primeiro. Como cada raça tem seu ritmo e suas necessidades específicas, é importante ter auxílio profissional para encontrar um equilíbrio nos cuidados.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Desvie-se!
Daquela ideia de vingança, por mais que você acredite que seja um direito seu.
O ódio é uma faca de duas pontas, uma está sempre voltada para nós mesmos.
Desvie-se
De pessoas que insistem em te julgar.
Para saber o que você passa tem que viver o que você vive, e isso, só você para sentir.
Desvie-se!
De pessoas bajuladoras, que vivem puxando o saco.
Quase sempre tem algum interesse e na hora que você precisar, elas são as primeiras a te abandonar.
Desvie-se!
Dos amores e pessoas problemáticas.
Amores enrolados, situações mal resolvidas...
Fuja, respeite o seu espaço e o seu fígado.
Quer chorar? Vai assistir um filme dramático.
Pelo menos quando acabar você sabe que era apenas um filme...

Desvie-se!
Dos que te desviam, ou querem te desviar do bom caminho.
Do caminho que você acredita ser o mais justo.
Pessoas assim, querem apenas te arrastar para o buraco em que vivem.
Desvie-se!
Das facilidades da reclamação.
Antes, concentre-se em encontrar uma solução.
Pense, reaja, lute, insista, levante-se, limpe o rosto, seja a força que deseja ver nos outros.
Desvie-se!
Da dor, seja ela qual for, com a certeza de que tudo passa.
Até nós, que somos eternos, passaremos.
Então, desvie-se das pedras e abrace as flores.
A vida pede mais do que sonhos.
Pede atitudes.


Paulo Roberto Gaefke


Nenhum comentário:

Postar um comentário