Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 27/07/2014



Domingo, 27 de julho de 2014


"Ajuda o teu semelhante a levantar a carga, mas não a levá-la." [Pitágoras]




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,44-52


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola. "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. "Entendestes tudo isso?" - "Sim", responderam eles. Então ele acrescentou: "Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


O segredo do tesouro
Psssssiu... Agora vamos falar baixinho, só nós dois... É que eu tenho um segredo pra te contar... E é um segredo muito sério!.. Sabe o Evangelho do homem que encontrou o tesouro escondido no campo? Pois é... Eu encontrei. E já me desfiz de tudo pra poder comprar esse campo! Só que aí eu descobri um detalhe desse tesouro: ainda tem muito mais! O campo é enorme!!! E tem tesouros por toda a parte desse campo!!! Eu adquiri apenas um lote do campo, e já estou aproveitando do tesouro que estava lá. E posso lhe garantir que foi o melhor negócio que eu já fiz em toda a minha vida! Agora eu vou contar o segredo de como encontrei esse tesouro...
Primeiro eu tive que encontrar o mapa desse tesouro. Como todo bom tesouro que se preze, esse tinha um mapa antigo, que continha informações preciosas de como encontrar o campo secreto... O mapa estava escondido dentro de um velho livro, mas que parece que foi escrito ontem, de tão atual que é a sua mensagem... E é aqui que está a primeira parte desse segredo: o mapa estava escrito nesse livro! E mais: é um livro muito comum, que talvez você já tenha, e talvez já tenha até lido! Nesse livro é contada a história de um homem chamado Jesus, que viveu há quase 2.000 anos, na Palestina. O livro contém muitos detalhes da vida desse homem, que fez da sua vida um exemplo a ser seguido.
Acontece que conhecendo a vida desse homem, comecei a procurar pensar em como ele agiria nas situações do meu dia-a-dia, e tentei segui-lo. Para isso, tive que renunciar a alguns prazeres e companhias, que me davam uma falsa sensação de importância e euforia... Foi quando ouvi falar do tesouro escondido no campo!
A essa altura eu já sabia que o dinheiro não era fonte de felicidade, então a palavra "tesouro", que eu associava a "dinheiro", não havia me chamado tanta atenção. Foi quando percebi que esse tesouro era diferente! Não se tratava de dinheiro, mas de algo muito melhor: o Reino dos Céus! O Paraíso! Eu descobri que o campo onde o tesouro estava escondido era o próprio Paraíso! E que o Paraíso é o lugar do ENCONTRO COM DEUS. Ou seja, é um lugar delimitado, no qual os limites são "linhas marcadas no chão", que eu posso ultrapassar e sair quando eu quiser, sem dificuldade, mas que o lado de fora, não faz parte do Reino de Deus, do Paraíso.
Para poder permanecer nesse Paraíso, foi preciso abrir mão de tudo o que não vem do Alto... Vendi todos esses bens, e hoje vivo nesse campo, com o meu tesouro. Admito que às vezes acabo saindo um pouco dessa área delimitada, e invado terrenos que não são meus. Mas logo vem o peso na consciência e retorno ao meu lugar, onde encontrei a Verdadeira Felicidade!
Caso você também queira adquirir um campo como esse, ainda têm muitos disponíveis... Só que o preço é esse: abrir mão de tudo o que não vem de Deus. Pode parecer um preço alto, principalmente para quem é muito apegado aos prazeres mundanos, e a sentimentos egoístas, mas posso lhe assegurar que não conheci ninguém que se arrependeu de fazer este "negócio".
Só pra não deixar dúvidas: o livro que você vai encontrar o mapa para este tesouro é a Bíblia. Mais especificamente, os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Espero ser seu vizinho!

 jailsonfisio@hotmail.com​






VÍDEO DA SEMANA


Rompendo relacionamentos- Pe. Fábio de Melo








MOMENTO DE REFLEXÃO


Sabe quando você vive uma situação difícil, angustiante e que te incomoda? Quando você não sabe o que dizer, o que fazer ou como agir para que a dor passe ou ao menos diminua?
Pois vou te contar o que tenho descoberto, por experiência própria! Em primeiro lugar, observe a situação toda e, sobretudo, observe a si mesmo e os seus comportamentos.
Errou? Tente consertar e, de qualquer modo, peça desculpas!
Fez ou falou o que não devia? Explique-se, seja sincero, não tente esconder seu engano ou fingir que nada aconteceu... Valide a dor do outro, sempre.
Tá difícil conseguir uma nova chance? Dê um tempo. Espere... Às vezes, algumas noites bem dormidas e alguns dias sem a imposição de sua presença ou a insistência de suas tentativas são preponderantes para que os sentimentos bons sejam resgatados e para que um coração possa ser reconquistado.
Por fim, fez tudo isso e não deu certo? Não rolou? A pessoa até te perdoou, mas a massa desandou, a história se perdeu, os desejos esfriaram?!?
Você se sente inconformado, esmagado pelo arrependimento, atordoado pela tristeza do que poderia ter sido e não foi? Tem a sensação de que estragou tudo? Não sabe mais o que fazer para parar de doer? Acredite, só tem um jeito: solta!
A dor é consequência de um apego inútil! Deixa ir... Deixa rolar... Se você já fez o que podia fazer, tentou e não deu, confie na vida, confie no Universo e siga em frente. Pare de se lamentar, pare de se debater e de se perder cada vez mais, e tenha a certeza absoluta de que o que tiver de ser será!
Quando essa certeza chega, é impressionante: a gente simplesmente relaxa e solta! E quando solta, a dor começa a diminuir, e a gente começa a compreender que está tudo certo, mesmo quando não temos a menor ideia de que certo é esse. Mas quando menos esperamos, tudo fica absolutamente claro!
Não se trata de desistir, mas de confiar! Isso é o que se chama FÉ! Isso é o que desejo a mim e a você, quando algo estiver doendo em nós...

Rosana Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário