Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 12/07/2014


Sábado, 12 de julho de 2014


"A paz exige quatro condições essenciais: Verdade, justiça, amor e liberdade." [Papa João Paulo II]



EVANGELHO DE HOJE
Mt 10,24-33


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24"O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Teste sua Coragem
Baseado no Evangelho de hoje, vou propor algumas situações e gostaria que você pensasse em como você se sentiria em cada uma.

1ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus em uma reunião do seu grupo da igreja, com 10 a 15 pessoas que participam das missas, do seu grupo de oração, e que você só encontra na igreja.

2ª Situação: Você está sendo convidado para falar sobre Jesus para pessoas que você não conhece, em uma escola de ensino médio, com adolescentes de 11 a 16 anos, dos quais a maioria nunca teve contato com a igreja, e além disso ironizam e escarnecem de quem toca nesse assunto, entre os seus próprios colegas.

3ª Situação: Você percebe que o seu ambiente de trabalho precisa melhorar o clima, a relação inter-pessoal, e sente falta de Deus nas pessoas. Você sabe o que está faltando, tem a solução, mas sabe que vai encontrar resistência de um lado, e apoio de outro. E no desenrolar do assunto, a sua própria posição pode ser ameaçada e a sua imagem denegrida.

4ª Situação: Você está sendo convidado a falar sobre Jesus na sua casa, com a sua família. Sabendo que, dependendo da forma que abordar o assunto, poderá passar por ridículo (e receber o deboche ou a indiferença), ou poderá encontrar abertura (e começar um tempo de graça no seu lar).

Você já passou por quantas situações assim? Eu sei... Muitas, muitas, muuuitas!!! E quantas vezes você sentiu receio em situações assim? Eu posso responder por você... QUASE TODAS AS VEZES. Talvez a primeira situação seja muito fácil. É muito fácil falar de Jesus na igreja. Mas as outras situações são bastante desafiadoras! Entre os amigos de colégio, ninguém quer ser excluído dos grupinhos, e para isso têm que se adequar às regras do grupo que quer integrar. No trabalho, quem não tem medo de ser estereotipado? A regra que vale na maior parte do mundo dos negócios é não misturar trabalho com religião. E em casa, para muitos, é ainda mais difícil... No ambiente de casa, cada um se julga profundo conhecedor da vida do outro (principalmente os mais velhos em relação aos mais novos). Em casa, cada um se mostra como é de verdade, e defeitos como o orgulho, a competição e a impaciência são capazes de criar uma casca dura em torno de um frágil coração.
É sabendo disso que Jesus diz no Evangelho de hoje: "Não tenhais medo!" Na época dEle, os discípulos poderiam ser condenados à morte só por falar em Jesus. Hoje, não chegamos a ser ameaçados de morte, mas somos ameaçados de exclusão. E é pelo medo de exclusão que tantas vezes evitamos falar de Deus. Repare se não é isso o máximo que pode acontecer: você ser excluído de um grupo. Até mesmo da própria família! Jesus já dizia: "Filhos vão se voltar contra os pais, e pais vão se voltar contra os filhos, por causa de mim!" E diante dessa possibilidade, o que você prefere? Ficar do lado de Jesus e correr todos os riscos? Ou omitir Jesus para poder continuar fazendo parte do grupo?
"Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32-33)

jailsonfisio@hotmail.com     www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com





CASA, LAR E SAÚDE


5 Utilidades diferentes para o pepino


O pepino pode ter bem mais utilidades do que imagina. Além de ficar uma delícia na salada, a hortaliça pode deixar seus sapato mais brilhante, afastar as pragas de jardim e evitar a ressaca. Veja cinco dicas caseiras e surpreendentes com pepino!

1. Espelho Embaciado

O espelho do seu banheiro fica embaciado? A solução do problema pode estar na geladeira. Corte uma rodela grossa de pepino e esfregue no espelho. O sumo do suco criará uma espécie de camada protectora, evitando o embaciamento.

2. Controle de Lesmas

Se o seu jardim ou horta está sendo invadido por lesmas , coloque algumas rodelas de pepino em um pequeno prato e deixe sobre a terra. As pragas ficarão afastadas por um bom tempo.

3. Ressaca

Quem bebeu um pouquinho além da conta deve sempre comer algumas fatias de pepino antes de dormir. Como a hortaliça é rica vitamina B, sais minerais e açúcar, ajuda a repor os nutrientes eliminados pelo álcool.

4. Sapato Brilhante

Acordou atrasado e não teve tempo de engraxar o sapato? Esfregue um pedaço cortado de pepino sobre o couro e espere secar. Assim como no caso do espelho, o sumo formará um camada brilhante que durará o dia inteiro.

5. Unhas Fracas
Os nutrientes do pepino, principalmente o enxofre, é óptimo para a pele, os cabelos e as unhas. Se sua unha estiver quebradiça, prepare diariamente um suco verde, com algumas fatias de pepino e outros ingredientes de sua preferência. Em pouco tempo, notará a diferença.

[in:receitasenutricao.com.br]





MOMENTO DE REFLEXÃO


Será o fim do mundo?
É fato que o mundo está andando mais depressa. A semana começa e quando a gente se dá conta, já é sexta-feira!  Já é Natal! Os antigos falam em fim do mundo, eu particularmente acredito que nós desequilibramos tanto o planeta, que ele agora necessita de uma ampla reforma, que já está em curso.
Na vida de cada um de nós, a transição planetária é facilmente percebida. Há um incômodo geral, todo mundo quer mudar de vida, quer ser feliz de verdade, as máscaras não satisfazem mais. Os desabamentos humanos estão acontecendo com mais freqüência, nunca a procura por terapeutas e caminhos espirituais foi tão intensa.
A intenção do universo é acordar os que insistem em permanecer dormindo, inconscientes, se satisfazendo com os prazeres mundanos. Um pouco de dor é necessária para despertar os que resistem a assumir o papel de seres divinos a serviço da Energia Suprema, criadora do mundo. É um desperdício um ser humano chegar a esse planeta só para ganhar dinheiro, para ter poder sobre os outros e acumular riquezas.

O universo precisa fazer intervenções de tempos em tempos para nos salvar de nós mesmos. As sacudidas acontecem sempre na forma de uma doença grave ou da morte de uma pessoa querida. Na Índia, doenças são chamadas de despertadores - elas só existem para nos despertar no sentido de uma nova vida.
Os orientais já sabem que o corpo físico não adoece, ele apenas reflete os desconfortos que existem na alma. Você já reparou que gente feliz não adoece nunca? E que os infelizes vivem se queixando de alguma dor? Pois é... A ciência ocidental já está começando a desconfiar que as enfermidades têm origem no emocional. Que bom, antes tarde do que nunca!
Eu também precisei de uma boa sacudida para fazer a coisa certa. Vivia apressada em busca do sucesso profissional, até o dia em que descobri que tinha um aneurisma cerebral. Quer dizer, havia uma bomba relógio na minha cabeça, pronta para explodir com tudo aquilo que eu julgava estar construindo com tanta segurança.
Foi-se embora o chão e todas as minhas precárias certezas. Diante do buraco negro que se abriu diante de mim, não havia outra alternativa senão buscar meus recursos internos para entender aquele tsunami que acontecia na minha alma e se refletia no corpo físico, através do cérebro.
A história teve um final feliz, graças a Deus. Fui operada, me recuperei fisicamente e ganhei uma nova consciência. Aquele aneurisma, que parecia o fim, foi na verdade um grande começo. Parecia azar, mas era bênção.
O professor Hermógenes, o mestre do Yoga, costuma perguntar às pessoas que se queixam de algum desconforto o seguinte: Você está sofrendo? Diante da afirmativa, ele conclui: Então parabéns! O universo está transformando você num legítimo ser humano!
Concordo com esse pensamento. O despertar implica numa certa dose de sofrimento e muita introspecção. De outra forma, continuaríamos distraídos com os brinquedinhos do mundo material, nos contentando com migalhas, mesmo sendo filhos do dono do mundo.
O que os místicos do mundo inteiro estão pedindo neste momento de transição planetária é que cada pessoa mergulhe em si mesma para acessar o amor que existe em abundância dentro de cada coração humano. O mundo não vai acabar coisa nenhuma, estamos, sim, é diante de uma belíssima revolução espiritual que aguarda a sua hora para derrubar os velhos hábitos mentais.
A consciência humana está tentando se expandir, mas há uma forte resistência das forças negativas, daí o desconforto que estamos experimentando em vários níveis – desconforto físico, material, psíquico ou espiritual. É hora da faxina íntima, para que possamos enfrentar as turbulências que virão com mais tranqüilidade. O caos é redentor, está acontecendo para o nosso bem.
É importante reservar pelo menos 10 minutos pela manhã e a noite para a meditação, na seguinte ordem: prece para si mesmo, prece para os outros, prece para as nações e prece para o mundo. Tendo uma vida mais espiritualizada, cada um faz a sua parte, e isso afeta o mundo todo.

É importante também comer corretamente. Assim como nós, os animais estão em processo de evolução, precisam ter o seu direito à vida respeitado. Faça a alimentação correta por uma semana, sem a ingestão de qualquer carne, inclusive aves e peixes, e perceba o bem-estar que seu corpo manifesta. Com um pouco de amor próprio e perseverança, você se reeduca, fica mais manso, mais amoroso e mais feliz.
Leonardo da Vinci, otimista em relação à evolução humana, dizia na sua época: "Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassino de um homem." Tomara, tomara...
Qualquer atitude movida pelo amor eleva a consciência individual e a vibração do planeta, tornando a transição mais suave para todo mundo. Cada ser humano tem, portanto, o destino em suas próprias mãos.


Jane Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário