Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 25/07/2014



Sexta-feira, 25 de julho de 2014


"Ovelha separada do rebanho, o lobo pega." 


EVANGELHO DE HOJE
Mt 20,20-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Jesus nos desafia a compreendê-lo. Ele foge do modelo de qualquer tipo de paradigma egoísta que cativamos.
Ao reconhecer Jesus, como aquele que os profetas diziam que estava por vir e reinar, essa mãe se põe a tentar “garantir” um local de destaque para seus filhos João e Tiago. Mas será mesmo que é importante ter um posto de destaque, uma posição em evidencia para termos a atenção de Jesus? Será que Deus seleciona as pessoas ou nos dá as mesmas oportunidades?
Pessoas se ferem, se agridem e até se matam para se evidenciar entre os outros. São capazes de tudo para serem vistas, comandar, reinar, mandar… No entanto o homem de Nazaré revela o que de fato é importante para ser visto por Ele: dar-se como exemplo. “(…) Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. Creio que os apóstolos só foram entender de fato essas palavras na última ceia, na cena do lava-pés.
Tenho um conhecido que é há anos chefe. Colegas de trabalho dele dizem que ele não conseguiria mais trabalhar se não tivesse essa posição de comando. Anos e anos mandando e comandando lhe deram muita experiência sobre liderança, mas de certa forma, hoje já o limitam. Já não ouve novas ideias, faz as coisas como as fazia há 10 anos; não se abre às críticas, sugestões, comentários; parou no tempo…
Semana passada nossa reflexão nos convidava a renovar e arejar a terra para a semente, será que eu não preciso de um novo ardor missionário, uma nova motivação e não um lugar de destaque?
Um amigo meu, certa vez muito triste, revelou que em sua comunidade existia uma “dinastia” a frente de sua pastoral. Coordenação que passa de pai para filho, mãe para filha e quando sai da ordem familiar, são os apadrinhados dele (a) que novamente sobem ao “poder”. Já notaram como algumas comunidades sofrem com esses “donos” de pastorais?
“(…) Vocês não devem também ser chamados de “líderes” porque vocês têm um líder, o Messias. ENTRE VOCÊS, O MAIS IMPORTANTE É AQUELE QUE SERVE OS OUTROS. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido“. (Mateus 23, 11-12)
Acostumamos ver essa situação como “comum” no meio dessa triste politicagem que vivemos (infelizmente). Pessoas como a mãe de João e Tiago que buscam certas regalias e postos sociais através de associações indevidas a políticos ou pessoas de índole duvidosa, questionável e corruptível. Isso no mundo deveria ser intolerável, pois o nosso momentâneo sossego e proteção de hoje pode ser à custa do sofrimento, dos impostos e do suor de outros.
Depois não sabemos por que as coisas não dão certo pra nós, pois nos omitimos a ver que às vezes colaboramos com o sofrimento dos outros sob a justificativa que “tenho que trabalhar”.
Justificamos a pirataria; trabalhamos com políticos de má fé; pedimos favores a poderosos; falsificamos atestados médicos, pedimos voto com a intenção única de ganhar um favor e não o bem de todos… Fazemos alianças com a maldade e ainda dizemos que estamos buscando a santidade…
“(…) O que faz o mal não é a tentação em si, MAS O CEDER À TENTAÇÃO. Na tentação de Jesus, o que conta realmente não é a materialidade dos lugares e de coisas, onde e como foi tentado, mas como reagiu a consciência de Jesus”. (Dom Geraldo Majella)
Se, no mundo que vivemos, já deveria ser intolerável essa atitude. Imagine no ambiente cristão. Não se pode admitir que dentro da esfera onde Deus é nosso único pastor, a liderança de falsos pastores, pessoas egoístas e mal resolvidas que afastam as pessoas. É verdade também que Deus escolhe as pessoas, até mesmo os mais difíceis de lidar e conviver. Pedro, Paulo, Moisés, Elias, não eram pessoas fáceis, no entanto, em defesa a eles aparece a fidelidade ao projeto. Então, mesmo em meio a erros, sejamos fieis. Deus não permitirá que isso prevaleça. Uma hora as alianças com a maldade se desfazem… A ovelha descobre o tempo que perdeu.
 Um imenso abraço fraterno!





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.​


O que é Vitiligo?


O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre perda da cor marrom (pigmento) em certas áreas da pele resultando em manchas brancas irregulares que possuem a mesma textura da pele normal.

Causas
O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem o pigmento marrom (melanócitos). Acredita-se que essa destruição ocorre por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida.​

O vitiligo pode aparecer em qualquer idade. Existe um índice elevado da doença em algumas famílias. O vitiligo afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas nos Estados Unidos.

Ele está associado a três outras doenças autoimunes:

Doença de Addison
Hipertireoidismo
Anemia perniciosa

Exames
O médico pode, em geral, examinar a pele para confirmar o diagnóstico.

Costas e braços com vitiligo
Às vezes, ele utiliza a luz de Wood. É uma luz ultravioleta portátil que faz as áreas da pele com menos pigmento brilharem.
Em alguns casos, uma biópsia da pele pode ser necessária para descartar outras causas de perda de pigmento. O médico também pode realizar exames de sangue para verificar os níveis da tireoide e de outros hormônios e de vitamina B12.

Sintomas de Vitiligo
As áreas lisas com textura de pele normal sem pigmento aparecem súbita ou gradualmente. Essas áreas possuem uma borda mais escura. As bordas são bem definidas, mas irregulares.
O vitiligo afeta com mais frequência o rosto, os cotovelos, os joelhos, as mãos, os pés e os órgãos genitais. Ele afeta os dois lados do corpo igualmente.
O vitiligo é mais visível em pessoas de pele mais escura em razão do contraste entre as manchas brancas e a pele escura.
Não ocorre nenhuma outra alteração na pele.

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se algumas áreas da pele perderem a coloração sem nenhum motivo (por exemplo, ausência de ferimento na pele).

Tratamento de Vitiligo

O vitiligo é difícil de ser tratado. As primeiras opções de tratamento são:

Conheça os tratamentos para vitiligo

Você sabe impedir o desenvolvimento do vitiligo?
Fototerapia, um procedimento médico em que a pele é cuidadosamente exposta à luz ultravioleta. A fototerapia pode ser realizada sozinha ou após a ingestão de um medicamento que faz a pele ficar sensível à luz. Um dermatologista é quem realiza esse tratamento.
Loções ou pomadas com cortocosteroides
Loções ou pomadas com imunossupressores, como pimecrolimus (Elidel) e tacrolimus (Protopic)
Medicamentos tópicos como metoxisaleno (Oxsoralen)
É possível remover pele (enxerto) de áreas normalmente pigmentadas e colocá-la nas áreas com perda de pigmento.

Diversas maquiagens e tintas para cobertura podem disfarçar o vitiligo. Pergunte ao seu médico os nomes desses produtos.

Em casos extremos, quando a maior parte do corpo é afetada, a pele restante que ainda possui pigmento pode ser despigmentada. Essa é uma mudança permanente utilizada como último recurso possível.

É importante lembrar que a pele sem pigmento apresenta mais risco de danos causados pelo sol. Aplique um protetor ou bloqueador solar de amplo espectro (UVA e UVB) com alto FPS e siga medidas adequadas de proteção contra a exposição ao sol.

Expectativas
A evolução do vitiligo varia e é muito imprevisível. Algumas áreas podem recuperar o pigmento normal (coloração), mas outras áreas novas com perda de pigmento podem surgir. A pele repigmentada pode ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a pele ao seu redor. A perda de pigmento pode agravar-se com o passar do tempo.

Complicações possíveis
As áreas despigmentadas ficam mais suscetíveis às queimaduras solares e a determinados tipos de cânceres de pele.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Para os terremotos a escala de Richter, para os furacões, a escala de Saffir-Simpson, para a força dos ventos, a escala Beaufort, todas medem a grandeza do poder de estrago de cada força, e para as nossas dores existem escalas?
Claro que não, a sua dor não tem tamanho, não sai nas revistas, porque não dá para imprimir, nem no seu blog dá para exprimir, nem pintando com as mais variadas tintas, quem é que pode sentir o que você sente?

Por isso, não se demore na dor, não estacione nos pensamentos que te afligem, que te  remetem ao momento onde ela nasceu, revivendo a cada instante a mesma sensação, a perda, a angústia, o desespero, devem ser esquecidos, sob pena de reviver, a mesma dor diversas vezes, e se já foi difícil passar por ela uma vez, magine conviver com ela em flashback diariamente?
Derrame as lágrimas necessárias, desabafe mesmo, a dor represada forma um rio com águas paradas, e água parada apodrece, fede e cria bichos, mas depois do desabafo, do choro, do viver o luto, enterre o passado, deixe às águas correrem livres, porque o rio sempre busca o mar, e nós sempre deveremos buscar a felicidade, num eterno ir e vir, começar e recomeçar, não deixando a dor nos parar, porque somos feitos na exata medida do amor que desejamos viver.
Eu acredito em você


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário